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E-commerce

Social commerce: como usar as redes sociais para alavancar as vendas

o que é social commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Social commerce é o tipo de e-commerce que acontece diretamente através redes sociais. É uma estratégia de marketing poderosa e pode-se aproveitar o engajamento dos consumidores e o poder de influência nas comunidade para fazer as pessoas comprarem seus produtos.

Quem tem loja deve estar sempre se perguntando: como vender mais pela internet? Oras, se as pessoas passam grande parte do dia rolando o feed nas redes sociais, a resposta para essa pergunta está no social commerce. É sobre essa estratégia que vamos falar neste artigo.

Social commerce são as estratégias de marketing e vendas online pelas redes sociais. Os produtos da sua loja aparecem para os consumidores, de forma paga ou orgânica, enquanto eles navegam pelos posts do Instagram, Facebook, Pinterest ou outras plataformas. Com isso, você consegue engajar o público com seus conteúdos e despertar o desejo de compra.

Mas o social commerce não é uma venda qualquer. Essa modalidade de e-commerce exige algumas estratégias para ser relevante e ter sucesso com o público. Então, se você quer aprender como vender mais pelas redes sociais, acompanhe tudo o que vamos abordar agora!

O que é social commerce?

Social commerce é a modalidade de comércio eletrônico que acontece nas redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest e outras plataformas são usadas pelas marcas para engajar o público e vender seus produtos e serviços.

As redes sociais oferecem diversos recursos para vendas, além de marketing, divulgação e relacionamento. As ferramentas de negócios já evoluíram tanto que já é possível comprar diretamente nas plataformas sociais.

Mas o social commerce envolve também os cliques em links nas redes sociais que levam à página do produto no site ou aplicativo da loja virtual. Engloba até mesmo as negociações entre consumidores (consumer to consumer C2C), que acontecem dentro das plataformas sociais e são finalizadas com o pagamento em outro lugar.

O guarda-chuva do social commerce abrange todos esses recursos para gerar vendas. E as plataformas ainda devem desenvolver muitas outras ferramentas nos próximos anos, já que o social commerce é uma das áreas mais promissoras do e-commerce.

De acordo com dados do Statista, o social commerce gerou uma receita global de 474.8 bilhões de dólares em 2020. Esse valor deve crescer, em média, 28.4% ao ano até 2028, quando deve alcançar 3.37 trilhões de dólares de faturamento.

Além disso, uma pesquisa realizada no Brasil mostrou que 74% dos consumidores online costumam usar as redes sociais para fazer compras. Apesar disso, muitos ainda não conhecem o conceito de social commerce, que deve se popularizar nos próximos anos.

Consumidores online costumam usar as redes sociais para fazer compras mas não sabem o conceito de ecommerce

Como funciona o social commerce?

O social commerce acontece nas plataformas de redes sociais. São elas que propiciam a conexão entre lojas e clientes, por meio de ferramentas de marketing e vendas que servem para divulgar produtos e serviços, alcançar mais pessoas e engajar o público em torno da marca.

Perceba que o social commerce não se limita a comprar e vender. Assim como no e-commerce que você já se acostumou a usar, há uma série de estratégias para promover as vendas nas lojas virtuais e marketplaces. No caso das redes sociais, essas estratégias estão relacionadas às interações da loja com seu público. Vamos entender melhor como isso funciona.

Inicialmente, as redes sociais surgiram para promover interações entre pessoas. Você entrava no Facebook apenas para se conectar com amigos de infância ou comentar nas fotos do aniversário do seu sobrinho, não é?

Porém, essas plataformas se tornaram tão centrais nas nossas vidas que passamos a usá-las para muitas outras atividades. Em meio às interações sociais, passamos a ler notícias, procurar emprego, discutir política e, é claro, fazer compras. O consumo também faz parte das nossas atividades sociais e, por isso, entrou também nas plataformas.

