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O que é ROI, como calcular e como ele interfere no meu negócio?

O que é ROI?

Veja o que você irá encontrar neste artigo

ROI (Return Over Investment), ou retorno sobre o investimento em tradução livre, é um indicador que calcula o quanto a sua loja teve de receita — ou lucro — em relação ao que foi investido para uma ação específica.

Quando temos um negócio, o que mais desejamos é que ele cresça, certo? Para que isso aconteça, além dos esforços para criar as estratégias certas, é preciso saber mensurar os resultados de cada um deles e é aí que entra o ROI. Você já ouviu falar dele?

Você pode até achar que essa é só mais uma das siglas existentes no mundo da gestão empresarial, mas ela é extremamente importante e está diretamente ligada ao sucesso do seu e-commerce. Isso porque é esse indicador que vai mostrar se qualquer investimento feito no seu negócio gerou receita ou não.

Neste post, nos aprofundaremos um pouco mais no conceito de ROI, mostraremos para que ele serve, quando — e como — calcular e outras informações relevantes sobre ele. Acompanhe!

O que é ROI?

ROI vem do termo em inglês Return Over Investment, ou retorno sobre o investimento em tradução livre. Esse indicador, basicamente, representa a relação entre todo o dinheiro que foi investido em um projeto e no valor conseguido por conta dele. De uma maneira mais simples, ele calcula o quanto a sua loja teve de receita — ou lucro — em relação ao que foi gasto para realizar uma ação específica.

Ele é fundamental no mundo dos negócios e pode ser aplicado em qualquer ação em que o objetivo principal seja o de melhorar a lucratividade de uma empresa — mesmo que indiretamente. Você, na sua loja, pode mensurar o ROI de ações de marketing, de campanhas de lançamento, qualquer investimento financeiro que fizer ou até mesmo das melhorias para o seu negócio de uma maneira mais geral.

Aqui, é importante deixar bem claro que esse indicador é medido apenas com base em ações passadas, ou seja, em tudo o que você já investiu. Dessa forma, não é possível prever exatamente o ROI de futuros investimentos. Apenas conseguimos fazer estimativas de quanto pode ser esses ganhos e elas podem se concretizar ou não.

Para que serve esse indicador?

O ROI serve para indicar qual foi o retorno obtido sobre o investimento feito em uma campanha ou ação de marketing dentro da sua loja. Os seus resultados também são capazes de demonstrar quais estratégias foram as mais eficientes e quais não trouxeram o resultado esperado. Com ele, você consegue ajustar todo o planejamento para minimizar os prejuízos e aumentar as vendas.

Outro aspecto que esse indicador também ajuda é no investimento de novas ferramentas. Ao invés de investir — ou continuar investindo — naquelas que não trazem bons resultados, com a ajuda do Retorno Sobre o Investimento o negócio consegue direcionar o seu orçamento para implementar novas técnicas e processos que consigam trazer mais lucratividade e otimização no trabalho, tanto no presente quanto no futuro.

Quando calcular?

De modo geral, podemos dizer que o ROI pode ser calculado dentro de qualquer ciclo de investimento de dinheiro para uma ação específica da loja — em especial no fim de cada um. O objetivo é fazer uma análise das ações da empresa para avaliar o impacto financeiro gerado por uma campanha de vendas, por exemplo.

Outra maneira possível de utilizar o indicador é para fazer estimativas antes de tomadas de decisão. Não custa lembrar, porém, que essas previsões podem não ser 100% precisas. O nível de acerto, no entanto, pode até ser bem alto se forem utilizados dados qualificados para esse cálculo.

No caso específico de marketplaces, e-commerces e plataformas de venda, é possível calcular o ROI por meio do acompanhamento das métricas de SEO. Elas são as responsáveis por apontar os resultados das ações de otimização nos mecanismos de busca online, como o Google e o Bing.

Com esses dados em mãos, você poderá comparar os objetivos que foram definidos anteriormente — na fase do planejamento — com os resultados obtidos na campanha. Se eles forem positivos, significa que o investimento foi bem-feito e valeu a pena. Já se ficar abaixo do esperado, será possível pensar em novas estratégias para reverter essa situação e melhorar no futuro.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é bem simples de ser feito. É só subtrair o ganho obtido com o investimento pelo valor que foi investido. Em seguida, dividir esse resultado pelo mesmo valor do investimento. A seguinte fórmula pode deixar ainda mais simples:

ROI = (Ganho Obtido – Investimento) / Investimento x 100

Aqui, é preciso ter um pouco mais de atenção. Como o Retorno Sobre o Investimento é uma relação, quando fazemos a divisão de um valor por outro valor, não chegaremos a uma medida específica. Para isso, basta multiplicar o resultado do valor por 100 que, assim, conseguimos considerar essa medida em percentual.

