Empreendedorismo

O que é Network: confira tudo que você precisa saber

Imagem ilustrativa de o que e network

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Network é uma prática que consegue fazer seu negócio crescer apenas ativando seus contatos profissionais. Conheça mais sobre ela e como aplicá-la neste post!

No universo do empreendedorismo, é comum que as pessoas tornem esse trabalho solitário e acreditem que só vão obter sucesso ao conseguir se virar sozinhas. Mas, para obter sucesso nessa área, é necessário ter a ajuda de terceiros.

Ao entrar em contato com outras pessoas da nossa área de atuação, conseguimos desenvolver uma mentalidade empreendedora que pode ajudar nos negócios e fazê-lo crescer rapidamente.

Por isso, cuidar do seu network se tornou uma peça chave para obter sucesso e atingir suas principais metas. Para conhecer mais sobre essa prática e como aplicá-la, é só continuar lendo este post!

O que é network?

O network é basicamente a sua rede de contatos profissionais. Ele indica as pessoas que você entra em contato ou se conecta em algum momento na sua trajetória para compartilhar vivências de trabalho e trocar insights sobre a área em que você estão inseridos.

Essa rede é super importante para você, pois ela pode influenciar os seus negócios e fazer a sua carreira crescer. Afinal de contas, todos sabemos que para chegar até algum lugar, além do nosso esforço, também precisamos da ajuda de terceiros. E é na sua rede de contatos, ou network, que você buscará essa ajuda.

Network ou networking?

Você já sabe o que é network, mas essa palavra também lembra outro conceito muito conhecido: o networking. Como sua semântica é muito parecida, é comum confundirmos os significados das duas. Mas aqui é importante saber diferenciar ambas para usá-las corretamente.

Sendo assim, network, como vimos no tópico acima, se refere a sua rede de contatos, que basicamente é uma lista de todos os profissionais que trabalham no mesmo setor ou em uma área relacionada a sua e que por isso conseguem ajudar você a crescer profissionalmente.

Já o networking se refere a um conjunto de práticas que você utiliza para ativar essa rede de contatos, ou seja, conversar com eles de forma que você consiga beneficiar a sua carreira. O networking também pode ser utilizado para aumentar o seu network.

Então, em resumo, o network é a sua rede de contatos que você vai aplicar práticas de networking para fazê-la crescer ou simplesmente ativar os contatos existentes para ajudar na sua carreira.

Porque o network é importante?

Durante a nossa vida, sempre precisamos da ajuda de outras pessoas para realizar algumas atividades. E no caso da nossa carreira, essa ajuda é ainda mais presente, porque precisamos das pessoas ao nosso lado para nos ajudar a crescer profissionalmente.

É a partir do outro que aprendemos as principais habilidades para realizar simples tarefas em um trabalho ou então gerenciar nosso próprio negócio.

Visto isso, ao ter um network e praticar o networking, estamos ajudando tanto nós mesmos a crescer, quanto o outro que pode se beneficiar das nossas experiências de vida e habilidade que adquirimos.

Além disso, ao fazer um bom network, é possível colher ótimos frutos, como:

  • Ter mais clientes no negócio;
  • Conhecer fornecedores de qualidade;
  • Melhorar a reputação do seu negócio ou marca pessoal;
  • Acessar novas estratégias e táticas que ajudam você a crescer;
  • Conseguir fechar uma parceria duradoura que traz diversos benefícios.

Sendo assim, cuidar da sua rede de contatos e buscar sempre conhecer novas pessoas da sua área, é uma prática que só tem a trazer pontos positivos para a sua vida.

Como fazer network?

Agora que você já sabe melhor o que é network e sua importância, precisa aprender a como aplicar isso na prática para poder colher seus benefícios. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você nesse processo!

Use as redes sociais

As redes sociais foram criadas para ser um ambiente onde trocamos experiências de vida e compartilhamos isso com amigos e familiares. Mas hoje em dia, ela se tornou um espaço muito utilizado para divulgar novos negócios e realizar vendas.

Você provavelmente deve usar as redes sociais para isso. Afinal de contas, o seu negócio digital precisa estar nas redes para ser conhecido.

Mas, no momento de fazer network, é interessante sair um pouco da bolha e enxergar novas possibilidades com a rede. Sendo assim, você pode tentar encontrar outros perfis e conversas com as pessoas por trás deles para criar um relacionamento ou parcerias com elas.

