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Empreendedorismo

Empreendedorismo digital: entenda o que é, os tipos e saiba como ter um negócio online o quanto antes

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Descubra tudo sobre empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital é toda iniciativa que usa a internet como principal meio de divulgação e venda. Abrange desde influenciadores que oferecem cursos e serviços online a lojas que comercializam mercadorias físicas em e-commerces e redes sociais.

O que vem à sua mente quando pensa em empreendedorismo digital?

Uma pessoa trabalhando no sofá de casa com um notebook no colo ou, quem sabe, na praia, num dia de sol, dividindo sua atenção entre o mar e as vendas que não param de surgir na tela?

Esse é o sonho vendido por muitos influenciadores e que você, provavelmente, já deve desconfiar. Não que seja algo totalmente impossível, mas está na cara que essa cena é muito diferente do dia a dia da maioria dos empreendedores digitais, concorda?

Entretanto, muito do que se fala por aí é realmente verdade. Para ter sucesso, não é obrigatório investir em grandes projetos, você pode ganhar um bom dinheiro vendendo coisas simples. E como a internet dispensa o atendimento presencial, é possível vender o tempo inteiro, inclusive enquanto dorme.

A oportunidade é real. O mercado online é enorme, mas ainda tem muito a crescer. Além disso, as pessoas nunca utilizaram tanto a internet para fazer compras, uma tendência que foi impulsionada pela pandemia de COVID-19. Não importa se você tem muito ou pouco dinheiro, saiba que existem caminhos para todos os tipos de iniciativa e queremos te ajudar a começar do jeito certo.

Neste artigo, explicamos o que realmente é empreendedorismo digital, tanto os benefícios e prazeres dessa escolha, quanto as responsabilidades e desafios envolvidos nela. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para ter um negócio de verdade bombando na internet!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é criar e gerir negócios que utilizam a internet como principal meio de comercialização. Existem iniciativas estritamente digitais, como profissionais que vendem cursos online, mas a maioria utiliza a internet como canal de vendas para serviços ou produtos físicos, como as lojas online e os marketplaces.

Bagy como exemplo de modelo de empreendedorismo digital

A questão é que os negócios online são muito mais offline do que imaginamos. Você pode até vender enquanto dorme, por exemplo, mas na manhã seguinte precisará preparar os produtos, gerenciar o estoque e cuidar da logística. Isso sem falar no atendimento, marketing, burocracia, gestão etc.

A questão é que, ainda assim, apostar no empreendedorismo digital pode ser muito mais vantajoso do que começar um negócio tradicional. A internet oferece flexibilidade em todos os sentidos: da criação do seu site de vendas às tarefas de rotina da sua empresa que podem, inclusive, serem realizadas pelo celular.

6 motivos para apostar no empreendedorismo digital

Se chegou até aqui, é porque já deve ter bons motivos para empreender na internet. Entretanto, é importante que você conheça as vantagens que beneficiam a todos os que pretendem seguir esse caminho ― até porque elas não são poucas. Confira!

Investimento de baixo custo

Se pararmos para pensar em todos os custos envolvidos na criação de uma loja física, fica fácil entender porque a internet atrai tantos empreendedores. Só não vale pensar que tudo pode ser feito de graça.

Todo negócio demanda investimento, inclusive na internet. Os valores para quem está começando são geralmente muito baixos, mas será preciso criar uma marca, procurar fornecedores, contratar plataformas de vendas, anunciar etc.

Basta pesquisar um pouquinho para descobrir soluções de altíssima qualidade por preços super acessíveis. Há serviços disponíveis para todos os perfis de empreendedor, basta encontrar o que mais combina com o seu.

Flexibilidade de custos, operação e horário

Embora muito se fale sobre o baixo custo de investir em um negócio online, a característica que realmente marca esse mercado é a flexibilidade, inclusive nos investimentos. Há empresas que gastam dezenas de reais por mês, assim como outras que gastam bilhões.

