Empreendedorismo

Oportunidade de negócio: aprenda a identificar tendências de mercado

Imagem ilustrativa de oportunidade de negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma oportunidade de negócio é um empreendimento que atende a demanda do público e consegue se destacar dos concorrentes. Embora pareça simples, nem todos sabem como reconhecer uma ideia promissora.

Você sabe identificar uma oportunidade de negócio ideal para investir? Muitos empreendedores sonham em ter sucesso, mas poucos sabem como reconhecer esse conceito na prática.

No entanto, isso não é surpresa. Afinal, existe uma série de fatores necessários para transformar uma ideia comum em uma situação favorável de crescimento e lucros, e pessoas com pouca experiência podem ter dificuldade em realizar essa avaliação.

Por isso, o primeiro passo antes de começar a investir em um novo objetivo é saber quando ele é realmente oportuno.

Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo especial, para te ajudar a entender o que é uma oportunidade de negócio e quando encontrar uma.

Veja quais os fatores que definem esse conceito, saiba como reconhecê-lo e confira algumas ideias que estão em alta no empreendedorismo digital para você investir!

O que é uma oportunidade de negócio?

Uma oportunidade de negócio é um produto ou serviço que pode suprir as necessidades do mercado, atendendo ao que o público procura e apresentando chances concretas de retorno financeiro.

Embora pareça um conceito simples, ele demanda mais estudo de mercado, pois está diretamente atrelado ao que os consumidores estão buscando.

Além disso, também existem algumas características que ajudam a definir uma situação mais favorável para o empreendimento, como demanda, competitividade e chances de retorno.

Por exemplo, imagine uma região litorânea que registra uma média alta de temperatura. No entanto, não existe nenhuma sorveteria no bairro.

Essa pode ser uma boa oportunidade de negócio, pois não existem concorrentes, a demanda pode ser considerada alta e o empreendedor pode ter lucro.

Toda empresa apresenta uma porcentagem de sucesso, que pode aumentar ou diminuir com o tempo e de acordo com as tendências.

No entanto, antes de abrir qualquer estabelecimento ou começar uma nova operação, é essencial saber qual é esse percentual e os elementos que interferem sobre ele.

Onde e como encontrar uma oportunidade de negócio

Para aprender como encontrar uma oportunidade de negócio é essencial estar atento para alguns fatores, incluindo:

Pode parecer um processo complexo, mas conhecer esses pontos é o primeiro passo para determinar se uma situação é favorável para o empreendimento ou não.

Além disso, é essencial acompanhar não apenas as tendências do grande mercado, mas também dos microcenários, da região onde os seus futuros consumidores estão.

Isso porque nem todos os lançamentos, inovações e ideias revolucionárias que se tornam populares podem ser aplicadas em uma pequena localidade.

E se você está iniciando um novo negócio, deverá focar sua ação em uma região menor, antes de pensar em expandir a nível nacional, por exemplo.

Dessa forma, mesmo que uma ideia esteja se consolidando no mercado, nem sempre ela pode ser aplicada com sucesso no seu negócio local, o que torna importante conhecer os dois cenários.

Ainda, é fundamental levar em consideração os hábitos do público-alvo. Afinal, uma oportunidade de negócio só surge quando existe uma demanda a ser atendida.

Nesse caso, entender o que os consumidores procuram ajudará a transformar o empreendimento de modo que ele seja mais oportuno.

Oportunidade de negócio online

Por outro lado, se estamos falando sobre oportunidade de negócio online, os fatores de análise mudam um pouco.

Isso porque o ambiente virtual é amplo e globalmente conectado. Nele, não é necessário avaliar pontos como macrocenário ou tendências regionais, pois a localidade não influencia de maneira considerável.

Assim, uma situação favorável de empreendimento na internet é encontrada, principalmente, avaliando as demandas do público.

Não importa a sua região física, todos os consumidores estão no mesmo lugar, que é a rede. Se eles estiverem à procura de alguma necessidade, essa será a oportunidade de negócio a ser avaliada.

No entanto, mesmo que fatores como localidade não interfiram, existem outros elementos importantes para a sua avaliação, como a concorrência.

Afinal, a internet é um ambiente extremamente competitivo, e nem sempre uma ideia inovadora será oportuna em um nicho com mais pessoas atuando.

Desse modo, para aprender como encontrar uma oportunidade de negócio online, é essencial estar atento ao público, mas também às movimentações que acontecem na rede, quantas pessoas estão investindo naquele segmento e quais as suas reais chances de ter sucesso.

Qual a diferença entre ideia e oportunidade de negócio?

