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Mimos para clientes: 28 melhores ideias para ocasiões e datas especiais

Imagem ilustrativa de mimos para clientes

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Mimos para clientes são, na verdade, brindes que são enviados para quem compra da sua loja sem que eles estejam esperando pelo item. É um agrado que a sua marca envia como um agradecimento pela compra.

Já pensou em enviar mimos para clientes da sua loja virtual? Não são só as blogueiras ou os influencers que ganham esse tipo de produto. Essa ação pode fazer parte da estratégia de marketing do seu negócio porque traz muitos resultados positivos, como a fixação da sua marca na cabeça do público e a fidelização desses clientes — o que, consequentemente, aumenta e muito as suas vendas online.

Quando você investe em ações como essa, pode aumentar a vantagem competitiva do seu negócio. Isso porque pode facilmente se tornar a primeira opção dos seus clientes. Quer algumas dicas de como pode fazer isso? Então continue a leitura deste post!

O que são mimos para clientes?

Mimos para clientes são, na verdade, brindes que são enviados para quem compra da sua loja sem que eles estejam esperando pelo item. É um agrado que a sua marca envia como um agradecimento pela compra. Com isso, torna toda a experiência do cliente muito mais satisfatória.

Qualquer empresa que oferece esse tipo de mimo para os clientes acaba se diferenciando da concorrência e demonstra que o que realmente importa para o negócio é a satisfação do cliente. A importância desses brindes está no fato de fazer com que a pessoa que está investindo dinheiro no seu negócio se sinta agraciada e retribuída pela parceria.

Isso faz com que o público crie memórias positivas em relação à sua loja e tenha um motivo forte para voltar no futuro e comprar de novo com você. O que torna essa estratégia bem-sucedida é conhecer a fundo essas pessoas e fazer uma combinação interessante do mimo com o seu produto.

Quais os benefícios de dar mimos para clientes?

Enviar mimos para os clientes é uma estratégia de marketing que já é consagrada e funciona muito bem, até para pequenos lojistas. Quando você dá esse tipo de brinde, está mostrando que sua empresa se preocupa em agradar quem compra de você. Entre as maiores vantagens dessa ação, é possível citar:

  • maior visibilidade da marca, já que o seu logo ou identidade visual vai estar presente no brinde;
  • relacionamento mais próximo entre seu negócio e os clientes;
  • reconhecimento da marca em diversas situações no dia a dia;
  • valorização do seu público.

Mas, para que esses benefícios sejam alcançados, é preciso que esses mimos sejam selecionados criteriosamente. Os produtos devem ser de qualidade e, além disso, precisam estar de acordo com os valores da sua empresa e com a comunicação visual da marca.

Ideias de mimos para clientes

Agora que você já sabe o que são os mimos para os clientes e conheceu as vantagens dessa estratégia para o seu negócio, precisa descobrir quais são os itens mais interessantes para enviar para o seu público. Confira a seguir!

Agendas

As agendas, de um modo geral, são ótimos mimos para os seus clientes. Mesmo as pessoas que não fazem parte do mundo corporativo costumam fazer anotações ao longo do dia e anotar seus compromissos para não esquecer deles.

Você pode personalizar a agenda com o logo da sua loja online ou utilizar elementos que remetam ao universo da sua marca para que seus clientes lembrem do seu negócio sempre que abrirem a agenda. Para deixar esse mimo ainda mais completo, você pode adicionar uma caneta personalizada a ele.

Bolsas ecológicas

As bolsas ecológicas, também conhecidas como ecobags, são úteis e versáteis, já que podem ser utilizadas em diversas ocasiões. Esse brinde, aliás, está ligado diretamente à sustentabilidade, o que poderia fazer com que a sua marca fosse bem-vista pelo seu público, já que essa é uma maneira de fazer a diferença no mundo.

Lembre-se de que muitos supermercados não oferecem mais sacolas plásticas para as compras, então esse mimo pode realmente fazer a diferença no dia a dia dos seus clientes. É uma ótima maneira de reforçar tanto o posicionamento da sua marca e a visibilidade do seu negócio de uma maneira geral.

Necessaires

Uma necessaire é aquela bolsa, geralmente bem pequena, que serve para guardarmos vários itens necessários — como remédios, produtos de higiene bucal, maquiagens etc. Por conta do seu tamanho reduzido, as pessoas geralmente as carregam na mochila ou na bolsa para todo lado.

Isso significa que a sua marca ficará visível toda vez que seu público precisar pegar alguma coisa nela. Essa, assim como as demais, é uma ótima oportunidade para fazer com que a sua empresa faça parte da rotina dos seus clientes.

Canecas

As canecas personalizadas são um dos mimos mais úteis que você pode enviar para o seu público, porque é um item que praticamente todo mundo gosta. Elas podem ficar expostas junto com as outras louças dos seus clientes, o que fará com que a sua marca fique exposta permanentemente de uma maneira bem legal e orgânica.

