A hashtag é representada pelo símbolo # e indica uma frase ou palavra-chave. O uso da hashtag facilita a localização do seu conteúdo nas buscas. Dessa maneira suas redes sociais podem alcançar mais pessoas e ganhar mais seguidores.
Todos nós sabemos que quem inicia uma loja virtual precisa investir muito no Instagram e aprender as melhores estratégias que envolvem a ferramenta para conseguir fazer o negócio atingir o sucesso e crescer no ramo.
Entre as diversas estratégias utilizadas pelos negócios, como gravar vídeos, postar stories todos os dias e interagir com seus seguidores, têm uma delas que consegue se mostrar mais eficaz quando o seu objetivo é ganhar mais seguidores: utilizar hashtags nas publicações e no perfil.
Ao criar uma estratégia efetiva utilizando a hashtag para Instagram, você consegue impulsionar o crescimento do seu negócio, onde só será necessário investir um pouco mais de tempo para analisar o mercado e escolher a melhor hashtag para ganhar seguidores na rede!
E para ajudar você a implementar essa estratégia, preparamos este conteúdo super completo, onde você conhecerá mais sobre as hashtags no Instagram e como utilizá-las para aumentar seus seguidores e tornar seu negócio mais conhecido e lucrativo!
O que são as hashtags?
As hashtags no Instagram são todas aquelas palavras que aparecem na bio, nos stories e nas publicações com o símbolo do “jogo da velha” no início delas. Porém, elas não nasceram com o Instagram, como algumas pessoas podem acabar acreditando.
As hashtags surgiram a partir do Twitter, onde era utilizado para encontrar assuntos específicos da rede social. Mas, conforme foi passando o tempo, o seu uso foi ficando cada vez mais popular entre os usuários, o que fez com que outras redes sociais, como o Instagram, Facebook e Youtube, passassem a utilizá-las em suas plataformas.
Com a sua popularidade, as hashtags passaram a se tornar hiperlinks, ou seja, eram basicamente textos que possuíam seu próprio link, que é criado automaticamente quando ela é utilizada. Dessa forma, os usuários poderiam clicar nelas e ser redirecionados a uma página que mostrasse todas as publicações que possuíam aquela hashtag.
Além de serem clicáveis, elas também passaram a ser pesquisáveis, onde os usuários poderiam digitá-las nas caixinhas de busca das plataformas, e assim encontrar facilmente as publicações que continham aquela hashtag específica.
Quais as funções das hashtags?
A hashtag para Instagram possui a função principal de classificar os conteúdos publicados na rede, de forma que todos aqueles que falam sobre o mesmo tema sejam organizados juntos, no mesmo local.
Porém, as hashtags também podem ter outras funções além da classificação. Nas redes sociais, elas podem ser utilizadas para que o usuário busque conteúdo sobre um tema específico que ele tem curiosidade, ou quem sabe procurar perfis de um determinado segmento para começar a seguir.
Elas também podem ser utilizadas para reunir pessoas que têm interesse no mesmo tema, já que muitas plataformas, como o Instagram, permitem que seus usuário comecem a seguir uma hashtag e assim receber publicações delas no seu feed também.
E por fim, mas não menos importante, muitas empresas ou pessoas que querem se tornar influenciadoras, utilizam a hashtag para ganhar seguidores nas plataformas, onde dessa forma, fica mais fácil para que suas publicações tenham um alcance maior e assim conquistem mais seguidores.
Por que a escolha das hashtags é importante?
Quando foi a última vez que você viu uma publicação no Instagram sem hashtags? Atualmente é muito raro encontrar uma publicação que não possua algumas hashtags, e quando isso acontece, normalmente a postagem pertence ao perfil de uma celebridade ou influenciadora que já possui uma grande base de seguidores, e não precisa se preocupar tanto com o alcance dos seus posts.
