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Lançamento de um produto: entenda como se planejar e executar uma boa estratégia!

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um lançamento de produto envolve uma série de detalhes, desde a preparação da campanha, até estratégias de pós-evento. Acompanhar um checklist é uma maneira de não esquecer nenhuma etapa importante, e, por isso, nós preparamos uma lista completa para te ajudar a ter um lançamento de sucesso!

Fazer um lançamento de produto é sempre um evento para a loja, mas você sabe como fazer esse evento ser um sucesso?

Planejar um novo produto para o seu catálogo é uma ótima estratégia para movimentar as coisas. Além de atrair os clientes, também é interessante para chamar a atenção do mercado, podendo te destacar dos concorrentes e, claro, sair da mesmice.

No entanto, essa cerimônia pode ser mais complicada do que se imagina. Afinal, quantos detalhes não existem para planejar? E você não quer que a sua novidade seja um fracasso, certo?  Por isso, é fundamental se preparar do jeito certo antes do lançamento de um produto.

E nós podemos te ajudar com um guia completo, trazendo um super checklist para que o seu evento seja o melhor possível. Confira o que verificar antes de lançar a sua novidade, e veja dicas imperdíveis para ser um sucesso entre o público. Boa leitura!

O que é o lançamento de um produto?

O nome já pode te dar uma pista sobre o que se trata esse evento, mas, basicamente, o lançamento de um produto é a introdução de uma nova mercadoria oficialmente no mercado. Para ser configurado como lançamento, existem algumas características que esse acontecimento deve seguir.

Por exemplo, ele deve ser inédito, e ainda não fazer parte do catálogo da loja. Claro, existem maneiras de trabalhar com um produto que já apareceu no seu negócio, mas não se configura como lançamento de produto.

Ele deve ser uma novidade exclusiva, e é comum que acompanhe certa propaganda antes de estrear oficialmente no mercado. Ou seja, esse evento também está associado a campanhas de divulgação, e até mesmo algumas etapas comuns, como pré-lançamento e promoções.

De forma simples, o lançamento de um produto é algo que movimenta o seu negócio, o público e o mercado, tudo em torno de uma nova mercadoria. Resolver criar um novo produto é uma decisão interessante em vários casos. Para comércios iniciantes, é a chance de crescer e se destacar, ampliando os serviços que oferece para os clientes. Enquanto isso, para marcas já consolidadas, é o momento de trazer novidades para os clientes, saindo do conhecido e movimentando um pouco as coisas. Ou, ainda, para lojas que estão em uma situação difícil, é a chance de se reinventar.

Seja como for, lançar um novo produto é sempre um grande marco, e uma das principais ideias para empreender com sucesso. E, por isso, deve ter todos os preparativos ideais. Dessa forma, evita-se uma situação imprevista ou que fuja do seu controle. No entanto, são tantos detalhes que alguns podem ser esquecidos! E é aqui que entra nosso checklist completo.

O que fazer antes de um lançamento?

Se você está pensando em fazer um lançamento de produto, então existem algumas etapas fundamentais que não deve esquecer de jeito nenhum. Elas fazem parte de detalhes, preparativos e planejamentos essenciais para o sucesso da sua campanha. Mas, a gente sabe que pode ser muita coisa para lembrar.

Por isso, se você é iniciante nesse ramo e procura uma ajuda para fazer o seu lançamento de produto, confira nosso checklist, com tudo que você não pode deixar de fora:

Realize um estudo do mercado

Antes de mais nada, é fundamental realizar um estudo de mercado. Essa etapa é importante antes, durante e depois do lançamento do produto. Afinal, é por meio desta pesquisa que você terá um conhecimento melhor sobre seu público, o que ele espera e como ele poderá receber a sua novidade.

Antes de criar uma nova mercadoria, o estudo de mercado irá apontar o que os seus clientes mais sentem falta. Com isso, você terá mais confiança na hora de elaborar seu produto novo. Em seguida, o estudo de mercado durante o lançamento te dará uma ideia da recepção do público, e das primeiras impressões.

E, claro, depois é essencial pesquisar o ambiente para ver como o produto está se saindo. Por isso, ao planejar um lançamento de produto, não se esqueça de fazer um estudo detalhado sobre o nicho em que você atua.

Faça uma pesquisa da concorrência

E, se estamos falando sobre estudo de mercado, a concorrência não poderia ficar de fora. Pesquisar sobre as empresas que concorrem com os seus serviços é fundamental antes do lançamento de um produto. Isso porque você precisa verificar se eles oferecem o mesmo que você, quais os diferenciais e também as falhas dos concorrentes.

