Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Empreendedorismo

Como ganhar dinheiro em casa: 29 ideias para lucrar sem precisar sair de casa

home office e e-commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A transformação digital e a pandemia modificaram completamente o cenário do mercado de trabalho e, atualmente, existem várias maneiras de como ganhar dinheiro em casa. Seja utilizando plataformas online, como as redes sociais, seja reforçando o seu conhecimento em assuntos específicos. Neste conteúdo listamos as melhores dicas para você!

Está procurando por uma renda extra online, mas não sabe por onde começar? Calma, não precisa se desesperar: a transformação digital e o cenário que vivemos durante a pandemia mudaram completamente o comportamento do trabalho. Afinal, por que ir até um escritório? Sem precisar se deslocar, é possível conseguir rendimentos ao final de cada mês, mas como ganhar dinheiro em casa?

Pode ser um complemento para o seu salário ou até mesmo uma renda fixa, existem várias possibilidades no mercado. Com o auxílio da tecnologia, as barreiras são reduzidas e o alcance das suas estratégias pode ser ampliado. Com um celular ou um computador, você pode aproveitar vários segmentos e ganhar dinheiro trabalhando em casa.

O que acha de conferir as nossas dicas? Continue a leitura deste artigo e conheça 29 ideias para lucrar sem precisar sair de casa.

Como ganhar dinheiro em casa: 29 ideias para te ajudar

Revenda produtos

Tem muitos contatos e conhece alguém que produza produtos e itens interessantes e de qualidade? Por que não trabalhar como revendedor? Esse exemplo é um dos muitos caminhos que podem ser seguidos. Para quem tem experiência com vendas ou gosta de conversar, a revenda de produtos pode ser uma opção muito interessante para fazer uma renda extra.

O maior cuidado que você deve ter é com a qualidade do que é oferecido. Como não é você que cuida diretamente da produção, é preciso ter a certeza de que o seu parceiro realmente pode entregar itens com alto valor agregado. Afinal, é a sua reputação que vai ficar em jogo, não é mesmo? Mas, sem dúvidas, pode ser uma alternativa para ganhar mais dinheiro.

Venda produtos importados 

Nem sempre é fácil trazer produtos do exterior, mas a globalização facilita bastante esse cenário e é possível até mesmo trabalhar com a venda de produtos importados com grandes chances de sucesso. Sites chineses e tailandeses, por exemplo, podem oferecer produtos interessantes, simples e com um preço muito acessível, especialmente para compras em grandes quantidades.

Dessa forma, você pode encontrar itens práticos, por exemplo, para cuidar da beleza no dia a dia. Acessórios simples que podem facilitar a rotina dos clientes em potencial do seu negócio. E tudo isso com um preço mais barato, permitindo que você construa o seu estoque e depois comece a cuidar da logística e retenção dos clientes para seguir competitivo.

Desenvolva e venda infoprodutos

Uma opção para quem tem familiaridade com a escrita, português e alguma área de conhecimento específica é desenvolver produtos digitais. Mas com a transformação digital e a globalização, muitas barreiras físicas acabaram sendo superadas e novos produtos e serviços surgiram no mercado. Os formatos utilizados costumam ser e-books, vídeos, aulas, aplicativos, métodos e fórmulas.

Eles podem ser fornecidos gratuitamente ou comercializados para o público. Isso varia de acordo com os objetivos e estratégias de quem produz esses produtos digitais. Custos baixos, fortalecimento da autoridade da sua marca e aproximação com vários clientes em potencial são os principais benefícios dessa estratégia dentro do cenário digital.

Faça e venda artesanato

Para quem tem alguma habilidade ou familiaridade com o artesanato, esse é outro caminho que pode ser seguido para fazer uma renda extra. Já pensou em ter um retorno financeiro por algo que você faz por prazer? Gosta de fazer peças em cerâmica? Plantas para um jardim decorado? Ou até mesmo quadros com seus desenhos? Eles podem ser a porta de entrada para começar o seu negócio.

Para isso, você precisa entender o que o seu público mais pode se interessar e como os seus itens podem se diferenciar no mercado. Desde a embalagem mais personalizada até mesmo a presença em redes sociais, como o Instagram. Tudo isso pode ajudar você a vender cada vez mais e conseguir dinheiro para viver disso ou apenas para complementar a sua renda mensal.