A internet é um ambiente de negócios muito democrático, pois não estabelece um valor ou uma estrutura mínima para os atuantes. Há espaço para negócios muito, muito pequenos, bem como para grandes corporações. É pegar e fazer acontecer aonde você está e com o que você tem.

E não para por aí. Sem a necessidade de atendimento presencial, você pode montar a sua jornada do seu jeito, sem precisar obedecer horários comerciais. É claro que será preciso alinhar a sua rotina com a dos profissionais e empresas envolvidas no projeto, mas, ainda assim, a flexibilidade oferecida por um empreendimento digital é incomparável.

Alcance maior do que empreendimentos físicos

Entre as diversas revoluções que a internet promoveu, o fim das barreiras geográficas foi, sem dúvidas, uma das mais marcantes. Se antes as pessoas se relacionavam e trocavam produtos somente em suas cidades ou, no máximo, em sua região, hoje conversam e adquirem mercadorias com pessoas e empresas de qualquer lugar do mundo.

Esse grande salto do e-commerce só foi possível graças ao enorme crescimento da infraestrutura logística em diversas nações, inclusive no Brasil. Hoje é possível enviar e receber mercadorias para todos os cantos do país por valores muito acessíveis.

Isso não quer dizer que seja fácil gerenciar as entregas do seu empreendimento. Para falar a verdade, esse é um dos maiores desafios das lojas online. Os Correios atendem a maior parte das empresas, mas o serviço está sujeito a problemas e nem sempre oferece valores competitivos. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade na hora de calcular o preço do frete.

A boa notícia é que existem excelentes plataformas que simplificam esse processo. Uma das melhores do Brasil é a Melhor Envio, um serviço que pode ser integrado às lojas virtuais. Com ele, você consegue cotações com preços mais baixos e resolve tudo com uma só organização, sem precisar negociar com várias transportadoras diferentes.

Crescimento acelerado do mercado digital

Os negócios online vieram para ficar, não há dúvidas nisso. Em 2020, foram registradas mais de 194 milhões de compras na internet apenas no Brasil, segundo a consultoria Ebit/Nielsen, 41% a mais que no ano anterior. O segmento não para de crescer e já movimenta quase 90 bilhões anualmente!

Esses resultados demonstram que melhor que investir na internet é investir nela hoje, pois o mercado está muito bem estruturado. Quem começava há anos atrás precisava lutar para encontrar bons profissionais e ferramentas, o que hoje temos em abundância..

Outro ponto importante é a ampla informação disponível. Aqui no nosso blog e em nossas redes sociais, por exemplo, você conta com as mais variadas dicas, sugestões e orientações para criar e tocar o seu empreendimento. Tudo de graça, quando precisar, na palma da sua mão!

Tendência a alta lucratividade

O crescimento de um negócio físico quase sempre depende de muitos investimentos. É necessário mais espaço para exibir produtos, atender clientes ou acomodar a sua equipe, por exemplo. Na internet, pode ser que você precise reformar o seu estoque ou contratar serviços mais amplos se estiver indo muito bem, mas os custos envolvidos são muito mais baixos.

Quando uma empresa é capaz de crescer sem aumentar seus custos na mesma proporção, dizemos que o negócio é escalável. Na prática, isso significa que, no empreendedorismo digital, você tem a oportunidade de crescer rápido!

Isso acontece, em grande parte, porque as ferramentas necessárias para criar um site de vendas ou prestação de serviços são muito acessíveis. Além disso, o processo de contratação é extremamente simples. Em vez de ter de lidar com contratos, aluguéis, reformas e decoração, por exemplo, tudo se resume a rápidos cadastros e configurações.

Oportunidade de ter um negócio próprio

A carteira assinada segue como o principal objetivo do profissional brasileiro. Estabilidade, benefícios e direitos trabalhistas são entendidos como uma oportunidade de ter uma vida mais tranquila, e isso faz todo o sentido.

Por outro lado, ter um negócio próprio e se tornar o seu próprio chefe também pode ser muito vantajoso. Já citamos vários benefícios nos itens anteriores e vale destacar que, embora o desafio seja grande, as oportunidades de crescer e obter até mais tranquilidade do que no emprego são grandes. Isso sem mencionar a conquista, o orgulho de criar e viver de algo realmente seu.

