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Copywriting: o que é, porque usar e 7 dicas de como incorporá-lo no seu negócio!

Imagem ilustrativa para copywriting

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O copywriting é uma maneira de escrever persuasivamente, ou seja, com o objetivo de despertar interesse e motivar uma ação nos leitores. Essa técnica de escrita sempre pretende atrair as pessoas para algum propósito.

Você já passou pela situação de precisar vender um produto, mas não conseguir ser convincente o suficiente, mesmo sabendo que o que você estava vendendo era muito bom? Muitas outras empresas já passaram pelo mesmo e começaram a desenvolver técnicas para melhorar a persuasão e uma delas é o copywriting.

Também chamada de escrita persuasiva, ela recorre a diversos recursos para potencializar o poder de persuasão ao mesmo tempo em que incentiva o leitor a realizar uma ação específica. O intuito é se destacar dos concorrentes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Se você ainda não conhece essa técnica, não se preocupe! Neste texto vamos falar um pouco mais sobre ela e dar dicas de como incorporá-la no seu negócio. Acompanhe!

O que é copywriting?

O copywriting é uma maneira de escrever persuasivamente, ou seja, com o objetivo de despertar interesse e motivar uma ação nos leitores. Essa técnica de escrita sempre pretende atrair as pessoas para algum propósito.

Isso pode servir para qualquer tipo de conteúdo textual, desde frases para atrair clientes até mensagens de e-mail marketing ou postagens nas redes sociais. Ou seja, esse tipo de texto — que é chamado de copy — sempre é direcionado para alguma ação de marketing ou venda de uma empresa.

Na maioria das vezes, grandes negócios investem em uma equipe de profissionais para escrever esses textos, chamados copywriters, para que eles ofereçam maior eficiência e direcionamento nos textos persuasivos. Mas, com empenho é possível que qualquer pessoa escreva uma boa copy.

Por que usar o copywriting?

Existem diversas vantagens em utilizar essa técnica nos textos da sua loja online. Confira algumas delas a seguir.

Gera aproximação com seus clientes

Quando falamos em utilizar o copywriting dentro de uma estratégia de marketing, precisamos levar em consideração um fator importante: ele é uma excelente maneira de construir relacionamentos com os seus leads e de fidelizar seus clientes.

Isso acontece porque ele trabalha com a linguagem do seu público e, quando é bem-feito, consegue transmitir bons sentimentos, como compromisso e até mesmo pertencimento. Essa aproximação é fundamental para que você crie uma conexão entre o seu negócio e o seu público-alvo.

Aumenta a conversão e a geração de leads

O copywriting, como dito anteriormente, é uma técnica para escrever textos de conversão. Muitas vezes, esses conteúdos vão converter os seus leitores em clientes. Isso porque ele tem como principal objetivo fazer com que quem lê o seu texto tome uma decisão depois da leitura.

Uma copy que mostra boas soluções consegue atrair leitores e convertê-los em leads. Por isso, esse tipo de escrita é bastante interessante para quem deseja aumentar a taxa de conversão — como a de tráfego de página ou a de vendas diretas, por exemplo.

Melhora a notoriedade da sua loja

Um texto persuasivo é uma ótima estratégia para aumentar o posicionamento da sua marca, assim como a sua notoriedade no seu mercado. Isso porque se você escreve textos marcantes e que engajam, as pessoas não vão esquecê-los. Porém, mais do que isso, o copywriting pode ser utilizado para contar histórias que façam parte do universo do seu negócio.

Isso por si só gera muito valor à empresa, porque mostra a sua relevância no mercado e, principalmente, o que a torna tão diferenciada. Em outras palavras, o que a torna a melhor opção disponível.

Copywriting para iniciantes: como começar a utilizar no seu negócio virtual?

A princípio pode parecer difícil utilizar essa técnica nos textos dos seus negócios, mas com o passo a passo a seguir essa jornada pode ficar mais fácil.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para utilizar o copywriting na sua loja virtual é estudar o seu público. É preciso ter atenção e empatia para entender as dores da sua persona e, assim, conseguir personalizar a sua mensagem. Ela precisa soar familiar para o leitor, como se viesse de alguém próximo, uma pessoa que realmente o entenda.