Venda suas fotos

Com câmeras cada vez mais potentes, não é preciso ter o celular mais caro para tirar fotos em altíssima qualidade. Junte o equipamento mais acessível com a sua habilidade em fotografar e comece a vender as suas fotos. São vários caminhos que podem ser seguidos para esse tipo de conteúdo, como a venda para empresas diretamente ou para bancos de imagem.

Você pode se cadastrar como um colaborador e começar a vender as suas fotos para os bancos mais populares do mercado. Além de gerar uma renda extra para você, também é uma forma de começar a construir o seu portfólio. Fazendo a divulgação do seu trabalho nos canais certos, como as redes sociais, também é possível ampliar cada vez mais a sua carteira de clientes e se consolidar nesse mercado.

Crie tutoriais em vídeo

A mesma ideia do item anterior: gravar um vídeo em alta qualidade já não é uma tarefa tão difícil, certo? Por que não usar o seu conhecimento sobre um assunto específico e criar tutoriais em vídeo para os seus seguidores? É possível ganhar dinheiro das mais variadas formas dentro desse cenário, como dicas de games online ou até mesmo sobre algo que você domina.

Pode ser qualquer especialidade: notou que existe uma demanda no mercado? Então você pode compartilhar o seu conhecimento e começar a fazer dinheiro com isso. Além disso, é uma forma de fortalecer a sua marca e até mesmo abrir novas oportunidades para você dentro do seu segmento de atuação.

Produtor de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes de comunicação, não é mesmo? Mas para colocá-la em prática, é preciso muito trabalho no dia a dia e um produtor de conteúdo se torna fundamental. Tem familiaridade com a escrita? Existem várias plataformas que podem ajudar você a trabalhar como freelancer para criar conteúdos para outras empresas.

Com o tempo, você pode construir um portfólio e se consolidar dentro desse mercado. Assim, não só em plataformas, mas clientes diretos podem conhecer e se interessar pelo seu trabalho. Para quem tem conhecimento sobre técnicas como SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, as chances de se destacar e conseguir ganhar dinheiro trabalhando em casa aumentam bastante.

Revisor de conteúdo

Mas não é só de produção de conteúdo que se alcançam grandes resultados. Também é preciso revisar esse trabalho. Enquanto muitos profissionais conseguem exercer as duas funções, o cenário ideal é que elas não sejam realizadas pela mesma pessoa quando o texto é o mesmo. O objetivo é realmente encontrar alguns erros que podem passar despercebidos por quem acabou de escrever aquele conteúdo.

Dessa forma, o revisor de conteúdo também é peça-chave para quem quer se diferenciar por textos, chamadas e anúncios diferenciados no mercado. Afinal, são os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no final, certo? Além dessas plataformas freelancers, muitas empresas contratam profissionais especializados em revisão para refinar os seus conteúdos produzidos internamente.

Ensino remoto

Domina algum assunto específico? Pode até mesmo ser a redação e a revisão de conteúdo! Se a resposta for sim, outra opção interessante para ganhar dinheiro sem precisar sair de casa é o ensino remoto. Isso mesmo, por que deixar o conforto da sua casa para ensinar alguém? E melhor: por que limitar o alcance do conhecimento que você pode transmitir?

Com várias plataformas digitais, inclusive um canal no YouTube, você consegue construir uma audiência e até mesmo oferecer aulas pagas. Pode ser um curso básico de inglês ou espanhol, até mesmo algum aprendizado ao longo da sua carreira e que pode ser interessante para um certo público. Opções não faltam, basta encontrar algum assunto que domine e criar a sua audiência.

Desenvolvimento de websites

Um website é praticamente um cartão de visitas para qualquer empresa que está no ambiente online, certo? Mas não se trata de uma tarefa tão simples e por isso, é natural que as companhias busquem por ajuda especializada sobre o tema. Por que não se especializar no assunto e começar a trabalhar com o desenvolvimento de websites?

