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Redes Sociais

Aprenda a criar o seu plano de mídia nas redes sociais!

plano de mídia redes sociais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

No artigo de hoje vamos mostrar como é importante criar estratégias realmente eficazes para você criar uma ótimo plano de mídia redes sociais para sua loja online que te permita se comunicar melhor com seu público e, de quebra, aumentar bastante suas vendas!

Quem trabalha vendendo online e conta com a parceria das redes sociais precisa ter em mente que a presença digital é muito importante para a manutenção de um negócio rentável e lucrativo. Para isso, ter estratégias na hora de criar seu plano de mídia para redes sociais é um investimento que você precisa fazer o quanto antes. 

E não se engane ao pensar que este processo é penoso e demanda muito tempo. Saiba que, agora, as próprias redes sociais já estão pensando em seus criadores de conteúdo e desenvolvendo ferramentas para facilitar a vida de todos. Um bom exemplo disso é o Facebook Creator Studio, espaço virtual dentro do próprio Facebook que ajuda a gerenciar várias páginas de redes sociais.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo até o fim e obtenha ótimas dicas para te ajudar a criar seu plano de mídias para redes sociais hoje mesmo!

Mas, antes de conhecer todas essas estratégias, vamos entender a importância de elaborar uma boa estratégia de marketing?

O que é um plano de mídia?

Muitos empreendedores não dão a devida importância para as redes sociais, pensando que este é um canal feito apenas para compartilhar pensamentos e fotos bonitas. Este é um equívoco muito comum, mas que precisa ser corrigido para que sua loja online possa se aproveitar das diversas oportunidades que estes canais oferecem aos empreendedores de sucesso. 

Criar um plano de mídias para redes sociais é um passo importante para que sua loja ganhe  visibilidade e aumente o alcance entre os futuros consumidores. Mas, além disso, também é uma estratégia importante para que seu negócio começasse a anunciar pela internet o mais rápido possível, sem que as propagandas sejam impertinentes e acabam afugentando os clientes. 

Um plano de negócios para redes sociais ajuda você a antecipar situações, planejar conteúdos e, também, organizar suas redes de compartilhamento de ideias e informações para que elas se tornem atrativas para o público e relevantes dentro da própria plataforma. Portanto, não deixe suas redes sociais “para depois”. 

Investir um pouco de seu tempo e orçamento fazendo este trabalho de plano de mídia para redes sociais é uma decisão que te dará retorno certo e duradouro, desde que a constância seja mantida em ações e postagens. Assim, você conseguirá várias informações úteis para seu negócio, pois pesquisas podem ser feitas através das ações que você tomar em seu negócio.

E as vantagens de embarcar nessas estratégias não param por aqui, veja só! 

Por que criar um plano de mídias nas redes sociais?

Criar um atraente e eficaz plano de mídias para redes sociais é uma atitude que você não deve postergar por muito tempo em seu e-commerce. Isso porque, quanto mais tempo você empregar em desenvolvimento de ideias e organização de fluxo, menos tempo você gastará resolvendo futuros problemas que a falta de planejamento pode te trazer. 

Por exemplo: se o seu ramo de negócios lucra bastante com o dia dos namorados ou o dia das mães, você deve planejar com antecedência o que será feito em suas redes sociais nessa época. Desse modo, você terá mais tempo para receber os pedidos dos clientes e o alcance de suas postagens vai aumentar já que foram feitas com calma e esmero, atraentes para todos.

Portanto, saber direcionar suas energias e recursos é uma habilidade interessante de ser desenvolvida o quanto antes. Vamos conversar mais sobre isso!

Ser estratégico nas mídias

Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn… Essas são apenas alguns exemplos de redes interativas com as quais você pode trabalhar quando chegar a hora de elaborar seu plano de mídia para redes sociais. Muitas são as possibilidades, portanto sua estratégia precisa ser multidirecional para que os melhores resultados sejam alcançados enquanto ela estiver em curso. 

