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Marketing

Plano de marketing: como planejar ações que vão acelerar o crescimento do seu negócio

Imagem ilustrativa de plano de marketing

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O plano de marketing é um conjunto de ações estratégicas do setor propostas para um determinado período com o objetivo alcançar metas propostas e colaborar para o crescimento de um negócio.

Quando se tem um negócio, implementar boas técnicas é fundamental. Saber onde investir o seu tempo e dinheiro ajuda no desenvolvimento da sua empresa e te conduz a uma conexão com seu público. 

Entre os diversos aspectos de um bom planejamento estratégico, certamente o plano de marketing se destaca. Ele será como um esquema, que vai orientar onde a sua empresa deve aplicar esforços para crescer.

Todas as empresas que buscam se destacar diante do público, precisam de um bom plano de marketing. Especialmente aquelas que visam impactar um nicho específico

Para expandir os seus negócios e se consolidar no mercado, você precisa se comunicar e saber anunciar os seus produtos da melhor maneira possível. O plano de marketing vai definir muito do posicionamento da sua marca. Entenda: 

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é um roteiro que vai orientar e nortear as ações e processos deste setor da sua empresa, indicando o que você deve fazer para anunciar e promover a sua marca

Além disso, o plano vai te permitir alinhar suas práticas mercadológicas e publicitárias com o propósito de alcançar seus objetivos e colaborar efetivamente para o desenvolvimento da empresa.

Você deve estabelecer uma meta para a sua empresa. É esse objetivo que vai alinhar a construção do seu plano de marketing. Saber se você deseja crescer, melhorar a sua imagem, alcançar um público maior ou aumentar sua margem de lucro vai orientar as práticas a serem aplicadas. 

Isso é algo que pode parecer óbvio, contudo existem diversas ações a serem implementadas para cada objetivo da sua marca. Assim, o plano de marketing vai servir como um guia de gestão de negócios

O uso do plano de marketing pode melhorar a imagem da sua marca e facilitar a comunicação com seus clientes. Além disso, você pode obter boas informações sobre o status do seu comércio por meio dele. 

Caso os seus objetivos para a empresa não estejam bem estabelecidos, você pode usar o plano de marketing como uma ferramenta para alinhar os propósitos de gestão

Assim, você terá um mapa que vai te orientar e direcionar o marketing da sua empresa rumo aos benefícios que você deseja para a sua empresa. O plano está diretamente ligado à gestão de negócios e faz parte das táticas da empresa. 

Por meio dele, você pode alinhar as estratégias de marketing aos objetivos e realidade da sua empresa. É importante, ainda, ter boas definições operacionais para cada área do seu comércio e alinhá-las ao seu planejamento estratégico. 

Com isso, você saberá como desenvolver o plano de marketing. Conhecendo as necessidades e propósitos da sua empresa, é possível determinar o que deve ser feito para se aproximar dos clientes e de seus objetivos. 

Quando o plano de marketing deve ser feito?

Existem diversos momentos da sua empresa em que o plano de marketing pode e deve ser feito. Ao trabalhar a sua gestão de marca, você será capaz de visualizar o que a sua empresa precisa e aplicar o plano a essas necessidades

Algumas situações específicas demandam, de fato, o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação e marketing. Isso acontece com muitas empresas, especialmente porque o mercado é flutuante. 

Além disso, você sempre deve considerar as necessidades dos consumidores e tentar adaptar o seu nicho e produtos a elas. Confira alguns exemplos de situações que pedem uma reestruturação ou criação do plano de marketing:

  • Criação de novos negócios: a criação de novos negócios significa uma inovação. Sempre que iniciar um novo projeto ou ação, você deve estabelecer um plano de marketing para direcionar as ações a serem tomadas dali para frente. 
  • Reposicionamento da marca: quando se tem uma empresa, os objetivos e estratégias da marca estão em constante adaptação. Por isso, ao adotar um novo posicionamento para a sua marca, você precisa adaptar o seu plano às novas práticas adotadas na empresa
  • Planejamento estratégico periódico: seus negócios devem ser orientados por planejamentos que, vão se adaptar e mudar de acordo com a situação da empresa e com o cenário do mercado. Assim, em cada mudança periódica de estratégia, você deve ter um novo plano de marketing. 
  • Na busca por uma maior margem de lucro: se você precisa organizar o seu fluxo de caixa e ampliar os seus lucros, também vai precisar investir em um bom plano de marketing para alcançar mais consumidores, vender mais e expandir seus ganhos
  • Na expansão de nicho ou público alvo: ao expandir o seu mercado, você precisa de um plano de marketing que seja direcionado especialmente para os novos produtos e serviços, ou para o seu novo público. Isso vai te ajudar a se conectar melhor com os clientes e posicionar a sua marca.
  • Após mudanças na marca: a sua empresa pode passar por atualizações e melhorias, como na identidade visual, nos produtos ou nicho de mercado. Com essa mudança, é importante redirecionar as ações e estratégias de marketing, o plano pode ser um ótimo aliado nestes casos. 