Pergunte-se por que o público deveria ler o seu texto? O que ele ganharia com isso? Se você conseguir responder a essas perguntas com honestidade e clareza, já estará com meio caminho andado para escrever um bom texto persuasivo.

Tenha um objetivo claro

Os textos persuasivos que utilizam as técnicas de copywriting não podem — e não devem — ser postados sem ter um motivo claro. Por isso, pense em qual é a ação que você deseja que o seu leitor tome no final da leitura.

Para que você consiga chegar a uma resposta satisfatória para esse questionamento, precisa ter em mente o seu objetivo com o texto e o ponto da jornada do cliente que ele pretende atingir.

Para isso, você pode criar um calendário editorial, por exemplo, para programar a publicação desses conteúdos conforme os objetivos que foram traçados. Assim fica mais fácil não se esquecer do motivo de cada um deles.

Estude os pilares de vendas

Entender os conceitos básicos de vendas é fundamental para escrever um texto persuasivo de sucesso — e você provavelmente tem um pouco de conhecimento nesse assunto por já trabalhar no ramo. Mas, lembre-se de que você precisa entender sobre comportamento de compra dos seus clientes, gatilhos mentais, marketing de conteúdo etc.

Outro pilar que você precisa conhecer é a jornada de compra do cliente, que é um processo pelo qual ele passa até comprar o seu produto. Ele geralmente não é linear e saber para qual etapa você está escrevendo é essencial para não ter uma abordagem muito agressiva de vendas caso a pessoa esteja nos estágios iniciais ou vice-versa.

Estabeleça uma proposta de valor

Para começar a utilizar o copywriting no seu conteúdo, é fundamental saber qual é a proposta de valor do produto sobre o qual você vai escrever. Em outras palavras, você precisa entender o que o torna realmente especial e diferenciado em relação à sua concorrência.

Ao escrever, você pode considerar algumas questões para ajudar nessa tarefa, como:

  • Quais problemas o produto resolve?
  • Quais são os diferenciais dele?
  • Como esse produto funciona a um nível mais técnico?
  • Esse produto tem apoio de pesquisas científicas para comprovar os seus benefícios ou a sua qualidade?

Lembre-se que as respostas para todas essas perguntas precisam ser embasadas em pesquisas, artigos e dados de fontes confiáveis para que tenham relevância.

Faça seu conteúdo ser exclusivo

A internet está cheia de conteúdo que aparece para os usuários muitas vezes até quando eles menos esperam. Por esse motivo, você precisa pensar em recursos que façam a sua comunicação ser mais interessante e diferente o suficiente para atrair a atenção das pessoas.

Você pode utilizar as técnicas de copywriting a seu favor para pesquisar temas, elaborar títulos interessantes e criativos, além de criar narrativas que atrairão o público e despertar nele sensações positivas. Abuse da criatividade e procure por informações interessantes para enriquecer o seu conteúdo e entregar relevância para seus leitores!

Invista em storytelling

O storytelling é a capacidade de contar diversas histórias a partir de narrativas que sejam envolventes. Essa estratégia é uma das maneiras mais eficientes para atrair a atenção e engajar o seu público em um texto — e, por isso, é muito utilizada junto com o copywriting.

Tenha sempre em mente que ao contar uma história, você pode trazer memórias e emoções específicas ao leitor. Sem contar que por meio dela também é possível tornar a conversa mais humana e enriquecer ainda mais a interação entre vocês.

Formatos do texto de copywriting para lojas virtuais

O copywriting é um tipo de estratégia que precisa estar presente em toda a comunicação da sua loja online. Confira, a seguir, onde você pode utilizá-lo.

Descrições de produtos

As descrições dos produtos são ótimos lugares para você utilizar copywriting porque, assim, consegue aumentar as vendas. Um texto persuasivo vai destacar os benefícios dos itens, além de criar uma conexão emocional e comunicar as informações de maneira clara.

