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E-commerce

Como evitar fraudes no e-commerce: 7 dicas para proteger as suas vendas

Aprenda como evitar fraudes para e-commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Quem tem uma loja virtual sempre tem a chance de sofrer algum tipo de golpe nos pagamentos. Quer saber como evitar fraudes no e-commerce? Invista em segurança, em intermediadores de pagamento, entre outras medidas.

Se você tem uma loja virtual vai gostar de saber que o número de compras online tem aumentado a cada ano. Segundo dados da Ebit, em 2020 as vendas online no Brasil cresceram em 41%, proporcionando um faturamento de R$87,4 bilhões ao ano.

Mas, esse grande aumento das compras online também proporcionou o aumento das fraudes nas compras, onde diversos cibercriminosos aproveitaram a movimentação das pessoas para conseguir aplicar seus golpes e enganar diversas lojas online.

Isso faz com que o empreendedor que acabou de montar o seu e-commerce fique um pouco frustrado com os resultados do seu negócio, já que quando começamos uma loja virtual, sempre esperamos que o número de vendas bem sucedidas aumente, e não que as fraudes aconteçam.

Mas a boa notícia é que tem como o lojista se proteger contra esse tipo de golpe, e se você quer conhecer como evitar fraudes no e-commerce e garantir o sucesso das suas vendas online, é só continuar lendo este artigo super completo que preparamos para você!

Entenda o que é uma fraude no e-commerce

Para que você possa aprender a como evitar fraudes no e-commerce e proteger a sua loja virtual, é necessário entender antes o que é uma fraude no mundo digital, como ela ocorre, quais os tipos mais comuns e como você consegue identificá-las no seu negócio.

Uma fraude nas compras online basicamente é quando uma pessoa corrompe uma transação comercial pela internet, para obter algum benefício para si mesma. Dessa forma, quando a pessoa compra na sua loja, ela pode utilizar a tecnologia a seu favor para efetuar a compra sem pagar ou roubar dados de terceiros para finalizar o pedido.

Antes das compras online existirem, fraudes como essas também eram comuns, porém o fraudador corria mais riscos, porque ele tinha que roubar um cartão de crédito e ir em uma loja física para efetuar a compra.

Atualmente os fraudadores digitais conseguem aplicar golpes com mais facilidade, já que tudo que eles precisam é de um computador com acesso a internet. Os golpes aplicados também oferecem mais segurança para ele, já que na internet é mais fácil de garantir o anonimato. Outro fator que colabora para isso é o fato de ser difícil para a polícia encontrar os fraudadores

Por conta de todas essas facilidades, as fraudes digitais vem aumentando nas compras online, e hoje elas já podem ser classificadas em tipos diferentes que você conhece mais a seguir.

Fraude no cartão de crédito: nesse tipo de fraude, que é o mais comum de ocorrer, o fraudador utiliza dados de um cartão de crédito ou débito roubado para realizar a compra. Nesse tipo, a loja ainda recebe pelo pedido, mas acaba tendo que estornar o valor para o titular do cartão roubado que não efetuou a compra e sim foi só uma vítima da situação.

Fraude do estorno: neste tipo de fraude, o fraudador faz um pedido na loja virtual normalmente e o recebe em casa. Passado alguns dias ou semanas, ele faz uma solicitação no próprio cartão falando que a compra não foi autorizada por ele. Dessa forma, a instituição bancária exige que o lojista devolva o valor e reembolse a compra, fazendo com que o fraudador fique com o produto sem ter pagado por ele.

Fraude de phishing: a prática do phishing consiste basicamente no roubo de dados. Quando seus clientes armazenam dados no sistema do seu e-commerce, um fraudador pode mandar mensagens que induzam seu cliente a passar dados pessoais ou de acesso à conta que criou na sua loja. Com esses dados, eles podem alterar as senhas e utilizar os cartões cadastrados para realizar compras em nome do seu cliente.

Fraude de interceptação: essa fraude também utiliza cartões de crédito roubados, mas aqui o fraudador utiliza o cartão para efetuar a compra, onde ele deixa o pedido registrado no endereço do titular do cartão. Feito isso, eles rastreiam o pedido e interceptam o pacote antes de ser entregue. Geralmente a interceptação é feita quando o fraudador liga para o atendimento da loja para alterar o endereço do pedido após ele ter sido efetuado.

Fraude de triangulação: esse tipo de fraude é perigoso e permanece por muito tempo desconhecido. Nele, os fraudadores criam uma vitrine de produtos populares que chama atenção das pessoas. Quando uma compra é efetuada, eles utilizam os dados do cartão para efetuar a mesma compra em um site real e enviar para o cliente. Feito isso, eles utilizam os dados do cartão para realizar diversas compras em outros sites.

