Vendas

Aprenda a vender mais rápido e alavanque o faturamento do seu negócio

Aprenda como vender um produto mais rápido

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Aprenda a vender mais rápido, de forma eficaz e definitiva. Estratégias como diversificar os canais de venda, apresentar seu diferencial competitivo e divulgação do seu produto, são fundamentais para alavancar o seu processo.

Roupas, acessórios, produtos artesanais… Um enorme universo de produtos a serem explorados, não é mesmo? Pois é, na internet, é possível vender tudo que você desejar de maneira rápida e eficiente. Mas, para que você tenha sucesso nos negócios e possa lucrar bastante com sua loja online, é interessante seguir alguns passos. Mas, não se preocupe, todas essas estratégias são simples e podem ser aplicadas ao seu negócio agora mesmo.

Saber como vender em redes sociais como o Facebook, por exemplo, é um diferencial que o seu negócio precisa adotar hoje mesmo. Siga a leitura deste texto até o fim e descubra como vender pela internet de maneira fácil e simples, seguindo apenas alguns passos definitivos que vão fazer toda a diferença para a sua loja virtual. E não importa qual seja o seu nicho de atuação. Esses passos podem ser aplicados por qualquer empresa. 

Mas, antes de te mostrar esses poderosos passos, que tal voltar um pouquinho para entender de fato o que é uma venda online. Siga a leitura e descubra!

O que significa vender online?

O que você precisa ter em mente é que vendas online são todas aquelas em que você não tem contato físico com o cliente. Nessa modalidade de negócios você acaba fazendo qualquer transação ou resolvendo qualquer problema através da tecnologia da rede mundial de computadores. Isso te permite vender uma quantidade razoável de produtos em um curto espaço de tempo. E os custos também acabam sendo mais baixos para sua empresa.

Além do mais, com o auxílio da internet, você também conta com ótimas ferramentas para dar suporte na hora de estruturar sua loja online. Isso é um grande divisor de águas para sua empresa porque, um site estável e capaz de se adaptar a computadores e celulares, por exemplo, torna muito mais agradável a experiência de compra do seu cliente, que acaba voltando para comprar mais com você. 

Mas, para usar essa maravilhosa ferramenta a seu favor, é preciso ter algumas estratégias em mente. E esse é o primeiro passo que vamos trabalhar com você hoje nesse artigo: defina onde quer vender. Acompanhe e descubra! 

Aprenda a vender mais rápido: passo a passo

Defina os canais de venda

Para vender com qualidade e assertividade, é preciso escolher em quais canais de vendas você deseja estar. Pense que esses canais de venda são os lugares, no caso da internet os sites e redes sociais, onde você deseja expor os produtos de sua loja online. Desse modo, eles são encontrados e, posteriormente, vendidos para o público. E você pode aliar vários canais de vendas dentro de um plano de negócios, sabia? 

Portanto, fique atento quando for trabalhar esse passo em direção às vendas de sucesso dentro de sua empresa. Saber onde seu público está é extremamente relevante para o seu negócio. E é sobre isso que vamos falar agora. 

Conheça bem o seu público

Saber como vender um produto pela internet passa por entender para quem você está vendendo esse produto. Ou, ainda, para quem você gostaria de vender. Portanto, atenção aos detalhes aqui! Onde seu cliente está é onde sua loja online também deve estar. Para descobrir isso, algumas ferramentas podem ser usadas na hora de “vender o seu peixe”.

Nas redes sociais, como o Instagram, existem muitas formas de promover interações capazes de render informação qualificada para você. O que querem, como querem, e até as melhores formas de pagamento podem ser descobertas através das caixinhas de pergunta, por exemplo.

Use e abuse desses dados em favor de sua estratégia de marketing. Mas, tenha em mente que estar presente é importante, msa saber se apresentar também. Vamos ver mais sobre isso no próximo passo. 