Mesmo que a sua empresa não esteja enquadrada em nenhuma das situações exemplificadas acima, ela pode (e deve) focar em melhorar a comunicação e desenvolver um bom plano de marketing. 

Isso porque ele vai ajudar a desenvolver diversos aspectos da sua empresa, como:

  • Fornecer dados para apoiar a tomada de decisões estratégicas; 
  • trazer resultados mais orgânicos e com diferentes prazos; 
  • melhorar a comunicação e a integração entre os colaboradores; 
  • mapear o cenário da empresa o mercado e identificar oportunidades e ameaças para o seu negócio; 
  • otimizar os investimentos em marketing e divulgação, trazendo um retorno mais efetivo das ações e, com isso, economizar recursos que seriam aplicados em práticas ineficazes e potencializar o retorno. 

Como elaborar um plano de marketing? 

Para elaborar um bom plano de marketing, você pode contar com a ajuda de especialistas que vão analisar os dados sobre a sua empresa e criar um plano de marketing personalizado para ela. Ou, ainda, avaliar o que pode ajudar a aprimorar a sua empresa e desenvolver essas estratégias

Algumas etapas são fundamentais para a criação de um bom plano de marketing, que ofereça as melhores práticas para a sua empresa. Confira:

  • Planejamento: a primeira etapa da criação do seu plano de marketing deve ser o planejamento, que vai realizar um diagnóstico da empresa. Neste momento, você vai compreender melhor a sua estrutura e a realidade do seu negócio
  • Avaliar o ambiente de negócios: para definir quais estratégias serão aplicadas no seu plano de marketing, você precisa conhecer o cenário de mercado em que sua empresa está inserida e como ela se encaixa nele. 
  • Avaliar a concorrência e o público: antes de investir o seu dinheiro e tempo em um plano, você precisa saber para quem ele será direcionado e, se possível, corrigir erros e aprimorar táticas aplicadas pelos seus concorrentes. Assim, você age de modo tático e eficaz. 
  • Definições de estratégias: esse é o momento de determinar quais táticas, estratégias, objetivos, técnicas de comunicação e marketing serão aplicadas para que a sua empresa alcance os objetivos determinados na fase de planejamento. 
  • Implementação: é o momento de colocar as ideias em prática, certifique-se de ter realizado o seu diagnóstico, análise do ambiente e concorrentes, conhecer seu público-alvo, posicionamento e objetivos determinados, metas e indicadores traçados, estratégias de marketing estabelecidas e orçamento delimitados, assim como o cronograma e os responsáveis pela execução. Essa é a checklist para ter sucesso!
  • Avaliação: realize a avaliação após iniciar o processo de implementação, assim você saberá se as táticas estão funcionando e se precisa redirecionar ou aprimorar alguma delas. Isso vai economizar tempo e recursos, e aumentar o sucesso do plano de marketing. 

Quais são as vantagens em ter um bom plano de marketing

Ter um bom plano de marketing pode ajudar muito no crescimento e desenvolvimento da sua empresa e marca. Com uma boa divulgação, que transmita a sua mensagem com foco e inteligência, você pode crescer. 

A sua empresa pode ter muitas vantagens e se desenvolver com um bom plano de marketing, mas as principais entre elas são: 

  • Maior organização
  • Mais conhecimento sobre sua empresa
  • Diminuição de possíveis erros
  • Clareza nas metas a serem atingidas
  • Melhor elaboração de estratégias
  • Profissionalização das redes sociais
  • Melhor atendimento
  • Melhor planejamento financeiro
  • Facilitação na comunicação
  • Fidelização de consumidores

Você aprendeu o que é o plano de marketing e recebeu boas noções de como implementá-lo de maneira eficiente na sua empresa. Isso vai permitir que você cresça mais e consolide o seu nome no mercado

E se você quer entender o que fazer e como usar as melhores técnicas para conseguir ainda mais clientes, vem com a Bagy para saber mais do assunto!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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