Vendas

O que é Black November? Descubra como esse evento pode potencializar as suas vendas!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A Black November é uma data comercial em que um negócio oferece descontos especiais durante um longo período específico do ano. É uma estratégia de vendas antecipadas para a Black Friday.

Você sabe o que é Black November? Ficar por dentro das datas sazonais do comércio é muito importante para quem tem uma loja online — seja na Bagy ou em outra plataforma de e-commerce, já que elas representam uma ótima chance de aumentar as vendas e o faturamento como um todo.

Para isso, porém, é preciso planejamento em primeiro lugar para só depois disso partir para a ação. Então, para se preparar para vender na Black November, preparamos um artigo em que explicamos o que é esse evento, quando ele acontece, a sua importância, vantagens de aderir a ele e muito mais. Acompanhe!

O que é Black November?

A Black November é uma data comercial em que um negócio oferece descontos especiais durante um longo período específico do ano. Em outras palavras, é possível afirmar que ela é uma estratégia de vendas antecipadas de outro evento muito conhecido no comércio: a Black Friday.

O objetivo da Black November é atrair o interesse de compra dos consumidores antes da última sexta-feira do mês, ou seja, o dia em que a Black Friday é realizada. Além disso, é uma estratégia utilizada para aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento das lojas.

Como a Black November funciona?

Durante a Black November, as lojas que participam desse evento oferecem reduções de preço e promoções em diversos produtos para atrair mais compradores em um período maior do mês — e não apenas em um dia.

Essa estratégia é realizada na intenção de distribuir o fluxo de compras ao longo desse período para evitar congestionamentos e oferecer aos consumidores muito mais flexibilidade para que consigam aproveitar melhor as ofertas.

Quando a Black November acontece?

Se você está se perguntando que dia é a Black November, não precisa se preocupar mais, porque nós vamos te contar. Mas antes, vale lembrar que é um período de extrema relevância tanto para os lojistas quanto para os consumidores por conta das estratégias utilizadas.

Como dito anteriormente, essa é uma oportunidade de oferecer promoções e descontos por mais tempo para que a Black Friday não fique tão sobrecarregada.  Então, sem mais delongas, a Black November será dia 01 de novembro. Na verdade, ela se estende até a última sexta-feira do mês.

Qual a diferença da Black November para a Black Friday?

Tanto a Black November quanto a Black Friday são datas comerciais que acontecem durante o mês de novembro. A única diferença entre elas é o tempo de duração das ofertas.

As promoções da Black November, como dito anteriormente, duram todo o mês de novembro. Essa estratégia é utilizada para ajudar os clientes a comprarem os itens que desejam mais rapidamente. Aqui, antecipar as promoções também aumenta a taxa de conversão da loja e melhora o volume de vendas.

a Black Friday acontece em apenas um dia: a última sexta-feira do mês. Essa é a data original do evento, que foi criado nos Estados Unidos. Esse é um dia bastante desejado pelos consumidores e alguns deles aguardam até essa data para fazer qualquer compra.

Como as lojas online podem aproveitar a Black November?

As lojas online podem aproveitar a Black November de diversas formas. Acompanhe, a seguir, algumas delas.

Prepare-se com antecedência para o evento

Mesmo que a Black November dure um mês, a preparação para esse evento precisa começar com o máximo de antecedência possível. O despreparo é uma das principais razões para uma performance de vendas insatisfatória durante esse período.

É preciso se preparar muito bem porque, como novembro é um mês com muitas promoções e ofertas, é possível que a procura pelos produtos da sua loja aumente — e muito. Para suprir essa demanda, você depende dos seus fornecedores. Sem contar que você talvez necessite ter mais espaço no estoque para armazenar esse volume maior de itens.

Ou seja, uma coisa depende da outra para acontecer. Por esse motivo, ter um planejamento antecipado e bastante sólido é essencial, principalmente quando o seu objetivo é criar um mês inteiro de promoções.

Segmente o seu público

A segmentação é uma estratégia de marketing que consiste em nada mais que dividir o seu público-alvo em grupos menores que tenham interesses e características semelhantes. Isso permite personalizar ofertas e mensagens para atender às necessidades específicas de cada segmento — o que aumenta a relevância das campanhas e as chances de conversão.

Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso. A segmentação, então, pode ser:

  • comportamental, ou seja, de acordo com os comportamentos de compra, a preferência de produtos, a frequência de compra, entre outros;
  • demográfica, de acordo com localização geográfica, gênero, idade, renda, estado civil;
  • canais de comunicação, que considera a preferência por qual canal as pessoas desse grupo fazem as compras, seja por anúncios, e-mail, redes sociais etc.;
  • histórico de compras, que leva em consideração os produtos que foram adquiridos anteriormente ou a categoria de interesse;
  • interesses, ou seja, uma divisão feita com base em interesses específicos relacionados aos produtos da sua loja ou à Black November.

Proporcione um bom atendimento ao público

As promoções do mês de novembro costumam atrair muitos compradores novos para a sua loja virtual. Então, é importante ter em mente que para muitos deles será o primeiro contato com o seu negócio — e a primeira impressão é a mais importante, não é mesmo?