Conhecer esses golpes é fundamental para saber como evitar fraudes no e-commerce, mas além de conhecê-los também é importante identificar quando uma fraude ocorre no seu e-commerce, para evitar que mais problemas surjam e afetem os resultados do seu negócio.

Para identificar uma fraude na sua loja virtual, é importante que você se atente a algumas bandeiras vermelhas, como:

  • pedidos muito altos do que a média que seus clientes fazem;
  • diversos pedidos do mesmo cliente mas para endereços diferentes;
  • pedidos com várias unidades do mesmo produto com um envio rápido;
  • compras repetidas em um curto espaço de tempo pelo mesmo cliente;
  • um grande número de pedidos de um país que você nunca vendeu antes;
  • diversas transações recusadas seguidas, se for mais do que três é preciso ficar atento;
  • quando o cliente faz diversos pedidos utilizando dados de diferentes cartões de crédito;
  • clientes que de repente fazem seu pedido em um local muito incomum ou outro continente;
  • dados de pedidos errados, como um CEP que não pertence a cidade inserida no cadastro.

Toda vez que receber pedidos com características estranhas e um comportamento de compra incomum para o seu perfil de cliente ideal, sempre desconfie e busque verificar a natureza da compra antes de realizar o envio do pedido.

7 dicas de como evitar fraudes no e-commerce

Por mais que existam muitas fraudes acontecendo no mundo digital, isso não é motivo para não abrir a sua loja ou desistir daquela que você já tem. Todos os problemas que enfrentamos tem solução, e com as fraudes não é diferente.

Hoje em dia temos empresas de tecnologia preocupadas com essa questão que desenvolvem softwares para garantir que a sua loja estará segura, e que as vendas feitas não vão se originar de algum fraudador.

Mas além de utilizar a tecnologia a seu favor, também é importante aplicar algumas práticas que garantam a segurança da sua loja e dos seus clientes quando eles forem realizar as suas compras online. A seguir, separamos algumas ações para você aprender a como evitar fraudes no e-commerce.

Não confie no cadastro de clientes

Como já vimos antes, diversos golpes podem ser aplicados a partir dos dados utilizados pelos seus clientes para se cadastrar na sua loja e realizar um pedido.

No cadastro, eles podem colocar informações conflitantes, como o nome de um bairro que não existe na cidade adicionada, ou então eles podem estar alterando as informações do cadastro a cada pedido feito, para confundir mais o lojista e evitar que a fraude seja descoberta.

Para evitar que isso aconteça você pode aplicar algumas medidas para ajudar a evitar que seus clientes editem demais seus cadastros, ou que dados sejam inseridos incorretamente.

Para isso você pode, por exemplo, definir um limite mensal de edições no registro e utilizar bancos de dados com informações de localização para fazer a busca de cidade, estado e endereço quando o cliente adicionar o CEP, que é uma prática muito comum no cadastro de compra da maioria das lojas virtuais.

Outro ponto a se atentar é na quantidade de dados que você armazena. Muitas vezes o lojista precisa de diversas informações do cliente para poder criar um marketing mais personalizado para ele.

Mas todas as informações que você pede e armazena, podem ser consultadas e roubadas por hackers que invadem o seu sistema. Por isso pode ser interessante armazenar somente os dados mais importantes, como aqueles utilizados para fazer reembolsos e estornos.

Também é indicado evitar armazenar dados da forma de pagamento do cliente, salvo nos casos da sua loja virtual trabalhar com compras recorrentes ou programadas. Nesses casos, tente investir em softwares de segurança mais robustos que impeça o roubo desses dados.

Invista em segurança

Como já falamos antes, hoje existem diversas empresas que desenvolvem soluções tecnológicas que ajudam a manter a segurança da sua loja virtual forte e intacta, fazendo com que possíveis hackers não consigam invadir o seu sistema.

Muitas vezes, a própria plataforma escolhida para montar a sua loja virtual conta com sistemas antifraude, que conseguem perceber automaticamente movimentos suspeitas nos pedidos para já estar atuando neles, ou então com certificados de segurança que podem criptografar os dados de clientes e impedir que hackers possam roubá-los.

Por conta disso, é importante que o lojista saiba escolher bem onde vai montar a sua loja virtual, porque dependendo do tipo de plataforma utilizada, o seu nível de segurança vai ser menor. É isso o que ocorre com plataformas de código aberto, por exemplo.

Como elas disponibilizam o código da loja para todos na internet, é mais fácil para um cibercriminoso acessar essas informações e criar códigos adaptados para invadir lojas que utilizam o código aberto disponibilizado.

Por isso estude muito bem sobre os tipos de plataformas de loja virtual, para montar o seu negócio em um ambiente totalmente estável e seguro.

Tenha intermediadores de pagamento

Para que a sua loja virtual consiga gerar ótimas vendas, pode ser necessário fazer uso de sistemas de pagamento, que facilitam a transação entre cliente e loja e permitem mais facilidade no processo de finalizar a compra.

