Vendas

O que são meios de pagamento e quais os melhores do mercado?

Imagem ilustrativa de meios de pagamento

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os meios de pagamento são as diferentes opções de pagamento que uma loja pode oferecer para o seu cliente. Existem diversos tipos de meio de pagamento e é preciso saber quais são os modelos adequados para o seu negócio.

Vender online é muito mais do que ter preços baixos e oferecer os produtos que todo mundo está em busca. É claro, esses fatores são importantes, mas é preciso pensar em todas as etapas da relação comercial com o consumidor. E por isso, conhecer os principais meios de pagamento disponíveis atualmente é um ótimo começo.

Ao comprar pela internet, o consumidor busca, acima de tudo, conveniência. Portanto, as lojas precisam trabalhar para que o processo seja o mais simples e fácil possível. Nessa busca, considerar oferecer os mais variados meios de pagamento é uma decisão responsável. Afinal, seu cliente vai valorizar poder escolher como prefere pagar.

É por isso que este conteúdo vai passar pelos principais meios de pagamento do mercado, explicando melhor como cada um funciona em uma loja virtual. Confira!

O que são meios de pagamento?

Meios de pagamento são as formas pelas quais uma empresa recebe pelos produtos que vende. Esses meios estão disponíveis tanto no varejo físico quanto no online, mas sem dúvida, é na segunda modalidade que mais são decisivos para o negócio.

O meio de pagamento mais antigo entre os atuais é o dinheiro em espécie e, mesmo com o avanço das tecnologias do setor, ele ainda é o número 1 nos comércios tradicionais, de acordo com uma pesquisa fruto de parceria entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o SPC e a Sebrae.

No entanto, o dinheiro tem suas limitações, principalmente em um momento no qual as compras online fazem parte da rotina do consumidor brasileiro. Hoje, 88% da população compra pela internet. E claro, não dá para pagar com dinheiro vivo quando você está no e-commerce. Por isso, diversificar a oferta de meios de pagamento é fundamental.

Quais são os meios de pagamento?

Do bom e velho boleto bancário ao Pix, os meios de pagamento são um retrato da realidade tecnológica do mundo. Por isso, os métodos mudam o tempo todo, sempre com o surgimento de um novo meio que traz mais conveniência e praticidade.

Quem tem uma loja online não pode perder a atenção a nenhuma dessas tendências. Mas claro, também não dá para ignorar as formas de pagamento tradicionais e que ainda são muito importantes para milhões de pessoas. A seguir, conheça cada um dos meios aceitos no e-commerce atualmente!

Pix

Transações online sem custos e de maneira fácil, principalmente se você já tiver o contato salvo na sua lista no internet banking. Até um tempo atrás parecia algo distante, mas o Pix é um dos maiores sucessos de implementação quando o assunto é recursos digitais de ordem financeira. E como era previsto, se tornou um meio de pagamento muito útil.

O Pix é uma opção mais rápida, segura e sem custos da transferência bancária, que é também um outro método amplamente usado. Mas uma das principais diferenças do Pix é que o crédito é feito instantaneamente na conta da empresa. Logo, há a vantagem de uma aprovação rápida da compra, o que antes acontecia apenas com o cartão de crédito.

Cartão de crédito ou débito 

O cartão de crédito foi um divisor de águas no pagamento de compras pela internet. Durante muitos anos, é verdade, uma grande parte dos consumidores tinha medo de fornecer suas informações de pagamento para fechar uma compra. Mas a tecnologia melhorou também os padrões de segurança, o que favoreceu o cartão de crédito.

Entre as principais vantagens estão a aprovação ágil, a possibilidade de parcelar as compras, além de poder estornar uma compra com maior facilidade. E não dá para esquecer o cartão de débito. O funcionamento é quase o mesmo, mas o que muda é que o valor da compra é debitado diretamente na conta corrente do consumidor.

Dinheiro

O bom e velho dinheiro em espécie é o número 1, mas depende do contexto para ser utilizado. Em lojas, restaurantes e qualquer outro estabelecimento, ele ainda é uma possibilidade concreta e recorrente. No entanto, a coisa muda de figura quando passamos pelo ambiente online, em que os meios digitais são mais práticos.

