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Por que ter um site: entenda os principais motivos de ter uma página para o seu negócio

Por que ter um site: entenda os motivos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um site pode te trazer diversas vantagens como ter o seu negócio aberto 24 horas, reduzir custos, criar autoridade de marca e muito mais. Entenda melhor como um site pode ampliar seu empreendimento.

Você já se perguntou por que ter um site? Ter um site para o seu negócio é a melhor alternativa para ser encontrado na internet, ter autoridade no seu nicho e faturar alto com isso!

Muitos gestores ainda pensam e repensam antes de ter uma URL própria, alguns acreditam que é desnecessário, ou que é caro, mas nós estamos aqui para te mostrar exatamente o contrário disso!

E ainda mais, estamos aqui para te provar que ter um site próprio é um investimento de baixo custo que traz um mundo imenso de vantagens e oportunidades para o seu negócio, ou seja, a sua empresa e você só têm a ganhar e crescer tendo uma URL própria.

Continue lendo para saber tudo sobre as vantagens de ter seu próprio site!

A importância da presença na internet

Podemos começar dizendo que ter presença na internet através de um site próprio é fortalecer a sua marca, é impressionar quem busca pelo produto que a sua empresa oferece.

Sua empresa estar na internet, se tornou algo indiscutivelmente essencial para o sucesso do seu negócio, mesmo que não utilize para vender, a sua marca precisa estar presente no ambiente digital.

Porque ter um site: 10 motivos importantes

Quando as pessoas querem comprar um produto ou usar um serviço oferecido por você, com certeza 90% dessas pessoas, vão procurar indicações da sua empresa na internet, seja em sites de avaliações ou redes sociais como Facebook e Instagram.

A presença de um site próprio nas buscas do Google ou de algum outro buscador, dá a segurança para o consumidor, pois ele entende que muito pouco provável vai se dar mal com uma empresa que mostra seriedade através de um site.

Conheça mais detalhadamente outros motivos para ter um site de domínio próprio:

Seu negócio aberto 24h

O ambiente virtual funciona 24h/dia, 7 dias por semana. Ele não para! Então a sua empresa também não precisa parar depois do horário comercial. Certo?

O estabelecimento que tem um site próprio, pode disponibilizar aos seus usuários, um atendimento 24h para agendamento, dúvidas, reclamações, serviços e etc.

Presta atenção neste exemplo.

Imagine que uma pessoa esteve em sua loja física, gostou de um produto, mas não estava com o cartão de crédito na hora, ou estava sem tempo para escolher e pagar com calma, então preferiu ir para casa e fazer a compra no sossego do seu lar.

A pessoa entrou e saiu da sua loja sem perguntar qual o seu site ou página na rede social para que ela pudesse concluir a compra do seu objeto de desejo, por que ela simplesmente leva em consideração que hoje em dia toda loja tem um site de compras.

Então essa pessoa coloca o nome da loja no seu buscador, que geralmente é o Google, e não encontra nada sobre o seu estabelecimento, nem o telefone. Já pensou que situação complicada para o negócio?

Suponhamos que essa pessoa more longe da sua loja física, ou que ela esteja impossibilitada de voltar lá por algum motivo, que pode variar de uma dor a um mal tempo, ou que já seja tarde da noite, feriado ou final de semana e sua loja já esteja fechada por não ser mais horário comercial.

Essa pessoa simplesmente vai comprar o produto que lhe atraiu naquele momento, num concorrente seu, numa loja que tenha presença na internet através de site, rede social e catálogo online.

E, se o seu concorrente tiver um diferencial competitivo, é muito provável que você não veja mais aquele cliente em sua loja e ele se torne fiel ao seu concorrente.

Agora imagine quantos clientes e quantas vendas podem ser perdidas porque não existem informações de sua empresa na internet ou um site de confiança que transmita credibilidade ao consumidor?

No site estará seu catálogo de produtos, que vai gerar venda a qualquer horário do dia ou da noite, e vai ter as informações de sua empresa. Enquanto você dorme, o computador funciona e resolve muita coisa para você, inclusive vende muito através do site bem estruturado.

Construir credibilidade

Falamos um pouco acima sobre transmitir segurança ao lead (pessoa que vai acessar o site podendo ou não se transformar em seu cliente), e queremos ir além de reforçar esse ponto.

Te mostraremos detalhadamente que credibilidade e segurança andam de mãos dadas, e que ter um site da sua empresa é meio caminho andado para construção dessa relação com o público. 

Ter um site passa uma sensação de credibilidade ao empreendimento por que o usuário passa a entender quem são as pessoas por trás da empresa, a forma como as coisas são feitas, e os valores através de depoimentos de outros usuários.

Reflita comigo: qual a marca de sucesso que a gente conhece, que não tenha um site próprio? Independentemente do nicho, local ou tamanho, um site próprio é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso.