Para quem está pensando no assunto ou começando, porém, é importante entender que isso não precisa ser uma escolha imediata. As histórias de grandes empresários que largaram tudo para apostar todas as fichas em um sonho são ótimas, mas esse caminho é um tanto arriscado, não é mesmo?

Entenda que um negócio digital pode coexistir com sua profissão atual ou suas obrigações pessoais, como estudo, cuidados da casa ou filhos. Você pode começar agora mesmo com um pequeno empreendimento, dedicando-se algumas horas por dia, e migrar aos poucos, à medida que os resultados forem melhorando.

O que preciso para ser um empreendedor digital de sucesso?

Entendidos quais são os principais benefícios do empreendedorismo digital, vale destacar atributos que são importantes para ter sucesso na área, como curiosidade, persistência e desejo genuíno de contribuir com as pessoas. E por falar nisso, vale destacar um dos aspectos que mais tem ajudado marcas a crescer na web: a humanização.

Se engana quem pensa que não há como ser um empreendedor digital bem-sucedido sem realizar grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia. Há espaço para iniciativas de todos os tamanhos e tipos. Existem pessoas que conseguem tocar tudo da própria casa, assim como empresas que ocupam prédios inteiros. Na internet, porém, ambos dividem o mesmo espaço e podem competir lado a lado.

Além disso, como os investimentos são baixos, você também é livre para testar ideias, produtos e estratégias. É mais ou menos como colocar o pé na água para sentir a temperatura ou usar uma vara para medir a profundidade da piscina. Quando tiver certeza que as condições são ideais, aí sim você pode pular de cabeça sabendo que as chances de vencer são muito maiores.

Quanto custa investir no empreendedorismo digital?

Como discutimos agora pouco, a internet é um ambiente de negócios extremamente flexível e, por isso, não há um valor mínimo (nem máximo) estipulado para dar o pontapé inicial no seu empreendimento digital.

Tudo é muito relativo, mas os principais fatores que entram na conta são:

  • porte da empresa: os custos com formalização, tributos, encargos e instalações, por exemplo, podem variar muito dependendo do perfil do negócio;
  • funcionários: ligado ao item anterior, o número de colaboradores pode variar de nenhum para vários, o que, consequentemente, impacta os custos;
  • marketing: se você está começando do zero, precisará contratar profissionais para criar a identidade visual do negócio e definir estratégias de divulgação, por exemplo;
  • tipo de produto: há mercadorias com maior disponibilidade e preços reduzidos, outras mais caras e exclusivas, isso também pesa no capital inicial;
  • demanda e logística: as regiões que pretende atender e os serviços que precisará contratar para garantir a entrega dos produtos.

Além desses fatores, há também a tecnologia, o que envolve as ferramentas que precisará para disponibilizar seus produtos e atender seus clientes, o que inclui a sua loja online, propriamente dita.

É nesse aspecto, porém, que os preços tendem a variar mais, pois tudo depende dos recursos que a sua empresa necessita. Existem plataformas complexas para grandes companhias, assim como soluções de alta qualidade que atendem pequenos negócios por apenas R$ 50, por exemplo.

Preciso ter um CNPJ para ser um empreendedor digital?

A resposta mais simples para essa pergunta é não. Mas recomendamos muito que você crie se pretende realmente levar o seu empreendimento digital adiante. A legislação brasileira não exige que uma pessoa apresente Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para vender produtos online, mas dependendo do setor ou da mercadoria comercializada, pode ser obrigatório emitir nota fiscal como uma empresa.

As regras variam de acordo com a plataforma utilizada. Soluções voltadas para pequenos negócios geralmente permitem o cadastro com CPF, mas é importante consultar as regras de cada empresa para saber exatamente o que você pode ou não fazer.

