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Marketplace

O que é Seller? Entenda como vender em Marketplaces

Por Marina Correa

4 dias atrás
Mulher sorrindo enquanto prepara pacotes para envio, simbolizando o trabalho de um seller que utiliza marketplaces para vender seus produtos.

Um seller é um vendedor que utiliza marketplaces para vender produtos. Entenda como atuar nesse modelo, escolher o marketplace ideal e aproveitar as vantagens desse canal de vendas.

Se você não sabe ou tem dúvidas sobre o que é seller, pode estar perdendo boas oportunidades para o seu negócio.

Isso porque trata-se de um sistema de trabalho que envolve marketplaces para alcançar um público maior e ampliar as chances de vendas.

Trabalhar como seller é uma opção para diferentes perfis de pessoas, já que é possível se cadastrar em um marketplace tendo ou não uma loja própria, sendo fabricante, atuando com dropshipping, e assim por diante.

Sem falar que existem vários nichos, como o marketplace de moda, eletrônicos, informática, móveis, categorias diversas, e outros.

Também não existe nenhum segredo nesse modelo de trabalho e nós vamos explicar tudo o que você precisa saber, neste artigo.

Continue lendo para entender o que é um seller, o que é preciso para se tornar um, as vantagens e desafios desse trabalho, os melhores marketplaces para se cadastrar e, para fechar, uma dica especial para ter sucesso. Então, leia até o final!

O que é seller?

O seller é o vendedor que atua online oferecendo produtos ou serviços por meio de uma plataforma de marketplace.

Ele trabalha de modo diferente de um lojista tradicional porque nem sempre tem a própria loja física ou e-commerce. Assim, pode realizar suas vendas de forma exclusiva pelo site de terceiros.

Portanto, os sellers são aqueles vendedores que cadastram seus produtos em plataformas como Mercado Livre, Shopee, Magalu, Amazon, e muitos outros.

Pode ser que um lojista tradicional também escolha trabalhar como seller para ampliar sua presença de mercado. Afinal, um canal não prejudica o outro.

Inclusive, para quem tem e-commerce, existe a possibilidade de fazer a integração da loja virtual com os marketplaces.

Quais são os tipos de seller?

Na explicação do tópico anterior sobre o que é seller você viu que quem já tem uma loja virtual pode explorar mais esse ramo.

Para quem tem um pouco mais de experiência e já montou uma estrutura de vendas na internet, atuar nesse modelo é uma forma de complementar essa mesma estrutura.

Porém, não há necessidade de ter no marketplace a única frente de vendas.

Além disso, o fato de ser um lojista pode aumentar ainda mais a confiança do público, ampliando as chances de fazer vendas recorrentes.

Na introdução, também falamos que existem perfis diferentes de seller. Veja mais, a seguir.

Pessoa física x pessoa jurídica

No primeiro comparativo, temos o seller que atua como pessoa física e aquele que é pessoa jurídica. Para atuar como um ou outro vai depender do marketplace escolhido e do tipo de produto oferecido.

Algumas plataformas exigem que o seller tenha um CNPJ e emita notas fiscais. Outras abrem oportunidades também para pessoas comuns. É o caso, por exemplo, do site Enjoei.

Banner de oferta da plataforma Bagy

Marca própria x revendedor

O seller pode vender no marketplace produtos de marca própria. Inclusive, algumas grandes empresas também costumam explorar esses canais para diversificar suas fontes de receita.

Mas muitos deles, talvez a maioria, costumam ser revendedores. Assim, oferecem produtos obtidos a partir de fornecedores, da mesma forma como em uma loja física ou em um e-commerce.

Fabricante x dropshipping

Os fabricantes são as empresas responsáveis pela produção dos itens que vendem no marketplace. O seller que opta pelo dropshipping trabalham sem um estoque.

Ele escolhe produtos de fornecedores, anuncia esses itens e, quando um cliente fecha um pedido, realiza a compra e solicita a entrega no endereço da pessoa.

Como se tornar um seller?

Já explicamos para você o que é um seller e falamos sobre os diferentes tipos que existem. Mas, na prática, como trabalhar nesse modelo?

Preparamos um passo a passo para você dar início a essa nova fonte de receita. Confira!

Escolha do marketplace

Antes de tudo, é preciso entender que as plataformas de marketplace não são iguais. A começar pelo fato de que cada uma tem as suas próprias regras e políticas.

Lembra que explicamos que existem aquelas que exigem CNPJ? Também há variações quanto às taxas cobradas e os regulamentos para se cadastrar e vender.

Outra diferença entre os marketplaces é o foco deles. Nem todos têm uma grande diversidade de produtos, como acontece com o Mercado Livre.

Existem os que são mais voltados para um certo nicho, como roupas, calçados ou itens para casa.