Assim, as redes sociais, que se voltavam para as interações entre pessoas, passaram a conectar também marcas aos seus públicos. Elas se tornaram plataformas de negócios, que permitem alcançar um grande público e divulgar produtos e serviços.

Mas o social commerce vai além da mera divulgação de ofertas. As redes sociais têm o poder de engajar as pessoas e criar uma comunidade em torno de uma marca. Os usuários não são apenas compradores — são seguidores, fãs e admiradores, que gostam de saber o que a marca tem a dizer, não apenas vender.

Esse é o seu grande diferencial em relação a outros canais de venda. Por isso, as marcas podem aproveitar o potencial de engajamento do social commerce para estimular o desejo de compra e criar uma conexão com o público que vai além da relação meramente comercial.

Vantagens de utilizar o social commerce

Mas, afinal, vale a pena usar o social commerce? A seguir, você vai conhecer as principais vantagens de vender pelas redes sociais:

Ganhar visibilidade e autoridade no mercado

As redes sociais permitem aumentar o alcance da sua loja. Você pode se conectar com pessoas que talvez nunca conhecessem o seu negócio nem comprassem seus produtos.

Com o social commerce, você pode não apenas alcançar essas pessoas, mas também mostrar por que seus produtos têm valor. O conteúdo das redes sociais pode evidenciar seus benefícios e vantagens, além de mostrar toda a comunidade que já curte a sua marca.

Melhorar a experiência do cliente

Os clientes querem encontrar facilmente seus produtos e fazer compras sem dificuldades, nos canais de vendas que forem mais acessíveis para eles.

É por isso que o social commerce melhora a experiência do cliente: as pessoas podem fazer compras nos canais que preferem usar, enquanto estão imersas nos conteúdos e posts das redes sociais, sem precisar cumprir vários passos para encontrar e comprar o produto.

Aproveitar o engajamento dos seguidores

O segredo do sucesso no social commerce é aproveitar o engajamento dos seguidores nas redes sociais. Você pode criar uma comunidade em torno da sua marca, ganhar admiradores e transformá-los em clientes.

Se você não usar recursos de social commerce, eles vão ser apenas seguidores, e você não vai conseguir ter resultados efetivos em vendas com eles…

Aproveitar o poder de influência

As redes sociais são um ambiente propício para aproveitar o poder de influência da comunidade. O comportamento das outras pessoas é determinante para as escolhas de consumo.

Quando as pessoas veem que muita gente curte uma marca, elas se sentem atraídas. Quando leem recomendações e opiniões positivas sobre produtos, tendem a querer comprar também. Afinal, o ser humano gosta de fazer parte de grupos. Isso se chama prova social, um gatilho que ajuda a impulsionar vendas no e-commerce. 

Aproveitar o custo-benefício

Social commerce pode ser muito barato, sabia? Você pode fazer posts nas redes sociais que promovem a sua marca e geram vendas, sem precisar pagar um centavo por essa divulgação.

O investimento em anúncios pagos tende a potencializar os resultados, mas as mídias orgânicas das redes sociais já podem gerar resultados significativos. Por isso, o social commerce geralmente tem um ótimo custo-benefício.

Como usar o social commerce na sua loja online?

Agora, vamos ver algumas dicas para começar a usar o social commerce na sua loja e aumentar as suas vendas online. Confira:

Aposte na sua rede social que tem mais engajamento

Pequenos negócios geralmente não têm equipe nem recursos suficientes para atuar em todas as redes sociais. Então, não caia na armadilha de tentar vender com o social commerce em todas as plataformas, ok?

O ideal é escolher uma plataforma para começar — de preferência, aquela em que a sua marca tem melhor desempenho. Assim, você já começa as vendas com um público engajado, que já conhece e admira a sua marca.

Além disso, vale a pena conhecer o potencial de cada rede social. Facebook e Instagram são as principais redes em número de usuários e em recursos para vendas. Pinterest também se destaca, por ser uma rede social de inspiração para o consumo.

