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E-commerce

Black Friday 2024: Quando é e como preparar sua loja virtual!

Por Marina Correa

10 meses atrás
Imagem ilustrativa black friday 2022

Algumas datas são fundamentais para os e-commerces e uma delas é a Black Friday em 2024. Mas você sabe como explorar melhor esse período para aumentar as suas chances de conseguir mais conversões? Algumas dicas podem contribuir com esse desafio!

Mais do que saber como criar descontos e promoções para a Black Friday, é fundamental buscar por estratégias que ajudem a sua loja virtual a vender cada vez mais, certo? Para que isso se torne possível, porém, é necessário buscar referências e aprender com os erros e acertos do passado, não é mesmo? Descubra como vender mais na Black Friday 2024!

Afinal, o que é preciso para aproveitar essa data que já se consolidou no varejo brasileiro em geral? Quais são as estratégias que podem ajudar a construir um planejamento eficiente para vender mais nesse período? E por que você deve começar a se organizar agora para aproveitar melhor as vendas nessa época do ano?

O que acha de tirar todas essas dúvidas agora mesmo? Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para potencializar as suas vendas na Black Friday 2024! Continue a leitura deste artigo e saiba como organizar o seu e-commerce para uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. Confira!

Quando é a Black Friday 2024?

A Black Friday em 2024 vai acontecer no dia 29 de novembro. Ou seja, você ainda tem alguns meses pela frente para começar o seu planejamento estratégico na busca por mais e melhores resultados de vendas nessa data essencial para o e-commerce no Brasil. Quanto antes você se organizar, maiores são as suas chances de sucesso.

Por que preparar a loja para essa data?

Mas, afinal, por que a sua loja deve se preparar para essa data? O impacto realmente será significativo nas suas vendas? Seguindo as tendências dos últimos anos, a Black Friday 2024 promete ser ainda mais ativa para o mercado brasileiro. Por que esse cenário se desenha? A melhor forma de entender isso é observando o ano anterior.

Uma pesquisa conduzida pela Confi.Neotrust, revela que, somente no sábado, a Black Friday 2022 movimentou mais de R$ 1,2 bilhão em transações online. Embora tenha sido um resultado positivo, não conseguiu superar o desempenho de 2021, ficando 4,3% abaixo. Contudo, é importante destacar que esse resultado se equiparou ao alcançado em 2020, durante o período da pandemia.

Mesmo considerando o impacto da realização da Copa do Mundo no mesmo período e a distribuição das promoções ao longo do mês, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 6,15 bilhões em 2022, conforme o mesmo relatório.

Como os números acima indicam, após mais de uma década no Brasil, a Black Friday se consolidou como uma das datas mais relevantes do e-commerce brasileiro, e mantém uma média alta de vendas. Os clientes esperam por descontos e as marcas aguardam por consumidores em busca de promoções, ofertas e preços mais atrativos, então a sua loja deve se preparar.

Dicas para ajudar a preparar sua loja para a Black Friday 2024

O que deve ser feito, então, para preparar a sua loja para a Black Friday 2024? Confira as dicas que separamos para ajudar o seu negócio a se destacar nessa data!

Faça um planejamento prévio

Nenhuma estratégia vai funcionar no ambiente online sem organização. Sendo assim, a sua loja deve fazer um planejamento prévio das ações na Black Friday 2024. Qual vai ser o principal objetivo com essa campanha? Quais são os produtos que podem fazer mais sentido de serem comercializados nessa data e que são do interesse do consumidor?

Quais são os esforços necessários para aumentar o alcance das suas campanhas? Tudo isso deve ser respondido com cautela e muita análise, garantindo que você esteja realmente no caminho certo para explorar todo o movimento que a Black Friday oferece para lojas virtuais em todo o Brasil e aumentar as chances de alcançar as metas determinadas.

Saiba o que o seu público-alvo está buscando

Outro ponto importante é entender o que o seu público-alvo está buscando. Quais são os itens da sua loja que mais se interessam no momento e, é claro, se esses produtos vão ajudar no seu planejamento inicial. São itens que contribuem, por exemplo, para aumentar o ticket médio das vendas? Ou mesmo para aumentar o faturamento?

Outro aspecto que deve ser analisado é a disponibilidade dos produtos. Se você identifica uma demanda específica maior para esse período de um item, deve entrar em contato com os seus fornecedores o mais rápido possível e, a partir disso, negociar melhores condições para fechar condições mais baratas e poder repassar preços atrativos para os clientes.

Faça uma pré-campanha

Como se trata de uma data importante para o e-commerce brasileiro, você também pode fazer um aquecimento, uma pré-campanha da Black Friday 2024. Utilizar, por exemplo, as suas redes sociais para divulgar alguns itens que vão ter preços mais baixos, para começar a estimular o interesse dos clientes nas ofertas que a sua loja vai promover.

Planeje promoções reais

Um erro que muitos empreendedores cometem é não ter honestidade com seus clientes. E, por isso, você deve planejar promoções reais. Não adianta tentar enganar os consumidores com ofertas que não são realmente atrativas, por exemplo. Até porque o cliente é cada vez mais antenado nesse tipo de situação e verifica preços anteriores e ofertas.

Sendo assim, você precisa analisar exatamente quais são os produtos que podem ser ofertados para não enganar nenhum cliente. É melhor ter um portfólio reduzido de ofertas mais atrativas para a Black Friday do que acabar prejudicando a imagem da sua marca com uma estratégia de promoções que não são reais.

Prepare o site

Além disso, também é necessário investir na qualidade do seu site. Afinal, a tendência é que o número de visitas aumente, não é mesmo? A sua página está preparada para receber essa demanda maior em um curto período? E como você pode aprender com os erros do passado e melhorar essa questão sem muitos problemas?

