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Saiba como promover novidades na loja e atrair novos clientes

Imagem ilustrativa de novidades na loja

Veja o que você irá encontrar neste artigo

É fundamental trabalhar as novidades da loja de maneira estratégica para chamar a atenção dos clientes e reforçar o relacionamento do público com a sua marca. Os consumidores são curiosos e gostam de coisas novas, e você pode usar isso a favor do seu negócio!

Seja ao vender em loja física, seja ao vender online, todo lojista conhece o poder de apresentar produtos e benefícios inéditos ao público. As pessoas são fortemente atraídas por novidades e gostam de acompanhar tendências.

Entretanto, não basta, simplesmente, anunciar novas mercadorias e promoções. É preciso investir em ações que aumentem a curiosidade do consumidor. E tudo começa na escolha de bons fornecedores, terminando na elaboração de um plano de marketing moderno e eficiente.

Neste artigo, abordamos este assunto em detalhes e trazemos para você dicas e orientações para fazer sucesso com as novidades da sua loja! Continue a leitura para conferir!

Por que é importante divulgar estrategicamente as novidades da loja?

Difícil não dar ao menos uma espiadinha quando uma de suas marcas favoritas diz que chegou novidades na loja, não é mesmo?

As novidades chamam a atenção. São uma forma de os consumidores experimentarem coisas novas, além de ter o que contar e mostrar para os amigos e para os familiares.

O mercado trabalha muito bem esse comportamento, especialmente os setores da moda e da tecnologia. É difícil encontrar alguém que não queira estar por dentro das tendências e se mostrar antenado com o que há de melhor disponível na atualidade.

É claro que isso se estende a outros setores e nichos, mesmo que de maneira mais discreta. E é, por isso, que você não pode perder a oportunidade de trabalhar muito bem as novidades na sua loja.

Como agir para divulgar as novidades?

Algumas marcas, de tão consagradas, nem precisam de muito esforço para engajar o público nesse sentido. Os clientes se tornam verdadeiros fãs e ficam ansiosos com o que será lançado na próxima temporada ou estação.

Entretanto, isso não acontece da noite para o dia. Essas empresas sabem muito bem como nutrir a curiosidade e a expectativa do público, e na maioria das vezes fazem isso com muita antecedência.

Como dito, não basta simplesmente chegar anunciando coisas novas. Mesmo que produtos inéditos só estejam previstos para vários meses à frente, você deve começar o seu trabalho desde já, equilibrando a divulgação do seu estoque atual e dando uma pequena amostra do que está por vir.

Para que isso dê certo, porém, são necessárias algumas ações estratégicas. Confira as orientações a seguir para caprichar na apresentação de novidades em sua loja!

1. Conheça bem o seu público

Será que você realmente conhece o seu cliente? Muitos lojistas, mesmo após vários anos de experiência, deixam passar aspectos importantíssimos do perfil e do comportamento dos seus consumidores. Isso pode fazer com que você perca oportunidades, especialmente nas redes sociais, onde uma comunicação próxima é essencial.

No Marketing Digital, trabalhamos com o conceito de persona, um personagem semi fictício baseado em dados reais do seu público e que representa o cliente ideal do seu negócio. A grande diferença entre o tradicional público-alvo e a persona, é que a última explora características mais pessoais e profundas do público, como incômodos, desejos, valores, hobbies e interesses.

É, portanto, uma forma de enxergar o seu cliente como uma pessoa de fato, e não apenas uma estatística demográfica. Sua persona deve ter nome, profissão, rotina, dúvidas, aspirações e sentimentos, e a partir dessas informações conseguimos criar conteúdos que geram maior proximidade e diminuem a chance dos usuários rolarem a tela.

2. Conte com um plano de marketing eficiente

Entenda que marketing não se resume a campanhas publicitárias e anúncios — vamos falar sobre essas práticas daqui a pouco. Na realidade, essa área reúne todas ações necessárias para inserir a sua marca no mercado, o que começa pela escolha dos produtos.

Não adianta criar uma estratégia matadora para algo que as pessoas não se interessam. Um dos maiores erros de um vendedor é achar que pode mudar a mente do seu cliente. Como diz o ditado, “não há como vender geladeira para um esquimó”.