Sem contar que uma descrição de produto com copywriting aplicado melhora a visibilidade da sua loja nos mecanismos de busca — como o Google — e cria um senso de urgência para impulsionar uma ação imediata dos seus clientes. Ou seja, essa técnica de escrita é extremamente poderosa para envolver, persuadir e converter clientes em potencial.

Calls-to-Action

Utilizar técnicas de copywriting nos CTAs de uma loja online é essencial para impulsionar as taxas de conversão. Com mensagens diretas e persuasivas, eles podem gerar um grande senso de urgência, além de destacar benefícios exclusivos e incentivar a ações imediatas, como os famosos “Garanta o seu” e “Compre agora”.

Essas abordagens claras não somente direcionam os clientes de uma maneira eficaz, mas também criam expectativas positivas, já que personalizam a experiência como um todo e proporcionam oportunidades contínuas de otimização.

Redes sociais

Quando você utiliza o copywriting nas redes sociais da sua loja virtual, consegue envolver os seus seguidores de uma maneira mais efetiva e impulsionar as interações. Isso porque esses textos mais persuasivos e envolventes podem ajudar a destacar algum produto, contar uma história cativante e criar uma conexão emocional com a audiência.

Além disso, utilizar um texto persuasivo eficaz nas artes dos posts, nas legendas e nas CTAs pode influenciar as decisões de compra de uma maneira extremamente positiva. Sem contar que também é possível promover ofertas especiais ao mesmo tempo em que gera um senso de urgência e constrói uma identidade de marca forte.

E-mail marketing

Integrar técnicas de copywriting em uma estratégia de e-mail marketing da sua loja online é essencial para conseguir maximizar a eficiência das campanhas. Escrever textos personalizados e persuasivos nas mensagens pode criar uma conexão emocional com os seus clientes, além de destacar ofertas exclusivas e incentivar ações específicas, como a conclusão de uma compra ou a retomada de um carrinho abandonado.

O copywriting bem elaborado em um e-mail também contribui para uma segmentação mais eficaz. Isso garante que cada uma das mensagens enviadas ressoe com o público-alvo, o que aumenta significantemente as taxas de conversão, engajamento e de abertura.

Site

O site da sua loja virtual é um dos melhores lugares para você utilizar diversas técnicas de copywriting, já que assim consegue cativar os visitantes, estimular as ações desejadas e ainda comunicar efetivamente os valores da sua marca. Esses textos podem criar uma narrativa convincente sobre o seu negócio, destacar os benefícios dos produtos e influenciar positivamente as decisões de compra dos clientes.

Um texto persuasivo bem escrito nas páginas do seu site contribui para o SEO, melhora a visibilidade e atrai um tráfego muito mais qualificado. Ao integrar essas técnicas em elementos-chave, como nas páginas de categoria e na página principal, você consegue oferecer uma experiência de navegação muito mais persuasiva e envolvente.

7 dicas infalíveis para incorporar o copywriting na sua loja virtual

Agora que você já sabe o que é copywriting e porque utilizá-lo, chegou o momento de conhecer dicas para incorporá-lo na sua loja virtual. Confira as principais a seguir

1. Antecipe os receios e as objeções do público

Enquanto você estiver na fase de planejamento e pesquisa para a criação do texto em que vai utilizar o copywriting, você precisa listar as principais objeções que o seu cliente pode ter em relação aos produtos da sua loja.

Em muitos casos, essa antecipação pode até mesmo gerar várias ideias para a criação de textos mais eficientes. Tenha sempre em mente que o principal objetivo do copywriting é convencer o cliente, então, esclarecer as suas dúvidas e vencer as suas objeções pode ser uma boa maneira de conseguir esse feito.

2. Utilize números e pesquisas

Uma das técnicas mais utilizadas — e preferidas do mercado, aliás — é a utilização de dados que sejam favoráveis ao seu negócio para, além de transmitir confiança, aumentar as chances de convencimento do leitor. Os textos como “preços até 50% mais baixos que a concorrência” ou “9 entre 10 clientes recomendam a nossa loja” costumam chamar bastante atenção das pessoas.