No Mercado Livre, por exemplo, há uma restrição de R$ 12 mil de faturamento mensal para vendedores cadastrados como pessoa física. Ultrapassado esse valor, o usuário é orientado a se formalizar.

Independentemente, porém, dos seus planos em relação ao seu negócio digital, saiba que existem muitas vantagens em ter um empreendimento formalizado:

  • você transmite mais credibilidade: seus clientes se sentem mais seguros por adquirir produtos de uma empresa formalizada que deve honrar com os direitos do consumidor;
  • tem mais oportunidades de comercialização: como possibilidade de fazer contratos com fornecedores melhores ou revender produtos mais vantajosos;
  • paga menos impostos: para os pequenos, é importante destacar que a tributação exigida pelo MEI é baixíssima e o Imposto de Renda sobre o CNPJ é geralmente menor do que o aplicado para pessoas físicas.

Se está começando, saiba que você pode se tornar uma Microempresária Individual facilmente fazendo um cadastro no site do Governo Federal e realizando uma inscrição municipal na prefeitura do seu município (o que te permitirá emitir notas fiscais).

O pagamento mensal gira em torno de R$ 60, é isento de tributos federais, e a maior parte dele se refere ao recolhimento do INSS que garante vários benefícios, como auxílio-maternidade, afastamento remunerado e aposentadoria.

Como amenizar os riscos de empreender no mercado digital?

Vários fatores podem influenciar o desempenho de uma empresa no mercado e existem coisas que você pode fazer para tocar o seu empreendimento com mais segurança. Separamos as mais importantes a seguir.

Se planeje

Parece óbvio, não é? Mas na prática não é isso que observamos. Falamos bastante sobre a facilidade de se criar um negócio online nos dias de hoje, o que é algo ótimo, mas que pode se tornar uma armadilha para os mais “apressadinhos”.

Mesmo que a ansiedade de criar a loja virtual dos seus sonhos seja grande, antes é preciso sentar na cadeira e colocar a sua ideia no papel. E isso vale até para quem já tem um comércio físico e pretende expandir as suas vendas para a internet.

Seu objetivo aqui é ilustrar tudo o que será necessário, assim como as pessoas e empresas que estarão envolvidas. Você precisa ter uma boa noção do que precisará fazer, quanto precisará gastar e, também, onde pretende chegar, afinal, todo negócio precisa de um objetivo.

Aposte no marketing digital

Há quem pense que fazer Marketing Digital é simplesmente fazer Marketing, só que na internet. Não está errado, mas isso é só a ponta do iceberg. Promover uma marca ou um produto no ambiente online é muito diferente de fazer isso nas ruas ou na mídia tradicional.

As grandes plataformas virtuais, como os marketplaces, as redes sociais e os buscadores, entregam conteúdo de uma forma extremamente segmentada. Você precisa ser muito específico nas suas ações para conseguir encontrar as pessoas certas no oceano de usuários que domina esses espaços.

De maneira geral, existem duas formas de levar as pessoas até suas redes sociais, seu blog ou seu site de vendas: o tráfego pago e o tráfego orgânico.

O primeiro é o mais fácil de entender, pois ele se parece muito com a publicidade tradicional que estamos acostumados. Consiste em fazer anúncios para sua empresa e seus produtos, incentivando pessoas a acessarem sua loja ou comprar algum item.

No tráfego orgânico, o esforço é inverso. Em vez de irmos até o cliente com um anúncio, o motivamos a vir até nós por meio de conteúdos que o interessam. Essa é uma forma bem menos invasiva de abordar os consumidores e nos permite desenvolver um relacionamento de longo prazo com a audiência.

Essas estratégias podem ser usadas de maneira complementar e existem várias maneiras de trabalhá-las em um empreendimento digital.

Tenha excelentes canais de venda

A internet não é um mero canal de vendas, ela é um meio que abriga diversos canais diferentes com características muito específicas. As ações necessárias para que a sua loja seja encontrada no Google, por exemplo, são diferentes daquelas que você precisa fazer para ter sucesso no Instagram, ainda que algumas atividades beneficiem ambos.