Mas além da facilidade, os sistemas de pagamentos também são opções mais seguras para você aplicar no seu negócio. Como eles operam sendo o sistema de diversos outros e-commerces, eles precisam investir bastante em tecnologia e segurança para poder oferecer o melhor aos seus clientes.

Isso faz com que eles sejam uma ótima opção de pagamento, sendo a mais confiável por oferecer um processo ágil e seguro com sistemas antifraude, onde você pode ter acesso aos meios de pagamento mais utilizados, como boleto, cartão de crédito, transferência bancária entre outros para receber de forma segura na sua loja.

Alguns exemplos de intermediadores de pagamentos que são os mais utilizados pelos lojistas são o Wirecard, Mercado Pago e PagSeguro.

Atente-se a pedidos acima da média

Todas as lojas virtuais possuem um valor médio de compra que seus clientes fazem no seu e-commerce, e ter essa informação é muito importante na hora de garantir a segurança na sua loja.

Pedidos finalizados com valores muito altos, acima da média do seu público, e que possuem muitas unidades do mesmo produto são uma grande bandeira vermelha para o seu negócio, pois isso pode indicar que uma fraude no pagamento ocorra mais tarde e prejudique a sua empresa.

Por conta disso, é importante você se atentar aos valores dos pedidos feitos na sua loja virtual. Por mais que a gente sempre queira que os clientes gastem o máximo possível, quando isso acontece é bom ficar com um pé atrás, porque geralmente é uma fraude acontecendo.

Quando esse tipo de fraude ocorrer no seu e-commerce, você pode estar entrando em contato com o cliente para verificar se é ele mesmo que está fazendo esse pedido antes de embalar e enviar os produtos.

Além dos pedidos acima da média, também é importante se atentar aos pedidos muito abaixo, já que em golpes na internet é comum que os fraudadores utilizem a estratégia de realizar diversos pedidos de valores pequenos em cartões de créditos diferentes para passar despercebidos.

Estude o comportamento de compra e navegação

Conhecer a fundo a forma que o seu cliente se comporta quando vai realizar uma compra online é algo que pode ajudar muito o seu negócio, desde criar ofertas mais atrativas e divulgá-las no período certo, até se assegurar de que a sua loja não está recebendo um pedido que é uma fraude.

Saber itens como quanto tempo depois de conhecer sua loja o cliente efetua a compra, ou que tipo de ações ele faz antes de comprar — como mandar mensagem, comentar, seguir nas redes sociais, colocar itens no carrinho e deixar lá, entre outros — pode ajudar você a reconhecer quando um pedido é real daqueles que são uma fraude.

Sabendo disso, você consegue proteger melhor o seu negócio de fraudes no pagamento, principalmente em períodos de maior movimentação, como na Black Friday, onde muitas pessoas acessam o seu e-commerce. Nesse período, a atenção deve estar redobrada, por isso é interessante sempre contar com um bom sistema antifraude na plataforma da sua loja virtual.

Defina limites de compras

Geralmente os fraudadores podem realizar diversos pedidos na sua loja virtual a fim de testar se os cartões de crédito que ele roubou estão desbloqueados para realizar as compras. Muitas vezes, eles podem utilizar robôs para fazer essa verificação, o que gera diversos pedidos em um espaço de tempo muito curto.

Para evitar que isso aconteça na sua loja virtual, você pode definir um valor limite de compras por clientes a cada dia, semana ou mês, para que todos os pedidos não ultrapassem um valor muito alto que faça o negócio se prejudicar depois.

Invista em uma boa infraestrutura de loja online

Para que a sua loja virtual consiga funcionar perfeitamente durante 24 horas por dia e 7 dias na semana, você precisa criá-la em uma boa plataforma de e-commerce que possua uma infraestrutura robusta para acomodar o seu negócio.

Portanto, quando você for escolher a plataforma ideal, é importante optar por aquela que possua servidores robustos e que permitam que o site não caia sempre ou fique lento, e que tenha uma boa tecnologia de segurança, fornecendo sistemas antifraudes, conexão criptografada e que realize backups diários para você não perder nenhuma informação adicionada na plataforma.

Saber como evitar fraudes no e-commerce é fundamental agora que cada vez mais pessoas preferem comprar seus produtos online. Aprender sobre cada tipo de fraude que pode ser aplicado na loja virtual, assim como saber de que forma é possível evitá-los é o que vai ajudar você a ter menos dores de cabeça no futuro.

Porém, mais importante do que saber o que são fraudes e como identificá-las, é começar a colocar em prática as principais medidas de segurança que vão ajudar o seu negócio a evitar as fraudes, e uma delas é a escolha certa da plataforma.

Se você está querendo montar a sua loja virtual, ou já tem ela criada mas o sistema não é seguro, chegou a hora de você conhecer mais sobre a Bagy, uma plataforma completa para criar um site para sua loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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