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Empreendedorismo

Intraempreendedorismo: o que é? Quais são os benefícios? Como fazer?

Imagem ilustrativa de intraempreendedorismo

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Intraempreendedorismo é o ato de aprimorar, inovar e implementar novos negócios dentro de uma organização. O intraempreendedor é o colaborador que atua com a mentalidade de dono, buscando melhorias e inovações para a empresa na qual trabalha.

Não importa se você tem um negócio tradicional ou se é uma empreendedora digital. Já parou para pensar que a criatividade e a determinação dos seus colaboradores podem tornar a sua empresa muito melhor?

Todo gestor aprecia profissionais engajados que buscam, a todo momento, melhorar a sua performance e os resultados da área em que atua. Entretanto, parece que esse tipo de colaborador é um tipo raro no mercado. Será?

Assim como acontece com o empreendedorismo, muitas pessoas tendem a enxergar o intraempreendedorismo como um comportamento natural, da natureza de certas pessoas.

A realidade é que essas qualidades precisam ser estimuladas. Existem pessoas mais inclinadas, claro, mas a maioria dos intraempreendedores precisam de um “forcinha” para saírem da caixa, e é responsabilidade dos gestores desenvolverem e estimularem essa habilidade.  

Mas como fazer isso? O que significa intraempreendedorismo, exatamente? Vale a pena investir nisso? 

Continue a leitura para saber a resposta de todas essas perguntas e conferir alguns exemplos de sucesso que você, provavelmente, nem imaginava que tinham a ver com isso.

Vamos lá?

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo é a versão em português do termo “intrapreneur”, mas o conceito é também chamado de empreendedorismo corporativo. Significa, basicamente, empreender dentro de um empreendimento, ou seja, buscar novas soluções e estratégias para a empresa em que atua.

Não precisa ‘reinventar a roda”. Na prática, o intraempreendedor é aquele funcionário participativo que está sempre encontrando novas formas de tornar o seu trabalho mais eficiente ou sugerindo melhorias nos processos do negócio.

É, portanto, um colaborador que está de olho nos resultados e não apenas nas tarefas que executa. E todo mundo sai ganhando com isso: tanto o profissional, quanto a empresa.

Qual a diferença entre empreendedor e intraempreendedor?  

O empreendedor é frequentemente visto como aquele que cria negócios, mas quando investigamos as origens do termo, percebemos que ele está muito mais ligado à iniciativa do indivíduo do que ao desenvolvimento de organizações.

Isso significa que ninguém precisa montar uma empresa para empreender. O empreendedorismo é uma forma de pensar somada com habilidades que tornam uma pessoa mais competente em identificar soluções para os problemas à sua volta.

É a partir desse entendimento que surge o intraempreendedorismo, um conceito que busca descrever as atitudes empreendedoras que acontecem dentro das organizações.

O mais interessante é que muitos empreendedores chegam a criar novos negócios de fato dentro das empresas em que trabalham, o que aproxima ainda mais os dois termos. 

Quais são os tipos de intraempreendedorismo?

Agora que você sabe o que é intraempreendedorismo, deve ter notado que ele pode se apresentar de formas diferentes. De maneira geral, porém, podemos dividi-lo em dois tipos: o de valor agregado e o de spin-off.

Intraempreendedorismo de valor agregado 

Tendo em vista que “valor agregado” é tudo o que gera valor ao seu produto ou serviço, este tipo de intraempreendedor é aquele que sempre busca maneiras de aprimorar os processos da empresa, tanto na sua operação, quanto em suas ações ou mercadorias.

Esse tipo de colaborador é fundamental para identificar gargalos que, muitas vezes, fogem aos olhos dos gestores. Por vivenciar e conviver com outros profissionais na área onde atua, tem grande competência em identificar problemas e propor formas eficientes de desenvolver seu trabalho com mais eficiência.

Intraempreendedorismo de spin-off

O intraempreendedor de spin-off é aquele que enxerga além daquilo que a empresa já faz, muitas vezes propondo ou até criando soluções que podem vir a se tornar novos produtos ou serviços.

Esse comportamento é o que mais se aproxima do empreendedorismo de fato. Os colaboradores com este perfil são, geralmente, os mais criativos e interessados em inovação.

Vale destacar, porém, que existem profissionais que apresentam características empreendedoras dos dois tipos, embora os perfis geralmente variem.

Quais são as principais características de um intraempreendedor?

Como comentamos, tanto o intraempreendedorismo quanto o empreendedorismo estão diretamente ligados à iniciativa do indivíduo e seu modo de pensar.

Quando essas habilidades são bem desenvolvidas, algumas características começam a se destacar no comportamento do colaborador. Veja.