Seja uma pequena loja, seja uma startup se colocando no mercado, a variedade de clientes em potencial é muito grande e a demanda também. Isso significa que um profissional capacitado pode se destacar nessa área. Comece com empreendedores e pequenos negócios, construa um portfólio e continue aprimorando os seus conhecimentos para se firmar nesse mercado.

Torne-se um tradutor ou intérprete

Com a globalização, a troca de informações e o contato entre pessoas de diferentes países é cada vez maior. Mesmo pequenos negócios precisam estar prontos para lidar com outros idiomas, não é mesmo? Apesar de mais e mais profissionais buscarem aprender outras línguas, essa ainda é uma demanda bastante recorrente no mercado de trabalho, abrindo a oportunidade de atuar como tradutor ou intérprete.

Desde a tradução de documentos e orientações de uma empresa estrangeira que acabou de adquirir um novo fornecedor ou foi comprada e tem uma matriz na França. São várias oportunidades que podem surgir para quem tem o domínio de outros idiomas.

Crie um blog e o monetize

Lembra que mais acima falamos sobre o Marketing de Conteúdo? Você pode produzir para uma empresa ou terceiro, mas também pode criar um blog para você e começar a monetizá-lo. Utilizando as técnicas de SEO e criando conteúdos de qualidade, é possível conseguir um melhor rankeamento nas posição da página de resultado do Google, o que vai valorizar o seu endereço.

Com o tempo, empresas vão começar a anunciar nos espaços disponíveis dentro do seu blog. Escreve sobre esportes? Diferentes companhias podem querer se comunicar com a sua audiência. Independentemente do segmento, se você construir um blog relevante e com conteúdos interessantes, é possível monetizar e ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Elabore cursos online

Como etapa complementar ou posterior ao item acima, você ainda pode investir na elaboração de cursos online. Já tem uma marca consolidada e a audiência já confia e conhece no seu trabalho feito com os produtos digitais? Por que não levar isso para um outro nível? Existem várias plataformas em que você pode vender o seu curso e ajudar mais pessoas em suas demandas.

O melhor de tudo é que isso pode ser feito em qualquer segmento de mercado. Tem conhecimento sobre educação financeira? Por que não criar um curso que oriente e ajude os alunos a organizarem as suas contas em casa? Sabe como criar um blog de sucesso como no exemplo mais acima? Mostre para os seus alunos como isso pode ser feito e ganhe dinheiro com esse conhecimento.

Seja um assistente virtual

Não estamos aqui falando dos assistentes virtuais do seu celular ou tablet, mas sim alguém que possa ajudar de forma remota. Usar as suas habilidades dentro de uma área de atuação para ajudar outra pessoa que está em outro local. Pode ser para organizar uma agenda ou na construção de planilhas, são diferentes possibilidades para quem quer ser um assistente virtual.

Teste sites e produtos

A experiência do usuário é cada vez mais importante, certo? E muitas empresas buscam as respostas para entenderem sobre a eficiência dos seus produtos e sites com outros consumidores. Isso mesmo, você pode testar sites e produtos e ser pago para isso. A partir dos seus feedbacks, as companhias fazem os ajustes, por exemplo, antes de lançarem um item no mercado ou colocarem um site no ar.

Participe de pesquisas remuneradas

Uma versão ainda mais completa desse cenário é a participação de pesquisas remuneradas de forma mais ampla. Em etapas até mesmo de construção de um produto ou solução, as empresas querem feedbacks constantes e é possível receber para isso.

Consultoria virtual

Lembra que mais acima falamos sobre a possibilidade de atuar como professor remoto? Uma ideia um pouco parecida é oferecer consultoria virtual. Tem um grande domínio sobre uma área específica? Tem um e-commerce que começou como uma lojinha pequena? Por que não usar toda a sua expertise ao longo dos seus aprendizados para ganhar um dinheiro?

Ou seja, além de ganhar com a sua loja, você pode ajudar outras pessoas a construírem os seus negócios também. E o melhor: você não tem limites físicos, já que tudo pode ser feito da sua casa e com apenas alguns acessórios. E o mais legal é que você vai continuar aprendendo com a sua loja e pode passar tudo o que há de novo para quem está se consultando com você, entregando uma oferta de valor bastante rica.

