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Vendas

5 dicas de como fazer captação de clientes e impulsionar seu negócio

Imagem ilustrativa de captação de clientes

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A captação de clientes é a identificação de potenciais consumidores para um negócio. O comercial deve entrar em contato com esse público e levá-las a etapa de compra.

A fidelização é uma parte fundamental da estratégia comercial de um negócio, mas não dá para esquecer da etapa que dá origem a essa: a captação de clientes. Ter um fluxo de pessoas conhecendo sua empresa e passando a consumir o que você vende online é fundamental. Daí em diante, elas podem se tornar compradoras recorrentes.

Para atrair mais consumidores é importante investir em estratégias de captura, o que passa por gerar interesse na sua empresa. Essa atividade também engloba o marketing de desenvolvimento e fortalecimento da marca. Afinal, se isso se torna possível, é muito provável que mais consumidores se interessem em comprar de você.

Para ajudar você a captar mais clientes e seguir com um bom faturamento no seu negócio, vamos mostrar como fazer isso por meio de sete dicas valiosas. Acompanhe!

O que é captação de cliente?

A captação de cliente é a etapa da estratégia comercial em que a empresa trabalha para que novos leads sejam capturados pelo negócio. Com essas oportunidades, é possível trabalhar na nutrição dos contatos até transformar essas pessoas em clientes em potencial. Por isso, captar significa trazer novas pessoas para sua base de clientes.

Um bom trabalho de captação pode ser feito de duas formas: ativa, com o que chamamos de marketing outbound, e passiva, com o marketing outbound. Ambas as frentes são fundamentais e podem fazer com que novas pessoas cheguem interessadas em comprar na sua loja. No entanto, essas estratégias são executadas de modo distinto.

A captação no outbound

No marketing outbound as suas estratégias serão mais incisivas, uma vez que sua empresa fará ações de abordagem aos clientes. Ou seja, você vai atrás dessas pessoas em redes sociais, por meio de disparos de e-mails, entre outros formatos. Com esses mecanismos, dá para conseguir contatos e gerar os leads que vão virar clientes.

A captação no inbound

Já no inbound, a captação é passiva, ou seja, sua empresa trabalha sem ir até os clientes. Em vez disso, cria conteúdos, trabalha com posts de engajamento nas redes sociais e tenta rankear palavras-chave estratégicas para o negócio no Google. Assim, os clientes chegarão naturalmente à sua marca.

O que é preciso para captar mais clientes para seu negócio

Estruturar bem a sua estratégia de captação de clientes é fundamental, além de outras necessidades importantes para que a empresa se mantenha sólida no mercado. Assim, é possível atrair consumidores em potencial com maior facilidade e eficácia. Veja o que sua empresa precisa fazer para conseguir esse resultado com maior consistência.

Bom posicionamento de mercado

Sua empresa precisa se posicionar adequadamente considerando três pontos principais:

  • nicho de mercado;
  • público;
  • concorrência.

Para ser enxergada como a empresa certa, seu público deve identificar alguns requisitos, como a linguagem alinhada com a audiência, um mix de produtos qualificados e um atendimento de ponta.

E para atender a essas questões, é importante sempre se atentar ao que o mercado está fazendo, assim, você será um competidor forte e atraente ao público.

Escolha correta das estratégias

As estratégias de atração precisam ser pensadas considerando não só seu público-alvo, mas também os esforços que sua empresa despenderá para isso. Por exemplo, não é uma boa ideia dedicar todo seu orçamento e ações para estratégias de impulsionamento.

É sempre recomendável saber equilibrar essa relação, alinhando as estratégias orgânicas com as pagas. Assim, além de ter uma boa gestão de custos, é possível também garantir uma mensuração contínua dos resultados, para então entender quais meios são mais bem-sucedidos diante do seu público-alvo.

Saber onde seu cliente em potencial está

Um pouco de pesquisa e observações serão importantes para entender onde seu cliente está, geograficamente e também no digital.  Quando você sabe a localização, pode entender mais as necessidades logísticas e oferecer melhores condições de envio. agora, quando falamos do digital, você descobre as preferências específicas sobre como usam a internet.