Proatividade

Proatividade é providenciar soluções de maneira espontânea, ou seja, sem precisar de uma ordem ou estímulo do tipo. Sabe aquela pessoa que, muito antes de você solicitar, já se antecipou e fez tudo o que precisava ser feito?

Isso é uma característica muito importante do intraempreendedorismo, pois demonstra que o indivíduo tem um perfil de liderança e sabe se autogerenciar. Esse tipo de colaborador não só apresenta melhores resultados, como também dispensa a necessidade de monitoramento constante.

Pensamento “fora da caixa”

Este traço é mais visível entre os intraempreendedores de spin-off, mas é parte essencial de todos eles. Uma das principais vantagens do intraempreendedorismo é justamente a habilidade dos colaboradores de identificar problemas e possibilidades de melhoria.

Para fazer isso, é preciso enxergar o trabalho sob outra perspectiva. Não ser alguém que apenas executa tarefas, mas que também as avalia de maneira crítica.

Coragem de assumir riscos

Muitos colaboradores tendem a criar zonas de conforto dentro de suas atuações, especialmente em empresas mais estáveis. O problema é que o apego à segurança frequentemente os torna avessos à mudanças necessárias.

Nesse contexto, ter mais ousadia e se expor a alguns riscos pode ser fundamental para permitir uma evolução saudável no negócio. Entretanto, essa é uma das características do intraempreendedorismo que mais dependem da abertura e da confiança dos gestores.  

Mentalidade de dono

Os renomados autores da Administração, Chris Zook e James Allen, chamam esta característica de “mentalidade do fundador”. O conceito, que é título de um dos seus livros mais famosos, descreve a importância de desenvolver o intraempreendedorismo para sustentar o desempenho dos negócios.

O fundador é, geralmente, o empreendedor que deu luz à primeira ideia sobre a qual uma empresa foi criada e, por isso, seu empenho em relação à sua criação tende a ser muito grande. Nesse sentido, ter a “mentalidade do fundador” é enxergar o trabalho não apenas como um emprego, mas como uma missão ou propósito. 

Atitude colaborativa

Por fim, é importante que o intraempreendedorismo não seja uma qualidade individual, afinal, quase nenhum projeto de sucesso se ergue sem ajuda de um time. Saber apresentar suas ideias e trabalhar em conjunto é fundamental para que essa atitude se espalhe e gere os resultados desejados.

Nem sempre o intraempreendedor, porém, tem boa desenvoltura ao lidar com colegas e, principalmente, com as lideranças. Sendo assim, trabalhar habilidades comportamentais e sociais também faz parte de um projeto de estímulo ao intraempreendedorismo.

Você nem imagina o quanto pode ganhar ao investir nisso.

Quais são os benefícios do intraempreendedorismo?

Já falamos tanto sobre o potencial de geração de resultados quando se investe em uma equipe intraempreendedora. Mas como esses resultados são percebidos no desempenho da empresa? 

Vamos destacar alguns pontos importantes.

Retenção de talentos

O intraempreendedorismo torna o dia a dia de trabalho mais estimulante e gratificante para os colaboradores, pois permite que eles se envolvam mais com o negócio e desenvolvam seus próprios projetos.

As empresas correm um risco real de perder colaboradores quando não dão liberdade para que eles desenvolvam seu completo potencial. Se os gestores não dão abertura, os intraempreendedores tendem a buscar oportunidades fora da organização.

Impulsiona a inovação

O potencial criativo dos seus colaboradores é enorme, mesmo que não transpareça. A hierarquia no ambiente de trabalho muitas vezes impede que qualidades importantes sejam percebidas nos profissionais.

Grandes empresas de tecnologia já perceberam a importância de transformar as suas instalações em grandes laboratórios de soluções, permitindo que todos participem e colaborem para o desenvolvimento do negócio. Saiba, porém, que esse tipo de modelo corporativo pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, de prestadores de serviço a e-commerces.

Ganho em competitividade

Diante de um mercado intenso e que exige mudanças cada vez mais rápidas, contar com o apoio dos seus colaboradores na descoberta e na implementação de novos produtos, processos e estratégias de marketing pode fazer toda a diferença.

Isso é uma forma de colocar todo o seu time para trabalhar em prol da marca e manter a sua empresa sempre a frente, aplicando e até criando novas tendências.

Como fomentar o intraempreendedorismo na sua empresa?

Que o intraempreendedorismo é ótimo para o seu negócio, isso já está claro. Mas como desenvolver esse comportamento dentro da empresa? É o que ensinamos, a seguir.

