Neste artigo, nós vamos te contar como funciona uma loja de relógio online estruturada do zero, apresentar as principais vantagens de empreender pela internet e, além disso, te explicar quais as principais decisões que precisam ser tomadas para que você abra sua loja online de relógios hoje mesmo.
Relógios não são, apenas, acessórios que ajudam a compor o look de cada dia. Também são instrumentos super necessários para que a gente se organize durante os afazeres do cotidiano. Afinal, saber que horas são, e se você está atrasado ou adiantado, ajuda bastante na rotina, não é verdade? E nem sempre nós temos o celular do lado para checar o tempo.
Então, entender o passo a passo de como montar uma loja de relógio online que funciona e converta clientes para o seu negócio é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Assim, você será dono da melhor loja de relógios online da sua região. Leia este artigo e conheça todos os detalhes para arrasar na hora das vendas!
Aqui, vamos te oferecer todas as informações relevantes para que você monte sua loja online para vender relógios. Confira a seguir!
Como funciona uma loja de relógios online?
Antes de optar por vender relógios pela internet, é interessante analisar o negócio como um todo. Por exemplo, pensar nos possíveis riscos que uma loja online especializada em vendas de relógios pode trazer para os empreendedores. Portanto, é importante estruturar uma ampla pesquisa mercadológica antes de colocar seus produtos no ar.
De modo geral, tenha em mente que você precisa ter noções de funcionamento de sites, saber um pouco sobre gestão de estoque, conhecer seus concorrentes e, também, dominar as técnicas de vendas para encantar seus futuros compradores. É preciso que você acompanhe a jornada do cliente do começo ao fim para garantir a conversão das vendas.
É preciso ter em mente que empreender no Brasil é um desafio bastante satisfatório. Afinal de contas, essa escolha de vida traz recompensas maravilhosas como liberdade para atuar em outros ramos e flexibilidade de horários. Além disso, é importante pensar que as adversidades transformam o empreendedor em um verdadeiro especialista em seu ramo de negócios.
Investir algum tempo nessa análise cuidadosa evita que você tenha qualquer custo inesperado ou, ainda, contribui para que você tenha os lucros esperados para os investimentos feitos. Desse modo, seu negócio de vendas de relógios online cresce e você consegue investir em melhorias, estando atualizado com as maiores demandas do mercado.
Agora que você já tomou consciência dessas importantes providências, é hora de saber passo a passo como vender relógios pela internet. Siga este artigo até o fim e descubra todos os segredos!
Procura pela internet
Já ouviu aquela célebre frase que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Se você tem o sonho de vender relógios em uma loja virtual, saiba que você precisa ter uma estrutura segura e adaptável para as demandas de seu negócio. Essa estrutura deve te fazer visível para os clientes quando eles fizerem buscas online. Portanto, atenção aos detalhes.
Contar com uma plataforma de vendas segura, responsiva e estável é parte fundamental para que você tenha sucesso e ganhe dinheiro vendendo relógios pela internet. Antes de comprar um produto, o consumidor faz uma busca e você precisa aparecer nela Você pode se cadastrar no Google Ads, por exemplo, para obter resultados com seus anúncios publicitários.
Entender qual tipo de mercadoria você pretende vender é importante para que você pense em sua estratégia de vendas. Vamos conversar um pouco mais sobre isso?
Escolha do relógio
O mercado apresenta uma infinidade de relógios, dos mais simples aos mais tecnológicos. Para se ter uma ideia, os wearables, aqueles relógios super modernos que marcam a quantidade de passos que uma pessoa dá por dia por dia, faturou cerca de 635 milhões de reais apenas no primeiro trimestre de 2021. Mas os relógios clássicos não ficam atrás: os modelos tradicionais, inspirados em grandes joalherias do mundo, sempre estão na moda.
E os usuários que buscam modelos específicos gostam de ver o que estão procurando com o maior número de detalhes possível. Então, escolha qual mercadoria vender e se foque nessa porção de mercado Invista em uma boa vitrine virtual para expor suas mercadorias e garantir que o cliente fique interessado nas peças diferenciadas que você tem para vender.
Após fazer essas importantes escolhas de mercado, vá para o passo seguinte, que é entender como trabalhar com essa mercadoria.