Por isso, ofereça um atendimento de excelência desde o primeiro contato com qualquer pessoa até o pós-venda. Prepare-se para atender os clientes por meio das mensagens nas redes sociais, do WhatsApp, do chat no site da sua loja, pelo e-mail e por qualquer outro canal que você escolher para essa estratégia.

Guie as decisões de marketing a partir de dados

Diversos lojistas cometem o equívoco de tomar as decisões estratégicas com base em achismos, quando na verdade deveriam usar dados. Isso pode, por exemplo, ser visto na escolha de produtos para estrelar campanhas promocionais ou divulgação nos canais de venda utilizados.

Se você quiser identificar oportunidades de venda reais e entender de maneira prática e segura quais produtos têm o maior potencial, observe o comportamento do usuário dentro do seu site. Mais que isso, analise o histórico de vendas da sua loja online e use esses dados para tomar decisões assertivas.

Invista em vários canais de venda

Você precisa ter sempre em mente que a Black November é um período de alta competitividade entre as lojas online. É exatamente por esse motivo que estar presente em vários canais de venda é mais que importante — é essencial.

Então, invista na sua presença na sua loja virtual, nas redes sociais, nos marketplaces e, caso a sua loja tiver uma unidade física, você pode trazer as promoções para fora do mundo digital. Utilizar esse ponto físico como estoque ou um ponto de retirada também pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Crie um calendário de promoções

Como na Black November o mês inteiro precisa ter ofertas, isso muda muito a dinâmica das promoções da sua loja. Então, se você levar em conta que as ofertas não estão concentradas em um único dia, precisa planejar como vai distribuí-las nesse período.

Você pode, por exemplo, criar um calendário promocional que mostre o que a sua loja online tem preparado para os clientes com antecedência. Caso o seu mix de produtos permita, você pode separar as ofertas por categoria. A partir daí, você pode criar a “Segunda-feira da papelaria”, a “Semana dos eletrônicos” e assim por diante. Assim, seus clientes conseguirão se planejar para aproveitar as ofertas mais interessantes para eles.

Invista em mídias pagas

Se você ainda não investe em campanhas pagas para trazer mais tráfego para o site da sua loja, essa pode ser uma boa oportunidade para começar. Atualmente é possível anunciar no Google, com o Google Ads, e em outras plataformas, como o Instagram e o Facebook por meio dos anúncios da Meta.

Todas essas ferramentas permitem que você crie campanhas com um público muito qualificado e atinja até mesmo pessoas que visitaram o seu site recentemente ou deixaram o carrinho abandonado na sua loja virtual.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são algumas técnicas de persuasão que se baseiam em aspectos psicológicos para influenciar a decisão de compra dos clientes. Eles são muito eficazes quando utilizados corretamente e, na verdade, podem ser o diferencial em uma estratégia de vendas.

Alguns gatilhos que você pode considerar são:

  • exclusividade, ou seja, a oferta de promoções ou produtos exclusivos para um determinado grupo de clientes — como assinantes da newsletter ou membros do programa de fidelidade da loja;
  • urgência, que mostra que uma oferta é válida por tempo limitado ou que o estoque está acabando;
  • prova social, que mostra avaliações e comentários positivos de outros clientes;
  • autoridade, que usa depoimentos de influenciadores ou especialistas para endossar os seus produtos.

Quando você incorpora gatilhos mentais nas campanhas de marketing, pode criar uma conexão muito mais profunda com os seus clientes e incentivá-los a agir.

Analise os feedbacks e faça melhorias

Você precisa se lembrar a todo momento que a jornada para o sucesso nunca será uma linha reta, mas sim um processo diário de aprendizado e adaptação. Uma das melhores maneiras de aprender é ao ouvir os seus clientes. Por isso, atente-se sempre aos feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

Eles são preciosos e oferecem informações sobre o que você está fazendo certo e o que precisa melhorar. Quando você escuta o que os clientes têm a dizer e implementa melhorias, mostra para eles que valoriza as opiniões dadas e tem comprometimento para oferecer a melhor experiência possível.

Quais são os benefícios da Black November para o e-commerce?

Como você pode imaginar, existem diversos benefícios que a Black November proporciona para o e-commerce. A seguir separamos os principais.

Maior visibilidade para a sua loja

Começar uma campanha de Black November com antecedência cria a possibilidade de você iniciar uma conversa com os seus clientes em um momento em que a atenção do público está sendo menos disputada pela concorrência — que provavelmente vai estar focada somente na Black Friday.

Por esse motivo, é mais fácil ainda colocar o seu negócio sob os holofotes e fazer sua loja se destacar. Sem contar que são mais chances de fazer novas vendas, não é mesmo?

Lucratividade por mais tempo

Quanto mais tempo uma campanha de Black November fica no ar, maior será a lucratividade do seu negócio. O público impactado também aumentará, a concorrência pode diminuir e a sua loja estará pronta para oferecer as melhores ofertas — e, de quebra, divulgá-las por mais tempo.