Por exemplo, pode ser que seu público se concentre mais no Facebook. Além disso, é possível que essas pessoas estejam começando a migrar para o TikTok. Entender isso ajudará a direcionar suas ações para as redes sociais com maior potencial de engajamento.

Quem faz a captação de cliente?

O trabalho de captação é feito em conjunto pelo setor de vendas e pelo marketing. Esses dois departamentos precisam trabalhar alinhados, consultando a mesma base de informações e monitorando um o avanço das tarefas do outro. Assim, fica mais fácil conduzir o lead pelo funil, algo fundamental nesse trabalho.

Por exemplo, um lead captado pelo time de marketing é entregue para o time de vendas, que fará o contato para tentar fechar um negócio. Em alguns casos, o marketing faz todo o trabalho, mas aciona o setor de vendas quando esse lead já se transformou em cliente, mas não retornou para comprar outras vezes.

Como captar clientes pela internet?

O trabalho de captação de clientes acontece de maneira muito mais precisa na internet. E o motivo principal para isso é a amplitude de recursos que o âmbito digital oferece. Além disso, as ações nesse ambiente são facilmente mensuradas, o que significa que fica mais fácil medir o nível de eficácia de cada campanha executada pela empresa.

Para conseguir novos clientes é importante investir esforços e tempo e algumas estratégias básicas que costumam surtir efeito. Mostramos as principais a seguir!

Pelas redes sociais

Use o Instagram, Facebook e TikTok a favor da sua marca para mostrar o que você vende, falar sobre sua empresa e criar conteúdo que ajude a se aproximar do seu público. Quando você faz isso, qualifica a presença da sua empresa na internet, o que serve para atrair mais pessoas e fazê-las se convencerem de que sua marca é uma boa opção.

Com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na criação de blog posts, vídeos, e-books e outros materiais para atrair consumidores em troca da atenção dessas pessoas. Mais do que isso, é possível também fazê-las se envolverem com sua marca até se tornarem clientes. Portanto, investir nessa estratégia inbound custa pouco e gera bons resultados.

Por meio dos ads

Os anúncios pagos são uma forma importante de alcançar seu público por meio do Google ou das redes sociais. E uma das grandes vantagens é poder segmentar esses anúncios, o que faz com que cheguem mais facilmente a quem interessa. Dessa forma, a chance de captar clientes é muito maior!

Qual é a diferença entre captação e fidelização?

Mas afinal, captação e fidelização são coisas diferentes? E qual é o trabalho mais importante entre esses dois? Bem, essas duas perguntas são importantes e, uma vez que você entende as respostas, vai entender que captar e fidelizar são ações subsequentes.

Captar é trazer para dentro do negócio

Quando você capta, está colocando dentro da sua base de leads, prospects e clientes pessoas que nunca compraram do seu negócio anteriormente. No entanto, no seu trabalho de pesquisa e identificação de público-alvo, foi possível perceber que essas pessoas têm grande potencial de se interessar pela sua empresa. E por isso, captá-las é fundamental.

Mas é importante deixar claro que a captação não significa uma venda, necessariamente. Mesmo depois que o cliente já segue sua empresa na rede social, já lê seu blog ou consome seus conteúdos, o trabalho segue. É importante trabalhar no engajamento e no suporte à tomada de decisão. Aí sim, avançando pelo funil, essa pessoa vai comprar.

Fidelização é gerar compras recorrentes

Da mesma forma que captar não significa gerar vendas, comprar uma vez na sua loja não necessariamente será o início de uma relação de clientela fidelizada. para conseguir essa relação a longo prazo é importante trabalhar no pós-venda. Isso fará com que seu cliente se convença de que sua empresa é a certa para ele comprar de maneira recorrente.

Fidelizar é reter aquele cliente no seu negócio. Assim, serão maiores as chances de essa pessoa retornar constantemente à sua loja virtual para comprar, se tornando um cliente quase que fixo. E esse ciclo nunca acaba: é sempre importante investir no relacionamento com o consumidor para que ele siga comprando e, mais do que isso, satisfeito com a sua empresa.

Como a captação de clientes pode impulsionar seus negócios?

Um bom trabalho de captação de clientes gera resultados diretos no desenvolvimento da sua empresa. Indiscutivelmente, quando mais consumidores você coloca para dentro do negócio, maiores as oportunidades de aproveitar resultados de destaque.