Os momentos em que usamos uma caneca — como um chá da tarde ou para um cafezinho em uma pausa no trabalho — geralmente são muito especiais e geram experiências bastante positivas. Por isso, dar uma caneca de mimo para os seus clientes também pode ser uma maneira positiva de levar o marketing de experiência para dentro da casa deles.

Se a sua marca tiver uma identidade mais descontraída, aproveite a oportunidade para usar a criatividade. Faça canecas com imagens e mensagens que sejam chamativas e engraçadas. Porém, se a personalidade do seu negócio for um pouco mais séria, é melhor não tentar ser tão divertido a ponto dos seus clientes não reconhecerem que se trata da sua loja naquele mimo. Tudo na medida certa, ok?

Bloco de notas

Um bloco de notas — ou de anotação — é um brinde muito útil, já que pode ser usado por praticamente qualquer tipo de público. Eles são ideais para anotar compromissos, ideias, deixar lembretes e muito mais. Um dos maiores benefícios é o seu custo-benefício, o que permite que você personalize várias unidades de uma só vez.

Uma ideia muito interessante, se fizer sentido para a sua marca, é fazer os blocos em papel reciclado para mostrar para o público que a sua loja online se preocupa com a preservação da natureza e do meio ambiente. Você também pode personalizar esses mimos em tamanhos diferentes e deixar o cliente escolher o que melhor se adequar à rotina dele.

Mochila

Sempre quando você for escolher um mimo para os clientes, lembre-se de que os melhores são aqueles que têm utilidade. Esse fator é essencial para que o seu público se sinta satisfeito — o que pode não acontecer se você der apenas só mais uma lembrancinha que vai ficar encostada em algum canto.

Por ser muito útil, a mochila costuma ser muito bem aceita pelos clientes, o que faz com que ele interaja mais com o mimo. Consequentemente, o vínculo dele com a sua marca aumenta e muito, o que pode até fidelizá-lo.

Bolsa térmica

Uma bolsa térmica pode ser muito útil em vários momentos da vida do seu cliente. Por esse motivo, ela pode ser um mimo muito especial que fará com que fique mais fácil fidelizar essas pessoas futuramente.

Além da possibilidade de ser utilizada diariamente para o transporte de marmita, por exemplo, a bolsa térmica também pode ser usada em momentos de lazer e descontração. Ter a sua marca ligada a situações como essas aproxima ainda mais a relação do seu negócio com o seu público.

Porta-retrato

Um porta-retrato, seja ele magnético ou com moldura convencional, é um ótimo brinde para enviar para os seus clientes. Mesmo que ele esteja caindo em desuso por conta da popularidade das imagens digitais que ficam salvas na nuvem e em dispositivos móveis, pode ser um mimo para guardar aquela foto mais que especial.

Uma dica é não poluir o porta-retrato com informações da sua marca. Em vez disso, use ilustrações e elementos gráficos que sejam coerentes com a sua identidade visual, mas faça com que eles sejam de fácil reconhecimento — para o seu cliente lembrar do seu negócio assim que olhar para o objeto.

Squeeze

Os squeezes — as famosas garrafinhas — são utilizados para armazenar água, chás, sucos ou outras bebidas que serão consumidas durante o dia. Eles podem ser levados em mochilas ou bolsas e ficarem guardadas na geladeira, em cima da mesa do trabalho ou em qualquer outro lugar de fácil acesso — portanto, estarão sempre à mão e sempre que os seus clientes utilizarem esse mimo lembrarão da sua loja.

Aqui, vale uma ressalva de que é recomendado que as pessoas consumam pelo menos 2 litros de água por dia. Quando for enviar o brinde, pode lembrar seu público desse fato e, de quebra, fortalecer o relacionamento entre vocês, já que eles perceberão que você e a sua marca se preocupam com eles.

Chaveiro

Assim como os squeezes, outro acessório que está sempre com as pessoas são os chaveiros. Isso porque, além de carregar as chaves — do carro, da casa, da garagem etc. —, é preciso que elas fiquem organizadas.

Por esse motivo, dar chaveiros como mimos para os clientes também é uma ótima ideia para que a sua marca seja sempre lembrada. Quando for escolher qual deles vai utilizar como brinde, escolha um modelo diferenciado que realmente desperte o desejo do cliente de usar.

Calendário

Um calendário também é uma boa opção de mimo para você enviar para os seus clientes. A vantagem desse tipo de brinde são os diferentes formatos que eles podem ser fabricados, que podem ser adaptados de acordo com o perfil do seu público.

Se a sua loja online atender, por exemplo, mais donas de casa, seria interessante enviar calendários no formato de imã de geladeira — aquele que uma folha é destacada a cada mês. Assim, o brinde ficará em um local que é bastante visualizado pelos seus clientes.