De acordo com a pesquisa que citamos anteriormente, o Instagram é a principal rede social para pesquisa de produtos, utilizada por 62% dos entrevistados, seguido pelo Facebook (61%).

Na hora de comprar, além da própria loja virtual, os consumidores utilizam principalmente o Google Shopping (53%), Instagram (50%), Facebook (43%) e WhatsApp (42%). Twitter (6%) e Pinterest (5%) aparecem com menos destaque, mas também são usados.

Redes sociais mais requisitadas para compras

Além dessas redes sociais, podemos citar o TikTok crescendo no universo das vendas, especialmente com a atuação de influenciadores. Já o LinkedIn se destaca no mercado B2B.

Crie campanhas exclusivas para social commerce

O social commerce merece atenção especial da sua área de marketing e vendas. Se você quer ter resultados com as vendas nas redes sociais, precisa criar um planejamento específico para isso, em vez de tratar apenas como um acessório nas suas estratégias.

Pense em campanhas exclusivas para o social commerce. Isso exige pensar na criação de conteúdos, na produção de fotos e vídeos, nos investimentos em posts patrocinados, nos responsáveis por cada tarefa, entre outros elementos específicos para as vendas nas redes sociais.

Foque nos seus produtos com mais relevância

Sabemos que você tem produtos maravilhosos e que gostaria de colocar todos para vender nas redes sociais. Porém, não dá para publicar dezenas de produtos ao mesmo tempo.

Por isso, comece com os produtos que têm mais relevância para o seu negócio — aqueles que mais vendem, que os clientes mais gostam ou que melhor representam a sua marca. Pense nos posts das redes sociais como uma vitrine virtual da sua loja, que precisa atrair o olhar e o interesse dos usuários para estimular a compra.

Com o tempo, você pode ir publicando outros produtos com menor apelo, a fim de girar o estoque. Mas não tire o foco dos itens mais relevantes para não perder o potencial de venda e engajamento que eles têm.

Incentive o seu público a avaliar seus produtos

Muitas pessoas utilizam as redes sociais para compartilhar suas impressões sobre um produto ou uma loja. Essa atitude influencia a decisão de compra de outros usuários, que costumam confiar nas opiniões de outras pessoas muito mais do que na publicidade da própria marca.

Então, incentive que seus clientes avaliem seus produtos nas redes sociais. Assim, eles influenciam seus contatos próximos, e você ainda pode compartilhar esse conteúdo nas redes sociais da loja para influenciar a sua comunidade.

No Instagram, por exemplo, muitas marcas criam stories em destaque com as publicações de clientes que mencionam seus produtos, como no exemplo abaixo. Quer mais uma ideia? Você ainda pode deixar o link da página do produto para quem gostar e também quiser comprar.

Exemplo de story em destaque para e-commerce

Tenha boas fotos e imagens dos seus produtos

Redes sociais estão cada vez mais visuais. Instagram e Pinterest, especialmente, foram criadas para compartilhar imagens inspiradoras. Por isso, é importante criar fotos e imagens dos seus produtos que encham os olhos dos usuários. No meio de tantos estímulos, elas devem chamar atenção.

Para isso, dê um toque de criatividade às suas imagens. Redes sociais gostam de autenticidade, por isso vale a pena fugir um pouco das fotos de catálogo e mostrar seu produto em uso, de forma mais leve e descontraída. Pessoas também são muito bem-vindas nas fotos, para humanizar a marca e seus conteúdos.

Exemplo de como humanizar conteúdo para social commerce

Facilite o caminho para a compra

Pense na experiência do cliente. Quando gostam do seu produto, eles querem logo saber mais informações e comprar sem dificuldades — e você certamente quer logo vender, não é? Então, facilite o caminho para a compra.

Pense nos passos que o usuário precisa percorrer até efetuar a compra. O que você pode eliminar ou otimizar para melhorar esse processo?