Exemplo de cálculo do ROI

Para deixar ainda mais claro como fazer esse cálculo, vamos a um exemplo. Imagine que uma determinada empresa investiu R$ 2 mil em campanhas nas redes sociais. Por meio dele, os donos conseguiram um valor de R$ 3.500 em vendas em apenas um mês.

Ao aplicar a fórmula para descobrir o ROI dessa campanha, temos o seguinte resultado:

ROI = R$ 3.500 (receita) – R$ 2 mil (custo) / R$ 2 mil (custo total)

Quando dividimos R$ 1.500 — o resultado da subtração — pelo custo total, que foi de R$ 2 mil, o valor obtido é 0,75. Ao multiplicá-lo por 100, chegamos a 75%. Isso significa que para cada 1 real investido na campanha, o retorno é de 75% desse valor.

Nesse caso, o ROI pode ser considerado como positivo. Ele só é negativo quando os valores ficam abaixo de zero, como – 45%, o que significa que mesmo com todo o investimento financeiro realizado nas campanhas de venda, o negócio perdeu dinheiro ao invés de lucrar.

Como o ROI interfere nos negócios?

O ROI interfere nos negócios de forma bastante direta porque esse indicador é adequado a todos os investimentos feitos dentro da empresa, sejam eles feitos para campanhas de marketing, lançamentos, propaganda ou qualquer outro. Além disso, possíveis investidores também podem olhar para ele quando forem avaliar a sua empresa. Então, se o seu intuito é crescer e expandir, precisa começar a utilizá-lo.

Atentar-se a esse indicador também permitirá que o seu negócio planeje as próximas metas com base em resultados que sejam possíveis de alcançar, já que o que foi realizado anteriormente já foi previamente avaliado. Com ele também é possível identificar o tempo médio que os investimentos levam para trazer retorno.

É preciso também ter sempre em mente que o seu negócio deve entender o que esse Retorno Sobre o Investimento significa para ele como um todo e como essa métrica influencia os objetivos. A partir daí, é possível traçar metas realistas que podem ser monitoradas constantemente.

Quais as suas limitações?

Assim como qualquer outro índice de performance, o Retorno Sobre o Investimento não consegue ser analisado individualmente — ou, ao menos, sem o apoio de outras métricas. Caso contrário, os resultados apresentados poderão ser imprecisos, incompletos e até mesmo duvidosos.

Além disso, o seu cálculo pode ser manipulado ou não seguir um padrão único — caso quem faça esse cálculo não definir bem os números utilizados na forma. Isso pode acontecer quando, por exemplo, duas pessoas da mesma empresa calculem com base em valores diferentes. O resultado não será igual e novos cálculos serão necessários.

Fazer essa análise mais integrada no ROI é importante porque o seu cálculo pode ser afetado por noções muito subjetivas — como aumento da produtividade ou da imagem do e-commerce no mercado. Além disso, o indicador tradicional desconsidera alguns fatores externos importantes, como a depreciação de valores causadas pela inflação.

Aqui também é importante pontuar que o Retorno Sobre o Investimento é um indicador mais centrado nas análises de rentabilidade de curto prazo. Isso significa que ele ignora investimentos de longo prazo e isso acontece porque considera apenas as receitas e custos envolvidos no período corrente. Ou seja, ele não inclui no seu cálculo como esses investimentos e gastos podem afetar a rentabilidade do negócio com o passar do tempo.

Quais as consequências de não calcular o ROI?

O ROI, como dito anteriormente, é uma ferramenta que oferecerá indicadores que poderão ser utilizados em estratégias para melhorar os resultados financeiros da sua loja. Então, se você não fizer esse cálculo, desperdiçará essa grande oportunidade. Além disso, como ele é um grande recurso para a formação de indicadores de desempenho, correrá o risco de ficar sem eles também.

Lembre-se de que com esse cálculo é possível montar estratégias para viabilizar novos projetos, identificar os melhores produtos, fazer lançamentos e qualquer outro investimento que achar relevante para o futuro. Tudo isso será feito com base em resultados atingíveis e não somente no “achismo”.

Por fim, tenha em mente que o Retorno Sobre o Investimento também oferece uma ideia do risco de novos projetos. Em tempos de instabilidade econômica, utilizar esse método é uma maneira de aumentar a segurança dos negócios e do seu e-commerce. Além disso, é uma forma adequada de avaliar projetos em contextos como risco — se é elevado ou não. Pense nisso!

Como você pôde notar, o ROI não é importante somente para calcular quanto lucro sua loja conseguiu com uma ação, mas também pode ser utilizado para projeções futuras quando for utilizado como um comparativo.

Por esse motivo, é importante entender como ele funciona e como fazer o seu cálculo para não perder todos os benefícios que esse indicador proporciona. Gostou do conteúdo do texto? Então para continuar no assunto sobre retorno sobre investimentos, descubra agora mesmo como começar a vender roupas com pouco dinheiro!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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