Ideias de mimos de Natal

Enviar mimos em datas comemorativas, como o Natal, é uma ótima maneira de agradecer a lealdade do seu público. Confira algumas sugestões de brindes.

Biscoitos

Já pensou em oferecer um mimo que, além de muito bonito, também é gostoso? Os biscoitos decorados são muito tradicionais nessa época do ano e o melhor de tudo é que você mesmo pode assar alguns em casa com formas especiais. Só é preciso tomar um pouco de cuidado com a embalagem, para que ele não chegue todo quebrado para o cliente.

Velas aromáticas

As velas aromáticas são mimos especiais que podem ser enviados durante o ano todo, mas se tornam um brinde muito mais especial no Natal. Dê preferência para as que tenham aromas que remetam a essa data, como de panetone, biscoito de gengibre ou pinheiro. Outra ideia interessante é pedir para o fabricante personalizar o rótulo com o logo da sua marca para o presente ter ainda mais significado.

Panetone

Não tem nada mais tradicional no Natal do que os panetones e chocotones, não é mesmo? Por esse motivo, é uma ótima ideia para você enviar como mimo para os seus clientes. Nesse caso, você pode optar pelos modelos que sejam menores e se forem artesanais, melhor ainda — já que os seus clientes terão a sensação de que você realmente se importou com eles ao invés de simplesmente comprar um de uma marca qualquer no supermercado e enviar.

Plantas

Os cactos e as suculentas são plantas de fácil cuidado e que se dão bem em qualquer ambiente ou qualquer estação. Por isso, podem ser uma ideia boa e barata. Para entrar no clima do Natal, você pode comprar vasinhos decorados e amarrar uma tag com o logo da sua loja.

Ideias de mimos de Páscoa

A Páscoa também é uma data especial que pode ser utilizada para você enviar um mimo para as pessoas que comprarem na sua loja. A seguir, você confere mais dicas.

Chocolates

Chocolate é sinônimo de Páscoa. Por isso, nada melhor do que apostar nele como mimo para ser enviado nessa época do ano para os seus clientes. Você pode optar pelo mais tradicional e oferecer ovinhos em uma cesta ou mesmo em uma embalagem fofa. Se quiser ousar, pode enviar um brigadeiro de colher ou uma barra artesanal. Só é preciso tomar cuidado com o envio, já que podem estragar com facilidade, ok?

Chaveiro em formato de coelho

Mais uma vez os chaveiros dando as caras por aqui. Só que dessa vez, a dica é optar pelos personalizados em formato de coelho, um dos símbolos da Páscoa. Você pode escolher os mais diversos materiais, como o acrílico, alumínio ou até mesmo o feltro ou outros mais artesanais. Se preferir, pode optar por outras formas, como somente a pata do animal ou uma cenoura ou outra coisa mais divertida.

Brownie

O brownie é um tipo de bolo de chocolate muito famoso nos Estados Unidos que vem fazendo muito sucesso por aqui também. Você pode aproveitar essa oportunidade para enviar um bem caprichado como mimo para os seus clientes. O envio pode ser feito em uma caixinha personalizada e a quantidade é você quem decide: pode ser um do tamanho padrão ou vários em tamanho um pouco menor.

Ideias de mimos de final de ano

A seguir, listamos os mimos que são perfeitos para serem enviados no final do ano. Confira!

Calendário de mesa

Já falamos sobre os calendários anteriormente, mas o fim do ano é uma ótima época para oferecer um deles como mimo. Nesse período, as pessoas costumam olhar com mais carinho para os dias que se passaram e com esperança para o futuro que se aproxima — uma ótima oportunidade para que eles lembrem da sua marca nesses momentos.

Se o perfil de clientes da sua loja online for mais cooperativo, por exemplo — empresários, empreendedores etc. — o modelo ideal para presenteá-los é o calendário de mesa. Assim, quem receber o presente poderá colocá-lo em cima da mesa de trabalho e sempre lembrar da sua marca quando precisar consultar uma data importante.

Agendas

Também já citamos as agendas anteriormente, mas vale reforçar que enviar esse mimo no período de fim de ano é uma ótima estratégia para reforçar ainda mais a visibilidade da sua marca. Como essa é uma época em que muitas pessoas estão se planejando, se sentirão especiais por você ter se lembrado delas com um item tão especial e que será muito útil durante o ano todo.

Canetas

As canetas são úteis para qualquer pessoa e em qualquer época do ano, mas na época do Natal e do Ano Novo se torna um mimo ainda mais especial. Além da utilidade, esse brinde costuma ser muito barato, o que possibilita que você compre em grande quantidade para que você possa distribuir para quase todos os seus clientes.