Então, é importante verificar qual plataforma pode trazer o melhor retorno considerando o tipo de produto que você vai oferecer.

Não se esqueça de analisar com cautela também a reputação do site.

Documentos exigidos

Uma vez escolhido o marketplace ideal, veja quais são as exigências para se cadastrar. Verifique os documentos necessários para isso, se são apenas da pessoa física ou se é necessário apresentar a papelada da empresa.

Tenha atenção ao contrato e às regras de utilização da plataforma para não ter surpresas depois.

Pode ser que, antes de liberar o cadastro para publicar os produtos, o marketplace faça uma análise dessa documentação.

Cadastro e configuração da loja

É hora de dar início ao cadastro da loja em si, assim como a configuração dela. Você precisará estruturar o seu espaço inserindo informações de contato, pagamento, frete, entre outros fundamentais para que essa loja funcione.

Caso você já tenha um e-commerce, é o momento de fazer a integração dele com o marketplace. Se já utiliza ferramentas de automação, também pode ser feita a integração delas para facilitar a gestão centralizando tudo.

Bagy é uma excelente aliada nesse sentido porque oferece integração com vários marketplaces. Assim, você pode ter a sua loja própria e, ao mesmo tempo, ampliar os canais de venda com diferentes plataformas, mas mantendo o controle em um só painel.

Isso ajuda muito a ter produtividade, eficiência e praticidade no dia a dia.

Preparação do catálogo e precificação

A preparação do catálogo inclui etapas como a escolha dos produtos que serão vendidos, o cadastro deles, a seleção de boas imagens ou vídeos, a criação das descrições, entre outros que farão com que esses itens apareçam na plataforma e estejam atrativos para o público.

preço deve ser calculado com cuidado para que seja competitivo e lucrativo.

Considere que as plataformas cobram taxas, isso também precisa ser computado, entre outros custos relacionados ao site e às operações do negócio.

Logística e definição de prazos

O item oferecido deve ser entregue ao cliente, então, defina a maneira como isso será feito, como você vai trabalhar com devoluções e trocas.

Escolha a empresa de transporte parceira e configure o frete lembrando de definir prazos possíveis para não ter problemas com os clientes depois, em função de atrasos.

Quais são as vantagens e desafios de ser um seller?

Como acontece com outros modelos de trabalho, a atuação como seller tem suas vantagens e desvantagens.

Veja quais são as principais de ambos os lados para saber o que esperar.

Vantagens

Entre os pontos positivos de ser um seller, os principais são a visibilidade, a infraestrutura e a escalabilidade.

Visibilidade imediata em grandes canais

Uma vez que você fez o cadastro dos produtos na plataforma, automaticamente eles começam a aparecer para o público que acessa o site.

Assim, você tem uma visibilidade imediata em grandes canais e acesso a milhões de pessoas.

Infraestrutura pronta

Você viu na explicação sobre o que é seller que esse vendedor não precisa ter uma loja própria. Essa é uma das grandes vantagens porque a infraestrutura já está pronta.

Basta fazer o cadastro e publicar as mercadorias que a própria plataforma garante o tráfego, e ainda oferece ferramentas para pagamento. Basicamente, é só começar a vender!

Possibilidade de escalar com menos investimento em mídia

Como as plataformas de marketplace já têm um tráfego intenso, o seller consegue escalar as vendas com uma facilidade relativa. Afinal, o investimento em mídia é menor porque o site tem as suas estratégias para atrair cada vez mais pessoas.

Desafios

Entre os desafios de ser um seller, podemos citar os custos, a concorrência, as regras dos sites e a reputação deles.

É por isso que os lojistas já estruturados precisam escolher muito bem os parceiros para ter acesso à tecnologia e o suporte correto, a fim de minimizar dificuldades e possíveis riscos de explorar esse canal de vendas.

Taxas e comissões que afetam a margem

Existem dois caminhos possíveis na hora de precificar os produtos. O primeiro é repassar o valor das taxas e das comissões para o cliente final, o que costuma encarecer o produto.

O segundo é arcar com esses custos, estratégia que acaba afetando a margem de lucro. Então, temos desvantagens dos dois lados.

Concorrência intensa

Em um mesmo marketplace, costumam existir diversos sellers oferecendo os mesmos produtos. Logo, a concorrência tende a ser intensa e se destaca aquele que consegue fazer a melhor oferta.

Mas não apenas com relação aos preços, e sim com boas imagens, uma descrição completa, um frete competitivo, um bom atendimento ao cliente, entre outros detalhes que melhoram a experiência da pessoa e aumentam a credibilidade da loja.

Regras rígidas e penalidades

As plataformas de marketplace costumam ser muito rigorosas em relação às suas próprias políticas. O seller precisa seguir à risca essas regras para continuar oferecendo seus produtos ali. Quando isso não acontece, podem ser aplicadas algumas penalidades que acabam complicando o trabalho.

