Empreendedorismo

Como empreender na internet? Confira 10 passos

Imagem ilustrativa de como empreender na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Muitas pessoas não sabem como empreender na internet e conquistar uma renda extra. Quem vende online tem mais chances de fazer sucesso, mas para isso é necessário ter um bom planejamento financeiro, pesquisar o mercado e desenvolver certas habilidades.

Inegavelmente, empreender no Brasil é um desafio. Em uma economia pouco instável e com muitas burocracias no caminho, é sempre bom estar pronto para as dificuldades. No entanto, nenhum sonho precisa ser deixado de lado por conta desses fatos. Há muito trabalho a ser feito e tudo começa com uma pesquisa sobre como empreender na internet.

Ter uma loja virtual é uma possibilidade concreta mesmo para pessoas que estão começando, Hoje, com pouco investimento e estrutura mínima já se torna possível vender seus produtos online. O sucesso, no entanto, depende de um planejamento mínimo, boas práticas de gestão do negócio e aprendizado constante. Assim, dá para se desenvolver e crescer sua marca.

Nossa missão neste post é mostrar o caminho das pedras. Você vai aprender, em dez dicas, como empreender online de maneira segura e organizada. Acompanhe!

Como empreender na internet com 10 dicas

No ranking global, o Brasil é o 7º país com mais empreendedores. Isso significa, entre tantas coisas, que a população brasileira tem buscado caminhos para viver melhor. Deixar de ser um funcionário para se tornar um empresário não é a escolha mais fácil. Afinal, gerir uma empresa, ainda que pequena, dá trabalho.

Mesmo que você venda um bom produto e tenha ideias valiosas para a empresa, isso não vai garantir o sucesso da empresa. Há muito a ser feito na etapa mais complicada, que é a administração. Para isso, é necessário, além da visão empreendedora, ter alguns conhecimentos fundamentais de mercado e de negócio.

No Brasil, 50% das empresas fecham em até três anos. Ou seja, ainda que a vontade de empreender seja grande, a capacidade de administrar não acompanha isso. Se você não conhece ao menos o básico para gerir, dificilmente seu negócio vai decolar. Assim, o que surgiu como esperança de melhorias pode se tornar uma grande dor de cabeça. Mas acredite, dá para empreender com sucesso se você tomar as melhores decisões.

Para isso, nossas dicas foram feitas para que você saiba como conduzir cada etapa do seu empreendimento. Confira nossa seleção a seguir com 10 pontos que precisam da sua atenção!

1. Conheça as formas de empreender na internet

Há muitas, e boas, possibilidades de empreender online com uma abordagem inovadora e diferenciada. Para isso, você precisa pesquisar. Empreendedores que dedicam tempo a estudar marcas, as maneiras como se posicionam no mercado e como os negócios se desenvolvem têm maior chance de sucesso.

Esse tempo de pesquisa e entendimento de outros empreendimentos conduz a boas ideias e inspiração. Assim, você pode avaliar modelos de comercialização, entender como as empresas têm conduzido suas marcas e como isso ajuda a gerar resultados excelentes. Aí sim, sua ideia de negócio tem ótimas chances de dar certo. 

2. Faça um planejamento financeiro

Este é um dos motivos que mais fazem empresas fecharem mesmo nos primeiros anos. O caráter financeiro é decisivo na hora de passar por períodos de baixas nas vendas, justamente porque é feito com base em planejamento sólido. Portanto, o segredo é conhecer a fundo todos os custos do seu empreendimento.

Tenha controle rigoroso das despesas do negócio, além de todos os custos que você terá na produção, aquisição de produto, entre outros pontos. Assim, fica mais fácil projetar o mês seguinte, considerando não só o que você vai gastar, mas também o que ganha. Por fim, precificar adequadamente, considerar lucro desejado e custo do produto, é fundamental.

3. Defina seu público-alvo

Seu público tem expectativas muito bem definidas em relação à sua loja. Se você é capaz de cumpri-las, ótimo, isso deve resultar em sucesso. Para isso, portanto, é importante conhecer quem é esse grupo de consumidores que vai se interessar pelo seu produto e, dessa forma, se tornar um cliente do seu negócio.

O conceito de público-alvo considera detalhes mais gerais de quem compra da sua loja. Essas informações são:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • localização;
  • interesses gerais;
  • classe social.

Com base nessas informações, você venderá os produtos certos, poderá adaptar sua comunicação e vai conseguir atender todas as necessidades do público. Assim, sua loja estará melhor adaptada a quem será cliente dela.

4. Desenvolva certas habilidades

Aprender é um processo contínuo para quem está empreendedor. O motivo é simples: muitas vezes, você precisará trabalhar em vários setores por conta própria. Isso significa que você terá que ser do financeiro, do marketing, do comercial e também da logística. E se você não sabe sobre essas áreas, como fica?

