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Atualização do Instagram: saiba quais são e o que esperar da rede social!

Imagem ilustrativa de atualização do instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Entre as mais recentes atualizações do Instagram, destacam-se os novos recursos nas mensagens do Direct, os posts fixados, o novo limite de tempo nos Stories e as legendas em vídeos, além de novas ferramentas para empresas e influenciadores, como o botão de orçamento e as assinaturas.

O novo conjunto de atualizações da rede social promete tornar o uso do Instagram ainda mais fácil. Entre aprimoramentos de recursos e até o resgate de antigas funcionalidades, a plataforma líder em engajamento está mexendo os pauzinhos para se manter à altura de seu principal concorrente atual: o Tik Tok.

Os vídeos chegaram mesmo para ficar e, agora, são prioridade no desenvolvimento do Instagram. A tendência é que opções inéditas e mecanismos para publicação e gerenciamento desse tipo de conteúdo sejam cada vez mais comuns.

Continue a leitura para saber tudo sobre as novas atualizações do Instagram, o que elas representam e por que você deve ficar de olho nisso!

Quais são as atualizações mais recentes do Instagram?

Para você ficar por dentro de todas as novidades da rede social, reunimos as últimas e mais importantes atualizações do Instagram, a partir de 2021, incluindo alguns recursos que ainda estão em fase de testes, mas que, em breve, estarão no ar. Confira!

1. Outra chance para a exibição do número de curtidas

Um recurso resgatado pela plataforma em 2021 foi a exibição do número de curtidas nas postagens. Em meio a uma série de polêmicas, a função foi desabilitada no Brasil em 2019 por ser acusada de afetar negativamente a saúde mental dos usuários.

Outro argumento levantado na época afirmava que a exibição da métrica também estimulava a promoção de conteúdos de baixa qualidade que tinham como objetivo apenas a obtenção de curtidas.

De acordo com a Meta (empresa responsável pelo Instagram), porém, a remoção da funcionalidade não teve o retorno público esperado e, assim, ela foi reativa como nos demais países onde a rede social é oferecida. O que muda agora é que os usuários podem configurar suas contas para exibir ou ocultar o número de curtidas.

2. Instagram Insights para Reels e lives

O Instagram Insights é a ferramenta analytics da rede social que permite acompanhar o desempenho de publicações orgânicas (sem impulsionamento) e campanhas publicitárias realizadas dentro da plataforma.

A novidade é que, agora, os dados do Reels e das lives foram incluídos nos relatórios de marketing, permitindo que os criadores de conteúdo acompanhem seus resultados, compare ações e otimizem estratégias de divulgação. O upgrade chegou em 2021 para alguns usuários, mas já está disponível para todos, tanto para perfis pessoais, quanto para perfis comerciais.

Em relação aos Reels, é possível analisar o número de contas alcançadas, bem como o número de curtidas, comentários e reproduções. Nas lives, é possível saber também o pico de visualizações simultâneas durante a transmissão.

3. Novos recursos no Direct

O Instagram Direct Messenger, o serviço de mensagens instantâneas da rede social, vem recebendo novos recursos gradualmente. A proposta da Meta é tornar a comunicação mais simples e rica dentro da plataforma.

Entre as novidades de 2022, podemos citar o envio de mensagens silenciosas, o compartilhamento de músicas e enquetes, o acesso rápido ao Direct sem precisar sair do feed e o status online dos usuários. Novos recursos de personalização também foram lançados, como o tema Lo-fi.

Vale destacar que nem tudo isso chegou ao Brasil. O instagram está disponibilizando as novas funcionalidades aos poucos, mas quase todas elas devem estar disponíveis globalmente em breve.

4. Aumento do limite de tempo do Instagram Reels

O Reels foi um serviço lançado no Instagram para bater de frente com o rival TikTok. Ambas as redes sociais continuam fortes no mercado, mas a jogada da Meta ao incluir o recurso foi certeira.

Diferentemente do IGTV, que permite publicar vídeos longos de forma semelhante ao YouTube, no Reels, a proposta é incentivar a produção de conteúdos curtos. A boa notícia é que agora os criadores contam com uns segundinhos a mais nas suas postagens: de 60, o limite passou para 90 segundos!