Dependência da reputação na plataforma

Considere que ao vender no marketplace o nome que está em evidência é o da plataforma. Por isso, o seller tem uma dependência muito grande da marca e da sua reputação no mercado. Caso aconteça algum problema que comprometa a imagem dessa empresa, isso tende a impactar nas vendas feitas pelos parceiros cadastrados.

Quais os melhores marketplaces para se tornar um seller?

No tópico sobre o que é seller citamos alguns marketplaces com os quais os vendedores podem trabalhar. Agora, faremos a apresentação dos principais canais disponíveis no Brasil.

Seja qual for a sua escolha, a recomendação é sempre usar a própria loja de forma integrada via Bagy para manter o controle sobre o branding do negócio, promover a fidelização dos clientes e melhorar a margem de lucro.

Shopee

logo da shopee simbolizando os melhores marketplaces do brasil

Atualmente, a Shopee está entre as plataformas queridinhas dos brasileiros. Isso porque é possível encontrar de tudo por lá, e o preço é muito competitivo.

As mercadorias são bem populares e as taxas são atrativas. Vale ressaltar que como aceita sellers internacionais, mesmo quem está fora do Brasil consegue oferecer produtos na Shopee.

Magalu

logo da magalu simbolizando os melhores marketplaces do brasil

Essa é uma plataforma bem interessante por ser uma das principais aqui no Brasil e por causa do suporte que oferece para os parceiros.

Existem cursos e treinamentos que ajudam na gestão da loja, na divulgação dela e na prospecção de clientes.

Amazon

logo da amazon simbolizando os melhores marketplaces do brasil

Amazon é uma grande referência em marketplace por ser a maior do mundo e com operações que acontecem aqui no Brasil também.

Ela oferece opções de plano individual e profissional, sendo que o segundo cobra uma pequena mensalidade e comissão por produto. São oferecidos diversos cursos e treinamentos, além de suporte ao vendedor.

Mercado Livre

logo da mercado lovre simbolizando os melhores marketplaces do brasil

É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar no Mercado Livre, já que trata-se da maior plataforma de marketplace no Brasil, mas que vende em toda a América Latina.

Nele, é possível vender de tudo e ainda contar com diferenciais como centros de distribuição e um sistema próprio de logística, que trona o frete bem competitivo.

Americanas

logo da americanas simbolizando os melhores marketplaces do brasil

Esse marketplace na verdade reúne três plataformas diferentes, sendo a própria Americanas, Shoptime e Submarino.

Conta com milhões de sellers ativos e se classifica como um dos maiores canais do Brasil.

Tem uma grande diversidade de categorias, possibilitando o trabalho com vários tipos de produtos.

Como a Bagy apoia quem quer se tornar um seller?

A Bagy é a plataforma ideal para você criar a sua loja online, com funcionalidades e recursos muito completos. Além de criar o seu próprio site, possibilita escalar o faturamento na internet oferecendo acompanhamento para você alcançar o sucesso. Sem falar da tecnologia necessária para estruturar da melhor forma o seu e-commerce e se tornar um seller. Veja mais.

Integração com marketplaces

Com a Bagy é possível fazer integrações diretas para vender os seus produtos de maneira automática nos maiores marketplaces do Brasil, como Shopee, Amazon Shein.

Ferramentas de gestão

Oferece mais de 100 integrações e funcionalidades para facilitar a gestão do seu negócio, além de disponibilizar Inteligência Artificial própria para criar as melhores descrições para os seus produtos.

Estabilidade para promoções

Você também tem acesso a diversas funcionalidades únicas para suas vendas e para a criação de promoções atrativas e bem planejadas, que vão oferecer um excelente resultado.

Atendimento personalizado

Cada lojista é único, por isso, a Bagy oferece atendimento personalizado e assessoria exclusiva para que o seu negócio receba atenção, atendendo exatamente às suas demandas e necessidades.

Suporte ao atacado e varejo

Não importa qual é o volume de vendas do seu negócio e o seu segmento. A Bagy oferece soluções e suporte que atendem às necessidades e demandas do varejo ao atacado.

Ficou claro para você o que é seller e como funciona o trabalho desse profissional? Não se esqueça que mesmo se você já tiver o seu e-commerce consolidado pode ampliar os canais de venda atuando também nos marketplaces, e com o suporte e os recursos oferecidos pela Bagy fica ainda mais fácil explorar essa fatia de mercado.

Que tal começar agora? Acesse o site da Bagy e conheça todas as funcionalidades e recursos que a plataforma oferece para o seu negócio crescer cada vez mais!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo da Commerce SMB (LWSA). Com uma experiência de mais de 3 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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