Redes Sociais

Facebook Creator Studio: saiba tudo sobre a ferramenta que ajuda a gerenciar as suas redes sociais!

Saiba tudo sobre Facebook Creator Studio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Tudo sobre o Facebook Creator Studio, a ferramenta para desktop e mobile oficial do Facebook que permite gerenciar o conteúdo das suas redes sociais com muito mais facilidade!

Que tal uma ajudinha na criação, no agendamento e no gerenciamento das suas postagens no Facebook e no Instagram? Essa é a proposta do Facebook Creator Studio, uma ferramenta oficial que centraliza as principais funcionalidades de negócios dessas duas redes sociais.

Você, lojista, sabe que fazer Marketing Digital não é moleza, especialmente quando o assunto é produção de conteúdo. Para dar conta do trabalho e não ser obrigado a perder horas com tarefas repetitivas, a saída é apelar para serviços externos.

O problema é que as grandes plataformas de monitoramento muitas vezes dificultam a vida dos empreendedores, especialmente os pequenos e os iniciantes. Os softwares têm muitas funções, as interfaces são confusas e, várias delas, são totalmente em inglês.

A boa notícia é que, nos últimos anos, o Facebook resolveu atender essa necessidade “pessoalmente”, disponibilizando serviços simplificados para as principais funções das suas plataformas. O Creator Studio é um deles, e neste artigo falamos tudo sobre a ferramenta e como utilizá-la. Continue conosco e confira!

O que é o Facebook Creator Studio?

O Facebook Creator Studio, ou Estúdio de Criação, foi o primeiro grande lançamento da gigante das redes sociais em 2020, ano no qual também estreou o Facebook Business Suite, outra plataforma voltada para empreendedores iniciantes.

Uma antiga versão do serviço já existia dentro do Gerenciar de Negócios do Facebook, mas só podia ser acessada pelo computador. A nova versão tem como principal destaque o aplicativo, disponível para iPhone e para celulares Android, cujas funções foram adaptadas para as telinhas móveis.

Acesso ao Facebook Creator Studio pelo celular

Acesse de qualquer lugar. Gerencie o conteúdo das suas páginas de qualquer lugar, a qualquer momento.” Play Store

Como seu próprio nome diz, o Creator Studio permite que você crie conteúdos para as redes sociais de forma fácil e sem limitação de formato. Com alguns cliques você pode até iniciar transmissões ao vivo e acompanhar as interações da audiência em tempo real pelo mesmo aplicativo. Mais fácil, impossível!

O foco da solução, porém, não é exatamente a criação, mas o gerenciamento de conteúdo. Em vez de ficar alternando entre suas páginas e perfis, você resolve tudo em um só lugar.

Como funciona o Facebook Creator Studio?

A principal proposta do Facebook Creator Studio é simplificar o gerenciamento de diferentes páginas do Facebook e perfis do Instagram. Sendo assim, ele é especialmente indicado a pessoas que cuidam de vários projetos simultaneamente, mas não apenas.

Embora seu destaque seja a centralização de contas, o serviço oferece funcionalidades que também são úteis para quem só tem um página ou perfil, como:

  • criar e editar postagens (em texto, imagem ou vídeo);
  • monitorar o desempenho (alcance, reações, comentários etc.);
  • responder mensagens e comentários;
  • agendar publicações;
  • fazer anúncios.

Sua interface não poderia ser mais simples. Praticamente tudo se resume a poucos cliques e configurações. Além disso, o visual é bastante organizado e limpo, o que permite que o usuário compreenda e se acostume rapidamente.

Gerencie seus posts através do Facebook Creator Studio
“Gerencie seus posts. Veja posts publicados e agendados ou publique rascunhos”. Play Store

Apesar de oferecer um aplicativo e um site à parte, o Creator Studio integra o Gerenciador de Negócios do Facebook. É mais uma solução do universo de ferramentas corporativas da empresa que funciona como um porta de entrada para empresas iniciantes.

Quanto custa usar o Facebook Creator Studio?

O maior atrativo do Facebook Creator Studio é que o serviço é totalmente gratuito, bem como as demais soluções da companhia. Pagamentos só são exigidos dentro da função anúncios, que usam a mesma estrutura de publicidade dos outros serviços da empresa.