Pesquisa de preços e prazos
Após escolher qual relógio você deseja vender pela internet, é hora de focar nas melhores soluções de escoamento de sua mercadoria. Afinal, não adianta nada vender se você não sabe como enviar, certo? Portanto, você precisa entender quais as melhores maneiras de envio e como essas ferramentas trabalham seus prazos de entrega.
Entender como calcular o frete no seu e-commerce para atrair mais clientes é indispensável para que você consiga boas conversões. As empresas de entrega costumam trabalhar com tabelas específicas por região e peso do produto e isso é muito interessante para sua loja online que vende relógios. Usando essas ferramentas, você consegue se programar melhor.
Deixar clara sua política de envio ajuda o cliente a montar um carrinho de compras, assunto para nosso próximo tópico.
A montagem do carrinho de compras
Agora que você já entende a importância de ser encontrado pelo seu cliente, bem como tomou consciência sobre o porquê de oferecer boas mercadorias com um frete atrativo, é importante se informar sobre a importância de evitar o abandono recorrente de carrinhos de compras em sua loja online que vende relógios.
É preciso, primeiro, investigar porque isso está acontecendo em sua loja online de relógios e com qual frequência os clientes tomam essa atitude. Geralmente, os clientes desistem de suas compras porque sentem dificuldade em fazer um cadastro. Também desistem quando é muito difícil fazer a compra, o preço não está competitivo ou o frete é caro demais.
Para todas essas questões existem estratégias e soluções viáveis para o seu negócio. Nesse caso, o segredo é fazer uma pesquisa diagnóstica e agir após ter os resultados em mãos. Tudo esclarecido, seu cliente precisa saber como irá pagar por sua compra. Saiba mais sobre isso continuando a leitura.
Escolha da forma de pagamento
Para que as operações de uma loja de relógios online aconteçam de maneira mais eficaz, dinâmica e segura, você não deve colocar todos os ovos apenas em uma cesta. Trocando em miúdos, isso significa que você precisa contar com uma um bom leque de formas de pagamento para facilitar ao máximo a vida de seus futuros compradores.
Hoje em dia, o mercado oferece aos empreendedores várias formas de receber por suas vendas. Por exemplo, você pode aceitar em sua loja online que vende relógios o PIX, boleto, cartão de crédito, apenas para citar algumas. Cada uma dessas formas de trabalhar com dinheiro têm suas particularidades e você pode traçar estratégias de marketing para cada uma.
Compra concluída, é importante saber a opinião do cliente. Saiba agora o porquê.
Avaliação do cliente
Os comerciantes antigos acreditavam que a propaganda dos clientes era a melhor maneira de se fazer conhecido em seu ramo de atuação. Hoje em dia, esta máxima continua sendo verdadeira: o boca a boca positivo e as indicações de sua marca são a melhor forma de conseguir uma ótima reputação quando pensamos em venda online de relógios.
Agora, a forma de conseguir boas avaliações mudou. Uma importante ferramenta é a avaliação feita pelos clientes com comentários positivos em seu site. Outra maneira de conseguir ser bem avaliado é através do número de estrelas que cada compra consegue em sua loja virtual, o que é possível através da boa experiência do cliente em sua loja de relógios.
Conseguir estas avaliações positivas faz com que sua loja também apareça mais para os sites de busca, como o Google. E, como as avaliações muitas vezes são espontâneas, o custo é zero para sua empresa. Muitas são as vantagens de abrir uma loja virtual que vende relógios. Descubra mais algumas a seguir.
Quais são as vantagens de investir em vendas de relógio pela internet?
Empreender investindo em uma loja virtual de relógios é um mercado que deve ser explorado. Muitas pessoas estão em busca de um novo item e você realizar o desejo delas. Agora, você já está por dentro de como funciona uma loja online de relógios na prática.
Mas, caso você ainda esteja em dúvida sobre investir em um ponto de vendas físico ou montar um site, tudo bem. Vamos te dar algumas boas razões para pensar seriamente em montar um e-commerce especializado em relógios. Veja só!
Reduz a burocracia em ter uma relojoaria
Um ponto de vendas não digital pode parecer um bom negócio a princípio. Contudo, saiba que ter uma relojoaria física acaba obrigando sua empresa a arcar com algumas novas responsabilidades.