Veja o exemplo de Augusto Cury, professor, psiquiatra e autor dos livros mais lidos da última década. Ele tem um site onde conta toda sua jornada, suas obras e é onde o usuário pode comprar seus livros.

Mesmo sendo muito conhecido e tendo muita credibilidade em todo mundo, tem o seu próprio site e isso com certeza foi um ponto chave para o sucesso das vendas de seus livros.

Então, para crescer profissionalmente com credibilidade e com muitas vendas se espelhe em exemplos como este, como o da Coca-cola, Magazine Luiza e tantos outros grandes empreendimentos de sucesso que tem presença forte na internet.

Autoridade de marca

Um site bem produzido, onde há direcionamento de identidade visual à sua persona tem maiores chances de criar uma autoridade de marca, já que essa atitude mostra que a empresa está preocupada em agradar os seus usuários.

Construir os valores de uma marca pode levar muito tempo, além de um grande esforço, porém com a criação de um site bem produzido como falamos acima, esse processo pode ser um pouco mais curto, já que a internet tem um alcance muito grande.

Inclui ainda neste processo de autoridade de marca, a facilidade no uso do site, que ele seja facilitador e não traga dificuldade para os seus usuários na hora que precisar fazer uma compra ou entrar em contato direto por algum outro motivo.

O site deve ter um carregamento rápido e ser útil, proporcionando inclusive aprendizado e acessibilidade ao usuário, desse jeito, o conjunto de pontos positivos transmite autoridade de marca sobre o seu negócio.

Redução de custos

Primeiro que precisamos separar o que é custo e o que é investimento, certo?

O custo é a matéria prima utilizada para construir algo: mão de obra, energia elétrica, embalagem, manutenção, gastos gerais de fabricação.

Investimento é tudo aquilo que você aplica lhe traz benefício futuro, retorno.

Um site é um investimento baixíssimo, levando em consideração o alcance geográfico, tempo de exposição e flexibilidade na manutenção.

Investindo no site, mais clientes visitam sua loja, por ter pesquisado antes na internet, já que essa prática de pesquisa antes da compra está cada vez mais crescente.

O site e a loja física se complementam. Não significa que tendo um, você não precisa do outro, mas se você quiser vender apenas pela internet, pode utilizar as estratégias corretas, como o catálogo digital de produtos e faturar muito mais sem sair de casa do que vendendo apenas na loja física.

Por exemplo, um site de uma confeitaria recebe em média 5 visitas por dia em um prazo de 30 dias, no final desse período, a confeitaria terá estabelecido contato com 150 clientes em um mês sem ter que gastar uma grande quantia em dinheiro para que a mesma quantidade de clientes visitem sua loja física.

Se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio, podemos ver como o custo-benefício é recompensador para a empresa que investe na criação de um site institucional.

Conhecer sua audiência

É aquela máxima de que quanto mais a empresa conhece o seu público, a sua audiência como falamos, mais ela produz de acordo com as necessidades da sua persona. Ganha também o coração dos consumidores que entendem o quanto a empresa em questão se importa com eles.

Tendo um site próprio, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics para monitorar seus visitantes, permitindo que você saiba de onde vem o seu público, quanto tempo eles passam na página e até por onde eles chegaram até ali.

Esses dados são importantes para você criar estratégias e campanhas de marketing mais direcionadas às necessidades do seu público, inclusive para aquele que colocou um produto no carrinho mas, por algum motivo não concluiu a compra.

Essas são as métricas importantes que você encontra no seu site próprio e que podem ser usadas a seu favor: 

  • Número de visitas você recebeu no site;
  • Quanto tempo o visitante permanece no seu site;
  • Quais são as áreas mais acessadas;
  • Quais os produtos mais procurados; e quais são os mais vendidos;
  • Quais os canais que mais levam as pessoas até seu site.

Ao conhecer sua audiência, é provável que tenha construído um relacionamento com os clientes existentes em seu site, e eles desejarão fazer negócios com você mais do que com outras pessoas ou empresas.

Criar conexão com o cliente

Quando você conhece o seu cliente e trabalha para que as suas necessidades sejam atendidas da melhor maneira possível para ele, isso se transforma numa união de objetivos e cria a conexão entre cliente e empresa.

Um exemplo claro que comprova a importância da conexão entre empresa e cliente, é o suporte que lhe é dado quando necessário. Fornecer suporte ao cliente através de um site próprio é mais fácil e econômico do que contratar pessoal para fornecer suporte.

É necessário que o site da empresa atenda bem o cliente, já que uma loja virtual fácil de navegar e com informações claras, deixa as pessoas mais inclinadas a confiarem na empresa e fazer uso de seus serviços.