Para gerenciar suas páginas e publicações, basta acessar o aplicativo ou acessar o site oficial pelo computador usando sua conta de usuário no Facebook. Todos os recursos serão exibidos para você imediatamente, sem necessidade de qualquer cadastro adicional.

Entre as ferramentas não oficiais, é quase impossível ter todas as informações e funcionalidades que o Creator Studio disponibiliza de graça e de maneira tão direta, ainda que ele seja relativamente básico. Sendo assim, mesmo que já seja cliente de outro sistema, vale a pena ter, pelo menos, o aplicativo instalado para realizar tarefas rápidas.

Quais são as vantagens e desvantagens de usá-lo para o Marketing?

Não existem ferramentas perfeitas e o Facebook Creator Studio, certamente, não é. A principal desvantagem dele é que o aplicativo ainda não exibe as funções para gerenciamento de perfis no Instagram, apenas para páginas do Facebook ― o que não faz muito sentido, uma vez que os usuários do Instagram são muito mais habituados a fazerem de tudo pelo smartphone.

Outro problema é a tradução para o português, que ainda não está completa no app. Nada que chegue a “travar” uma pessoa que não é habituada com o inglês, mas é o tipo de detalhe que revela que o projeto ainda está em desenvolvimento, o que não é ruim.

O Facebook atualiza suas ferramentas constantemente e, tendo em vista que o aplicativo do Facebook Business Suite já integra as duas redes sociais e está inteiramente traduzido, é certo que essas melhorias virão em breve no Creator Studio.

Comece a explorar o Facebook Creator Studio

Além de ser gratuita, outra vantagem da plataforma é a confiabilidade e a garantia de desempenho, afinal, ela é desenvolvida pelo próprio time do Facebook. Por outro lado, ela ainda não dispensa ferramentas externas mais completas. Soluções avançadas para gerenciamento de equipes, integração com outros tipos de plataformas e monitoramento de Marketing só são encontradas em serviços pagos.

É importante destacar, portanto, que o Creator Studio é desenhado para ser rápido e prático, especialmente para quem tem um pequeno negócio nas redes sociais e não necessita de ferramentas muito robustas, repletas de botões e informações detalhadas. Se é isso o que você precisa no momento, ele será perfeito!

Como usar o Facebook Creator Studio?

Se você já está habituada com a interface do aplicativo do Instagram, não verá muitos problemas ao se adaptar aqui. A aparência dos símbolos e menus é muito semelhante, ainda que tenham suas peculiaridades.

O Facebook está se esforçando para integrar a experiência das suas duas grandes redes sociais (o Facebook, propriamente dito, e o Instagram), embora ainda exista muito trabalho pela frente.

A seguir, ensinamos como usar o Creator Studio e realizar funções básicas na ferramenta. Vamos lá?

Acesse o Creator Studio

Como dito, o jeito mais fácil de experimentar o serviço é baixando o app oficial pela loja de aplicativos do seu smartphone.

Ao iniciá-lo pela primeira vez, você deverá informar seu e-mail e senha usados para logar no Facebook. Preenchidas as informações, basta clicar em “Entrar”.

Acesse seu perfil no Facebook

Em seguida, uma lista com as suas páginas no Facebook é exibida. Você deve escolher uma para prosseguir ou escolher a sua única, como no nosso exemplo.

Entenda o aplicativo

Na página inicial, ou Home, você tem um resumo dos principais dados de alcance, público (seguidores) e engajamento (interações) da sua página, e, logo abaixo, as suas últimas publicações. O desempenho apresentado leva em consideração os resultados da última semana em relação aos da anterior.

Se a sua página é nova (como a do nosso exemplo), as informações devem estar zeradas. Será preciso esperar alguns dias após publicar para visualizar algum dado mensurável.

O menu inferior é semelhante ao do Instagram. Da esquerda para a direita, temos:

  • Página inicial (Home): resumo das principais atividades da sua página;
  • Publicações: listagem dos seus posts publicados, programados e rascunhos, e onde você pode editá-los;
  • Insights: resumo dos resultados obtidos nos últimos 7 dias;
  • Caixa de Entrada: mensagens e comentários da página para você ver e responder;
  • Notificações: alertas e sugestões sobre sua página e seu conteúdo.

Crie e agende uma publicação

Para criar uma publicação, clique no ícone no canto superior esquerdo da tela e depois selecione um formato: vídeo, foto, ao vivo (transmissão) ou texto.