Essa mudança acompanha o caminho percorrido pelo TikTok, que já conseguiu liberar vídeos de até 3 minutos, sem perder engajamento. Será que o Instagram chega lá?

5. Posts fixados

Também lançada para bater de frente com outras redes sociais, a opção para fixar posts está agora disponível nos perfis no Instagram. Essa funcionalidade permite manter certos conteúdos em destaque, mesmo que novas publicações sejam feitas.

A função é inspirada em outras redes sociais, mas também se assemelha a aplicativos de anotações, como Keep e Evernote. A diferença aqui, é que o foco está na promoção de conteúdos no perfil.

Por enquanto, só é possível fixar até três posts, e não há nenhum rumor de que esse limite será expandido até então. De qualquer forma, essa já é uma excelente maneira de promover as publicações mais importantes da sua marca, mantendo-as visíveis para os visitantes.

6. A volta do feed cronológico

Tanto o feed do Facebook quanto o feed do Instagram já passaram por poucas e boas. Novos mecanismos adotados para filtrar os conteúdos exibidos são geralmente amados por parte dos usuários e odiados por outros, e a empresa não costuma voltar atrás em suas atualizações.

Neste caso, porém, foi diferente. O Instagram resolveu ouvir o apelo dos usuários e retornar com o chamado feed cronológico. Nele, é possível filtrar o conteúdo por “Seguindo” ou “Favoritos”, acompanhando as publicações em ordem cronológica.

Nesse formato, o Instagram fica mais parecido com redes sociais, como o Twitter, e dá mais autonomia aos usuários no acompanhamento de publicações periódicas.

Vale ressaltar que esse modo de exibição é opcional, ou seja, é o usuário que decide qual deles deseja visualizar. Sendo assim, o Instagram passa a oferecer agora três formatos de feed. 

7. Curtidas nos Stories

Uma atualização do Stories do Instagram que já está disponível são as curtidas privadas. Todos os usuários da rede social agora podem, simplesmente, curtir um Story, e o registro da interação só pode ser visto pela conta que fez a publicação.

Antes era possível apenas reagir a esse tipo de conteúdo. Além disso, era necessário abrir uma conversa para fazer isso e a reação ficava pública. Os usuários não costumam reclamar desse tipo de exposição, mas é possível que ela afaste alguns deles.

Com a nova função, a expectativa é que os criadores tenham um ganho em engajamento. Isso se deve não apenas ao fato da curtida ser privada, mas por ser uma ação mais simples de realizar. Basta apenas um toque. 

8. Legendas automáticas em vídeos

Assim como no Facebook, os vídeos no Instagram também contam com legendas geradas automaticamente. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para interpretar as falas, e a expectativa é que as transcrições tornem-se cada vez mais fiéis às falas dos vídeos à medida que novos conteúdos forem processados.

Esse é um recurso com uma proposta de acessibilidade, pois permite que usuários surdos ou com deficiência auditiva curtam o conteúdo de maneira completa. Entretanto, a solução acaba expandindo também as possibilidades da rede social para todos os usuários.

Com as legendas, é possível saber o que está sendo dito nos vídeos, sem precisar habilitar o som. Além disso, traduções automáticas também auxiliam na promoção de materiais estrangeiros.

9. Exclusão de conteúdo em massa

Outro recurso interessante que estreia no Instagram é a exclusão em massa. O objetivo é facilitar o gerenciamento do conteúdo das contas, tornando a eliminação de dados mais rápida e fácil.

A funcionalidade está disponível em “Suas Atividades” e permite selecionar e excluir não apenas postagens, mas também comentários e curtidas. Basta escolher o que deseja excluir e confirmar.

10. Recuperação de conteúdos excluídos

Excluir conteúdos em massa é ótimo, mas e se você bobear e apagar aquela foto maravilhosa, sem querer?

Acidentes acontecem, mas a boa notícia é que uma atualização do Instagram foi disponibilizada justamente para prevenir isso. O recurso foi lançado em 2021, e é sempre bom lembrar dele na hora do aperto.

