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Vendas

Queima de estoque em loja de roupas: 07 dicas incríveis para lucrar com essa estratégias

Dicas para fazer uma queima de estoque de loja de roupas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A queima de estoque é uma importante estratégia para você desencalhar produtos da sua loja de roupas e manter a saúde financeira do seu negócio. Dentre os produtos possíveis para saldão estão os estoques excessivos, sobras da última coleção, produtos de coleções passadas, entre outros. 

Há uma máxima entre os comerciantes que diz que estoque parado é dinheiro parado. Pode parecer um conhecimento antigo, mas saiba que essa sabedoria popular continua valendo até hoje. Portanto, adotar a queima de estoque na sua loja de roupas é muito importante para manter a saúde das contas e a rotatividade dos produtos disponíveis.

Trabalhar o giro contínuo para a gestão do seu estoque de roupas exige algumas boas práticas. Mas, para isso, estratégias são fundamentais. Com uma boa estratégia e práticas eficazes, você consegue ter ótimos resultados.  

Continue acompanhando este artigo até o fim para descobrir como fazer uma queima de estoque eficaz e descubra o que é necessário para começar esse processo em sua loja de roupas.

O que significa queima de estoque?

Se os seus produtos estão demorando demais para serem vendidos, por exemplo, em sua loja de roupas, acumulando poeira nas prateleiras da sua área de estoque, talvez seja hora de pensar em fazer uma grande queima de produtos ou uma extensa promoção em seu negócio. Este conceito então traz a ideia de elaborar estratégias eficazes para que você consiga vender todos os produtos que estão com pouca demanda em sua loja virtual. 

Pensar em como fazer sua queima de estoque é importante. Além disso, também é indispensável refletir sobre qual momento do ano essa grande liquidação será feita. Quando for executar a queima de estoque de sua loja de roupas, por exemplo, saiba o que pode sair mais rápido nesse momento de saldão de acordo com as preferências de seus clientes. Mas, atenção: saiba que essa regra se aplica a todos os segmentos de negócio.

Além disso, continue acompanhando este artigo até o fim para saber mais sobre estratégias de planejamento e ainda veja mais sete dicas incríveis para colocar em prática a queima de estoque de sua loja de roupas. Assim, você arrasa nas vendas e ainda ganha fôlego para pensar em novos negócios e em produtos diferenciados para sua marca. Saiba que o planejamento da queima de estoque também faz parte do planejamento de marketing de sua marca.

Como fazer queima de estoque em loja de roupas: sete dicas incríveis! 

A queima de estoque precisa ser feita em alguns momentos do ano para que sua empresa tenha sempre o estoque renovado e você consiga pensar sobre quais serão os próximos rumos para sua marca. Portanto, tenha em mente que oferecer liquidações e promoções é importante para a saúde financeira e, também,  para que seus clientes sigam encantados pelo trabalho que você faz.

Mas, não faça nada por impulso! Sabemos que o estoque parado geralmente causa muita aflição nos lojistas de roupas especializadas em venda online, mas vá com calma. Pense minuciosamente sobre o que você deseja despachar através da queima de estoque. Uma boa forma de pensar sobre isso é abrir uma caixinha de perguntas no Instagram para mapear necessidades e preferências dos clientes.

Planejamento é fundamental quando falamos sobre saldos, liquidações e promoções. Continue a leitura para saber mais!

Faça um planejamento

O primeiro passo que você precisa dar quando for executar a queima de estoque de sua loja de roupas é saber o que, exatamente, você pretende oferecer nessa queima de estoques. Selecionar quais produtos vão entrar em sua promoção é importante para que você tenha a segurança de que tudo será vendido, e você poderá abrir espaço em sua loja online para novos produtos e novas oportunidades.

É preciso chamar a atenção do seu cliente para os descontos que você está oferecendo em sua loja online de roupas, mas para que a jornada do cliente em seu e-commerce aconteça da melhor maneira, ele precisa encontrar exatamente o que está procurando, desejando ou precisando. Portanto, atenção quando for fazer a estratégia de vendas da queima de estoque de sua loja de roupas. 

Quanto mais você vender, melhores serão suas margens de lucro. Continue acompanhando este texto para saber mais sobre este importante assunto. 

Ofereça descontos possíveis de ofertar

Trabalhar para ter uma boa receita em sua loja virtual é fundamental para que você consiga se manter no mercado por muito mais tempo, com boas possibilidades de negócios e lucro razoável. Portanto, quando for fazer sua queima de estoque para sua loja de roupas, ofereça descontos possíveis para você e sua empresa. Na hora da necessidade ou empolgação de executar o desencalhe de seus produtos, alguns empreendedores acabam se atropelando.

Então, na hora de se planejar para fazer seus saldos, vá com calma. De fato, é super importante fazer o estoque girar para que novas oportunidades surjam para sua marca, mas você não pode sair no prejuízo com tudo isso, concorda? Então, faça as contas e veja quanto de desconto você consegue oferecer para seus clientes. Dica extra: uma boa ideia é dar descontos progressivos nas peças. 

Desse modo, um produto acaba ajudando o outro a manter uma margem de lucro satisfatória. Siga lendo este artigo para aprender mais sobre margem de lucro e ver como fazer essa conta dentro da sua loja online de roupas. 