Mas, empresas pequenas e algumas grandes também, fazem muito uso das hashtags em suas publicações, porque sabem que quando elas são utilizadas de forma estratégica e com objetivos traçados, é possível turbinar o perfil e alcançar mais oportunidades de realizar boas vendas.
Porém, isso não é tudo que as hashtags podem fazer pelo negócio. Separamos abaixo mais três razões que mostram como o uso das hashtags é importante para a sua loja virtual.
Ajudam a trazer mais visitantes ao seu perfil
O principal resultado que as hashtags trazem para o seu perfil nas redes sociais é um alcance maior de público de forma orgânica. De acordo com o site CompareCamp, publicações com pelo menos uma hashtag, possuem 29% mais de engajamento do que as publicações que não tem nenhuma.
Isso acontece porque o seu público está constantemente conferindo publicações que pertencem a uma hashtag específica, ou então buscando por elas na plataforma. Nessas ações, eles podem acabar encontrando o seu negócio e se tornando um novo seguidor.
Atrai um público mais qualificado para o seu negócio
Uma outra possibilidade interessante das hashtags, é que elas ajudam a segmentar melhor o público com base naquilo que ele se interessa em ver na rede social.
Isso oferece a você uma grande oportunidade, pois será possível usar a hashtag para ganhar seguidores que já conhecem melhor sobre o seu mercado, tem interesse nos produtos que você vende, e estão a poucos passos de fazer uma compra. Os seguidores que você consegue ter pelas hashtags estão bem mais qualificados para a compra do que os que vêm de outros canais.
Aumenta a visibilidade de uma publicação
Quem empreende e trabalha divulgando o negócio no Instagram, sabe como é trabalhoso estar criando cada uma das postagens. É preciso pensar em um tema que engaje, fazer boas fotos, criar uma legenda legal e publicar de forma constante nos melhores horários.
E muitas vezes, todo esse esforço acaba não gerando muita coisa para seu perfil, seja porque ele tem poucos seguidores, ou porque seus posts não tem um bom alcance. Para evitar esse tipo de frustração, você pode utilizar as hashtags para que seu conteúdo seja melhor classificado na plataforma e assim alcance mais público.
Como a escolha das hashtags influencia no ganho de seguidores?
Todos os dias, as pessoas sempre pesquisam nas plataformas sobre os temas que elas têm mais interesse, a fim de encontrar conteúdos que falem sobre ele. No Instagram, os usuários ainda têm a possibilidade de seguir as hashtags que falam sobre os assuntos que eles mais gostam.
Sendo assim, toda vez que você faz uma boa escolha de hashtags, e as adiciona de forma estratégica em todas as suas publicações, sejam elas fotos, reels ou stories, o seu conteúdo aparecerá para os usuários que procuram pelas hashtags que você utilizou.
Além de aparecer na busca, também é possível que a sua publicação apareça diretamente no feed do usuário que segue uma hashtag que você usou. Dessa forma, você consegue aparecer para mais pessoas do que somente o público que segue você, e tem mais chances de ganhar seguidores a partir dos usuários que buscam ou seguem uma hashtag.
Por conta disso, vale muito a pena investir na utilização de hashtag para ganhar seguidores no Instagram, porque essa é uma estratégia que funciona muito bem, e fez diversas contas crescerem somente ao fazer uma boa escolha de termos para adicionar nas publicações.
Quais as hashtags para ganhar seguidores?
Você já deve ter visto até aqui que é super possível utilizar a hashtag para Instagram com o objetivo de ganhar mais seguidores. Mas, para que isso funcione e faça o seu perfil bombar na rede, é necessário saber escolher as hashtags certas.
Para isso, pode ser interessante que você conheça a forma que o próprio Instagram categoriza as hashtags que são adicionadas na plataforma. Dessa forma, você consegue variar mais nas hashtags adicionadas e evita colocar sempre as mesmas!
A seguir você conhece os nove tipos de hashtags que geralmente são utilizadas no Instagram para melhorar o alcance das publicações.
