Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Produtos e Nichos

Os 35 produtos eletrônicos mais vendidos na internet [2023]

Conheça o os produtos eletrônicos mais vendidos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Headphones, smartphones, notebooks, smartwatches, assistentes virtuais e dongles estão na lista de aparelhos eletrônicos mais vendidos na internet em 2023, entre vários outros. Esse mercado sempre esteve aquecido e segue crescendo e atraindo novos empreendedores para o e-commerce.

Considerando investir no comércio eletrônico? Pois saiba que essa é uma ótima escolha!

O Brasil já registrava crescimento acentuado nesse mercado e, após a pandemia, viu seu ritmo acelerar ainda mais. Em um levantamento realizado pela CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento nas vendas online (22,2% em 2022) e espera-se que o setor ainda cresça 20,73% entre 2022 e 2025.

Os dados são animadores para os empreendedores, mas é preciso destacar que os resultados variam de um segmento para outro. Um deles, porém, se mantém aquecido há anos e sem riscos de esfriar: os produtos eletrônicos!

Desde o princípio do e-commerce no Brasil, eles sempre foram um dos queridinhos dos brasileiros que gostam de fazer compras online. Atualmente, com o sucesso dos marketplaces, especialmente os focados em importação, as lojas de produtos eletrônicos, de tecnologia e de acessórios aproveitam o momento de alta demanda.

Neste artigo, trazemos um apanhado geral sobre o tema com orientações para quem deseja empreender na área e com a lista dos produtos eletrônicos mais vendidos em 2023 para você aumentar as suas chances de ter sucesso e crescer nas vendas online!

Continue a leitura e confira!

Vale a pena investir em uma loja virtual de produtos eletrônicos?

Com certeza vale a pena investir em uma loja virtual de produtos eletrônicos! Além de ser uma área muito diversa, com inúmeros segmentos para explorar, quase todos eles apresentam grande demanda. Além disso, há muitas formas de entrar nesse mercado, mesmo com pouco capital para investir.

É claro que isso não é nenhuma novidade para qualquer empreendedor ou consumidor atento e, por isso, é de se esperar que muitas pessoas queiram abraçar essa oportunidade. O público é amplo, as chances de lucro são atrativas, mas a concorrência é enorme, por isso, se planejar é extremamente importante.

Diante desse panorama, é natural se perguntar se e é ou não uma boa ideia vender produtos eletrônicos. A seguir, reunimos alguns pontos a considerar.

5 vantagens de vender eletrônicos online

Vender eletrônicos pela internet oferece diversas vantagens. Confira as principais delas!

1. Variedade de produtos

Como dito, o mercado de eletrônicos conta com uma ampla gama de produtos para atender diferentes públicos e preferências. Isso confere maior liberdade ao empreendedor ao escolher um nicho para atuar, bem como a oportunidade de trabalhar com mais de um nicho e aumentar suas chances de sucesso.

2. Maior comodidade para os clientes

Na internet, os clientes podem fazer compras a qualquer momento, de qualquer lugar, tornando a experiência mais conveniente. Vale destacar que a maioria das pessoas hoje prefere fazer compras pela internet, especialmente pelos preços atrativos e a facilidade de comparar lojas, produtos e preços.

3. Custos operacionais mais baixos

Comparado a uma loja física, a operação de uma loja eletrônica geralmente requer menos despesas com aluguel, funcionários e outros custos fixos. Uma boa ferramenta de e-commerce pode resolver quase todas as demandas do negócio de forma simplificada e por valores baixíssimos.

4. Análise de dados e otimização

A coleta de dados online permite que você compreenda melhor o comportamento do cliente e ajuste suas estratégias de marketing a fim de melhorar os seus resultados constantemente. Esse é um dos pontos que mais contribuíram para o sucesso do marketing digital em todo o mundo.

5. Maior alcance

A internet permite que você alcance uma audiência global, o que pode aumentar significativamente o potencial de vendas. 

Além disso, com a ajuda de plataformas especializadas é possível trabalhar com fornecedores de eletrônicos de todas as regiões do país e também do exterior, bem como vender produtos de forma simplificada para qualquer lugar. 

5 desvantagens de vender produtos eletrônicos na internet

É claro que esse mercado também conta com muitos desafios. Abaixo, você confere aqueles que mais merecem a sua atenção.

1. Concorrência intensa

Como destacamos há pouco, o mercado de produtos eletrônicos online é altamente competitivo, com muitos vendedores disputando a atenção dos consumidores. Isso significa que é preciso atuar de forma estratégica e saber inovar para se destacar.