Crie um canal no YouTube

Até agora falamos bastante sobre a produção de conteúdo audiovisual, certo? Uma opção para monetizar esse trabalho pode ser a criação de um canal no YouTube. Domina um assunto específico? Tem familiaridade com algum tema? Ou mesmo tem opiniões cativantes sobre esportes, séries ou cultura? Isso já pode ser o suficiente para começar a produzir os seus vídeos.

Com cada vez mais usuários passando horas e horas no YouTube, construir uma audiência nesta plataforma não se trata de uma tarefa tão complexa, ainda mais se você conseguir entregar uma oferta de valor interessante. E para ter dinheiro em troca, você nem precisa lidar com patrocinadores diretos, o próprio YouTube tem um sistema de pagamento pelos anúncios que são exibidos antes de cada vídeo e o dinheiro vai direto para a sua conta.

Torne-se um influenciador digital

Ao investir em uma presença mais forte nas redes sociais, você pode começar uma carreira de influenciador digital. Com uma audiência fiel, marcas passam a buscar o seu perfil como um canal de contato orgânico com os seus clientes. E tudo isso é feito de forma paga, mas um trabalho que exige bastante dedicação e comprometimento do profissional que realmente deseja ter sucesso na área.

Ofereça hospedagem

Outra forma de ganhar dinheiro sem sair de casa é se tornar um anfitrião. Tem uma casa muito grande, um outro terreno em seu nome ou um quarto espaçoso sobrando na sua casa? Por que não faz dinheiro com aquele espaço ocioso? Ofereça hospedagem! A ideia é realmente receber outras pessoas e ganhar dinheiro com isso, o que se tornou muito fácil com várias plataformas de aluguel de temporada.

Tire algumas fotos do espaço, crie uma descrição completa sobre o quarto, casa ou apartamento, encontre uma plataforma para criar o seu anúncio e pronto. Isso já é o suficiente para fazer uma renda extra! Mas lembre-se que é um tanto quanto trabalhoso oferecer hospedagem, o que exige muito cuidado na hora de escolher e receber os seus hóspedes, além de toda a atenção para oferecer uma boa experiência ao visitante.

Gerencie redes sociais

Para ter sucesso nas redes sociais e conseguir gerar bons resultados para qualquer negócio, é fundamental realizar uma análise do perfil dos seus consumidores a fim de entender qual tipo de conteúdo pode ser do interesse deles. Assim, é possível realizar um planejamento para definir quais serão as estratégias e como elas serão executadas, tudo o que faz um gestor de redes sociais.

Outro ponto importante na gestão de redes sociais é o monitoramento. Não basta publicar um post e esquecer dele. O monitoramento constante é peça-chave para entender o que está funcionando e o que deve ser modificado para garantir melhores resultados. Tudo isso pode ser feito por meio da análise dos dados disponibilizados pelas plataformas e várias empresas e empreendedores procuram por profissionais que possam auxiliar nesse campo.

Marketing de afiliados

O afiliado serve como um intermediário entre o produtor digital e o consumidor final, ou seja, é quem vai estabelecer a conexão entre quem criou e quem pode se interessar por um produto. Na prática, é o responsável por fazer a divulgação de determinado item para quem acompanha de perto o seu trabalho. Ou seja, você também pode atuar na sua casa com o marketing de afiliados.

Uma característica fundamental para essa função é a capacidade de sempre procurar por novas técnicas, estratégias e conceitos de marketing digital. Afinal, só assim é possível identificar, por exemplo, quais são os produtores digitais que fazem materiais que possam ser relevantes para o seu público-alvo.

Venda pacotes de viagens

Apesar de uma queda no mercado durante a pandemia, o segmento de viagens de turismo tem tudo para aquecer nos próximos meses. Para quem tem muitos contatos e a habilidade de vendas, trabalhar com a venda de pacotes de viagens também pode ser uma opção de como ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Redação de currículos

O desemprego atingiu números muito elevados nos últimos dois anos por conta da pandemia, certo? A busca por recolocação no mercado se torna um ponto cada vez mais importante para os profissionais. O problema é que muitos deles não têm o entendimento da importância da construção de um currículo que realmente seja atrativo.