Uma ideia é a representação mental de algo, um pensamento criativo acerca de alguma coisa. Enquanto isso, uma oportunidade de negócio é o conceito que define uma possibilidade de empreendimento com mais chances de sucesso.

Muitas pessoas entendem essas duas concepções como sinônimos, e apesar delas serem parecidas, não significam a mesma coisa.

Todo negócio surge de uma ideia. A possibilidade de fabricar um produto ou oferecer um serviço é um pensamento que pode surgir na mente do empreendedor.

No entanto, nem toda ideia é uma oportunidade de negócio, pois elas nem sempre apresentam a viabilidade de atender a demanda, se destacar da concorrência e se consolidar como um plano bem-sucedido.

Assim, toda situação favorável a um novo empreendimento é uma ideia, mas nem toda ideia de comércio é oportuna.

Por outro lado, um pensamento pode se transformar em um negócio com mais chances de sucesso.

Basta realizar a pesquisa de mercado e dos fatores apontados para entender qual a demanda que precisa ser atendida, e como a ideia pode virar uma oportunidade de negócio e, com isso, gerar mais lucros.

Como identificar uma oportunidade de negócio?

Muitos empreendedores sonham em encontrar uma oportunidade de negócio e construir um comércio bem-sucedido.

Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a identificar uma ideia promissora e colocá-la em prática.

Veja o que pode te ajudar a avaliar uma chance oportuna de empreendimento:

Ideia atrativa e útil

Antes de mais nada, é importante definir se a ideia é atrativa. Ou seja, se o público-alvo irá considerá-la interessante, e se ela pode atender a uma necessidade.

Esses dois elementos são importantes na construção de uma oportunidade de negócio. Isso porque a possibilidade deve, claro, satisfazer a demanda, mas ela também precisa ser atraente.

Caso contrário, não poderá chegar até os consumidores e fazer com que eles considerem consumir aquele produto ou contratar aquele serviço.

Além disso, uma demanda pode ser mais concorrida, mas uma abordagem atrativa fará com que o negócio se destaque da concorrência.

Assim, sempre busque avaliar se a ideia é útil para o público, e se também é atrativa.

Durabilidade

Um dos pontos para identificar uma oportunidade de negócio é a durabilidade que ele apresenta.

Muitas ideias criativas podem surgir da sazonalidade, ou seja, uma tendência que aparece em determinada época do ano.

No entanto, nem sempre esse empreendimento é durável, e pode se sustentar fora desse período.

Por exemplo, uma loja que vende apenas ovos de Páscoa pode ter altos lucros em uma época, mas não será tão procurada no resto do ano.

Uma alternativa seria investir em uma chocolateria, que pode se sustentar com vários produtos o ano todo.

É importante avaliar quais as chances da sua ideia se manter em alta. Se ela for capaz de sobreviver a vários períodos sazonais, então é uma oportunidade de negócio a ser considerada.

Valor agregado

Ainda, para identificar uma oportunidade de negócio, é essencial considerar o valor agregado que o produto ou serviço irá oferecer para o público.

Embora o fator principal seja atender a uma demanda, é essencial trazer mais que isso, e apresentar benefícios concretos para os consumidores.

Caso contrário, o empreendimento não conseguirá se destacar da concorrência.

Por isso, é essencial ter um valor agregado ao produto, seja a possibilidade de preços mais acessíveis ou uma qualidade que o mercado ainda não possui.

Assim, será possível atender as demandas do mercado de forma concreta, conquistando o público não apenas por satisfazer suas necessidades, mas por oferecer algo a mais para ele.

Identificar uma oportunidade de negócio é saber quando o empreendimento pode se tornar melhor que os demais, quando o produto é único para o público.

Se a ideia apresenta esses fatores, ela pode ser convertida em uma possibilidade real de lucros e crescimento.

Conheça 6 oportunidades de negócio que vem dominando o mercado

Se você está procurando uma oportunidade de negócio para investir e realizar o sonho de ter o próprio empreendimento, existem algumas ideias que podem te interessar.

Veja 6 possibilidades que estão dominando o mercado nos últimos anos e porque você pode considerá-las para dar o próximo passo na sua jornada empresarial:

1. Revenda online

Uma das possibilidades de negócio que a internet proporciona é a revenda online.

Esse formato de negócio mantém sua popularidade há muitos anos, mas, agora, substitui os catálogos de papel e as visitas domiciliares por sites e páginas nas redes sociais, que são mais práticas e acessíveis.

Atualmente, milhares de revendedores encontraram cenários oportunos na internet para trabalhar com essa atividade.