Realize uma pesquisa de clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à maneira como seus colaboradores enxergam a empresa, assim como a sua atuação e de colegas. O objetivo desta pesquisa inicial, portanto, é descobrir se já existe algum interesse ou postura empreendedora na sua equipe ou em alguns profissionais.

Preste atenção nos inovadores

Pessoas que já se destacam pelo comportamento intraempreendedor podem se tornar referências para os demais colaboradores. Por isso, é importante identificá-las para já começar a construir uma ponte entre as lideranças e seus times.

Crie uma cultura de inovação

Como explicado, embora algumas pessoas apresentem essas características de maneira espontânea, é fundamental estimular o intraempreendedorismo. Entretanto, campanhas e eventos isolados não bastam, é preciso criar uma cultura de inovação na empresa a fim de enraizar o comportamento desejado.

Desenvolva as lideranças

É fundamental que as lideranças deem espaço para seus colaboradores, mas, muitas vezes, isso gera insegurança entre os gestores. Por esse e outros motivos é importante que os líderes também sejam preparados para lidar com esse novo modo de atuação, a fim de que a transição aconteça de maneira controlada e produtiva.

Invista em capacitações

Seja em meio à liderança, seja entre as equipes, treinamentos são muito importantes para que o intraempreendedorismo se expresse da melhor maneira possível. Essa é uma oportunidade para a empresa ir além dos cursos e práticas convencionais e trazer novas temáticas para o ambiente de trabalho.

Desenvolva dinâmicas integradas

Se a principal proposta do intraempreendedorismo é horizontalizar as relações corporativas, é fundamental investir em dinâmicas e práticas integradas, como o famoso brainstorming.

A ideia é fazer com as reuniões a portas fechadas da diretoria se transformem em uma discussão aberta na qual pessoas de diferentes setores podem contribuir com queixas e sugestões.

Imagem com fundo rosa com um mapa mental do intraempreendedorismo.

Pratique a inovação aberta

Ao perceber as vantagens de abrir a gestão para seus colaboradores, você pode querer dar um passo além e passar a trocar informações e desenvolver projetos em conjunto com outras empresas. 

Esse é o princípio da inovação aberta que rompe de vez com a tradicional mentalidade de sigilo das organizações para abraçar uma economia de compartilhamento.

Conheça alguns exemplos de intraempreendedorismo famosos

Para finalizar, é hora de conferir alguns cases famosos que muita gente nem imagina terem sido resultados de ações de intraempreendedorismo. Confira!

Botão curtir do Facebook

Pois é, o botão de interação que se espalhou e se tornou uma referência das redes sociais surgiu a partir de um programa de inovação interno da empresa. 

Gmail do Google

Acredite ou não, mas a primeira versão do Gmail foi criada por um único funcionário da empresa, em apenas um dia. Alguns anos depois, a ferramenta se tornou um dos projetos mais sólidos da companhia, ajudando-a a se tornar um dos empreendimentos mais lucrativos do planeta.

Post-its da 3M

Outro caso de inovação muito interessante é o famoso post-it. Isso mesmo, os pequenos papeizinhos com borda adesiva que se espalharam pelos escritórios do mundo inteiro surgiram a partir de um projeto de colaboradores da 3M.

Intrastartups da Bosch

A multinacional alemã Bosch criou um ambicioso projeto de inovação aberta no qual times autônomos são criados, com suporte da empresa, para criar e testar soluções para o mercado e para seus processos internos. 

Um desses times está concentrado no Curitiba Connectory, um polo de inovação na cidade de Curitiba que já cria produtos até para exportação.

McDonald’s e o McLanche Feliz

O famoso combo infantil da gigante do fast food foi idealizado por um de seus franqueados na década de 70. Após um extraordinário sucesso local, a opção foi disponibilizada para toda a rede e ganhou o mundo.

Profissionalize o seu negócio

Amazon Prime, da Amazon

Por último, vale citar também o Amazon Prime, o pacote de benefícios da Amazon que surgiu com a proposta única de garantir entregas mais rápidas aos clientes do marketplace. Foram colaboradores e parceiros da empresa que identificaram essa necessidade e propuseram as bases do programa de fidelidade que se tornou sucesso absoluto.

Como se vê, o intraempreendedorismo é o grande propulsor de inúmeras histórias de sucesso e, certamente, essa abordagem tem muito a beneficiar o seu negócio. Isso é uma prova de que os rígidos modelos corporativos tradicionais estão perdendo espaço em um mundo que respira inovação e conta com pessoas que desejam participar ativamente dessa transformação.

Quando o assunto é inovar, porém, é preciso, primeiro, ficar de olho nas novidades e tendências do mercado. É, por isso, que você, lojista, não pode perder os nossos conteúdos.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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