Calcule a margem de lucro

Um empreendedor bem sucedido que está focado em vender roupas pela internet, por exemplo, precisa estar atento para a contabilidade de sua empresa. Entender quais são os custos fixos, quais são os custos variáveis, quanto do seu tempo está sendo empregado naquele negócio e quanto isso vale, é indispensável para que você calcule corretamente a sua margem de lucro na hora de queimar o estoque. 

Portanto, saber como calcular o custo da mercadoria vendida é um bom direcionador para te informar quanto de desconto você poderá oferecer para seus clientes na hora de queimar tudo. Vender com sabedoria é a chave do sucesso para que você lucre bastante, afinal de contas um cliente pode se interessar por uma determinada peça específica e, ao chegar no seu site, se encantar por outra peça e acabar levando vários itens. 

E, se você fizer a conta direitinho, acabará lucrando ainda mais. Então, fique atento ao comportamento do seu cliente para lucrar bem e lucrar sempre.  

Descubra qual é a demanda

Conhecer as pessoas para as quais você vende é importante para pensar estratégias de negócios, quais produtos você deve oferecer em seu catálogo e, também, como fazer uma queima de estoque que te ajude a desafogar produtos encalhados nas prateleiras e araras de sua loja. Para isso, pesquisar seu público é fundamental. E um ótimo lugar para fazer esse tipo de exploração são as redes sociais.

No Instagram, por exemplo, você pode usar inúmeras ferramentas interativas para conversar com seus seguidores, potenciais compradores, de maneira bem direta e assertiva. Aqui no blog da Bagy nós já te apresentamos as 5 melhores ferramentas para conversar com seus clientes e vender direto para seus consumidores, de forma eficaz e inteligente. Use todas essas ferramentas ao seu favor e consiga os melhores resultados com sua queima de estoque para lojas de roupas. 

Arrase na hora de vender interagindo com seus seguidores dentro das redes sociais e aumente seus lucros hoje mesmo! 

Faça uma boa divulgação

Entender o que significa fazer uma queima de estoque para o seu negócio é importante porque, além de te ajudar com as questões de estoque parado e contribuir para a saúde financeira de sua empresa, também colabora para que você se torne conhecido no seu ramo de atuação por ter bons preços e ótimas condições de pagamento. Mas, para que isso aconteça é importante que você divulgue corretamente essa ação, que precisa ter começo, meio e fim. 

Mas, você precisa ter em mente que é preciso trabalhar com estratégias de divulgação adequadas para sua queima de estoque em lojas de roupas de acordo com seus consumidores. Uma boa estratégia é trazer para sua divulgação estratégias que proporcionem gatilhos mentais para a venda. E, para completar essa estratégia, trabalhe com frases de impacto em suas publicações no Instagram. 

Desse modo, o alcance de sua queima de estoque vai aumentar bastante e muitos novos clientes podem chegar. Portanto, esteja preparado para receber a todos da melhor maneira! 

Tenha prazos definidos

Liquidações são ótimas para fazer o estoque girar, trazendo novos ares para sua loja virtual de roupas, Contudo, esse processo deve  ter um tempo definido e precisa ser pensado com calma e atenção aos detalhes, para que você consiga os melhores resultados e aprenda, na prática, como fazer queima de estoque da melhor forma possível. Mas, é importante estipular prazos para essa ação. 

É interessante, por exemplo, colocar as queimas de estoque em prática em trocas sazonais de coleção, como as viradas de primavera/verão para outono/inverno. Outra dica interessante pode ser investir em datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia do Cliente. Pensar no tempo da promoção é imprescindível para que você consiga se preparar para o alto fluxo de pedidos que vai conseguir. Desse modo, você acompanha melhor os resultados da sua ação. 

Portanto, faça um planejamento que contenha começo, meio e fim e evite imprevistos enquanto estiver vendendo bastante! 

Tenha uma boa vitrine

Agora que você já se planejou para sua queima de estoque, já entendeu o que precisa vender e sabe como divulgar para as pessoas sobre sua ação de sucesso, é hora de trabalhar nas imagens de seus produtos. Fotos bem tiradas e uma composição harmônica são capazes de passar confiança em seu futuro consumidor. Uma vitrine virtual bem feita desperta desejos que podem ser sanados por suas peças de design e qualidade. 

Mas, não se preocupe! Fazer uma vitrine online é simples e o custo é bastante baixo para você e sua empresa. Invista em fotos atrativas, com boa iluminação e composição, faça artes que combinem com a identidade da sua loja e trabalhe para que as fotos se organizem entre si e consigam prender a atenção de seus clientes em seus produtos. No mundo físico, as lojas investem bastante em vitrines para chamar a atenção dos clientes. No mundo virtual vale a mesma lógica.

Então, pense com carinho em cada detalhe de sua vitrine virtual para fazer uma queima de estoque de roupas, ou qualquer outro produto que você deseje, de sucesso!

Com todas essas informações, é hora de colocar a mão na massa! 

Para trabalhar com manuseio e gestão de estoque de maneira adequada e saudável para o seu negócio é necessário entender seu público, seus gostos e necessidades, além de saber como criar gatilhos de venda adequados em seus futuros clientes através de estratégias inteligentes de marketing que realmente sejam capazes de fornecer resultados. 

Para tanto, esteja sempre atento aos movimentos do seu mercado e as datas que podem servir de gatilho para um super queimão de estoque. Esteja sempre aberto para aprender novas estratégias de logística e marketing para aplicar tudo em sua empresa obtendo os melhores resultados.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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