Gestão

Como receber pelo PIX? Veja como funciona, as vantagens e dicas para usar

Como receber pelo pix

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você pode receber pelo Pix via CPF/CNPJ, telefone, e-mail, chave aleatória e QR Code. O Pix oferece segurança, agilidade, disponibilidade, baixo custo e controle de fluxo de caixa ao receber pagamentos.

O empreendedor virtual já entende que as vendas online precisam ser rápidas e seguras para que os resultados de sua loja online sejam os melhores possíveis. Mas, é importante ter em mente que os pagamentos online também devem ser rápidos e seguros para que seu negócio continue evoluindo, com um fluxo de caixa saudável e dinâmico. 

Portanto, é importante saber como receber pagamentos online para que você consiga atingir mais clientes. Uma ferramenta bastante poderosa, capaz de te auxiliar nesse processo, é o PIX. Criado em 2020 pelo Banco Central, esse sistema tem por objetivo facilitar o pagamento, recebimento e transferência entre contas correntes de bancos diversos.

E, o mais legal: o recebimento dos valores enviados acontece em apenas alguns segundos! Saber como receber usando o PIX é prático e fácil. Continue conosco neste artigo para saber tudo que você precisa saber sobre como receber dinheiro pelo PIX! 

Agora, vamos aprender como esse sistema funciona. Veja só!

Opções de recebimento pelo Pix

Receber pelo PIX não é algo trabalhoso ou demorado. Ao contrário, esta é uma modalidade muito simples e direta para que você consiga trabalhar com seu dinheiro. Saber como receber pelo PIX é uma comodidade que sua loja online precisa adotar agora mesmo. Veja agora mesmo as principais opções disponíveis para você e seu negócio!

Existem algumas formas bem simples de receber valores via PIX. Todas elas são bastante simples de serem aplicadas em seu negócio e facilitam muito a vida de seus clientes. Veja agora as mais usadas e escolha com quais você deseja trabalhar. Essa atitude vai te ajudar a cuidar melhor da gestão do seu tempo. Acompanhe as sugestões!

Corra! Adquira agora a melhor plataforma de venda online por apenas R$1 no primeiro mês! Cupom: 1MÊS1REAL

CPF/CNPJ

Saber como receber dinheiro via PIX através dessa informação é interessante porque garante ainda mais a segurança da transação, já que os números são únicos e intransferíveis.

Telefone

Você também pode cadastrar, junto à sua instituição bancária, um telefone válido. Pode ser o número de contato de sua empresa ou o WhatsApp de atendimento de sua marca, por exemplo.

E-mail

Outra modalidade de chave PIX com a qual você pode trabalhar é o e-mail. O único cuidado necessário para ser tomado é se atentar para que o endereço de e-mail não seja muito complexo, para facilitar a digitação no aplicativo do banco.

Chave aleatória

Caso você não queira trabalhar com nenhuma das informações acima, tudo certo. Basta trabalhar com uma chave aleatória, que pode ser uma frase ou uma sequência de letras e números. Como estratégia de marketing, você pode escolher algo que seja a cara da sua loja online. Interessante, não é mesmo? 

QR CODE

Esta é uma imagem construída para direcionar as pessoas para uma informação. Você pode deixar essa funcionalidade bem visível na página do seu Instagram, por exemplo, para que o cliente apenas aponte a câmera do celular para o código e já faça o pagamento, sem a necessidade de digitar qualquer tipo de informação. 

Caso prefira, pode também pode trabalhar com as informações bancárias de sua empresa, sem fazer nenhum cadastro prévio. Basta que sua instituição financeira onde sua conta corrente está hospedada já seja cadastrada nos serviços PIX. Assim, você consegue também receber valores instantaneamente com as informações de contas bancárias ativas.

Mais comodidade, impossível! Mas, atenção: é necessário que essas informações estejam bastante claras para que seus clientes não tenham problemas na hora de realizar o pagamento instantâneo. Vamos abordar esta questão no próximo bloco! 

Como funciona o PIX

Segundo levantamento da consultoria FISERV Brasil, o pagamento feito mediante transferência PIX já é o segundo mais usado entre os brasileiros, perdendo apenas para os pagamentos feitos à vista. Portanto, sua empresa não pode ficar de fora dessa modalidade de recebimento, correto?  Para aderir ao serviço, é bastante simples. 

Saber como receber pagamentos via PIX é simples: este é um sistema de pagamento instantâneo que viabiliza transferências entre pessoas físicas, jurídicas e o governo, sem custo extra e de maneira instantânea. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Por isso, você precisa adotar essa forma de pagamento em seu negócio.

Se você ainda tem receio de trabalhar com essa importante ferramenta de vendas e pagamentos, fique tranquilo. Saiba que o Banco Central criou toda uma estrutura robusta junto aos bancos que se cadastraram para trabalhar com esse tipo de transferência. Tudo isso para que você consiga receber seus valores da maneira mais segura possível. 