Lembre-se que as redes sociais foram criadas para ser um espaço de trocas e interações, portanto, nada faz mais sentido do que utilizá-las para conversar com sua rede e trocar experiências.

Saiba se expressar

Uma comunicação assertiva é a chave para fazer as pessoas entenderem a sua mensagem e assim conhecerem melhor você. Além do mais, uma comunicação feita com clareza ajuda a manter conversas e fazer as pessoas conversarem mais com você.

Por isso, no momento de realizar o contato com uma pessoa, comece a verificar a forma que você se comunica com ela e quais pontos podem ser melhorados nessa comunicação.

Outro item que deve ser analisado também é a sua linguagem corporal. Na hora de se comunicar, nosso corpo está passando uma mensagem a partir da postura, movimento das mãos, gestos e até a posição dos braços.

Sendo assim, aprender um pouco mais sobre linguagem corporal ajudará você a se comunicar melhor e também saber se o outro está recebendo bem a mensagem que está sendo passada.

Valorize a qualidade dos contatos

Na hora de fazer network, é comum que as pessoas se confundam no processo e acabam focando mais na quantidade de contatos que possuem. Porém, nesse caso, a quantidade de contatos não ajuda muito.

Você pode ter 200 pessoas diferentes para fazer network, mas se nenhuma delas acredita ou confia no seu trabalho, esse network se torna fraco e dificilmente vai trazer algo de volta. Além do mais, é difícil gerenciar o contato com 200 ou mais pessoas diferentes.

Por isso, na hora de fazer network, foque mais na qualidade do contato que você tem com a pessoa. Quanto mais qualidade o contato tiver, maiores são as chances de você e ele conseguir tirar bons resultados deste network

Trabalhe em um coworking

Muitas vezes, ser empreendedor pode se tornar um trabalho solitário ao não ter pessoas para dividir as alegrias e dificuldades do cotidiano. Mas, uma forma de evitar isso e contar com parceiras ao seu lado é trabalhar em coworkings.

Esses espaços estão cheios de pessoas de áreas diversas que podem ajudar você a melhorar o seu trabalho.

Ao dividir suas experiências com elas, você consegue fazer parcerias e amizades que podem tornar seu trabalho mais fácil além de fazer você alcançar novos clientes em potencial.

Se mantenha atualizado 

Na hora de fazer network, um dos pontos que mais assustam e até param as pessoas é quando temos que puxar assunto para iniciar uma conversa. Nesse momento, é comum dar um branco na mente e nenhum assunto vir à tona.

Para evitar essa situação, uma prática que você pode fazer é se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do seu mercado. Ao fazer isso, você poderá chegar em um evento e iniciar uma conversa atual que provavelmente o outro também terá bastante assunto para falar.

Sendo assim, uma forma interessante de se manter atualizado é se inscrevendo em newslettes, acompanhando os principais jornais online ou então configurando alertas no Google sobre tópicos relacionados ao seu setor.

Fique próximo dos contatos

Por fim, após iniciar o contato com uma nova pessoa, tente ao máximo não se afastar e ficar muito tempo longe. Para fazer com que esse network funcione, é interessante manter o contato com certa frequência.

E isso não precisa ser feito apenas com o envio de mensagens no privado, por exemplo. Você pode se manter presente ao compartilhar conteúdo do seu setor ou então enviar um convite de um evento que você sabe que é do interesse do outro.

O importante aqui é tentar manter essa conexão ativa para que a distância não os faça parar de conversar e assim não conseguir ajudar um ao outro.

Influência do network em vendas

Você já viu no decorrer deste artigo que ter uma rede de contatos de qualidade pode ajudar você a alcançar diversos benefícios que ajudam a crescer a sua carreira ou negócio.

Mas, será que esse network consegue influenciar as suas vendas? A resposta para isso é sim, praticar o networking traz uma forte influência na quantidade de vendas que você faz.

Quando você cuida da sua rede de contatos, você consegue aprender com ela e mostrar as suas habilidade e conhecimentos. Ao fazer isso, as pessoas vão enxergar em você mais profissionalismo ao lidar com seu negócio.

Dessa forma, a confiança no seu trabalho aumenta, o que facilita para que seus contatos te indiquem para clientes em potencial ou então comecem a utilizar seus serviços ou produtos.

Além disso, as trocas feitas com a sua rede de contatos podem fazer você conhecer novas formas de lidar com certos aspectos do seu negócio. Você pode aprender com um contato estratégias diferentes de vendas que permitirão que você aumente seu faturamento.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.