Evite, por exemplo, o “preço inbox”, que pode fazer muitas pessoas deixarem de comprar. Ao inserir links, leve direto para a página de venda do produto, em vez de fazer o cliente ter que procurá-lo pelo site. Lembre também que o Instagram não permite links clicáveis na descrição dos posts — então, insira links na bio ou nos stories, como no exemplo abaixo.

Exemplo de como usar link no story para social commerce

Criando uma estratégia de marketing digital com o social commerce

O sucesso das vendas nas redes sociais depende de uma boa estratégia de marketing digital. Você precisa ter uma atuação sólida nas redes sociais e integrar o social commerce a outras estratégias digitais para fortalecer a marca e engajar a audiência.

Agora, vamos ver as principais dicas para criar uma estratégia de marketing digital focada nas vendas do social commerce. Confira:

Planeje a atuação da marca nas redes sociais

Não pense que basta publicar seus produtos nas redes sociais para começar a vender. É necessário construir a presença da marca e conquistar uma audiência engajada para resultar em vendas. Por isso, comece planejando a atuação da marca nas redes sociais.

O planejamento é o passo inicial de qualquer estratégia. Nesse momento, estabeleça os objetivos, metas, indicadores, prazos e responsáveis, bem como as linhas de conteúdos e a linguagem que você pretende usar nas redes sociais. A partir dessas definições, você consegue estruturar a estratégia de social media e tirar melhor proveito do social commerce.

Saiba como se relacionar com os seguidores

A atuação da marca nas redes sociais, inclusive no social commerce, não se resume a publicações no feed ou nos stories. O grande poder das redes sociais está na interatividade. Então, a sua marca não deve ficar falando sozinha — interaja com os usuários e seguidores.

Sempre que houver uma interação com o seu perfil, responda ao usuário com agilidade e precisão. Não deixe o cliente esperando dias e dias por uma resposta. As dúvidas relacionadas aos produtos, antes ou depois de uma compra, merecem ainda mais atenção.

No planejamento da marca, defina quem são os responsáveis pelo relacionamento com cliente e quais são as diretrizes para qualificar as interações.

Crie publicações com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um grande aliado das vendas nas redes sociais. Conteúdos de qualidade, que resolvem dúvidas e agregam valor à vida da persona, ajudam a aproximar os consumidores e a posicionar a marca como uma autoridade para eles.

Geralmente o marketing de conteúdo é associado a um blog, que concentra publicações mais aprofundadas da marca. Você pode levar os seguidores até lá e oferecer dicas e inspirações de compras, como no exemplo abaixo.

Mas marketing de conteúdo também se faz na própria rede social, com publicações que informam, entretêm e engajam. Você pode, por exemplo, criar posts que sugerem usos do seu produto e stories interativos com enquetes e box de perguntas.

Exemplos posts e stories interativos com enquetes e box de perguntas para social commerce

Crie posts orgânicos e anúncios pagos

As redes sociais oferecem boas oportunidades de marketing e relacionamento com o público de forma orgânica. Você pode publicar vários posts e construir engajamento com a audiência sem precisar pagar por qualquer mídia.

Mas vale a pena investir em anúncios e posts patrocinados para potencializar os resultados da sua atuação nas redes sociais — e, é claro, do social commerce. As plataformas oferecem diversas opções de publicidade que cabem no seu bolso, já que você pode investir quanto quiser, pelo período que quiser.

Depois de anunciar, você pode medir os resultados da publicidade e calcular o retorno sobre o investimento. Assim você vai saber se vale a pena investir e como você pode otimizar as campanhas para ter mais resultados.

Conheça influenciadores do seu nicho

Fazer parcerias com influenciadores é uma das principais estratégias de marketing digital atualmente. Eles ajudam a fortalecer a imagem da marca com uma audiência engajada, que admira e segue o seu estilo de vida. Se eles indicam um produto, os seguidores querem logo saber mais.