2. Retornos e garantias

Lidar com devoluções de produtos eletrônicos pode ser complicado, pois há custos e outras questões envolvidas, que nem sempre agradam os consumidores. Essa é uma área delicada do e-commerce que merece muita cautela e boas estratégias para atenuá-la e evitar reclamações.

3. Experiência do cliente

Quando toda a negociação é realizada de forma remota, é preciso trabalhar diversos aspectos do negócio para que o cliente se sinta bem atendido. Isso parte da qualidade da loja virtual e dos seus recursos, passando também pelas estratégias de divulgação e relacionamento adotadas ao longo de toda a jornada de compra.

4. Dependência de terceiros

Muitos vendedores online dependem de serviços de terceiros, como plataformas de comércio eletrônico, empresas de transporte, financeiras e fornecedores, o que pode limitar o controle sobre certos aspectos do negócio. É preciso escolher parceiros e ferramentas com muito cuidado, dando prioridade para marcas bem reconhecidas e com bom atendimento.

5. Feedbacks e avaliações públicas

Na internet, os elogios e as boas avaliações são públicas e podem ajudar a sua loja e seus produtos a ganharem preferência entre os concorrentes. No entanto, o mesmo vale para críticas e reclamações, que precisam ser muito bem monitoradas nas diversas plataformas em que estão disponíveis, como o Google, as redes sociais e seu próprio site. 

Não se esqueça também dos grandes portais especializados, como o Reclame Aqui e o Proteste. Eventualmente, reclamações podem surgir e é preciso lidar com elas de forma estratégica e construtiva.

Quais são os produtos eletrônicos mais vendidos na internet?

Para montar a nossa lista, nos baseamos nas listas de aparelhos eletrônicos mais vendidos na Amazon e no Mercado Livre, que são os maiores marketplaces de artigos eletrônicos do Brasil, bem como algumas outras fontes. Confira!

1. Headphones e fones de ouvido

A venda de headphones e fones de ouvido online é muito popular, com uma variedade de marcas e modelos que atendem diversas necessidades. Estão em alta os dispositivos sem fio, os fones de condução óssea e os headphones com cancelamento de ruído.

2. Dongles para smart TV

Os dongles são dispositivos externos (geralmente conectáveis por meio de portas USB ou HDMI) que adicionam funcionalidades a um computador, TV ou qualquer outro dispositivo. No caso, falamos dos dongles usados para adicionar funções “smart” em qualquer TV, como o Fire TV Stick, da Amazon, e o Chromecast, do Google.

3. Assistentes virtuais

Assistentes virtuais como Amazon Echo e Google Home são populares para automação residencial, compras online e tarefas de voz, bem como para ouvir música e deixar recados. Um sucesso mundial que também cresce no Brasil.

4. Smartphones

Os smartphones são um dos produtos eletrônicos mais vendidos no e-commerce, com uma grande variedade de marcas e modelos disponíveis. Apenas em 2023, a expectativa é que cerca de 78 milhões de aparelhos sejam vendidos, de acordo com a consultoria IDC.

5. Smartwatches

Smartwatches têm ganhado popularidade, com funções de monitoramento de saúde, notificações de smartphone, recursos fitness e pagamento por aproximação. Os novos modelos são muito completos, além de serem um item de estilo, com forte apelo visual.

6. Impressoras

Impressoras, incluindo jato de tinta e laser, são vendidas online, com opções para uso doméstico e comercial. Os modelos com conexão sem fio e scanner são os mais procurados.

7. Mouses e teclados

Mouses e teclados são vendidos online para uso em computadores desktop, notebooks e dispositivos móveis. A variedade de marcas e recursos é grande, bem como as propostas. O nicho gamer, por exemplo, é um forte comprador de equipamentos personalizados ou com funções ou estruturas sofisticadas.

8. Tablets e e-readers

Tablets, como iPads, e e-readers (mercado dominado pelo Kindle, da Amazon), são frequentemente comprados por consumidores que apreciam leitura ou buscam novos meios de entretenimento e produtividade.

9. Dispositivos de segurança residencial

Câmeras de segurança, alarmes residenciais e sensores de movimento, por exemplo, são populares por oferecerem sistemas de monitoramento e segurança inteligentes. São também produtos relativamente acessíveis comparados às instalações tradicionais.

10. Notebooks

Milhares de notebooks de várias marcas e especificações são vendidos online para uso pessoal e profissional. A facilidade de comparar modelos e configurações na internet, torna esse tipo de produto muito procurado no e-commerce.