Mas aqui, é preciso frisar algo importante: jamais, em hipótese alguma, invente dados ou minta em relação a eles. Se o cliente se sentir enganado, as consequências para a sua marca poderão ser bastante severas. Isso sem contar que propaganda enganosa pode ser punida pelos órgãos de fiscalização. Então muito cuidado quando for utilizar essas informações.

3. Aposte nos verbos de ação

Como você já sabe, o principal objetivo do copywriting é fazer com que o seu potencial cliente siga uma ação definida por você. Isso inclui visitar um site, contratar um serviço, realizar uma compra, compartilhar um post nas redes sociais, se inscrever em uma newsletter e por aí vai.

Então, para que essa ação seja efetiva, um bom recurso é utilizar verbos de ação no imperativo, como “clique”, “entenda”, “veja”, “compartilhe” etc. O melhor lugar para empregar esses verbos é nos seus CTAs e nos botões de ação.

4. Use palavras simples

De uma maneira geral, é melhor evitar o uso de palavras que sejam difíceis de serem entendidas ou então frases muito rebuscadas — a não ser que isso faça sentido para o seu público-alvo ou que vá gerar alguma sacada criativa que a audiência vai conseguir entender. O melhor é evitar fazer uma brincadeira com as palavras se isso não for compreendido pelas pessoas com facilidade.

Na maioria dos casos, o melhor é escrever de maneira informal, já que a naturalidade do tom da escrita vai aproximar o leitor da mensagem. As frases muito rebuscadas geralmente transmitem uma sensação de um conteúdo muito mecanizado ou engessado.

5. Faça perguntas que estimulem respostas positivas

As perguntas são um dos tipos de copywriting favoritos de muitos profissionais que trabalham nesse ramo, já que elas estimulam o leitor a pensar na resposta imediatamente. Se você for utilizar essa técnica, porém, vai precisar fazer perguntas nas quais as respostas gerem percepções positivas sobre o assunto do texto.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e o que diferencia o seu negócio da concorrência é a qualidade do tecido utilizado para a fabricação das peças. Um texto com a pergunta “Ninguém aguenta mais comprar roupa que estraga em poucas lavagens, não é mesmo?” imediatamente vai levar o leitor a concordar com ela.

De quebra, ainda dá brecha para que você ofereça as suas peças de qualidade superior, porque o leitor já concordou que não aguenta mais comprar roupa com qualidade inferior. Conseguiu entender?

6. Foque no que o seu produto tem de bom

Se você tem um bom produto, ressaltar as qualidades dele sempre será um bom caminho. Então, foque naquilo que você sabe que vai fazer os olhos do seu público brilharem.

Uma das maneiras mais efetivas e inteligentes de fazer isso é valorizar a experiência positiva que aquele item vai proporcionar ao seu cliente. Ou seja, estimular uma conexão emocional entre o que o público precisa e o que você vende tende a gerar ótimos resultados.

7. Tenha um CTA claro

O CTA, como você já sabe, é a frase em que você diz claramente o que espera que o leitor faça. Quando você for elaborar o seu texto, uma das opções é fazer com que essa chamada para a ação seja no título — com apenas uma frase como “Confira a nova coleção” ou “Baixe o nosso catálogo”.

Outra opção é utilizar o CTA no final do texto. Essa utilização costuma ser a mais comum e o sugerido é escrever um título chamativo seguido por uma frase que o complemente e a chamada para a ação para finalizar todo o texto. Um exemplo é a famosa frase “Clique e aproveite!”.

Conseguiu entender o que é copywriting e como colocar ele em prática em um texto? Comece a treinar agora mesmo e explore o grande potencial das palavras persuasivas no seu negócio online!E por falar nisso, conheça a Bagy e crie a sua loja online profissional com uma plataforma completa que oferece diversas soluções para o seu negócio com um suporte humanizado — tudo isso com um baixo custo de investimento!

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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