- Produto ou serviço: essas hashtags são utilizadas para indicar o produto ou serviço que você trabalha, como #bolsas, #celulares ou #cafeteria.
- Nicho: esse tipo de hashtag é mais específico, e indica onde você se encaixa no seu setor, podendo ser #bolsasdeluxo ou #fotografiadecasamento.
- Comunidade do Instagram: são hashtags que indicam uma comunidade que você faz parte junto com outros perfis, como #confeiteirosdoInstagram ou #livrariasdoInstagram.
- Eventos e datas especiais: hashtags utilizadas para se referir a datas importantes, como #blackfriday ou #diadapizza.
- Localização: essa categoria de hashtag é utilizada para indicar o lugar que o seu conteúdo é originado, como #madeinRio ou #sorveteriasp.
- Diárias: são hashtags usadas para indicar o significado daquele dia, como #sextadivertida ou #dicadesabado.
- Frases relevantes: esse tipo de hashtag são mais específicos e muito utilizados entre comunidades ou nichos, como #cozinharcomamor.
- Acrônimos: esse tipo de hashtag é bem conhecido por diminuir frases inteiras em algumas letras somente. Um exemplo bem famoso é a hashtag #tbt.
- Emoji: por fim, temos as hashtags que possuem emojis na sua composição, como #🌞 ou #vôlei🏐.
Agora que você conheceu melhor sobre os tipos de hashtags que existem no Instagram, você pode utilizar algumas das hashtags que separamos para utilizar nas suas publicações! As hashtags adicionadas abaixo são as mais utilizadas e famosas no Brasil.
- #tbt
- #quarentena
- #paz
- #instagood
- #ficaemcasa
- #fotografia
- #gratidao
- #travel
- #photo
- #lifestyle
- #fitness
- #beach
- #style
- #bomdia
- #boanoite
- #foco
- #emcasa
Como escolher as hashtags para ganhar seguidores?
Mesmo utilizando a listinha de hashtag para Instagram, ainda será necessário que você faça uma pesquisa para encontrar outras hashtags e utilizá-las nas suas publicações. Isso deve ser feito porque você precisa levar em consideração o seu conteúdo e público-alvo.
Você precisa conhecer a fundo as hashtags que seu público segue e acompanha, para poder sempre utilizá-las nas suas publicações, além é claro de considerar o conteúdo da sua publicação, para que as hashtags fiquem em harmonia com ele.
Além desses pontos, existem outros fatores que você pode analisar e que vão ajudá-lo na sua busca pelas hashtags ideais de utilizar nas suas publicações do Instagram. Você conhece mais sobre eles abaixo.
Acompanhe a sua concorrência
Ver o que a sua concorrência faz é fundamental para você ter insights que o ajudarão a elaborar boas estratégias, e quando o assunto é as hashtags isso não é diferente.
Quando você estiver escolhendo as hashtags que vai usar, você pode visitar os perfis dos seus concorrentes e verificar as hashtags que eles mais utilizam. Lá você poderá encontrar as hashtags mais relacionadas ao nicho que você atua e utilizar algumas delas nas suas publicações.
Mas é muito importante que você não copie todas as hashtags que seus concorrentes utilizam. Use a análise para estudar as hashtags que seriam mais relevantes para o seu negócio e tente buscar outros termos relacionados também.
Use ferramentas para buscar hashtags
Na internet existem várias ferramentas criadas com o objetivo de ajudar você na sua escolha de hashtag para ganhar seguidores no Instagram. Ao entrar nelas, você pode pesquisar por uma palavra-chave específica e como resultado, ela vai mostrar diversas hashtags relacionadas a ela.
Para isso, você pode usar ferramentas como a Leetags, Hashtag Generator ou Display Purposes, que conseguem indicar a você diversas hashtags para utilizar nas suas postagens.
Busque as hashtags no Instagram
Além das ferramentas, você também pode procurar hashtags direto no Instagram, a partir do buscador que existe na plataforma.