Saiba que existem pessoas diferentes em cada uma dessas redes, portanto você deve estudar um pouco cada uma delas para entender o que os usuários desejam em cada um desses espaços. Sua loja online se posicionará melhor se você for estratégico na hora de montar suas linhas de frente dentro desses variados ambientes.

Nos espaços adequados, converse com as pessoas corretas, na linguagem mais assertiva, e obtenha os melhores resultados. 

Conversar com o público certo

A partir da estruturação de um plano de mídia para redes sociais inteligente e dinâmico, você será capaz de se comunicar com seu público de maneira fluída, evitando o aparecimento de objeções na hora da venda, o que acaba melhorando bastante seu fluxo de vendas. Conhecer a linguagem de seu público é entender as necessidades dessas pessoas.

Ao adquirir uma expertise nas diversas redes sociais disponíveis, você consegue aumentar suas chances de venda nesses diversos canais. Portanto, não perca a oportunidade de se comunicar, conversando com o público certo nos lugares coretos. No mundo do planejamento nas mídias sociais, vale aquele velho ditado: “que não se comunica, se trumbica”. Portanto, atenção!

Agora que você já entendeu como é importante investir tempo montando um plano de mídia para redes sociais, é hora de colocar a mão na massa. Veja só!

Como criar um plano de mídia?

Para criar um bom plano de mídia, que atenda às necessidades de sua empresa e consiga se comunicar com os clientes de sua loja online, é preciso pensar na construção das atitudes  como quem elabora um passo por passo para uma viagem. Mas, nesse caso, você precisa pensar que a “viagem” será feita até o universo do seu futuro cliente. É preciso pensar nas grandes atitudes para, então, tomar as pequenas decisões. Veja só! 

Importante dizer que esse plano de mídia precisa levar em consideração o seu catálogo de produtos online e as estratégias precisam girar em torno dessas opções. Por exemplo, se você é especializado em produtos de beleza, seu plano de negócios para redes sociais precisa levar em conta essas particularidades. Portanto, preste bastante atenção quando for tomar suas decisões nesse quesito de sua loja online. 

Criar uma estratégia macro

Agora que você já viu como é fundamental ser estratégico nas mídias sociais, conversando com o público correto que te segue nas redes sociais, é importante pensar em criar uma estratégia macro para seu negócio. Por estratégia macro, entende-se que o empresário deve se preocupar em olhar sua loja online como um todo. Trata-se de um sistema vivo em que várias partes se relacionam em direção a um objetivo.

Por exemplo, se sua loja online trabalha para vender roupas femininas é interessante que você pense em como seu produto se relaciona com seu público em cada época do ano. No verão, as pessoas desejam peças diferentes para compor seus looks. Você pode fazer divulgações em suas redes batendo nesta tecla. E pensar em como montar as vitrines virtuais para essa situação específica. 

Ou seja, pensar com carinho em todas as questões que envolvem um plano de mídia para redes sociais já é olhar de forma macro para o marketing de sua loja virtual. Portanto, trabalhe com carinho e obtenha os melhores resultados para seu negócio!

Selecionar os KPI´s 

Você já deve ter ouvido em alguns lugares a sigla KPI, correto? Pois saiba que esta sigla nasce da língua inglesa e, em tradução livre, significa chaves de indicadores de performance. Na prática, esses indicadores servem para que você possa medir o sucesso das decisões que sua empresa toma nas redes sociais. Os empresários digitais que medem o sucesso de seus negócios conseguem direcionar melhor seus esforços quando se propõe a fazer um plano de mídia para redes sociais. 

Mas, calma, você não precisa se preocupar em acompanhar todos os KPI´s de destaque no momento para seu negócio. É possível, apenas, mensurar os índices que mais tem a ver com seu negócio em um determinado período do ano, por exemplo, Ou, você pode até ir trocando de tempos em tempos esse índice de mensuração. 

Preste bastante atenção nos índices e números gerados com esse acompanhamento porque essas serão as tendências de seu negócio por algum tempo. Interessante frisar que essas chaves de medida e acompanhamento são muito úteis para quando você for fazer o lançamento de um produto diferenciado para sua loja online, por exemplo. 