O bom é que você não precisa escolher entre um ou outro, você pode trabalhar a sua marca em vários lugares, como no YouTube, no TikTok, em marketplaces ou no seu próprio e-commerce. O que você deve ter em mente é que cada um deles demandará esforços, como produção de conteúdo, monitoramento, promoção etc.

Certifique-se, portanto, de investir naqueles que realmente dão resultado. Ou seja, aqueles em que seu público está ou que você pode atraí-lo.

Escute o seu público

O cliente é seu principal stakeholder (termo usado na administração de empresas que se refere às partes interessadas em um empreendimento). É muito comum o empreendedor querer criar um negócio perfeito, um projeto que, desde o início, agrade todos os clientes e gere bons resultados.

Você deve sim estudar, se planejar e dar o seu melhor desde o início, mas não deve se frustrar na tentativa de deixar tudo perfeito logo de cara. Todo negócio requer amadurecimento, é um processo. O mais importante é se manter evoluindo, aprimorando suas ações e suas estratégias.

Nesse contexto, um ponto essencial é escutar o seu público. Entender como os seus clientes, e as pessoas que podem vir a se tornar um, enxergam a sua marca, seu produto e as iniciativas da sua empresa e de outras. Não é uma regra, mas quase sempre sai na frente quem melhor consegue atender ou superar as expectativas do público.

E quando o assunto é superar expectativas, saiba que o pós-venda deve ser trabalhado com carinho redobrado!

7 nichos para você empreender no mercado digital e faturar na internet

Como falamos, a internet é um ambiente muito segmentado, o que significa que apostar em públicos mais específicos pode reduzir seus custos e aumentar as suas chances de sucesso. 

As opções são vastas e pesquisar por elas pode dar um pouco de trabalho, por isso, separamos algumas opções para te ajudar a comparar e, quem sabe, colocar em prática. Veja só!

Roupas em geral

O mercado de vestuário não é necessariamente um nicho, é um segmento com diversas opções de atuação: grife, fitness, country, camisetas personalizadas, lingerie, roupas usadas e muito mais!

O Instagram é a rede social número um das lojistas de roupas no Brasil, pois conta com um público feminino bastante engajado. Criar uma conta comercial no aplicativo é comumente o primeiro passo dos empreendedores da categoria, uma ótima oportunidade para criar presença online, construir audiência e anunciar produtos.

Ao escolher o nicho para atuar, você deve levar em conta a disponibilidade e os custos envolvidos com fornecedores. Além disso, vale a pena consultar ferramentas que permitam integração com o Instagram para tirar o máximo proveito da rede social.

Piercings, anéis, brincos e pingentes

Atrelado ao vestuário, o mercado de acessórios também faz muito sucesso nas redes sociais, mas apresenta uma vantagem importante: o custo das mercadorias é geralmente muito baixo, o que facilita a montagem de estoque e permite adotar preços mais competitivos.

Exemplo de loja de brincos, anéis e piercings
Fonte: O Closet da Sara

Observe que aqui também há espaço para mais segmentação. Existem lojas especializadas em moda tribal, tattoo, rock e várias outras. Quanto mais você segmenta, menor é a fatia do público que a sua empresa atende, porém, maiores são as suas chances de se aproximar dessas pessoas, criar um relacionamento e fazer vendas.

Para ter sucesso, porém, não basta anunciar ou oferecer produtos exclusivos. É preciso se envolver, escutar seu público e criar conteúdo relevante. As empresas que mais fazem sucesso nas redes sociais são aquelas que mergulham no universo da audiência.

Artesanato e decoração

Que tal transformar seu hobby em um negócio lucrativo? O artesanato é uma das mais populares formas de arte e seus artigos são muito valorizados. Não importa se você cria peças por diversão, por costume ou por terapia, saiba que existem muitas pessoas buscando por esse tipo de produto nos sites e nas redes sociais.

Esse é outro tipo de produto que bomba no Instagram, mas também faz sucesso em outras plataformas populares, como o Pinterest. O ideal é se beneficiar de todas elas, pois como o artesanato é um trabalho de natureza artística, é fundamental investir em uma marca pessoal e criar um portfólio.