11. SmartTVs

As Smart TVs oferecem acesso a streaming de vídeo e aplicativos, bem como conteúdos em alta resolução. Já são consideradas um item essencial nas residências.

12. Extensões e filtros de linha

Extensões e filtros de linha são procurados para proteger eletrônicos contra surtos de energia, assim como para fornecer mais tomadas e opções de instalação.

13. Adaptadores de tomada

A grande variedade de padrões adotados no Brasil exige que muitas pessoas adquiram adaptadores, especialmente viajantes que se hospedam em locais variados.

14. Roteadores e repetidores de sinal wifi

Roteadores, repetidores e sistemas mesh são equipamentos muito procurados para melhorar a performance no wifi nas residências.

15. Pilhas e baterias

Sobretudo pelo baixo preço nas compras de pacotes maiores, as pilhas e as baterias em geral são produtos muito comprados na internet.

16. Consoles de videogames

Consoles, como PlayStation e Xbox, são muito populares entre os gamers e entusiastas e ajudam a movimentar um grande mercado ao redor deles, como o de jogos em mídia, serviços de assinatura e acessórios.

17. Manetes para computador e consoles

Falando em acessórios para videogames, se destacam as manetes para computadores e consoles.

18. Disco rígido externo, pen drives e cartões de memória

Dispositivos de armazenamento portáteis são essenciais para backup e transporte de dados. São muito procurados, especialmente pelo público geek.

19. Caixinhas de som portáteis

As caixinhas de som bluetooth são um fenômeno do mercado e certamente não poderiam deixar de figurar na lista de aparelhos eletrônicos mais vendidos de 2023.

20. Câmeras fotográficas

O mercado de câmeras fotográficas voltou, mesmo com a ascensão dos smartphones. Modelos clássicos e inéditos estão sendo muito procurados.

21. Robôs aspiradores de pó

Entre os diversos itens de automação residencial disponíveis, os robôs aspiradores se destacam pela praticidade que oferecem e o crescimento desse tipo de produto nas casas.

22. Lâmpadas inteligentes

Lâmpadas inteligentes que oferecem controle de iluminação pelo celular e recursos de economia de energia são também muito procuradas na internet.

23. Power banks

Power banks são populares por permitirem recarregar dispositivos móveis em qualquer lugar, especialmente em viagens.

24. Projetores portáteis

Projetores portáteis são vendidos para apresentações e entretenimento em casa. É um tipo de produto que viu suas vendas crescerem após a chegada de modelos básicos com preços muito acessíveis.

25. Equipamentos de realidade virtual (VR)

Acompanhando a tendência, dispositivos de realidade virtual estão sendo cada vez mais procurados, especialmente pelo público gamer.

26. Mini drones

Mini drones são opções acessíveis para pessoas que buscam esse tipo de entretenimento, assim como para profissionais da área em treinamento.

27. Máquinas de barbear

Máquinas de barbear elétricas também fazem sucesso no e-commerce dada a praticidade que oferecem para os homens no dia a dia.

28. Babás eletrônicas

As antigas babás de vídeo eletrônicas deram espaço a produtos inteligentes com funções diversas para ajudar os pais a garantirem a segurança e o cuidado com os filhos pequenos.

29. Equipamentos de áudio profissional

Equipamentos de áudio profissional, como microfones e mesas de mixagem, são também itens procurados pelos consumidores na internet para diversos fins.

30. Termostatos inteligentes

Outro item de automação residencial que ganha cada vez mais espaço no mercado são os termostatos inteligentes, que usam dados locais e de sistemas meteorológicos para ajustar a temperatura do ambiente.

31. Filtro de ar inteligente

Os filtros de ar inteligentes prometem melhorar a qualidade do ar em locais fechados, sendo muito atrativos especialmente nas grandes cidades, onde a poluição é um problema.

32. Equipamentos de iluminação

Equipamentos de iluminação, como fitas LED e luminárias, são vendidos na internet em diversos modelos e propostas para públicos variados.

33. Equipamentos de saúde

Dispositivos de saúde, como medidores de glicose e oxímetros, também passaram a ser muito procurados nas lojas online, especialmente por clientes em busca de preços atrativos.

34. Sistemas de som residencial

Sistemas de som residencial também fazem sucesso na internet, dos clássicos microsystem aos atuais soundbars bluetooth para smartTVs.

35. Balança digital e dispositivos fitness

Fechando a nossa lista, temos as balanças digitais e outros dispositivos eletrônicos fitness que ganham o mercado global com a popularização dessa tendência.

Quais são os acessórios para eletrônicos mais vendidos no Brasil?