Ao buscar diretamente pelo Instagram, você consegue ter acesso a mais informações, como quantidade de publicações que existem com aquela hashtag e também quantos usuários a seguem na plataforma.
Prefira as hashtags mais curtas e simples
Devemos sempre lembrar que, como as hashtags são escritas sem espaçamento entre as palavras, pode ficar difícil de entender elas quando existem muitas palavras. Por isso, o ideal é que se utilize hashtags curtas e simples onde o público consiga entendê-las melhor.
Crie uma hashtag própria do seu negócio
Outra forma muito interessante de utilizar hashtags é criando a sua própria, o que ajuda a gerar mais engajamento entre o seu público. Geralmente, isso é feito com mais planejamento e envolve uma campanha de marketing, onde você leva todos os seus seguidores a realizarem publicações com a hashtag da sua loja.
Quais os erros ao escolher as hashtags?
Existem muitos erros que os empreendedores podem acabar cometendo quando estão no processo de escolher as hashtags para o seu perfil, e em muitos casos isso pode prejudicar bastante o alcance do seu perfil.
Para evitar esses erros desde o início da sua estratégia, e fazer com que ela fique cada vez mais assertiva, separamos abaixo alguns erros bem comuns para que você se atente a eles quando estiver escolhendo suas hashtags para o Instagram.
Adicionar muitas hashtags em uma publicação
O Instagram permite que você inclua até 30 hashtags por publicações no feed, e até 10 hashtags nos Stories. Porém, não é uma boa prática adicioná-las até atingir o limite, pois isso pode deixar sua publicação muito poluída e com muita informação que nem sempre é importante para seu público.
Por isso, o ideal é que você utilize até no máximo 10 hashtags nas publicações normais e apenas 3 ou 5 nos Stories. Aqui é importante considerar que não é a quantidade de hashtags que importa, e sim a qualidade e relevância de cada uma para o seu negócio.
Colocar hashtags proibidas
Existem algumas hashtags que foram banidas do Instagram, geralmente por apresentar um conteúdo que a plataforma não permitia. Porém, você ainda pode colocá-las nas suas publicações, e quando isso acontece, a sua publicação pode ter um alcance menor.
Por isso é importante sempre checar se a hashtag que você quer utilizar está banida ou se ela pode ser utilizada na ferramenta. Você pode fazer isso utilizando o próprio buscador do Instagram, pois ele mostra uma mensagem indicando que a hashtag está banida da plataforma
Adicionar as mesmas hashtags em todas as publicações
Muitas vezes, a procura pelas hashtags ideais pode ser difícil e faz com que a pessoa simplesmente adicione o mesmo grupo de hashtags em todas as suas publicações no Instagram. Porém essa é uma das piores práticas a se fazer na plataforma.
Segundo as diretrizes da comunidade do Instagram, não é aceitável a publicação de conteúdos repetitivos, por isso sempre tente variar o uso das hashtags nas suas publicações e sempre prefira aquelas que façam sentido com o conteúdo publicado.
As hashtags não surgiram com o Instagram, mas se tornaram tão populares em outras plataformas que o Instagram teve que aderir a tendência e assim usufruir dos benefícios que essa simples funcionalidade oferece.
Com eles, você pode ir muito além de aumentar o alcance da sua loja virtual, onde também é possível utilizá-las como uma forma de atingir a parte do seu público-alvo que é mais qualificada para a compra, e assim conseguir diminuir um pouco seus esforços de vendas.
E por mais que o processo de escolha da hashtag para Instagram tenha diversos passos a seguir e alguns pontos para tomar cuidado, todo o tempo investido conseguirá gerar ótimas vendas para sua loja!Agora que você já aprendeu tudo sobre como usar hashtag para ganhar seguidores, chegou o momento de se aprofundar mais nas funcionalidades do Instagram e aprender o passo a passo para utilizar o recurso de loja na rede social!