O comércio eletrônico, que é uma modalidade comercial, está se tornando cada vez mais recorrente e presente na vida das pessoas. Vale ressaltar que com as consequências da pandemia essa realidade se intensificou. Neste artigo você vai ler sobre o tema.
Foram anos de mudanças no comportamento do consumidor e na ampliação da tecnologia, criando uma nova modalidade econômica cada vez mais presente: o comércio eletrônico. Quais foram os aspectos que influenciaram o comportamento online do consumidor? E para quem está começando a vender online, esse crescimento corre risco de estagnar apesar da expansão atual?
Saiba essas e outras dúvidas nesse artigo feito para quem quer vender pela internet. Confira!
Em outras palavras, o que é comércio eletrônico?
Comércio eletrônico é uma modalidade comercial onde da escolha do produto até o pagamento se dá em ambiente online. Ao longo dos anos, cada vez mais segmentos de atacado e varejo tem entrado nesse mercado e se adaptado, uma vez que o comércio eletrônico possui diversas possibilidades.
Com o poder da internet, hoje é possível ir até o seu cliente e, com base em dados de acesso, podemos definir quem será o melhor alvo para campanhas publicitárias além da facilidade para aumentar o número de vendas, o que permite um crescimento muito mais assertivo para os vendedores online.
Transformação do comércio eletrônico no Brasil
Através dos anos, podemos notar que tem se tornado cada vez mais presente a atitude de vender e comprar online. Até pouco tempo atrás havia certa objeção nesse tipo de atividade comercial. Muitas vezes, o receio girava em torno de fraudes e golpes que poderiam ocorrer.
A tecnologia, por sua vez, trouxe maior segurança e praticidade para realizar essa ação, o que acabou desmistificando esse receio para comprar online.
No final da década de 2010 podemos notar que o comércio eletrônico já se tornou parte da economia do país e do mundo. Só em 2019 esse tipo de atividade faturou 75 bilhões de reais, 22% a mais que no ano anterior.
Covid-19 e a mudança no comportamento do consumidor
Com as consequências e impacto da pandemia de Coronavírus, o comércio físico que conhecemos há séculos precisou se adequar para não fechar as portas, marcando uma crescente migração do comércio físico para o virtual.
Para termos uma ideia, em 2020 o comércio eletrônico teve um salto exponencial nos seus resultados, gerando 70% de retorno econômico, sendo esse o melhor cenário para o varejo em meio a um momento histórico e de muito pesar.
5 motivos que levaram ao crescimento do comércio eletrônico no Brasil
Agora, que tal conferir abaixo quais os pontos influenciaram o crescimento de lojas virtuais no país?
01 – Confiança
Como dito anteriormente, inicialmente o comércio eletrônico encontrou certa resistência no Brasil. O medo tomava conta da população que não queria sofrer golpes e fraudes com vendas. Com o tempo essa confiança foi construída e o comércio virtual entrou aos poucos na cultura do país.
A entrada de grandes empresas nessa modalidade e a praticidade de se comprar online foram tornando as compras online cada vez mais presentes no cotidiano brasileiro.
02 – Avanço tecnológico
Sendo um principal fator que quebrou o medo de compras online, o avanço tecnológico trouxe, além da praticidade para realizar uma compra virtual, também a segurança de poder confiar que o empreendimento é legal e fiscalizado. Além de, claro, um crescimento no acesso a dispositivos como smartphones.
03 – Comodidade
Outro aspecto importante foi a praticidade para realizar as compras. Diferentemente das metrópoles, em regiões do interior, por exemplo, determinados segmentos ou produtos não chegam com a mesma força e variedade.
Ter a possibilidade de adquirir um produto sem sair de casa foi um fator decisivo.
04 – Maior público
Para os vendedores, ter sua loja exposta para pessoas do mundo inteiro também causa esse aumento. O fenômeno de ter a vitrine aberta para milhões de pessoas com poder de compra, aumentou o leque de possibilidades para crescer o negócio.
05 – Maior variedade
Já para os compradores, a variedade de produtos foi o que permitiu essa aderência ao setor virtual. Quem não ouviu alguém dizer que vai comprar um produto online porque no shopping da cidade não encontrou nada parecido?
Hoje esse comportamento é ainda mais precoce, visto que a loja física tem se tornado a última alternativa para adquirir uma mercadoria. Além disso, cresce cada vez mais a procura por produtos personalizados, artesanais ou diferentes dos encontrados em grandes redes comerciais.
Desafios para o comércio eletrônico
Apesar das inúmeras possibilidades, o comércio eletrônico está longe de ser uma atividade perfeita. Nesse sentido, há dois principais obstáculos que quem tem uma loja virtual precisará aprender a contornar.
Hoje, no comércio online, um dos maiores desafios é a difícil missão de oferecer facilmente um frete barato para seus clientes sem gerar enormes custos para si próprio. É preciso pesquisar a melhor alternativa para seu cliente, pois muitos acabam desistindo da compra após ver o custo de frete. Veja esse artigo para definir a melhor opção de entrega para a sua loja virtual.
Outro ponto que os vendedores precisam pensar a partir de agora é na concorrência que tende a aumentar. Hora de investir no marketing e oferecer o melhor serviço para o seu cliente. Os próximos anos serão de aumento contínuo no comércio eletrônico em que o melhor empreendimento vai se destacar.
Conclusão
O comércio eletrônico já passou por muitas fases. Com o avanço da tecnologia (talvez essa seja a mais transformadora pela necessidade rápida de adaptação) os usuários passaram a construir uma maior relação de confiança com esse mercado.
Esse momento de mudança de comportamento do comércio pode ser ideal para que seja considerado entrar nessa modalidade comercial.
Com base no que destacamos neste artigo, é hora de pensar na melhor estratégia para conquistar o seu cliente em vista da concorrência que só irá aumentar neste cenário em que o comércio eletrônico se consolidou de vez à economia do país e do mundo.
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