Maior competitividade de mercado

Divulgar os preços da sua loja online antes das outras marcas é uma oportunidade única de ampliar a sua competitividade de mercado. Enquanto os outros negócios ainda não iniciaram nenhuma campanha nessa mesma época do ano, o seu e-commerce já vai estar no meio da realização da Black November para garantir mais vendas e fidelizar mais clientes.

Teste de novas estratégias

A Black November é sempre um período de alta demanda e isso permite que os lojistas testem novas estratégias para identificar o que funciona — e o que não funciona para o negócio. É possível, por exemplo, testar novos modelos de frete, estratégias de marketing ou até novos canais de vendas e de atendimento.

Para aproveitar essa vantagem, porém, é preciso que você defina objetivos específicos para esse período do ano. Isso vai ajudar seu negócio a avaliar o sucesso dessas novas estratégias.

Fidelização de clientes

A Black November também oferece uma grande oportunidade de fidelizar clientes. Durante todo o mês, você pode adotar estratégias que incentivem a lealdade de quem compra de você. Mas como é possível fazer isso?

Você pode, por exemplo, criar a oferta de frete grátis para membros leais, programas de fidelidade que recompensem compras repetidas ou disponibilizar ofertas exclusivas para os clientes que se registrarem antes da Black November acontecer. Essas táticas não vão apenas atrair compradores frequentes, mas também vão reforçar o relacionamento entre eles e a sua marca.

A chance de poder interagir com os clientes durante um período mais longo também permite que o seu negócio personalize a sua comunicação. Isso porque você poderá entender melhor as preferências de quem comprar da sua loja e oferecer produtos que atendam a necessidades específicas.

Isso não incentiva apenas compras adicionais durante a Black November, mas também pode estabelecer uma base bastante sólida para criar um relacionamento de longo prazo entre os clientes e a sua loja. Pense nisso!

Redução da pressão logística

Outra grande vantagem que a Black November proporciona é a redução da pressão sobre a logística da sua loja online. Em comparação com a Black Friday, por exemplo, que pode sobrecarregar os sistemas de transporte e causar atrasos na entrega, a demanda da Black November é distribuída ao longo do mês.

Isso permite que o seu negócio gerencie as entregas e os envios de uma maneira muito mais eficiente. Assim, é possível evitar gargalos logísticos e garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro dos prazos estipulados.

Oportunidade de fazer marketing contínuo

Durante a Black November, a sua loja online tem a oportunidade de criar campanhas de marketing que sejam contínuas e envolventes durante todo o mês de novembro. Essa estratégia garante a utilização de diversos canais de marketing, como as redes sociais, o e-mail marketing, os anúncios online e até o marketing de influência para manter os clientes envolvidos e informados.

A capacidade de narrar histórias de marca mais elaboradas ao longo de várias semanas permite que você construa relacionamentos mais significativos com a sua audiência. Além disso, uma abordagem de marketing mais prolongada ajuda a manter a sua marca em destaque na mente dos consumidores — o que aumenta as chances de que eles escolham a sua loja para fazer compras em vez da concorrência.

Melhor planejamento do estoque

A Black November oferece uma vantagem bastante significativa em termos de planejamento de estoque para as lojas online. Isso porque ao estender as promoções por todo o mês, você como lojista pode analisar as tendências de venda de uma maneira muito mais precisa e, a partir daí, adaptar os seus níveis de estoque de acordo com uma demanda real.

Ter esse controle minimiza o risco de excesso de mercadorias não vendidas ou de estoques esgotados, o que ajuda na otimização dos seus recursos financeiros. Além disso, com uma visão mais clara das vendas ao longo do mês, é possível tomar decisões mais estratégicas, como descontinuar itens com baixa demanda ou encomendar mais itens dos produtos populares.

Aumento das vendas no geral

O aumento das vendas durante todo o período da Black November é uma das principais vantagens para o e-commerce. Isso porque estender as promoções ao longo de todo o mês, a sua loja tem a oportunidade de impulsionar a receita de uma maneira mais consistente — principalmente em comparação à Black Friday, que só dura um único dia.

Isso permite que o seu negócio alcance uma base de clientes ainda mais ampla e diversificada. Já os consumidores contam com mais tempo para explorar as ofertas, analisar os produtos e tomar decisões de compra informadas e mais certeiras.

Quais são as previsões para a Black November de 2023?

De acordo com especialistas e previsões do mercado econômico, a Black November de 2023 deve apresentar crescimento em relação ao ano anterior. O faturamento do e-commerce, por exemplo, deve aumentar em torno de 15% desconsiderando a inflação — que deve fechar por volta de 6%. O ganho real, então, será de 9%.

É esperado que haja uma ênfase ainda maior em produtos eco responsáveis e sustentáveis. Os consumidores estarão atentos às marcas que se preocupam com essas questões e que buscam opções mais eco-friendly.

Agora que você já sabe o que é Black November pode se preparar para essa data tão importante. Com um bom planejamento, estratégias assertivas e implementação das melhores práticas que mostramos nesse artigo, o seu negócio tem chance de faturar muito nessa época do ano.

Quer se preparar com antecedência para esse evento? Então aproveite e crie a sua loja com a Bagy antes da Black November!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.