Por isso, encontre influenciadores que potencializem o alcance e o engajamento da sua marca. Mas você não precisa fazer parcerias com os mega influenciadores, que alcançam milhões de pessoas. Para marcas de menor porte, os micro influenciadores do nicho — com audiências menores, mas mais próximas e engajadas — tendem a ser mais eficientes.

Ferramentas que podem te ajudar com o social commerce

Para implementar o social commerce, existem algumas ferramentas que vão ajudar você a vender mais. Vamos falar agora sobre os principais recursos que você pode aproveitar:

Loja no Instagram e no Facebook

O Instagram e o Facebook estão desenvolvendo ferramentas cada vez mais eficientes para vendas. Muitos usuários estão nessas plataformas para acompanhar empresas, marcas e lojas que admiram. Então, são uma boa oportunidade para publicar sobre os seus produtos.

Para isso, o Instagram e o Facebook permitem criar lojas dentro das plataformas. Estamos falando daquela sacolinha que aparece em alguns posts e permite comprar os produtos que estão marcados.

Funciona assim: o perfil pode publicar posts no feed e nos stories com imagens dos seus produtos e marcá-los com tags. Ao clicar na tag, o usuário é direcionado para a página do produto na Loja dentro da plataforma, onde pode visualizar o preço e outras informações. Se quiser saber mais ou já comprar, é só clicar no link que leva para a loja virtual da marca.

É possível também acessar a loja pela página do perfil da marca no Instagram ou no Facebook, ao clicar no botão “Ver loja”. Lá o usuário pode navegar pelas categorias de produtos, ver itens em promoção e fazer pesquisas.

Exemplo de loja no Facebook

Pinterest Shopping

O Pinterest não tem tantos usuários nem tanta interatividade quanto Facebook e Instagram. Mas talvez tenha ainda mais afinidade com vendas do que os gigantes das redes sociais.

Isso acontece porque o Pinterest é usado por muitas pessoas como fonte de inspiração. Muitos usuários estão lá procurando ideias para uma festa de casamento, a decoração da casa ou a sua próxima viagem. Então, é um ambiente propício para incentivar o consumo.

Pensando nisso, a plataforma criou algumas ferramentas que facilitam as compras, principalmente os Pins de Produtos, que trazem dados sobre o produto e o link para a página de venda, e os Destaques de Compras, na hora de pesquisar na plataforma.

Exemplo de uma loja no Pinterest Shopping

Live commerce

Live commerce é uma tendência do social commerce, principalmente a partir de 2020, quando as lives se popularizaram. Trata-se de uma transmissão ao vivo focada em vendas, geralmente com um ou mais apresentadores que informam sobre as ofertas e descontos exclusivos.

Grandes marcas, como Americanas e Renner, já estão apostando nesse formato. Mas as pequenas empresas também podem investir no live commerce e incentivar as compras em tempo real. É muito comum ver alguns brechós, por exemplo, fazendo transmissões nas redes sociais, no melhor estilo “quem sabe faz ao vivo”.

Exemplo de live commerce

O social commerce anula o e-commerce tradicional?

Não estamos aqui para dizer que o e-commerce tradicional vai terminar, ok? As lojas virtuais seguem firmes, como principal plataforma de vendas do comércio eletrônico. Os marketplaces também têm grande participação nas vendas e ajudam a ampliar o alcance dos lojistas.

Aliás, as lojas virtuais ainda são o destino dos usuários que navegam pelo social commerce e desejam comprar um produto. Somente o Instagram já oferece a finalização da compra dentro da própria plataforma (o que pode acontecer nas outras redes sociais em breve).

O que você precisa fazer, então, é integrar a sua loja virtual com as ferramentas de shopping das redes sociais. Assim, você consegue transformar posts em ferramentas de vendas, engajamento em faturamento e seguidores em clientes.

Para isso, é importante contar com uma plataforma de e-commerce que permita fazer essa integração de forma simples e eficiente, como é com a Bagy! Aproveite agora mesmo para saber tudo sobre a nossa plataforma.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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