Agende uma nova publicação no Facebook Creator Studio

Selecione o conteúdo da publicação, elabore a descrição, depois clique em “Avançar”.

Criar publicação no Facebook Crator Studio

No menu seguinte, clique em “Publishing Options” (Opões de publicação) para escolher se deseja publicar imediatamente, programar ou salvar como rascunho. Se escolher programar, deverá informar a data e a hora desejadas.

Publicar no Facebook Creator Studio

Confira o Preview para ver se está tudo certinho. Para finalizar, clique em “Publish” (Publicar).

Programar publicação no Facebook Creator Studio

Gerencie suas publicações

Agora que você sabe como agendar uma postagem no Facebook Creator Studio, é hora de saber como gerenciá-las.

Acesse “Publicações” no menu inferior para ver todas as suas postagens. Para acessar as opções, clique no ícone dos três pontinhos dentro da publicação que deseja gerenciar.

Gerencia publicações no Facebook Creator Studio

De cima para baixo, suas opções são:

  • Ver insights: resultados da sua postagem nos últimos 7 dias;
  • Editar publicação: alterar o conteúdo, o texto ou a data de publicação;
  • Turbinar publicação: impulsionar postagem pelo serviço de publicidade do Facebook;
  • Ver no Facebook: abre um link com a sua postagem, como é exibida no Facebook;
  • Copiar link: gera um link da postagem para você compartilhar;
  • Excluir: apagar postagem e seus respectivos dados.

Responda mensagens e comentários

Para gerenciar mensagens e comentários, clique em “Caixa de Entrada” no menu inferior. Para visualizar, clique na mensagem ou comentário que deseja reagir ou responder.

Responder comentários no Facebook Crator Studio

O chat surgirá ou o post com o comentário em destaque. Para interagir, basta curtir ou responder como você faz no Facebook normalmente.

Gerencie seu Instagram

Para gerenciar o conteúdo do seu Instagram, precisamos migrar para a ferramenta em desktop. Usando um computador, acesse Facebook Creator Studio. Se não estiver logada no seu Facebook, precisará fazer isso.

Na página inicial, clique no ícone do Instagram no topo da página.

Gerencie seu Instagram através do Facebook Creator Studio

Na página seguinte, clique em “Conectar sua conta”.

Conecte sua conta do Instagram no Facebook Creator Studio

Uma mensagem surgirá informando sobre os dados que serão compartilhados. Clique em “Ok” para prosseguir. Na janela que se abrir, digite seus dados de login do Instagram e depois clique em “Log In”.

Faça o login com os dados do Instagram

Após logar, os dados do seu perfil no Instagram serão exibidos, assim como as opções de gerenciamento.

Crie uma publicação para Instagram no Facebook Creator Studio

Crie uma publicação no Instagram

Para publicar no Instagram usando o Facebook Creator Studio, clique em “Criar publicação” (botão verde) no menu lateral, insira os dados da sua postagem e clique em “Publicar”.

Publicar no Instagram através do Facebook Crator Studio

Rolando a página, você tem a opção de publicar simultaneamente na sua página do Facebook, Clicando em “Configurações avançadas”, você tem acesso a opções adicionais, como adicionar conteúdo de marca ou desativar comentários.

Gerencie suas publicações do Instagram

Você pode gerenciar o conteúdo do seu perfil comercial no Instagram por meio de um calendário. Essa visualização simplifica a organização da sua estratégia.

Calendário de publicações no Facebook Creator Studio

As demais opções, disponíveis no menu lateral, são:

  • Biblioteca de conteúdo: resumo das suas publicações e atividades;
  • Insights: resultados dos últimos 7 dias;
  • Monetização: investimento e resultados das suas campanhas (impulsionamentos e anúncios);
  • Contas do Instagram: nessa opção, você pode mudar a conta analisada.

Como você pôde perceber, o Facebook Creator Studio te permite gerenciar os conteúdos da sua página e do seu perfil no Instagram de uma forma super prática e intuitiva. Embora não seja o serviço mais completo, ele tem tudo o que pequenos e médios lojistas necessitam para expandir sua presença no mercado online e conquistar clientes nas redes sociais.

E por falar em conquistar clientes, você quer saber como atrair clientes no Instagram? Continue conosco e conheça as estratégias que você precisa adotar para aumentar seu engajamento na maior rede social do mundo.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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