Portanto, atenção para essas poderosas chaves de monitoramento e consiga os melhores índices com sua loja online, independente do seguimento de vendas onde você esteja atuando.

Agora que seus objetivos e metas estão bem estabelecidas, é hora de pensar no investimento que será feito. Vamos juntos saber mais sobre o orçamento para a elaboração de seu plano de mídia para redes sociais!

Definir um orçamento

Para os empresários que desejam elaborar com firmeza e cautela seu plano de mídia para redes sociais é indispensável estar atento a um dos maiores desafios enfrentados por todos os empreendedores brasileiros: a elaboração de um orçamento possível e viável para a situação atual de suas lojas online. Na hora de pensar no orçamento que será gasto com seu plano de marketing e demais decisões para redes sociais é necessário ter os pés bem fincados no chão, porém o olhar voltado para as oportunidades do futuro. 

Isso, porque, quando o empreendedor especializado em vendas através de lojas online se preocupa em formatar um orçamento possível para suas estratégias de marketing, é possível estabelecer prioridades e caminhos mais inteligentes para que as metas de alcance e divulgação sejam alcançadas com maior rapidez e sucesso. Atualmente, existem as campanhas pagas e, também, as campanhas orgânicas. Você pode trabalhar nas duas frentes, sabendo onde fará seus investimentos financeiros e com que frequência isso será feito. 

As estratégias de mídia paga podem ser aliadas muito interessantes de seu negócio visto que você consegue impulsionar posts e fazer com que eles estejam disponíveis por mais dias em suas redes. Uma boa dica é reservar um pouco mais de orçamento para divulgações sazonais, como promoções de Dia dos Pais ou Dia das Crianças, apenas para citar alguns bons exemplos de datas onde as vendas aumentam. 

Pense que, no aspecto financeiro, ter uma boa estratégia também é fundamental

Escolher os canais

Para elaborar um plano de mídias sociais para sua loja online que atinja o sucesso em poucos passos, é importante que você escolha os canais por onde irá conversar com seu público, futuros consumidores dos seus produtos. Tenha perfis profissionais em todas as redes que julgar imprescindíveis para o seu negócio e saiba se comunicar de maneira adequada em cada um desses espaços.  

Seus seguidores precisam se sentir abraçados pelos conteúdos que você disponibiliza em rede. Além disso, é com essa comunicação que você terá mais chances de encantar as pessoas apra que acessem sua loja online. Por isso, ter um calendário de conteúdos e postagens é fundamental para que você frequente as redes com constância e qualidade. Nas redes sociais, as páginas de comércio são como casinhas que devem ser cuidadas com muito zelo. Afinal de contas, fica difícil confiar em uma loja online que abandona totalmente sua presença digital, não é verdade?

Monitorar os resultados

Por fim, mas não menos importante, é sempre necessário estar disposto a medir os resultados das ações que você estiver desenvolvendo ao longo do tempo em que for trabalhar para criar seu plano de mídia para redes sociais. Pense, por exemplo, em começar fazendo as métricas de um período pré estabelecido. Como estavam as vendas de sua loja online quando você colocou em prática as estratégias deste plano? Como estão agora, após um determinado período de tempo? Dessa maneira você saberá o que deu certo e o que precisa ser melhorado.

Essas medidas te ajudam, inclusive, a entender porque alguns produtos não vendem em sua loja online. De posse dessas informações você consegue refazer suas estratégias caso sinta essa necessidade. Assim, você acaba aumentando o alcance de suas páginas de negócios e, melhorando assim, as conversões de suas vendas através dos canais de suas redes sociais. 

Mudanças podem acontecer

Seu plano de mídia para redes sociais não é um projeto acabado. Ele pode ser modificado, recomeçado e reinventado sempre que houver necessidade de mudanças. Portanto, não seja rígido quando tomar suas decisões e saiba que, às vezes, as coisas não saem como o planejado. Em cada erro, há um aprendizado. 

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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