Capriche na apresentação

Saber vender passa por saber se apresentar. Por exemplo: você pode ter criado ótimos canais de vendas e estar presente em todas as redes sociais relevantes para sua loja online, mas se você peca muito na hora de fotografar seus produtos, cuidado. Isso pode estar colaborando para que você não aprenda como vender pela internet de maneira definitiva, já que os clientes não se interessam por produtos pouco atraentes

Uma maneira inteligente de pensar sobre essa questão é ver os conteúdos feitos por sua loja online como parte de uma vitrine virtual. Você precisa unir em uma postagem de vendas um bom texto, uma boa imagem, e uma maneira fácil de o consumidor chegar até sua loja online. No mundo real, as vitrines são atrativas e chamam o cliente para o interior da loja. No mundo virtual, a lógica parecia ser a mesma. 

Portanto, capriche bastante nessa parte. Em seguida, pense em como o seu cliente vai chegar até seu produto. Isto é assunto para nosso próximo passo. 

Determine o seu processo de vendas

Determinar com antecedência o caminho que o cliente fará dentro do seu site até a finalização da compra é fundamental para que você tenha poucas desistências. Também é interessante pensar sobre isso com antecipação para que você entenda a jornada do seu cliente e antecipe qualquer problema que ele possa ter com as soluções mais adequadas dentro de sua loja online. 

Saber vender pela internet também passa por organização e gestão do seu tempo. Por isso, dê bastante carinho para os processos que precisam acontecer antes da concretização das compras. Só assim, o seu índice de conversão vai nas alturas e sua loja online será capaz de atingir a lucratividade que você merece. 

E, para que você venda bastante, é necessário ter um estoque estruturado. Veja como em nosso próximo passo. 

Prepare o estoque

Trabalhar com gestão de estoque pode parecer um bicho de sete cabeças no começo. Mas, depois, você verá que ter tudo organizado, visível e catalogado é o segredo do sucesso de todas as empresas que desejam aprender como vender pela internet de maneira eficaz e definitiva.

Repor mercadorias antes que elas acabem, saber o que pode ser vendido com desconto em saldos ou promoções, ter boa relação com fornecedores… Tudo isso te ajuda a vender mais e melhor. Já imaginou perder uma venda porque um produto simples está indisponível em sua página?

Fuja disso! Com organização e logística você fica preparado para atender todas as demandas que vierem.  

Planeje a logística

Ter a certeza de que sua loja online possui um estoque organizado, limpo e sem maiores gargalos de mercadorias faz parte de um planejamento integrado de logística bem feito. Portanto, você precisa prestar bastante atenção nisso se quiser saber como vender pela internet de forma constante e definitiva. 

Ter o controle de envio de mercadorias, de entradas e saídas e, até mesmo, de devoluções bem sucedidas, faz com que você consiga planejar, inclusive, posts de redes sociais e ações de marketing. Muitos empreendedores dizem que não gostam muito dessa parte por considerar a inspeção de estoque algo chato de ser feito. 

Mas, se você não sabe o que tem para vender, como saberá vender? Vamos falar um pouquinho mais sobre diferenciais e a importância deles para sua loja online em nosso próximo tópico, não deixe de acompanhar! 

Tenha um diferencial

Algumas lojas onlines oferecem produtos artesanais e únicos. Já outras, se empenham em oferecer brindes exclusivos em cada compra. Outras, inclusive, trabalham com estratégias interessantes de desconto e promoções. E você, já pensou em qual será o diferencial de sua empresa nesse mercado extremamente competitivo? 

Muitas pessoas vendem mercadorias bastante parecidas pela internet. Por isso, é imprescindível saber como vender pela internet de forma a se destacar em meio a multidão. Existem algumas formas de enriquecer a experiência do cliente dentro do seu e-commerce. Uma delas é trabalhar com uma política sustentável de distribuição de brindes.

Esse exemplo é interessante porque todo mundo gosta de ser paparicado. Além disso, seu cliente merece sempre o melhor, não é mesmo? Assim, ele se sentirá importante e sempre que precisar, ele voltará a comprar da sua loja. 

Portanto, invista nessa prática para crescer em vendas! E seja claro e coerente na hora de falar sobre esse tema em sua loja online.