Exemplo de perfil no Bagy.bio

Existem ferramentas gratuitas muito fáceis de usar, como o Bagy.bio, o agregador de links do Bagy. Com ele você cria um mini site com todos seus endereços digitais de venda e contato, bem como páginas de venda e sessões de portfólios belíssimas.

Velas aromáticas

Velas decorativas e aromáticas foram, por muitos anos, entendidas apenas como uma espécie de artigo religioso. Tal como o mercado de artesanato, existem fabricantes abertos a parcerias de revenda, como também há receitas e cursos na internet para você mesma criar os seus produtos e vender.

Uma das maiores vantagens desse nicho é que ele não sofre muito com sazonalidade. As velas vendem o ano inteiro e podem ser usadas para os mais diversos fins: perfumar o ambiente, acalmar a mente, melhorar a concentração, inspirar o romantismo e até para melhorar a saúde.

As peças mais acessíveis costumam utilizar produtos sintéticos e são, geralmente, mais simples de fabricar. No entanto, há clientes dispostos a pagar mais por produtos feitos à base de ingredientes naturais.

Uma dica para se destacar é caprichar nas fotos. Como esse tipo de produto é focado em sensações, você tem muito a ganhar se for capaz de transmiti-las já nas imagens dos seus anúncios.

Aposte na vendas de velas
Fonte: Neom Organics

Produtos Geek

O mercado de itens da cultura nerd e pop é gigantesco e abrange livros, mangás, miniaturas, eletrônicos, roupas, games e muito mais. No entanto, embora as oportunidades de atuação sejam amplas, é bom destacar que esse público costuma ser exigente. São pessoas que prezam por qualidade e gostam de produtos exclusivos.

Uma das principais forças que movem esse mercado são os licenciamentos, os produtos e serviços que pagam royalties (uma espécie de comissão) a grandes produtoras pelo uso de imagens e marcas protegidas por direitos autorais.

Produtos com estampas de personagens famosos ou que utilizam, de alguma forma, conteúdos do streaming e do cinema em sua composição, embalagem ou divulgação vendem muito, mas requerem cuidados especiais. Ignorar a legislação pode expor a sua empresa a processos e os contratos são geralmente repletos de normas e restrições.

Pequenos lojistas, portanto, se beneficiam mais adquirindo produtos de fornecedores autorizados, pois se livram desse tipo de burocracia.

Fonte: Etsy on Pinterest

Produtos de maquiagem e beleza

O mercado da beleza é um dos mais poderosos do mundo, um dos principais exemplos da dimensão e do impacto que o comércio é capaz de gerar nas pessoas e na sociedade. O Brasil, em especial, é uma referência no assunto, com empresas e produtos prestigiados em diversos países.

A venda de cosméticos nunca sairá de moda e, embora o movimento em lojas físicas seja intenso, esse é um mercado tradicionalmente marcado pelas vendas consultivas, aquelas em que o vendedor orienta o cliente pessoalmente.

Na internet, esse tipo de atendimento também é possível, mas requer empenho do vendedor, que deve atuar como um influenciador da área. Vale postar tutoriais de maquiagem, dicas de saúde e beleza, testes e comparações de produtos, enfim, tudo aquilo que seus clientes realmente procuram ver ou saber sobre o assunto.

Poste tutoriais de maquiagem para te ajudar nas vendas
Fonte: ManiVaidosa

Cosméticos naturais

Ainda dentro do mercado de cuidado e beleza, vale citar um nicho que vem fazendo sucesso na internet: os cosméticos naturais. Esses produtos se destacam por usarem matérias-primas não industriais, como extratos vegetais e óleos essenciais não processados.

São muito procurados por pessoas que sofrem com alergias e irritações, mas também atendem outros públicos, como consumidores que prezam por itens orgânicos ou veganos.