O que você deve fazer é trabalhar as necessidades e desejos que já estão na cabeça das pessoas e guiá-las para soluções que fazem sentido. Para descobrir essas soluções, é preciso estudar o mercado, a concorrência e, principalmente, o comportamento e a opinião do seu público, algo facilitado pelas interações em redes sociais, como o Instagram

3. Tenha uma presença forte nas redes sociais

Ter presença digital é muito mais do que ter um site ou um perfil em uma rede social. É preciso interagir, trazer conteúdos interessantes e se inserir no dia a dia das pessoas. Isso significa que você deve agir mais como uma pessoa, e não tanto quanto empresa.

Observe que as redes sociais, em quase toda a sua totalidade, são ambientes virtuais criados para permitir a interação entre indivíduos, não negócios. Isso não significa que você deve abandoná-las, nada disso, mas é preciso tomar cuidado para não parecer um “intruso” entre as pessoas.

O primeiro passo para fazer isso é humanizar a sua linguagem e suas interações. Deixe a formalidade de lado, se solte. Se for típico do seu público, use gírias, memes, brincadeiras. Em assuntos mais sérios, se posicione, mostre que está antenada e que se preocupa.

Outro ponto fundamental é não se limitar a anúncios. Crie conteúdos com dicas e curiosidades para sua persona, mostre o cotidiano da sua empresa, crie postagens interativas, além de responder mensagens e comentários e agradecer o apoio do público.   

4. Faça anúncios de maneira natural e estratégica

Não entenda mal, é preciso sim fazer anúncios. Entretanto, é importante que eles sejam inseridos de maneira natural, obedecendo uma estratégia. A criatividade ainda é um elemento essencial, mas escolher o momento certo é tão importante quanto ela.

Os anúncios têm uma péssima reputação nos dias de hoje, especialmente entre jovens e adultos das novas gerações. Ansiosos e muito apegados ao tempo, eles não gostam de ser interrompidos, e diante do enorme volume de materiais publicitários disponíveis, desenvolveram uma espécie de repulsa a esse tipo de conteúdo.

É exatamente por isso que publicar anúncios de maneira constante e fora de um contexto só fará com que seus produtos sejam ignorados. Um bom vendedor online deve se aproximar do público de maneira sutil e deixar a oferta para o momento certo, que é quando o cliente já está ciente do que precisa e busca por opções.

Outra sugestão é unir suas mercadorias à uma experiência desejada pelo consumidor. O produto, sozinho, pode não ser capaz de chamar a atenção, mas dentro de um cenário ou de uma situação específica, é possível estimular o interesse e aumentar o valor percebido. 

Lembre-se que as pessoas estão em busca de uma solução, uma transformação ou um sentimento, e não exatamente do produto.

5. Use a criatividade para sair do comum

Uma das coisas que faz com que as novidades na loja chamem tanto a atenção é justamente a oportunidade de dar um passo além e fugir do comum. Trabalhamos aqui as emoções em torno da exclusividade e também o gostinho de ser um dos primeiros a usarem ou experimentarem um produto.

O problema óbvio dessa abordagem é que não é só você que está preocupada com isso e investindo em conhecimento e ações para atrair clientes, certo? Várias lojas — muitas delas bem perto ou parecidas com a sua — estão fazendo o mesmo, e é por isso que você precisa encontrar algo diferente para se destacar.

No varejo, os preços baixos e ofertas com tempo limitado são muito utilizadas, mas podemos trabalhar outros fatores para cativar o público, sem precisar sacrificar o faturamento. Confira algumas sugestões.

Ofereça produtos exclusivos

Não é preciso reinventar a roda. Um detalhe pode ser suficiente para fazer com que muitas pessoas escolham o seu produto em vez do habitual oferecido pela concorrência, como maior qualidade (que inspira maior durabilidade), acessibilidade (que facilita o uso e acesso a todos os tipos de público) ou opções personalizadas.

Trabalhe a escassez

Edições ou vantagens limitadas também são uma ótima forma de instigar o público, mas só funciona com produtos bem consolidados no mercado ou lançamentos muito aguardados. A ideia é fazer com que a compra seja algo especial para o consumidor, o que requer trabalhar a oferta nesse sentido.

Ofereça kits

Hora de usar o cross selling a seu favor. Transforme produtos comprados juntos (ou em volume) em kits vantajosos. Um desconto ou frete grátis (em vendas online) pode fazer seu público considerar a opção, especialmente após anunciar que chegou novidade na loja. 

Mime o seu cliente

Uma embalagem caprichada, um cartão de agradecimento escrito à mão, um brinde surpresa e outros mimos são ótimas formas de encantar o seu cliente, garantir postagens nas redes sociais e ainda fidelizar a sua audiência. 