Será com isso que você vai trabalhar e pode ter sucesso, suprindo o que os clientes não encontram nos outros produtos. Além disso, você também precisa conhecer os produtos parecidos com o seu, e entender a concorrência direta que eles oferecem.

Um bom planejamento depende de todas essas informações, que só podem ser conhecidas a partir de uma pesquisa completa no mercado.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT trata-se de uma abreviação das palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Elas significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente.  Inclusive, em português a gente pode chamar essa análise de “FOFA”.

Com ela, você poderá encontrar os pontos fortes e fracos do seu lançamento de produto, e entender onde precisa melhorar. Suas forças e fraquezas irão determinar as vantagens e desvantagens do produto. Enquanto isso, as ameaças são seus concorrentes e todos os pontos que podem interferir negativamente no lançamento. E, claro, as oportunidades são as condições que podem ajudar no seu sucesso.

Todos esses atributos fazem parte da sua organização e ajudam a atingir o seu objetivo. Por isso, é interessante fazer uma análise SWOT antes de continuar com a sua campanha, até mesmo para se preparar e conhecer melhor o seu produto.

Decida quais serão os Key Performance Indicators (KPIs)

E, se estamos falando sobre estratégias de marketing, os KPIs não podem ficar de fora. Em tradução, eles são os indicadores-chave de desempenho. Basicamente, são métricas que te ajudam a mensurar a performance da sua campanha, e saber informações importantes para melhorar sua atuação.

Por isso eles são fundamentais no lançamento de um produto. Definir os KPIs é uma maneira eficiente de acompanhar o recebimento da novidade pelo público, além de permitir que você compare resultados e leve em consideração os componentes mais importantes.

Alguns exemplos de indicadores-chave de desempenho são:

  • número de clientes que compraram o produto;
  • avaliação dos compradores;
  • porcentagem dos clientes que se declaram satisfeitos;
  • lucro obtido;
  • quantidade de produtos que saíram do estoque.

Analisar esses indicadores poderá te dar um posicionamento mais concreto do mercado diante do seu lançamento. Dessa forma, é essencial determinar os indicadores ideais para a sua campanha antes de seguir em frente.

Defina o público alvo

Falando sobre o planejamento da sua campanha, é de extrema importância definir o público alvo do seu lançamento de produto. Como toda mercadoria, existe um nicho voltado para o consumo dela.

Se você tem uma loja ou um negócio, então também já deve estar atento sobre isso. E, não é diferente com um lançamento. Afinal, todo produto tem um público-alvo, e a sua campanha também terá. Quanto antes você definir quem são os seus clientes, mais fácil poderá determinar estratégias de lançamento voltadas para eles.

Por isso, veja para quem é o seu produto, e como a novidade poderá atingi-los do jeito certo. Além disso, tenha uma persona bem definida, aquele perfil de comprador que você busca conquistar. Dessa forma, o seu planejamento será mais completo, e terá menos chances de ter um lançamento fracassado.

Defina o preço e data

Enquanto isso, na prática, existem detalhes fundamentais a serem definidos sobre o lançamento de um produto, como o preço e a data. Essas duas informações são parte essencial da sua campanha, e também precisam estar bem definidas.

Algumas marcas, inclusive, divulgam elas no pré-lançamento, para movimentar o mercado e deixá-lo interessado. Afinal, por ser uma novidade, os clientes não sabem muito sobre a mercadoria, quanto ela custa ou quando estará disponível.

Por isso, definir o preço e a data de lançamento o quanto antes é essencial para ter um evento bem-sucedido. Veja se essas informações serão divulgadas ou não, e monte o seu planejamento ao redor desses pilares, para ter um plano completo.

Escolha a plataformas de lançamento

Se você está planejando o lançamento de um produto, então certamente não pode esquecer das plataformas onde irá acontecer a campanha. Mesmo que o seu produto seja físico, você irá divulgá-lo em algum lugar, certo?

Atualmente, as escolhas mais comuns são as redes sociais, que possuem um amplo alcance e milhares de usuários prontos para ver seu anúncio. No entanto, sempre existem plataformas auxiliares, inclusive as tradicionais, como outdoors e campanhas no rádio. Nesse caso, escolha a alternativa que melhor transmite as suas intenções e combina com o seu produto.

Além disso, não se esqueça de avaliar as plataformas mais estratégicas. Por exemplo, não será interessante escolher um canal de divulgação onde o seu público não está. Por isso, além de uma plataforma que combine com o seu negócio, ela deve ser uma opção que possa te trazer os melhores resultados possíveis.