Isso porque é mais fácil dos clientes encontrarem o produto que procuram, realizar o pedido e recebê-lo em sua casa, de maneira prática e rápida.

Ainda, a internet também permite desenvolver diversas formas de agregar valor para os compradores, o que torna a revenda online uma boa oportunidade de negócio.

2. Negócios com baixo investimento 

Algumas pessoas podem acreditar que uma boa oportunidade de negócio surge apenas de altos investimentos, mas o contrário também é possível.

Empreendimentos com baixo investimento estão ganhando espaço no mercado por conta das suas características, como atuação artesanal e acessibilidade para o público. Alguns exemplos são:

  • Alimentação, como preparar doces gourmet em casa;
  • Beleza, como atendimento de manicure;
  • Consultoria e aulas particulares;
  • Artesanato, como costura e bordado.

Embora pareça que essas ideias não possuem potencial, elas trazem um valor diferenciado para o público, e são ideais para atender demandas regionais.

Assim, ao satisfazer as necessidades do público e se destacar dos concorrentes, ideias de baixo investimento podem se transformar em uma oportunidade de negócio.

3. Marketing digital

O Marketing Digital se tornou um dos segmentos mais populares dos últimos anos, e não a toa. Afinal, ele é a resposta para atender a uma forte demanda que surgiu para as empresas.

O público migrou para a rede, e as companhias também precisam fazer isso. No entanto, para atingir seus clientes no ambiente online, é necessário ter novas abordagens, que é o que a área propõe.

Por isso, investir nesse segmento, tornando-se um profissional de marketing digital e entendendo suas dinâmicas, pode ser uma oportunidade de negócio, pois existem diversas demandas para atender e diferenciais que podem ser alcançados.

4. Dropshipping 

A internet proporcionou o surgimento de muitas possibilidades interessantes para novos negócios, e um deles é o Dropshipping.

Essa é uma modalidade onde você trabalha com um parceiro comercial para guardar e enviar seus produtos. Assim, não precisa, necessariamente, desenvolver uma mercadoria inovadora para começar a ter lucros.

Quando o cliente compra um item, o parceiro repassa o pedido para você, que resgata no estoque e envia até o endereço.

Assim, o vendedor ganha com a facilidade de ter um armazenamento profissional em outro lugar, e você pode ter um negócio sem precisar fabricar os produtos.

5. Desenvolvimento WEB

O avanço da tecnologia também trouxe novas necessidades para a rede, e uma delas é a criação de sites, aplicativos e programas. Para isso, é necessário que existam desenvolvedores web.

Essa profissão se tornou muito valorizada nos últimos anos, pelas possibilidades que apresenta.

Nesse caso, se você tem conhecimentos na área de programação ou se interessa pela área, pode trabalhar com o desenvolvimento para internet, criando softwares para atender as necessidades do mercado.

6. Influenciador digital

Por fim, uma oportunidade de negócio online que também se popularizou é ser um influenciador digital.

Essa atuação se tornou massiva nas redes sociais, justamente por ser uma possibilidade interessante de crescimento e consolidação.

Além de serem personalidades conhecidas em seus meios, os influenciadores também podem ganhar parcerias, patrocínios e fechar contratos de publicidade.

Ainda, é uma atividade que se conecta com o público, atendendo demandas como tirar dúvidas e passar credibilidade sobre determinado assunto. Por isso, é uma opção que vale a pena considerar.

Tendências de oportunidade de negócio

As tendências de oportunidade de negócio para o futuro estão seguindo a migração digital, e se concentram na internet.

A praticidade, agilidade e facilidade de encontrar os produtos desejados fazem com que os consumidores concentrem suas buscas na rede. 

Por isso, surgirão cada vez mais demandas online, e chances favoráveis de ser bem-sucedido atendendo a essa necessidade.

Ainda, vale a pena ficar de olho nas segmentações, que são uma tendência crescente. Afinal, existem cada vez mais demandas específicas, e públicos que buscam nichos menores para atendê-los.

Dessa forma, em vez de atuar no macro, cada vez mais empreendedores poderão encontrar chances de sucesso no micro.

Ideias de negócios inovadores

Além de trabalhar na internet, algumas ideias de negócios inovadores podem estar nos valores que o público está buscando.

Pilares como sustentabilidade, ecologia e diversidade estão se tornando essenciais na construção de um novo empreendimento. Por isso, não deixe de conferir possibilidades como:

  • Alimentação saudável;
  • Cosméticos veganos;
  • Produtos artesanais, sem fabricação em larga escala;
  • Reutilização, como brechós.

Esses são alguns mercados inovadores que você pode conhecer para encontrar a oportunidade de negócio perfeita para investir.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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