Está mais do que comprovado que os sites são uma ferramenta essencial para as empresas estabelecerem essa conexão de credibilidade e confiança com seus clientes.

Aumentar a sua visibilidade

Se você deseja dar visibilidade aos seus negócios apresentando-se ao público certo, precisa ser encontrado online, e isso significa que você precisa ter um site independentemente do nicho em que você atua.

É por meio do seu site que o cliente pode conhecer mais sobre a sua empresa e pode conferir informações relevantes sobre o seu negócio. Nele deve conter quais são os produtos vendidos e qual é a especialidade.

Sua empresa pode ser a melhor do mercado, oferecer o melhor atendimento e os produtos de melhor qualidade.

Mas hoje em dia com as pesquisas na internet, de nada adianta você ter tudo isso e não ter um site para ser encontrado pelas pessoas. O nome disso é dar visibilidade ao seu negócio!

Um site bem organizado passa a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é.

O que você não pode fazer, é oferecer o que não vai cumprir, afinal a visibilidade também vem através do “boca a boca” e da honestidade com que a sua empresa trabalha.

Melhor gestão do tempo

Quando você ou sua empresa tem site otimizado, que funciona certo, sem quedas na conexão e que faz a automação com seu estoque, você terá mais tempo para produzir outras coisas e até para sua família e praticar seu hobby preferido.

Há uma otimização na gestão do seu tempo quando você tem a sua empresa no site, já que as vendas estão acontecendo sem que você precise ficar ligado 24h por dia atendendo seus clientes pessoalmente.

Entenda através de dados o porquê você precisa ter um melhor gerenciamento do seu tempo.

Segundo a Agência Brasil , temos no país mais de 134 milhões de pessoas conectadas à internet, e os serviços mais buscados foram:

  • serviços de saúde (47%);
  • pagamentos ou transações financeiras (33%);
  • viagens e acomodação (31%);
  • pesquisas escolares (41%);
  • estudo online por conta própria (40%);
  • atividades de trabalho (33%);
  • armazenamento de dados (28%).

Sua empresa precisa gerenciar o tempo para atender todo esse público presente na internet e sim você vai vender se estiver na internet.

Mas para isso precisa gerenciar bem o seu tempo e um site bem estruturado e automatizado dará este suporte fazendo a sua empresa lucrar mais. 

Aumentar vendas em grande escala

Agora que você já conhece a sua audiência e já criou uma conexão com ela, já atraiu, converteu e se relaciona com seu cliente ou futuro cliente, é chegada a hora da venda.

Você tem quem compre e tem um site para te ajudar a vender, estabeleça metas e use estratégias de inbound marketing ou marketing de influência que são estratégias focadas em atrair, converter e encantar clientes.

É o momento certo de criar estratégias que aumentem e gere vendas em grande escala.

Aproveite dos atributos e todas as vantagens do site para sair da sua zona de conforto e ampliar a sua empresa, afinal o site coloca a sua marca em visibilidade para o mundo inteiro.

Facilidade para o cliente te encontrar

Suponhamos que seu site já esteja completo e no ar, pronto para vender! Como fazer o cliente te encontrar com facilidade?

Você pode utilizar de várias formas de divulgação da URL ou link direto para o seu site para facilitar o cliente te encontrar, como:

  •  Contrato de publicidade com Influenciadores Digitais do seu nicho;
  •  Incluir o link nas suas redes sociais como Instagram e Facebook;
  •  lista de transmissão no WhatsApp;
  •  Google Meu Negócio completo;
  •  Utilização de técnicas de SEO.

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de práticas criadas para facilitar a organização dos conteúdos online.

Elas são utilizadas por quem escreve para o seu site, e funcionam como uma espécie de holofote e coloca em evidência os textos dos seu site nos buscadores, tornando-se uma peça fundamental para que ele esteja entre os primeiros na lista por assunto ou nicho.

Por que ter um site pago se há opções gratuitas no mercado?

Existem opções de sites gratuitos e pagos, e vamos te explicar o motivo do por que pagar para ter um ao invés de utilizar a opção do gratuíto. Se liga aí nas vantagens e desvantagens!

As URLs de domínio gratuíto não te dão o mesmo suporte e vantagens de um domínio próprio, que você paga e pode chamar de seu.

No gratuíto, é como se o seu site fosse hospedado numa outra empresa que se sair do ar, a sua também sai. E é tudo o que não queremos quando criamos um site! 

Dessa forma, a melhor opção é investir no plano que garanta uma melhor performance do seu site.

Na Bagy você cria um domínio próprio rápido e super fácil, além de ter todo suporte personalizado da equipe para tudo que você precisar no processo de criação e depois, com um valor super barato.

Vale a pena conferir os planos oferecidos pela empresa para ter a sua loja online.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!