A única possibilidade de pagar uma compra online em dinheiro é por meio de lojas que aceitam o pagamento na entrega do produto. Entre os exemplos está o iFood, que possibilita o pedido pelo app e o pagamento na hora que o pedido chega. Porém, em varejistas online, é realmente muito raro. Até mesmo por uma questão de segurança.

Boleto bancário

Durante muitos anos o boleto bancário foi uma escolha segura para as compras pela internet quando ninguém queria pagar com o cartão de crédito. O método é realmente bastante seguro e pode ser considerado uma opção prática. Afinal, atualmente você pode pagar um boleto pelo celular, dispensando a necessidade de ir a um caixa eletrônico.

É ainda muito importante que as lojas virtuais ofereçam o boleto. Muitos consumidores preferem esse método por vários motivos, uns porque não têm cartão, outros porque não desejam comprometer o limite desses cartões. Enfim, independentemente da razão, o boleto é ainda muito utilizado e é importante disponibilizá-lo para o seu consumidor.

Transferência bancária

Opção bastante similar ao Pix, a transferência bancária foi uma ótima opção enquanto esse recurso ainda não existia. Ou seja, é uma alternativa intermediária entre o cartão de crédito e o boleto bancário, principalmente em lojas online. Para quem não tem Pix, a transferência ainda pode ser uma opção muito valiosa.

Vale destacar que muitas lojas online fazem integração de seu sistema com o internet banking de uma série de instituições financeiras. Assim, por meio de uma prática muito mais segura e ágil, ao clicar em pagar, o consumidor é redirecionado para seu sistema bancário. Então, basta entrar com a senha eletrônica e já efetuar a transferência.

Aproximação

Uma das maiores inovações recentes dos sistemas de pagamento, a aproximação é uma tecnologia que permite pagar uma compra sem nenhum cartão. Ou seja, você não precisa nem mesmo estar com a sua carteira para fazer esse pagamento em um estabelecimento físico. No entanto, precisa ter um gadget, como um smartphone ou um smartwatch.

Funciona da seguinte forma, no seu aparelho você irá abrir sua carteira digital e então vai cadastrar seu cartão da mesma forma como faz quando vai pagar online. Ao terminar, sua operadora de cartão de crédito vai analisar e autorizar o uso por meio desse gadget. Assim, você terá à disposição um método bastante simples e seguro para pagar.

Pagamento recorrente

O pagamento recorrente é uma espécie de assinatura que você pode fazer em lojas online, muito útil para itens que precisa comprar todo mês. A ideia por trás dessa forma é garantir uma espécie de renda fixa e recorrente, ou seja, que todo mês se concretize. Já para o consumidor, este formato representa, principalmente, comodidade.

Um bom exemplo são as petshops online. Nesses varejistas, a compra recorrente é importante para que os tutores de pets nunca deixem de ter em suas casas mensalmente itens básicos como ração, remédios e tapetes higiênicos. O pagamento, neste caso, é feito no cartão de crédito, como acontece nas assinaturas de streaming, como a Netflix.

QR Code e links de pagamento

O QR Code é um mecanismo amplamente utilizado e cada vez mais em alta, mesmo sendo um método relativamente antigo. Seu uso é bastante comum nos pagamentos em Pix, onde o código servirá para ler a chave do estabelecimento que vai receber aquele valor. Os QR Codes podem ser utilizados tanto online quanto em lojas físicas.

Já os links de pagamento são bastante comuns para empresas que não utilizam um gateway de pagamento integrado. Nesses casos, os links vão levar o consumidor para uma plataforma financeira, como o PayPal, PagSeguro, entre outros. Esta alternativa pode ser vantajosa para empresas que ainda estão se estabelecendo a nível de recursos.

Como funciona o processo de pagamento?

Um processo de pagamento tem algumas partes envolvidas. E cada um desses agentes tem papel fundamental para o recebimento do pagamento, processamento e aprovação. Conhecê-los e entender a função de cada um dentro dessa sequência de acontecimentos é fundamental. Explicamos em mais detalhes a seguir, veja!