Existem burocracias que precisam ser resolvidas quando pensamos em negócios não digitais. Para manter uma loja física, é necessário arcar com alguns impostos e o empreendedor deve se responsabilizar por taxas que não existem no ambiente digital.
Além disso, os passos para abrir uma loja online não são tão complicados para o empresário e os custos são bem menores. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.
Diminui os custos para manter um ponto físico
Aprender como vender relógios pela internet passa pela decisão de onde realizar essa venda e como vender. As lojas físicas precisam de muita manutenção e acabam exigindo do empreendedor maior empenho para resolver muitas burocracias que podem surgir pelo caminho.
Além disso, uma loja física exige que sejam pagas contas de água e luz. Pontos físicos também exigem o pagamento de taxas diversas, o que não acontece nas lojas virtuais. Além dos custos financeiros, é interessante considerar o tempo que o empreendedor gasta para ir até a loja física, o que não existe em um formato digital.
Outros custos que precisam ser colocados na balança quando você for optar por uma loja online são os custos de divulgação. Veja só!
Aumenta as chances de visibilidade da loja
Fazer propaganda e ações de marketing em ambiente digital é mais simples e barato que trabalhar ações de marketing em pontos físicos de vendas de relógios. E um bom plano de negócios para sua empresa precisa contar com decisões acertadas de divulgação.
Com um pequeno investimento inicial, você já consegue bons resultados. Quando for pensar em uma estratégia de marketing para as necessidades das vendas de relógio de seu e-commerce, tenha em mente que as divulgações virtuais são mais viáveis financeiramente.
Depois de ler todas essas informações e saber as principais atitudes que precisam ser tomadas, é hora de saber entender como estruturar seu e-commerce especializado em relógios.
Como montar uma loja virtual de relógios?
Agora que você já viu como funciona uma loja online criada para vender relógios e também já entendeu quais os custos envolvidos em todas essas operações, é hora de saber como montar uma loja virtual do zero.
Defina os produtos que serão vendidos
Uma das primeiras atitudes que precisam ser tomadas é a escolha do que será vendido em sua loja de relógios virtual. Existem diversos produtos no mercado, com custos diferentes e estilos variados. Escolha os produtos com os quais deseja trabalhar e siga em frente!
Faça o planejamento da logística
Entender todos os passos logísticos que envolvem a saída de sua mercadoria de seu estoque até a chegada dos relógios na casa do cliente é indispensável para o sucesso de suas vendas. Portanto, dê atenção para a logística.
Cliente satisfeito é cliente com seu relógio no pulso. Portanto, certifique-se de que tudo sairá como o previsto, para que sua empresa continue bem avaliada entre os clientes e, claro, lucrando bastante.
Conheça seu público-alvo
Para que você consiga entregar bons relógios para seus clientes, você precisa saber o que eles desejam comprar. Para ter maior clareza dessas informações, é interessante fazer pesquisas de público-alvo. Portanto, use as redes sociais a seu favor.
Faça pesquisas em seus perfis de negócios e, com a ajuda de seus seguidores, descubra preferências que vão nortear suas ações de negócios. De posse dessas informações, procure o melhor local para vender através da internet.
Vamos conversar mais sobre isso agora!
Escolha sua plataforma de vendas
Agora que você já conta com uma boa cartela de produtos e sabe como vender cada um delas em sua loja online de relógios, é hora de colocar a mão na massa. Escolher uma plataforma de vendas preocupada em dar suporte para você e seus clientes é indispensável para o sucesso de sua empresa.
Escolha com cuidado sua plataforma de vendas e pese todos os benefícios que cada uma delas oferece. É através dessa plataforma que seus produtos vão ganhar repercussão entre os compradores. Portanto, esteja atento!
Comece a divulgar seus produtos
Produtos escolhidos e loja online de relógios pronta para entrar no ar, então é hora de começar a divulgar seus produtos. Use redes sociais, campanhas de engajamento e posts de divulgação para ampliar o alcance de suas vendas.
E se você deseja facilitar todo esse processo quando for abrir sua loja de relógios online, conte com a Bagy. Estamos aqui para facilitar sua entrada no empreendedorismo digital.
Com a nossa solução, você terá seu e-commerce pronto para vender os mais estilosos relógios da web. Venha conversar conosco e conheça todas as vantagens da Bagy!