Dicas para um lançamento de sucesso

Nós falamos sobre alguns pontos que não podem faltar no seu lançamento de produto, mas, agora, temos algumas dicas para ter um evento de sucesso.

O seu planejamento precisa ter uma série de detalhes técnicos que são importantes para a campanha. No entanto, existem algumas técnicas que, apesar de não serem obrigatórias, podem fazer toda a diferença para o seu lançamento.

Por isso, vale a pena conhecer essas dicas que separamos:

Faça uma pré-venda

Se você vai fazer um lançamento de produto, considere ter uma pré-venda. Esses eventos são restritos para algumas pessoas, e podem ajudar a aumentar a expectativa para o seu produto.

Além disso, existem várias ideias interessantes para colocar esse plano em prática! Por exemplo, você pode fazer uma pré-venda com alguns consumidores selecionados, que irão provar, antes de todo mundo. Eles podem contribuir para a sua campanha, e divulgar a mercadoria entre os conhecidos. Ou, ainda, a sua pré-venda pode ser feita com influenciadores, que irão avaliar e testar o produto para atribuir uma nota a ele. Isso também gera uma publicidade positiva, contribuindo para você saber a opinião do público quanto ao lançamento.

Além disso, o caráter exclusivo de um produto o torna ainda mais desejado pelo mercado. Assim, pode ser uma estratégia interessante para a sua marca, ajudando a divulgar sua mercadoria antes mesmo do lançamento oficial.

Aposte nas redes sociais

É fato que as redes sociais se tornaram grandes aliadas das marcas, e, por isso, elas precisam fazer parte do seu lançamento de produto. Isso porque esses canais são úteis mesmo que a sua loja ou a sua novidade não seja digital.

Você não precisa ter um negócio online para estar no Facebook ou no Instagram, muito menos para fazer campanhas nessas redes. Além de serem gratuitas, o alcance também é considerável, e pode ajudar muito na sua campanha de lançamento.

Considere fazer algumas divulgações nas redes sociais, com conteúdos visuais e sobre o produto, que podem atrair o público. Ainda, também são plataformas ideais para interação, onde você pode conhecer mais sobre a opinião dos clientes.

Invista no lançamento de emails

Pode ser surpreendente, mas os e-mails continuam sendo ótimas alternativas de divulgação! Afinal, todas as pessoas utilizam esses canais, seja para trabalho, comunicação ou para ficar por dentro das novidades.

Por isso, durante o seu lançamento de produto, invista em e-mails. Além de serem baratos e acessíveis, também podem acompanhar vários conteúdos interessantes, como uma chamada para as redes sociais ou detalhes sobre o evento.

Ainda, também são uma forma de verificar o interesse dos clientes, a partir de ferramentas que analisam quantos e-mails foram abertos, por exemplo. Dessa forma, além de colaborarem para a divulgação do seu evento, eles também são ferramentas úteis de marketing.

Invista em influenciadores

Uma dica fundamental para otimizar a campanha do seu lançamento de produto é investir nos influenciadores. Eles já apareceram nas nossas dicas antes, sendo os alvos ideais para uma pré-venda criativa e interessante.

No entanto, existem outros benefícios que essas personalidades podem trazer para a sua campanha. Os influenciadores são pessoas com uma rede fiel de seguidores, e seu engajamento é perfeito para divulgar um novo produto. Assim, você poderá expandir o seu alcance de maneira orgânica, atingindo outras pessoas que podem se interessar pelo que você tem a oferecer.

Além disso, os influenciadores estão na internet, e, com eles, a sua marca também estará. Isso é essencial para ter uma campanha bem-sucedida online, com uma personalidade confiável e conhecida pelos usuários. E, claro, parcerias com os influenciadores também são ótimas alternativas de marketing e publicidade.

Torne-se autoridade no assunto

As pessoas querem comprar de quem entende do assunto. Ou seja, se você quer que o seu lançamento de produto seja um sucesso, precisa se tornar uma autoridade. Ser uma marca reconhecida como perita no mercado ajuda na confiança que os clientes depositam em você. Assim, é importante se dedicar nessa questão, e passar uma imagem de autoridade para o seu público.

Essa também é uma dica importante para quando você estiver pensando em desenvolver um novo produto. Leve em conta os assuntos que você mais conhece, as habilidades que você tem e pelo que o seu público te conhece.

Por exemplo, seria estranho se a Apple lançasse uma linha de batedeiras, certo? Porque ela é uma autoridade em tecnologia! Nesse caso, se a Apple anunciasse um novo computador, muitas pessoas ficariam animadas com isso.