Seja direto

Todo mundo gosta de ter acesso a informações claras e objetivas, não é verdade? Pois então, com o seu futuro cliente em sua jornada de compras também não é diferente. Ele quer ter acesso a informações simples e objetivas e você precisa ter mente mente que oferecer esse tipo de entendimento também é parte do seu trabalho. 

Se o consumidor do seu e-commerce chega até sua loja online, depois de ter pesquisado na internet, encontrado sua rede social e visualizado alguns dos seus produtos expostos, você tem grandes chances de fechar uma compra. Portanto, facilite a vida dessa pessoa ao máximo. Deixe claro as formas de envio, as formas de pagamento e os custos de cada um desses serviços.

Também esteja aberto para explicar as políticas de troca, devolução e reembolso. Faça de tudo para que seu cliente se sinta confortável. Desse modo, você tem grandes chances de fidelizar esse cliente em sua cartela fixa de compradores. Portanto, seja bastante gentil e atencioso nessa parte da jornada de vendas.

Ah, dica extra! Quando for conversar com seu cliente através de aplicativos de mensagens ou das ferramentas internas de seu e-commerce, também seja simples e direto. O cliente precisa sentir que está sendo acolhido e que sua dor, o motivo pelo qual está comprando aquele produto, está sendo resolvida. 

Saber como vender pela internet passa por várias etapas. Com certeza a parte de trato direto com o cliente é uma das mais importantes. Portanto, invista um tempo de seu dia nesse passo e colha os melhores frutos para seu e-commerce. O segredo do sucesso de suas vendas passa por ser direto e claro com o cliente! 

Adote boas estratégias de divulgação

Estar presente nas redes sociais não é apenas interagir com os clientes ou se ocupar de responder dúvidas pontuais que possam surgir. Estar presente em redes sociais também é adotar boas estratégias de divulgação dos produtos vendidos por sua loja online. Então, esteja atento a esse importante passo que te ajudará a saber como vender pela internet.

Se autopromover através de boas estratégias de divulgação garante a aderência de mercado que você precisa para crescer e, como consequência, aumentar seu número de vendas de maneira natural e definitiva. Você pode trabalhar em diversas frentes na hora de fazer sua divulgação própria e a propagando de seus produtos. Pode, por exemplo, investir em promoções, em posts pagos que serão melhor impulsionados dentro de redes sociais. 

Enfim, as possibilidades são diversas e tudo vai dependendo do plano de marketing que você elaborou para sua loja online. Para saber como vender mais e melhor,  é preciso ter atenção aos detalhes na hora de planejar o marketing de sua loja. Vamos falar sobre isso no nosso próximo passo? 

https://www.youtube.com/watch?v=TOwUyRWbzHIu0026t=329s

Não esqueça do marketing

Traçar uma estratégia satisfatória, assertiva e eficaz para o marketing de seu e-commerce é um passo fundamental caso você esteja interessado em saber como vender mais e melhor pela internet. Portanto, preste bastante atenção nessa etapa para que você solidifique todos os passos que já deu até aqui, certo?

Agora que você já sabe com quem está conversando, comece prestando atenção às necessidades desses futuros clientes. Pensando dessa forma, você estará apto para saber o que oferecer para seus futuros clientes antes mesmo que eles demandem determinado produto. Além disso, você também será capaz de saber como vender pela internet de forma segura e sem interrupções. 

E tudo bem se você tiver que se desviar de seu plano, ou mudar algum detalhe ou outro de sua estratégia em algum momento. O importante é que você esteja sempre alinhado com seus clientes para oferecer as melhores soluções de vendas dentro do universo no qual você empreende. 

Saber como vender mais e melhor de forma definitiva é o segredo do sucesso para qualquer empreendedor. Portanto, aplicar alguns passos que possam te ajudar a chegar nesse objetivo é fundamental durante a jornada de vendas. E contar com suporte para isso também deve ser levado em conta na hora de começar a vender.

Aqui na Bagy nós temos toda estrutura para amparar sua loja online. Assim, você vai ter a segurança de ter um site para sua loja ainda hoje. Faça como 23 mil lojistas de sucesso, crie sua loja com a Bagy.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.