Pense em quantas vezes as pessoas costumam usar uma caneta por dia: para escrever bilhetes, anotações, recados, estudar, assinar documentos e muitas outras tarefas. Como são muitas possibilidades, a sua marca será exposta para o seu público durante vários momentos durante a rotina deles.

Ideias de mimos para Dia das Mães

Quer aproveitar o Dia das Mães para enviar mimos para os seus clientes? Então confira algumas ideias bem bacanas!

Flor artificial

Muitas pessoas gostam de ganhar flores em datas especiais, então você pode aproveitar esse momento para dar esse mimo para clientes especiais. Pense se vai enviar um pequeno arranjo ou somente uma flor. O indicado é que ela seja artificial, já que assim o envio fica mais simples de ser realizado.

Kit de higiene

Um kit de higiene é um mimo perfeito para a ocasião do Dia das Mães porque demonstra que a sua marca se preocupa com o bem-estar dos seus clientes. Nele, você pode colocar produtos em miniatura para que seja possível carregá-lo para qualquer lugar com facilidade. Entre os itens, você pode incluir escova e pasta de dente, álcool em gel e até mesmo uma máscara descartável.

Aromatizador

Os aromatizadores de ambiente são produtos bastante enviados como mimos para clientes e quem recebe geralmente gosta muito do presente. Você pode aproveitar a oportunidade para personalizar uma fragrância exclusiva e divulgá-la como “o cheiro da sua marca”. As pessoas vão adorar ter algo assim por se sentirem parte do seu negócio.

Sabonetes artesanais

Sabonetes são ótimas escolhas para dar de presente e os que são feitos artesanalmente são melhores ainda. São delicados e feitos com capricho, além da grande variedade de formatos e fragrâncias que você pode escolher. Então, pense bem e presenteie seus clientes com um produto que tenha qualidade e que carregue a essência da sua marca.

Ideias de mimos para Dia dos Pais

O Dia dos Pais também é uma data comemorativa muito especial. Confira algumas dicas de mimos que você pode enviar nessa ocasião.

Pasta para documentos

Se os clientes da sua loja trabalham em um escritório ou realizam atividades que demandam certa organização, oferecer uma pasta como mimo é uma ótima pedida. Além de ser muito útil, geralmente o material que elas são fabricadas é de alta qualidade, o que faz com que seja um brinde bastante durável.

Boné

Os bonés são mimos perfeitos para presentear pais que têm um estilo mais esportivo e jovial, independentemente da idade deles. Esse é um brinde que pode ser muito utilizado em dias ensolarados e nos passeios ao ar livre. Caso decida oferecer esse item, preze pela qualidade do material, que geralmente é leve como a microfibra e o fechamento é feito em velcro.

Fone de ouvido

Esse é um tipo de brinde que pode ser muito útil para quem quer que seja o seu público-alvo. Isso porque é comum que as pessoas gostem de música — o que faz dele um ótimo aliado no trajeto para o emprego até para as reuniões em home office. Existem diversas opções de fone que você pode presentear seus clientes, como os intra-auriculares, os sem fio, os com bluetooth, com microfone etc.

Como escolher os mimos para os clientes?

Como dissemos anteriormente, para escolher o melhor mimo para os seus clientes você precisa escolher produtos que sejam úteis para eles e que combinem com o universo da sua marca. Não adianta escolher algo que seja completamente irrelevante para o seu público só porque outras marcas estão enviando o produto para os clientes delas.

Você também pode aproveitar ocasiões especiais para enviar os mimos. Nós demos algumas sugestões baseadas em datas comemorativas, mas você não precisa se prender somente a elas. Muitos lojistas aproveitam algumas situações da rotina da loja para enviar os brindes, como o próprio lançamento da marca, uma nova coleção, quando o cliente gasta uma quantia pré-determinada na loja e assim por diante.

Como dar os mimos para os clientes?

Outro ponto interessante da sua estratégia é decidir quais são as condições para o cliente receber o mimo. Você pode ir além do que já foi sugerido e criar as próprias regras para fazer esse envio. Só não se esqueça de divulgá-las, principalmente nas redes sociais, para criar o desejo nos clientes.

Um bom critério para o envio do brinde pode ser a adesão a um programa de fidelidade, por exemplo. Independentemente do valor da compra, se o cliente participou desse programa, automaticamente já recebe o mimo. Outra opção seria por um número específico de produtos adquiridos — ou seja, quem comprar a partir de uma quantidade específica, recebe o presente. Essa ação geralmente funciona muito bem em lojas de roupas.

Percebeu como enviar mimos para os clientes pode ser uma boa estratégia? É uma maneira muito simples de agradecer pela parceria entre o seu cliente e a sua loja, além de ser uma forma de propaganda gratuita e um jeito bem interessante de fixar a sua marca na cabeça do consumidor.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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