A humanização também tem um enorme poder na entrega do produto, que é geralmente marcada por grande expectativa e ansiedade.

Faça suspense

O ser humano é curioso por natureza e não há quem não se prenda a um mistério delicioso. Pode ser um produto inédito ou um benefício nunca oferecido antes, o importante é chamar a atenção das pessoas e deixar claro que se trata de algo que elas realmente desejam. 

A expectativa por um sentimento bom é a sementinha que fará com que o público fique de olho em tudo o que você postar até o grande dia em que o segredo será revelado.

6. Estimule o engajamento da audiência

Seu público pode te ajudar a aumentar a repercussão das novidades da sua loja, mas, para isso, é preciso investir em materiais compartilháveis e que gerem engajamento. Na sua audiência está uma das mais poderosas e clássicas ferramentas do marketing: o famoso boca a boca.

Nenhum veículo de informação é tão eficiente quanto as conversas entre colegas, amigos e familiares. Entretanto, para cair na boca do povo é preciso fazer algo realmente surpreendente, que faça as pessoas desejarem ouvir e compartilhar.

Para estimular a repercussão e aumentar a movimentação do público, algumas coisas podem ser feitas. Veja algumas sugestões.

Lance um teaser prévio para dar spoilers sobre as novidades

Que tal oferecer um docinho à sua audiência a fim de aguçar o apetite para o jantar? É exatamente isso que a indústria do cinema e da música fazem com maestria e que você também pode aplicar na sua loja!

Nesse caso, porém, não é preciso nenhuma grande produção. Basta, simplesmente, revelar um detalhe do produto ou uma prévia da vantagem que oferecerá ao público. O objetivo é gerar curiosidade e expectativa no consumidor.

Fique de olho na repercussão dos anúncios e conteúdos

Sua estratégia não precisa (nem deve) ser rígida. Acompanhe as interações, as opiniões e a repercussão geral dos seus anúncios e conteúdos para dar o próximo passo com coerência, de acordo com o que mais cativa o público.

Essa também é uma forma de evitar que a sua campanha perca engajamento ao longo de sua execução e evitar eventuais interpretações negativas. Fique de olho no que as pessoas estão falando para manter a imagem positiva da sua marca.

Utilize materiais gráficos

Embora pareçam antiquados para alguns consumidores nos dias de hoje, folders, catálogos, panfletos e outros materiais gráficos continuam sendo muito comuns e eficientes nas cidades. Naturalmente, eles só fazem sentido em uma divulgação local e devem ser distribuídos em pontos estratégicos, ou seja, onde seu público tem maior probabilidade de estar ou passar.

Só tome cuidado para evitar sujeira ou desperdícios, pois as pessoas são muito atentas a esse tipo de má prática. Inclua em seu material recomendações sobre como e onde descartar o lixo e evite entregar para pessoas que estão claramente desinteressadas.

7. Faça um grande lançamento

Ainda nos inspirando nas estratégias de divulgação do cinema e da música, temos os famosos lançamentos de produtos, que não fogem muito do que é praticado pelas grandes indústrias do entretenimento.

Essa é uma ótima forma de anunciar grandes novidades na loja, mas precisa ser feito com antecedência e cautela. Um lançamento geralmente começa muito antes do lançamento em si. É preciso, primeiramente, construir uma audiência engajada e fiel, seja na sua região, seja na internet.

Em lojas físicas, o grande dia é trabalhado como uma festa. Arranjos, enfeites, balões e apresentações são frequentemente utilizados no varejo. Antes, porém, é necessário fazer um bom trabalho de divulgação local.

Na internet, são muito comuns os eventos online gratuitos ou apresentações publicadas como workshops ou pequenas séries. A ideia é dar ao público a oportunidade de se aproximar um pouco mais da sua loja e também garantir promoções exclusivas, que também são fundamentais.

8. Firme parcerias com influenciadores

Uma maneira de acelerar o sucesso da sua marca, especialmente ao apresentar novidades na loja, é contar com a ajuda de influenciadores. Estas personalidades já têm uma audiência engajada e prontinha para você anunciar a grande solução que tem escondida na manga.

Observe que não falamos aqui de contratos milionários com celebridades da internet. O grande foco das pequenas e médias empresas deve ser os chamados micro influenciadores, que contam com uma audiência entre 10 mil e 100 mil seguidores.

A maioria dos representantes desse grupo são comunicadores em ascensão ou formadores de opinião em assuntos muito específicos. No primeiro caso, vocês têm a oportunidade de crescerem juntos, e, no segundo, você tem a chance de levar a sua marca para um público altamente qualificado.