Como sintetizar as suas experiências profissionais em poucas palavras e continuar atrativo? Como reunir tantas informações em um único espaço e criar uma experiência visual interessante? Nem todos os profissionais sabem como responder essa pergunta e, por isso, você pode ajudar com a sua experiência na redação de currículos.

Design gráfico

Já imaginou trabalhar com o planejamento e a criação de peças, produtos, marcas ou sites? Se sim, você pode olhar para o design gráfico como uma opção interessante para ganhar dinheiro dentro de casa. O objetivo é construir experiências visuais para, por exemplo, atrair consumidores, transmitir valores de uma marca, enfim, trabalhar na construção de peças visuais.

O mais interessante é que se trata de um mercado bastante aquecido, com muitas possibilidades para quem quer se destacar. Você pode atuar em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos, já que a criação de peças gráficas é fundamental para qualquer negócio que esteja no ambiente online. Seja para criar uma marca, seja para ajudar no desenvolvimento de um site.

Telemarketing

Apesar da reputação ruim do telemarketing, muitas empresas têm focado em um atendimento mais humanizado e, por isso, o conceito dessa função tem se transformado ao longo dos últimos anos. E com a tecnologia, isso pode ser feito do conforto da sua casa, com empresas especializadas na terceirização do telemarketing, mas com uma abordagem mais humanizada e moderna.

Para quem tem habilidade de comunicação, gosta de conversar com as pessoas e resolver problemas, trabalhar com telemarketing pode ser uma alternativa muito interessante. Apesar do estresse que essa ocupação pode proporcionar, se trata de um mercado em constante mudança e a abordagem mais humana pode garantir uma experiência mais satisfatória para quem exerce a função.

Aposte no empreendedorismo

Ser um empreendedor nunca esteve tão em alta quanto no momento em que vivemos. Afinal, a transformação digital e os avanços tecnológicos proporcionam mais oportunidades aos profissionais que desejam iniciar o próprio negócio, acelerando a criação de empresas e o conhecimento das pessoas por novas marcas — o que também representou um aumento na concorrência.

Isso significa que é preciso se capacitar cada vez mais para exercer as suas funções e ter os resultados esperados. A sua marca pode ser ótima e o seu produto ou serviço também, mas nada vai funcionar se a operação não for eficiente, por exemplo. De que adianta ter todos esses pontos positivos, mas não ter uma gestão otimizada do seu estoque? Ou não realizar um trabalho eficiente de logística?

Tenha um site de vendas 

Gostou de todas as opções até aqui? São vários segmentos, graus de dificuldade e desafios, certo? Já pensou, então, em criar um e-commerce? Antes, criar um e-commerce e começar a vender online era uma tarefa muito complexa. Hoje, já é possível fazê-la sem tanta complicação. Mas o benefício desses avanços não pode parar por aí e toda a sua gestão de negócio pode ser otimizada com várias informações.

Com plataformas completas no mercado, como o Bagy, você consegue montar a sua loja virtual de forma simples, prática e segura, mas sem precisar gastar muito dinheiro. Assim você pode começar o seu negócio com o pé direito e todo o suporte para fazer com que a sua loja realmente consiga alcançar os resultados esperados no curto, médio e longo prazos.

Mas não se esqueça que ainda é preciso cuidar de vários outros fatores, como fornecedores, logística, atendimento, canais de divulgação, enfim, são muitas as responsabilidades de quem administra um e-commerce. Mas não se engane: quando o trabalho é bem realizado, você pode atingir resultados cada vez mais positivos, investindo na expansão do seu negócio.

Entender como ganhar dinheiro em casa ficou mais fácil, não é mesmo? Viu quantas opções disponíveis para conseguir aquela renda extra sem precisar fazer muitos investimentos? Agora você precisa analisar todas essas opções e entender qual é aquela que mais se encaixa aos seus objetivos e conhecimentos, potencializando as suas chances de sucesso!

Com todas essas dicas, achou melhor seguir pelo caminho das vendas? Ótimo, com certeza é uma excelente opção para quem quer se destacar no mercado, mas você já sabe o que vai vender? Preparamos um conteúdo em nosso blog com 35 ideias de produtos com pouco investimento e dicas incríveis para ganhar dinheiro!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.