Uma alternativa interessante para quem não tem muito dinheiro para investir no começo são os acessórios. São diversos itens que complementam ou ajudam a conservar outros produtos. Os acessórios para eletrônicos mais vendidos são:

  • capinhas de celular;
  • capas para notebook, tablets e e-readers;
  • mousepads e deskpads;
  • películas protetoras;
  • carregadores portáteis (power banks);
  • mochilas para dispositivos eletrônicos;
  • suportes para smartphones, notebooks e tablets;
  • kits de limpeza de telas;
  • adesivos decorativos.

Como escolher bons fornecedores de produtos eletrônicos?

Quando se trata de escolher fornecedores de produtos eletrônicos confiáveis, é essencial adotar um processo criterioso. 

O mais recomendável é começar pela pesquisa de mercado para investigar e comparar a qualidade dos produtos e o serviço de diferentes empresas. Você deve se certificar que seus fornecedores atendem os padrões de qualidade e segurança esperados pelo público e previstos em lei.

Além disso, é fundamental analisar as políticas de garantia e suporte pós-venda oferecidas pelas empresas, bem como suas políticas para lidar com devoluções e reclamações. A capacidade de resposta e a agilidade para resolver problemas são aspectos críticos para garantir a satisfação dos clientes.

Outro ponto importante é avaliar a confiabilidade da empresa. A reputação de uma marca diz muito sobre ela, por isso, você deve conferir avaliações e depoimentos de outros clientes do fornecedor. Se possível, entrar em contato com eles para saber mais detalhes.

Por fim, é importante manter uma comunicação clara com seus parceiros e estar disposto a fazer avaliações regulares para garantir o sucesso da parceria.

Passo a passo para abrir uma loja virtual de produtos eletrônicos

Dada as expectativas que o mercado oferece, abrir uma loja virtual de eletrônicos pode ser empolgante. Entretanto, é fundamental realizar um planejamento cuidadoso para evitar prejuízos e aumentar suas chances de sucesso. 

A seguir, você confere um breve passo a passo para dar vida a sua loja!

1. Conheça e estude o mercado

Antes de se aventurar no mundo do comércio de eletrônicos, é importante entender a área na qual pretende entrar.

Comece realizando uma pesquisa de mercado detalhada sobre os segmentos ou nichos em que pretende atuar, comparando as oportunidades e desafios de cada um.

Analise, também, seus concorrentes diretos e indiretos, as estratégias de marketing utilizadas, preços, seleção de produtos, atendimento, entre outros fatores.

Quanto mais informações tiver, melhor você saberá se posicionar para entrar no mercado com o pé direito.

Segmente seu público

Na internet, é fundamental pensar em segmentação, pois é isso que te ajudará a alcançar públicos específicos, com maior potencial de se tornarem clientes fiéis.

Entre outros pontos, é fortemente recomendado criar um perfil detalhado do seu cliente ideal, incluindo idade, interesses, comportamentos de compra e necessidades específicas. No marketing digital, trabalhos com personas, representações semi fictícias que também levam em consideração as dores e os desejos do cliente.

Tudo isso te ajudará a direcionar os seus esforços de divulgação e atendimento, aumentando suas chances de atrair as pessoas certas e criar conexão com a sua audiência. 

Planejamento e plano de negócios

Reunidos os dados, você deve elaborar um plano de negócios abrangente que inclua sua visão, missão, metas, estratégias de marketing, projeções financeiras e estrutura organizacional.

A ideia aqui é colocar no papel tudo o que você pretende executar, antes de fazê-lo, a fim de avaliar seu projeto, melhorá-lo e prever seus investimentos. Esse documento deve esclarecer todos os pontos do negócio, incluindo:

  • seleção e gestão de fornecedores;
  • logística e entrega;
  • garantia e suporte ao cliente;
  • marketing e promoção;
  • precificação e margem de lucro;
  • custos fixos e variáveis.

Além disso, como falamos em criar uma loja virtual de produtos eletrônicos, é preciso escolher uma boa plataforma de e-commerce para dar vida ao seu negócio na web.

A Bagy é uma das plataformas mais modernas e completas do mercado e, com ela, você consegue criar uma loja virtual em minutos usando apenas o celular — e ela já vem integrada com os principais marketplaces e redes sociais do momento!

Agora que você sabe quais são os produtos eletrônicos mais vendidos de 2023 e já escolheu o seu nicho, vai gostar da Bagy, a plataforma que ajudou 23 lojistas a venderem online! Não perca tempo e saiba tudo sobre essa grande oportunidade!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.