Além da segurança, existem outras vantagens de se trabalhar com o PIX. Confira algumas a seguir!

As vantagens em receber pelo PIX

Saber como receber dinheiro pelo PIX é uma informação que você não pode deixar de lado em sua empresa. O sistema é prático, rápido, barato e seguro. Sabendo disso, você pode agregar essa forma de pagamento às maneiras padrões de trabalhar com o dinheiro. Vamos destacar algumas boas vantagens de usar o PIX em seu e-commerce.

Segurança

O PIX é uma maneira bastante segura de receber e enviar dinheiro para outras contas. Com ele você tem a certeza de que aquele valor foi para o destinatário correto e recebe notificações instantânea de recebimento de valores no seu celular corporativo, por exemplo. 

Agilidade

Usando o PIX você não precisa esperar horas ou dias para receber o dinheiro esperado. Ele fica disponível para você quase que instantaneamente. Isso transforma as transações financeiras de sua empresa em operações rápidas, fazendo com que os fluxos de caixa de seu negócio estejam sempre em movimento.

Disponibilidade

O serviço PIX está disponível para o seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana. Desse modo, você pode receber e enviar valores a qualquer momento do dia, sem se prender ao horário bancário, como acontece com outras modalidades de recebimento e pagamento.

Baixo custo

Com certeza esta é uma vantagem que agrada empreendedores e, também, clientes. Com o PIX, você não precisa cobrar taxa de administração, como aquelas pedidas pelas administradoras de cartão de crédito ou pelas transferências via TED ou DOC.

Controle de fluxo de caixa

Com a funcionalidade PIX você consegue saber exatamente de onde estão chegando suas receitas e para onde vão suas despesas. Controlar o fluxo de caixa quase que instantaneamente facilita todos os processos. 

Com todas essas funcionalidades de cobrança amigável e pagamento simplificado, você fica tranquilo para cuidar das outras partes do seu negócio, certo?  Agora, vamos aprender como receber pelo PIX de maneira tranquila e eficaz!

Dicas para receber pelo Pix

Para finalizar, temos algumas dicas importantes para quem quer receber pelo Pix com segurança.

Confira nossas dicas!

Reforce os detalhes das transações com o cliente

Ter o cuidado de deixar claro as informações de suas chaves PIX é indispensável para que você não fique sem pagamento por qualquer ruído de informação. Portanto, deixe visível as informações. Você pode, por exemplo, fazer um post bem visível em seu Instagram para direcionar o cliente de maneira correta e rápida. 

Outra providência interessante que você pode tomar é pedir para o cliente conferir as informações antes de fazer a transferência instantânea. Depois que um PIX for feito, não há possibilidade de desfazer a transação. Em outras modalidades mais lentas, como o TED programado, ainda é possível cancelar o envio. 

Mas, como o PIX é instantâneo, não há retorno. Portanto, fique atento a esses pequenos cuidados essenciais para que você tenha bastante sucesso com suas vendas via PIX e colha todos os benefícios com essa inovadora forma de pagamento. Cuidado nunca é demais, não é mesmo? Outro cuidado importante: estar sempre atualizado com seus apps bancários.

Mantenha seus aplicativos bancários atualizados

Já percebeu como o celular traz todas as operações de sua empresa online para a palma da sua mão? Então, não deixe de manter atualizados os aplicativos dos bancos com os quais você costuma trabalhar usando o PIX. Tenha certeza de que tudo está rodando corretamente, para que você não fique sem receber os valores das vendas feitas através de seu e-commerce.

Caso aconteça alguma pane, tendo o cuidado de checar os aplicativos com frequência, você é capaz de resolver qualquer problema que surja em muito menos tempo. Assim é possível se proteger de qualquer fraude vendo se tudo está correto regularmente. Checando você evita prejuízo para o caixa de sua empresa. Além de se livrar de dores de cabeça, não é verdade?

Atenção e cuidado com todos os detalhes para que você tenha sucesso em seu negócio sempre!

Saber como receber dinheiro via PIX é uma ótima maneira de facilitar as vendas online de seu e-commerce. Mas, existem outras maneiras de deixar seus negócios mais fluidos e menos burocráticos, o que facilita muito as vendas de seu negócio virtual. Empreender é um processo desafiador, mas bastante recompensador se você estiver munido pelas ferramentas adequadas para cada nicho de negócios. 

Você pode, por exemplo, contar com a ajuda de bons gateways de pagamento e logística para conectar sua loja online com seus clientes. Aqui na Bagy, os lojistas contam com o BagyPay. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Vindi, também parte do Grupo Locaweb. A ideia é apoiar os nossos lojistas, trazendo uma solução prática e de fácil uso, 100% focada em aumentar os lucros do negócio.

É indispensável também ter a parceria de uma plataforma que hospede sua loja online de forma segura e responsiva. A Bagy conta com toda estrutura e suporte para te ajudar a empreender e crescer com seu negócio digital. 

Saiba mais sobre nossos serviços e se surpreenda! 

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.