Será necessário, muitas vezes, ir atrás de conhecimento que vai resultar no desenvolvimento de habilidades variadas. Você aprenderá a usar ferramentas de gestão e marketing, saberá como precificar seu produto e desenvolverá bagagem importante. O recado aqui é: pesquise e aprenda sobre todas as áreas do negócio!

5. Pesquise o mercado

Parte de aprender como empreender na internet passa pelas pesquisas de mercado. É importante que você as mantenha em um nível recorrente, se possível, trimestralmente. Isso porque tudo muda muito rápido, com novas tendências e oportunidades que surgem constantemente. Muitas dessas novidades podem ser usadas a favor da sua empresa.

Durante as pesquisas, você vai saber o que os concorrentes estão fazendo e o que esses negócios estão vendendo. A partir disso, consegue também avaliar se o seu consumidor tem se interessado por essas ofertas. Assim, fica mais fácil de entender o que pode ser implementado na sua empresa, visando mais vendas e maior lucro.

6. Promova sua autoridade

Autoridade é fundamental para que marcas consigam ser vistas como importantes dentro de determinado segmento de mercado. Esse é um processo contínuo e que não traz resultados do dia para a noite, mas que precisa ser iniciado o quanto antes. E uma das melhores formas de promover a autoridade da empresa é por meio do marketing.

As redes sociais são plataformas essenciais para mostrar ao consumidor, e ao mercado, que sua marca tem o que o público precisa. Portanto, crie conteúdo, tenha um blog e mostre sempre que sua empresa sabe o que o consumidor quer e tem o melhor para essas pessoas. Gradativamente, esse sentimento será absorvido pelo público.

7. Conheça as técnicas de e-commerce

O e-commerce tem suas particularidades e isso precisa ser conhecido pelas pessoas que vão trabalhar nesse mercado. É sempre muito possível ter sucesso nas vendas online, as você precisa ter conhecimento sobre algumas rotinas como:

  • gestão de estoque;
  • logística de envio;
  • logística reversa;
  • faturamento de notas fiscais;
  • atendimento ao cliente;
  • monitoramento do relacionamento com o consumidor.

São pontos que vão garantir o bom andamento do negócio dentro desse ambiente online. Quando tudo é conduzido de maneira especializada, as chances de sucesso aumentam. Por isso, estude sempre mais sobre como e-commerces funcionam e também sobre assuntos variados relacionados às vendas na internet.

8. Invista em marketing digital

Para que o consumidor perceba seu negócio de maneira estratégica na internet, você precisará investir em marketing digital. Esse trabalho significa posicionamento da sua marca de maneira adequada na web, garantindo que as pessoas cheguem a sua marca e consigam entender o que você faz, além de se interessar pelos seus produtos.

Quando falamos de marketing digital, algumas ações são fundamentais para ter uma estratégia que gere interesse, engajamento e vendas. São estas:

  • presença consistente nas redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • criação de conteúdo para redes sociais e blogs;
  • anúncios pagos em redes sociais e no Google.

Lembre-se de que nem sempre você precisa pagar para impulsionar posts ou criar anúncios. É muito importante investir em estratégias orgânicas, o que pode ser feito fortemente com conteúdos para blog e nas redes sociais.

9. Cuide da experiência do cliente

Seu consumidor estará, ainda que inconscientemente, avaliando todos os momentos de interação que tem com sua marca. Portanto, a parte de saber como empreender na internet passa por criar uma experiência impecável. Isso terá um impacto muito positivo nos resultados e vai fazer seu público amar sua marca!

Uma boa experiência é construída com momentos em que as coisas funcionam bem. Portanto, podemos falar que os pontos que não podem ser negligenciados pensando nessas interações são:

  • atendimento ágil e esclarecedor;
  • um site de fácil navegação;
  • uma boa oferta de opções de frete;
  • formas de pagamento variadas;
  • uma comunicação com o tom e linguagem certas;
  • um envio seguro e capaz de proteger o produto;
  • a venda de produtos de qualidade.

10. Escolha uma plataforma especializada

Uma boa experiência de consumo não acontece nos melhores níveis se você não tem um site de qualidade para vender seus produtos. Portanto, é indispensável contar com uma plataforma especializada para anunciar suas mercadorias e vendê-las de maneira fácil e, principalmente, segura para o negócio e para o consumidor.

Uma ótima solução para pequenos empreendedores é o Bagy. O aplicativo é de fácil uso, configuração simplificada e você pode cadastrar seus produtos sem dificuldades. E se qualquer coisa der errado, uma equipe de especialistas fica à disposição para prestar um suporte preciso e técnico.

Saber como empreender na internet é fundamental para ter uma empresa que tenha vida longa e, principalmente, próspera. Assim, você realiza seu objetivo de ter sua própria loja virtual e ainda garante sucesso financeiro.

Não perca tempo e conheça agora mesmo a Bagy para ter um site de vendas ideal para seu negócio!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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