Saiba como usar influenciadores para vender mais:

9. Conte com a ajuda de parceiros

Você não precisa fazer tudo sozinha, né? E se em vez de só disputar a atenção com outras marcas, você se unisse a uma delas para aumentar as suas chances de sucesso?

Além dos influenciadores citados no tópico anterior, você também pode trabalhar ações em parceria com outras empresas. O ideal, claro, é trabalhar soluções complementares, como oferecer desconto em produtos fitness para quem contratar um plano semestral na academia ao lado da sua loja.

Na internet, você pode vincular seus produtos a algum material online, como um curso de artesanato que indica a sua loja para comprar suprimentos com desconto.

Com uma boa conversa e boas definições, é possível fazer até concorrentes diretos firmarem parcerias, desde que o acordo “ganha ganha” seja viável.

Confira frases para divulgar as novidades da loja

Você vai precisar de boas frases para anunciar as novidades que estão chegando em sua loja. Separamos alguns exemplos para você se inspirar na criação das suas. Veja!

“Lançamentos bombásticos que você nunca viu igual!”

É uma frase genérica e comum, mas ainda eficaz no varejo, principalmente quando você pretende apresentar vários produtos inéditos.

“Você vai se surpreender!”

É uma frase curta, mas com grande impacto se trabalhada em um contexto visual atraente. Observe que é justamente o seu formato curto e direto que faz a mensagem ser rapidamente absorvida e transformada em curiosidade.

“Essa é a melhor compra que você pode fazer!”

Ideal para indicar a compra mais vantajosa ou com melhor custo-benefício dentro de um conjunto de ofertas. Só não vale mentir ou se enganar, pois seus consumidores vão conferir.

“Temos o produto que você está procurando!”

Essa frase funciona muito bem para anunciar novidades em lojas de variedades, mas também pode ser usada na internet em campanhas segmentadas com grandes chances de sucesso.

“Corra! É por tempo limitado!”

Outro grande clássico do varejo. Observe que, aqui, trabalhamos a escassez, que deve ser real. Esse tipo de oferta tem maior impacto quando o público tem grande confiança na marca.

“Não sabe como presentear xxx este ano? Nós temos o que você precisa!”

Muitas buscas na internet são feitas por pessoas que não sabem o que dar de presente para um familiar, amigo ou cônjuge. Você pode usar as novidades da loja para atrair esse público, apresentando algo diferenciado.

“Você pode ter o produto que todos estão procurando!”

Nesta frase, trabalha-se o prazer e o ego. As pessoas se sentem grandes e satisfeitas quando possuem ou vivenciam algo exclusivo.

Por que vender de forma online?

Ainda que você trabalhe em um estabelecimento físico bem consolidado, você tem muito a ganhar ao investir em uma loja online. Além de incrementar o seu negócio com um novo canal de comunicação e vendas, você também atrai mais pessoas para a sua loja local.

Observe que mesmo em compras regionais, a maioria das pessoas faz pesquisas nos buscadores e nas redes sociais. Por isso, você tem muito a ganhar levando a sua marca para a web e construindo uma audiência sólida online.

O melhor de tudo é que isso nunca foi tão fácil. Com uma plataforma de e-commerce, você consegue criar uma loja online pelo celular e ainda vinculá-la ao seu perfil no Instagram e em marketplaces, que também são um excelente canal para divulgar. Tudo isso de um jeito fácil e muito barato.

Como mensurar os impactos dos anúncios das novidades?

Na divulgação local, a maneira mais confiável de mensurar seus resultados é acompanhar a repercussão e o aumento do movimento no seu estabelecimento. Uma sugestão é, simplesmente, perguntar aos clientes como eles ficaram sabendo da novidade ou da promoção.

Na internet, esse trabalho é mais preciso, pois contamos com ferramentas capazes de analisar as interações da audiência. No Instagram, por exemplo, temos o Insights, que disponibiliza métricas e dados para você acompanhar o desempenho de suas postagens e anúncios.

Independentemente da maneira como pretende mensurar seus resultados, porém, você deve entender que sucesso nem sempre significa vendas, especialmente quando seu negócio está começando.

Ao anunciar as novidades da sua loja, você também está promovendo a sua marca e, se fizer um bom trabalho, pode ter resultados mais rápidos e melhores na próxima campanha. Todo empreendimento requer persistência e toda ação agrega aprendizado. Teste, avalie e melhore sempre! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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