Oportunidades de vendas aumentadas

Mais leads e prospects? Então, também há maiores chances de transformar esses contatos em clientes. Assim, as vendas serão uma consequência praticamente natural. Portanto, é fundamental pensar na captação como um mecanismo que, no fim do ciclo, vai gerar mais dinheiro para a empresa. Mas é claro, desde que as etapas do funil de vendas sejam respeitadas.

Previsibilidade de faturamento

Muitas lojas sofrem com a dificuldade de ter uma previsibilidade de faturamento, o que acontece pela falta de clientes fiéis que estão sempre comprando com a empresa. Sendo assim, fica mais claro que o primeiro passo para fidelizar é captar. Aqui, mais um bom exemplo de que as etapas do funil precisam ser pensadas dentro da perspectiva ampla.

Crescimento da marca

Mais clientes e mais vendas. Se há cada vez mais pessoas chegando na sua empresa, isso é um sinal de que você está preenchendo vários requisitos importantes. Assim, além de ter maiores possibilidades de fidelização, há também um aumento das chances de crescimento do negócio. Vendas e popularidade são fatores essenciais para isso!

Quais são as 5 dicas práticas para captação de clientes?

A captação de clientes pode ser feita de maneira eficaz, desde que você trabalhe em algumas frentes importantes pensando nessa estratégia. Aqui vão as cinco principais dicas para ter sucesso nas ações da sua empresa.

Crie personas para o seu negócio

As personas são representações fictícias do consumidor médio da sua marca. É importante chegar a esse modelo para entender quem compra da sua loja, ou seja, quem são as pessoas que você está em busca para, então, conseguir captar para seu funil.

Personas permitem que você identifique hábitos de compra, expectativas de vida, necessidades cotidianas, entre outras características pessoais e enquanto consumidor. A partir disso, suas ações de captação podem ser adaptadas para surtirem resultado positivo.

Potencialize a sua presença online

Ter presença online é uma das exigências para que seu negócio esteja mais capacitado para a captação de clientes. E o motivo é simples: quanto mais canais em que sua empresa está, maior a visibilidade. Consequentemente, aumentam também as possibilidades de capturar a atenção das pessoas.

Mas lembre-se: só esteja nos canais que sua empresa pode gerenciar e realmente se fazer presente. Afinal, de nada adianta estar em uma rede social e não conseguir ter presença constante e qualificada por lá. Além disso, considere os canais favoritos da sua persona, assim você qualifica sua estratégia de canais.

Tenha ações para todas as etapas do funil

O funil de vendas exige que você seja capaz de falar com seu consumidor nas diferentes fases, desde quando captura esse contato até quando essa pessoa está pronta para comprar. Por sua parte, é importante ter a preocupação em se fazer presente em cada uma dessas etapas.

Portanto, ofereça conteúdos capazes de se comunicar com as necessidades e desejos do seu lead em cada uma das fases do funil. Essa é a melhor forma de conseguir conduzir as pessoas por cada fase, levando-as não só às vendas, mas também à fidelização.

Mensure os resultados das estratégias

Qualquer estratégia pode ser considerada boa, isso é, desde que dê resultados. E você só poderá atestar essa efetividade se mensurar as ações de captação de clientes que executou. Assim, sua empresa investe menos no que quase não traz retorno.

Portanto, tudo que for feito nesse sentido precisa gerar dados que serão analisados pelos especialistas de marketing da empresa. Então, o próximo passo é decidir quais ações seguem como prioridade e quais poderão ser colocadas em segundo plano.

Tenha um site profissional e bem estruturado

Um bom site é um cartão de visitas e tanto para quem ainda não conhece sua marca e acabou de ter o primeiro contato com ela. Ainda que estejamos na era das redes sociais, os sites ainda têm um importante papel na hora de trazer credibilidade a uma empresa.

Esse ambiente online precisa, além de um bom design, também um funcionamento eficiente. Uma boa experiência é importante não só na captação, mas também na fidelização. E assim o ciclo ideal do funil de vendas é completado com sucesso!

A captação de clientes é um trabalho importante e que deve ser encarado como algo recorrente e contínuo. Sua empresa nunca pode deixar de captar mais e mais consumidores, para então transformá-los em parte importante do seu negócio.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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