Também é preciso pensar na preparação do site do ponto de vista de experiência do usuário, utilizando recursos, como banners e destaques, para indicar os produtos em promoção, por exemplo. A ideia é realmente fazer com que o cliente tenha uma experiência completa e não tenha nenhuma dificuldade em encontrar o que está procurando.

Ingresse em novos canais de vendas 

A Black Friday 2024 pode ser um momento interessante para avaliar a entrada em novos canais de vendas. Será que não é a oportunidade ideal para utilizar o Instagram ou mesmo o WhatsApp para ter um contato mais próximo com o cliente em potencial? Isso tudo deve ser analisado nas etapas anteriores para ver se faz sentido estratégico.

Não é porque um canal de vendas está funcionando bem para os seus concorrentes ou para o mercado em geral que, necessariamente, vai fazer sentido. Além disso, é importante ter um serviço de qualidade e isso passa diretamente pela sua análise de viabilidade desse canal para garantir que você ofereça a mesma experiência para o cliente.

Treine a equipe de atendimento

Normalmente, a Black Friday é uma época marcada por um número maior de demanda e clientes visitando diferentes e-commerces, não é mesmo? Por conta disso, você deve investir em um treinamento específico para a equipe de atendimento. Afinal, os profissionais vão saber lidar com um volume muito maior nesse período e manter o contato próximo?

Até porque você não pode focar apenas em fechar uma venda, certo? É preciso estabelecer uma relação de confiança também com os cuidados no pós-venda e, por isso, o atendimento e contato durante a Black Friday é muito importante. Oferecer o suporte para que o cliente resolva os seus problemas sem dificuldades é um diferencial.

Determine qual será o diferencial do seu negócio

Na hora de planejar as suas ofertas, você também deve determinar qual vai ser o diferencial da sua loja na Black Friday 2024. Como a sua empresa vai se destacar dos seus concorrentes sem maiores problemas? Quais estratégias podem funcionar melhor para criar uma experiência atrativa e ajudar a sua loja a alcançar os seus objetivos?

Sem isso, você não vai conseguir um destaque. Analise qual é a situação do seu negócio e, a partir disso, crie estratégias para se diferenciar. Pode ser o preço mais baixo, mas também pode ser a oferta de um frete mais atrativo ou compras em maior volume para aumentar o desconto progressivo, enfim, existem diferentes estratégias.

Prepare o estoque

Poucas coisas são tão frustrantes para um consumidor quanto comprar um produto e acabar não recebendo o item após um período. Sendo assim, é essencial que a sua loja esteja pronta em todos os aspectos, especialmente com o estoque preparado com as peças certas. Já sabe qual item vai ser mais ofertado? Então se planeje para isso.

A ideia é cuidar de toda a logística e integração entre loja virtual e estoque, garantindo que as suas ofertas sejam feitas apenas em relação aos itens que realmente possam ser vendidos e que estejam disponíveis. Sem isso, você pode acabar atraindo clientes por conta de um item específico e, ao final, vão acabar frustrados com a experiência ruim.

Diversifique os métodos de pagamento

Por falar em experiência do cliente, outro tópico importante que precisa ser trabalhado com muito cuidado e atenção é a diversificação dos métodos de pagamento. Já imaginou atrair um cliente para a sua loja, ele gostar dos produtos, preparar um carrinho e acabar não finalizando o pagamento porque não tinha um método específico?

Com tantas opções no mercado, é possível estruturar a sua loja para atender diferentes perfis e clientes, garantindo que você tenha uma variedade de métodos disponíveis. Assim, fica mais fácil convencer um cliente de fazer uma compra, seja pagando via Pix, seja utilizando o parcelamento no cartão de crédito.

Divulgue de forma estratégica

De que adianta chegar até aqui e não investir na divulgação estratégica das suas promoções e ofertas? Afinal, por melhor que sejam as suas estratégias, é preciso fazer com que a mensagem chegue até o consumidor final, não é mesmo? Sem esse planejamento, isso significa que vai ser mais complicado conseguir a conversão.

Afinal, menos consumidores vão receber as mensagens e, com isso, o fluxo dentro da sua loja também será reduzido. Sendo assim, utilize todos os canais necessários para criar uma rede de comunicação eficiente e aumentar as chances de criar um impacto positivo na sua audiência, consequentemente contribuindo para mais vendas.

Qual a importância de analisar a campanha de Black Friday do ano anterior?

Além de todos os itens que separamos acima, outra dica importante precisa ser destacada para quem quer ter sucesso na Black Friday 2024: analisar a campanha anterior. Essa, na verdade, é uma prática que você deve adotar sempre, independentemente de qual seja a sua estratégia, campanha ou ação de comunicação, ou vendas.

Afinal, qual é a lógica de não aprender com os erros? Entender o que funciona com o seu cliente e aquilo que precisa ser aprimorado? Tudo passa diretamente pelas experiências no passado e como a sua loja deve se comportar nos próximos passos. Por isso, você deve olhar tudo o que foi feito e fazer uma análise detalhada.

As ofertas realmente geraram o efeito esperado? O objetivo estipulado no início teve o sucesso esperado? Todas essas questões precisam ser analisadas antes de iniciar os seus planos para a próxima Black Friday. Dessa forma, você reduz os erros e aumenta as chances de fazer as correções necessárias para vender cada vez mais.

Em um mercado tão concorrido, entender mais sobre essas possibilidades é fundamental para que o seu negócio continue crescendo. E em uma data cada vez mais atrativa para os clientes, entender como construir uma estratégia específica para a Black Friday 2024 contribuirá bastante para que a sua loja aumente as vendas e o desempenho na data.

O que achou deste conteúdo? Conseguimos ajudar você a esclarecer as suas dúvidas sobre como se planejar para a Black Friday 2024?

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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