Escondidinha nas Configurações de Conta (Configurações > Conta > Excluídos recentemente), essa funcionalidade permite restaurar materiais deletados há pouco tempo. A opção fica disponível por 30 dias desde a data da exclusão do conteúdo, exceto os Stories que, dentro de sua regra, são mantidos por apenas 24 horas. 

11. Botão para solicitar orçamento

Entrando agora nas atualizações do Instagram em fase de teste, temos a esperada opção de botão “Obter cotação” para campanhas na rede social. Chamada muito comum nas empresas de prestação de serviço, ela promete aprimorar o atendimento ao público desse tipo de negócio.

Ao clicar no botão, o usuário terá acesso a perguntas personalizadas pela conta comercial, antes de iniciar o contato. Dessa forma, será possível obter uma cotação de forma rápida e fácil, dentro do Instagram.

Essa inovação ainda está em testes e pode ser uma nova aliada na captação de clientes em pequenas e médias empresas. 

12. Stories escondidos

Para facilitar a navegação e aumentar o alcance de diferentes contas, o Instagram pode esconder os Stories de quem publica vários conteúdos em sequência. Nessa nova configuração, a rede social mostra apenas os três primeiros Stories de cada conta, e o resto só é exibido caso o usuário toque no botão “Mostrar tudo”.

Esta atualização, está em fase de testes. A Meta informou que a nova funcionalidade ainda deve ser aprimorada, mas que uma pequena porcentagem de usuários pode se deparar com ela ao longo do seu desenvolvimento.

Observe que quando essa novidade chegar pra valer, haverá uma mudança na análise das métricas para esse tipo de conteúdo. O número de visualizações e interações nos Stories cairá, mas, em contrapartida, o criador saberá que quem visualizou as publicações escondidas está realmente interessado no conteúdo.

13. Assinaturas (conteúdo para membros)

Tal como no YouTube, em breve os criadores de conteúdo do Instagram poderão criar áreas de membros com conteúdos exclusivos para assinantes. Isso expande as possibilidades de monetização da rede social e agrada, sobretudo, os influenciadores digitais.

Essa atualização do Instagram é grandiosa e pode mudar radicalmente as estratégias de divulgação e comercialização dentro da plataforma. Por enquanto, só está disponível para alguns criadores de conteúdo dos Estados Unidos e deve ser amplamente divulgada quando, finalmente, chegar ao Brasil.

14. Storie 60 segundos

O Instagram liberou novamente para os usuários o storie que dura 60 segundos. A novidade vinha sendo testada desde o final do ano de 2021 e agora está disponível para todos os usuários. Diferente de como acontecia anteriormente, agora é possível gravar stories mais longos sem que o aplicativo corte o vídeo.

O que as novas atualizações do Instagram sinalizam?

Tal como qualquer plataforma de seu porte, o Instagram se mantém em constante transformação, embarcando novas tecnologias e buscando melhorar a experiência dos usuários de maneira geral.

O que mais chama a atenção nas mudanças observadas nos últimos anos, porém, é que o foco da rede social migrou das imagens estáticas para os vídeos, em grande medida devido à concorrência implacável do TikTok.

Isso não significa que a sua marca deve, obrigatoriamente, utilizar o Reels e o IGTV para ter resultados na plataforma. Mas está claro que criar conteúdos e estratégias nessas seções podem ajudar bastante a sua empresa a crescer dentro do Instagram.

Como acompanhar as mudanças e quais as consequências de não se adequar?

Como a maioria das atualizações do Instagram tratam de melhorias ou novas opções nas funcionalidades da rede social, não há nenhuma adaptação muito importante capaz de afetar severamente empresas e criadores de conteúdo. Cabe aos usuários apenas desfrutar das novas possibilidades que a plataforma oferece.

O que merece atenção, como dito, são os esforços da rede social em se tornar o principal agregador de vídeos do mercado. Esse movimento está em sintonia com o comportamento do público, que apresenta interesse e engajamento cada vez maior nesse tipo de conteúdo.

Tendo isso em vista, a principal consequência de não se adequar a essa nova tendência, é perder audiência e engajamento em suas postagens. Sua estratégia de marketing deve estar de acordo com as atuais ações do mercado para garantir o crescimento da sua marca e dos seus resultados.

Ficar de olho nas atualizações do Instagram é essencial, mas isso é só uma parte do universo digital.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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