Torne-se uma autoridade no assunto, e contribua para que o seu lançamento de produto seja ainda mais bem-sucedido.

​​Faça com que o lançamento seja um evento

Essa dica é fundamental, e estamos reforçando ela desde o começo? Por que? Porque o seu lançamento precisa ser marcante!

Anunciar um novo produto sem tornar isso uma campanha fará com que menos pessoas conheçam ele, e, consequentemente, deixem de comprá-lo. Assim, busque fazer com que o seu lançamento de produto seja um evento completo. Inclusive, considere realmente torná-lo um evento oficial, com dia marcado, convidados, uma verdadeira comemoração!

Essa ideia é ideal para atrair a atenção da mídia também. Então, se for possível, torne seu lançamento de produto um evento de verdade, para atrair a atenção do mercado e do seu público.

O que fazer no pós-lançamento?

Pode parecer que apenas algumas etapas do lançamento do produto são importantes, mas a verdade é que todos os passos são fundamentais, inclusive o pós-lançamento. Isso porque a sua campanha não pára depois que a novidade foi anunciada, muito pelo contrário!

É quando você começará a avaliar os resultados do lançamento, verificando a recepção do público e como ele reagiu diante da nova mercadoria. Por isso, existem algumas ações importantes para fazer pós-campanha, e você deve priorizá-las, se quiser ter sucesso a longo prazo:

Analisar seus KPIs

Você se lembra das KPIs? Aqueles índices de desempenho que você definiu no começo da campanha?Então, agora é o momento de analisá-los de verdade.

No pós-lançamento do produto, você deverá reunir as suas KPIs e monitorá-las de perto, pois elas serão as métricas oficiais do seu sucesso. Inclusive, é importante definir uma boa gama de indicadores, para ter resultados de todas as áreas que envolvem o seu evento.

Por exemplo, índices de compra, de lucros, de satisfação do cliente e também de saída dos produtos. Com isso, você poderá analisar todos os aspectos do lançamento, desde a recepção da mercadoria por parte do mercado, até os lucros que você alcançou com a campanha.

Além disso, uma dica importante é continuar analisando os KPIs de maneira periódica, para ter resultados mais concretos. Afinal, a reação do público é diferente nos primeiros dias, semanas e meses após o lançamento.

Esse acompanhamento é importante para ver se a campanha foi bem-sucedida e se o seu produto está fazendo sucesso. Apesar de existirem outros índices que mostram isso, os KPIs, que você definiu antes do lançamento do produto, são essenciais nesse momento.

Não interromper suas atividades de marketing

Muitos podem achar que o marketing acaba após o lançamento do produto, mas a verdade é que ele deve continuar sem interrupções! A divulgação da sua novidade traz impactos diretos na forma como o seu público responde ao novo produto. Afinal, muitas pessoas podem não ter ficado sabendo sobre o lançamento quando ele aconteceu.

Nesse caso, para com as atividades de marketing prejudica alcançar esse público, que ainda são potenciais clientes. Dessa forma, busque adaptar as ações de marketing para o pós-lançamento, mas não interrompa o seu fluxo.

Continue postando conteúdos nas redes sociais, enviando e-mails e divulgando campanhas em outdoors, o que estiver dentro do seu planejamento. Quanto mais a sua campanha ficar conhecida, mesmo depois de já ter acabado, melhores serão os resultados a longo prazo.

Foque na retenção de clientes

Por fim, uma das coisas mais importantes no pós-lançamento do produto é focar na retenção de clientes. Isso porque todas as etapas que você cumpriu até aqui foram responsáveis por chamar o seu público, atrair a atenção dos consumidores e fazer com que eles conhecessem sua marca. Alguns, inclusive, podem até ter comprado o novo produto, por curiosidade ou interesse.

No entanto, depois que a campanha acabar, a sua missão será fazer com que esses novos clientes não se dispersem e se tornem estranhos. Por isso, as campanhas de retenção devem ser focadas para manter o seu novo público, que pode ter chegado a partir do evento de lançamento.

Estratégias de marketing e novos eventos são algumas das alternativas que podem ajudar a manter os clientes perto da sua marca. Mas, seja como for, é importante considerar essa preocupação no pós-lançamento.

Existem muitos detalhes que ajudam a tornar a sua campanha um sucesso. E, se você quer conhecer ainda mais dicas, fique de olho no nosso site, com conteúdos exclusivos para te ajudar a otimizar a sua loja do jeito certo! Além disso,  Descubra a forma mais fácil de começar a vender com sua loja na internet e no Instagram​ e comece a utilizar as soluções da Bagy para aumentar o potencial de alcance do seu negócio!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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