Emissor

Os emissores são as empresas responsáveis por fornecer o meio de pagamento. Por exemplo, a emissora de cartão de crédito pode ser a Visa ou a MasterCard. Já em outros casos de meios escolhidos, os bancos são responsáveis, como é o caso dos boletos.

Adquirente

Já as adquirentes são aquelas instituições que intermediam as transações financeiras, processando cada pedido. Podemos dizer que são as empresas que fazem tudo acontecer entre o pagador e a loja que vende o produto. Sem o trabalho da adquirente, nenhum pagamento poderia ser processado.

Subadquirente

As subadquirentes são uma categoria de empresa mais inovadora e amplamente difundida na era digital. São aquelas instituições que fazem esse processamento seguro e online, dispensando emissores e adquirentes. Entre as mais conhecidas do mercado estão:

  • Moip;
  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • PayPal.

O que é gateway de pagamento e como funciona?

Entre os meios de pagamento online, ter um gateway é fundamental para que o processo seja mais ágil e seguro. Essa tecnologia estabelece a comunicação entre seu e-commerce e as instituições financeiras emissoras, adquirentes e subadquirentes. Assim, todo pagamento pode ser processado pela sua loja virtual.

Esses gateways fazem a comunicação quase que instantânea, o que vai garantir que todas as transações sejam finalizadas quase que instantaneamente. Para o consumidor, isso representa, principalmente, uma experiência satisfatória. Afinal, é assim que funciona nas grandes lojas virtuais, ou seja, é um padrão já estabelecido há algum tempo.

Outro ponto que precisa ser detalhado é a necessidade de uma integração direta com a loja. Isso faz diferença para que o consumidor não precise sair do site da empresa para realizar a compra. Em alguns casos, após o checkout, um link é gerado para que o cliente vá até o site de terceiros, insira seus dados e, só então, faça o pagamento.

Por mais que o processo descrito seja comum, correto e seguro, nem sempre o consumidor entende isso. Para ele, é importante fechar a compra no mesmo ambiente em que conduziu todo o processo. Do contrário, pode haver uma insegurança. Portanto, é fundamental que o seu site, ainda que não finalize tudo internamente, faça esse redirecionamento automático para o fechamento da transação.

Quais são as principais tendências?

O setor de meios de pagamentos também passa por uma modernização que se reflete nos hábitos do consumidor médio. Afinal, essas pessoas buscam se atualizar e, paralelamente, se manterem com práticas mais simples no seu dia a dia. A ideia é sempre ter uma rotina mais fácil, principalmente com operações financeiras.

Quando falamos de pagamento, a ideia é que se possa unir dois fatores principais: praticidade e segurança. E por isso, as novas tecnologias têm se destacado. Afinal, essas também são as duas bases de inovação que fazem os novos recursos surgirem. Assim, pouco a pouco, os hábitos do consumidor vão se moldando.

Custo

Pagar tem um custo. Ou seja, meios de pagamento custam também para o consumidor, como o cartão de crédito. Para utilizá-lo, é bastante comum ter que arcar com uma anuidade. Por isso, há pessoas que buscam deixar essa opção de lado, o que as leva à praticidade de um meio de pagamento como o Pix, que não gera nenhuma taxa.

Praticidade

Outro ponto que gera as tendências é a praticidade, o que também é um detalhe relevante quando falamos do Pix. Mas há um outro meio que vem ganhando força graças à sua facilidade de uso: o pagamento por aproximação. E não só feito por smartphone ou smartwatch, mas também pelo próprio cartão, uma vez que não é necessário inserir a senha.

Encontrar os meios de pagamento mais importantes atualmente vai ajudar sua empresa a se manter relevante e preocupada com a experiência do usuário. Esses dois fatores são indispensáveis para gerar mais vendas, engajar consumidores e crescer como empresa. Pode parecer um detalhe, mas é algo que fará toda a diferença para o sucesso do negócio.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.