No Brasil, crescem as marcas que fornecem mercadorias dessa categoria e essa pode ser uma boa opção para a empreendedora que pretende oferecer itens diferenciados em seu catálogo.

Cosméticos naturais para vender
Fonte: Ecogarantie

É preciso esclarecer que, embora seja comum pessoas não especializadas fabricarem cosméticos artesanalmente, a comercialização desses produtos requer regularização e aprovação pela Anvisa.

Semijoias e bijuterias

O último item da nossa lista é outra opção muito acessível para quem acredita no empreendedorismo digital, mas tem poucos recursos para começar. Bijuterias, como pulseiras, colares, cordões, brincos e anéis, são sempre procuradas por unirem moda a preços muito baixos.

Na mesma linha, temos o mercado de semijoias com peças folheadas ou banhadas em metais preciosos. Esses produtos oferecem às consumidoras muito requinte por um excelente custo-benefício e, por isso, são também uma ótima opção para empreender online.

Existem vários tipos de contrato que podem ser firmados com fornecedores, mas os de consignação são os mais procurados. Nesse acordo, você só paga pela mercadoria que realmente vende, podendo devolver o restante para o fabricante, sem custos. Nada mal, não é mesmo?

Quais são as ferramentas mais importantes para ser um empreendedor digital?

Não há como ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital sem investir em ferramentas. Neste tópico, reunimos as principais categorias de serviços de tecnologia que um negócio online requer.

Não significa que é necessário investir em todas essas soluções de imediato, mas eventualmente elas serão necessárias à medida que a sua empresa for crescendo. Confira!

Ferramentas de gestão de tarefas

As ferramentas de gestão de tarefas são plataformas que centralizam as atividades do negócio e permitem que elas sejam acompanhadas e cumpridas por todos os envolvidos, mesmo à distância. Foram muito procuradas por empresas que davam seus primeiros passos no home office, mas também são essenciais para o gerenciamento de times presenciais.

Entre os serviços mais famosos, podemos citar Trello, Evernote, Basecamp, Asana e Studio.

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação são aquelas que te ajudam a divulgar o seu produto ou criar um relacionamento com a sua audiência. São muito conhecidas pelo seu nome técnico: CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).

A maior vantagem desses sistemas é a automatização de processos. Essas plataformas permitem criar mecanismos automáticos para envio de e-mails, postagens de artigos ou publicações em redes sociais. Entre as mais famosas, temos RD Station, Leadlovers, Hubspot e Pipedrive.

Fonte: Resultados Digitais

Ferramentas de gestão financeira

Embora sejam geralmente recomendadas para empresas mais maduras financeiramente, existem opções para pequenos negócios. A promessa desses serviços é simplificar as tarefas de gestão e ajudar o empreendedor a ter mais controle sobre os dados e as finanças do negócio.

Plataformas muito utilizadas no Brasil são o Bling, Nibo e o Conta Azul.

Ferramentas de vendas

Se estamos falando em vender, não poderíamos deixar de falar das plataformas de venda, certo?

Nesse contexto, o foco e a funcionalidade das ferramentas podem variar bastante. Temos ferramentas de pagamento, sistemas de controle de estoque e logística, os serviços de publicidade e comercialização das redes sociais, além, claro, das ferramentas de e-commerce.

Existem opções para empreendimentos de todos os tipos, desde plataformas para empresas de grande porte, como a Tray, a soluções focadas em pequenas empresas, como a Bagy.

8 maneiras para começar a ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital

Para finalizar este guia e não deixar nenhuma dúvida em aberto, preparamos uma lista com orientações básicas para criar o seu negócio, não importa como ele seja!

Escolha um nicho com sabedoria

Apresentamos algumas opções promissoras no artigo, mas lembre-se que você também deve ler em consideração a sua experiência, seus interesses e suas aptidões nessa escolha. O empreendedor se envolve muito com o seu negócio e, por isso, é muito importante ter satisfação e acreditar no que se faz.

Faça uma análise do mercado

A melhor forma de saber se uma ideia é promissora ou não é observando o mercado e estudando o desempenho de quem já atua nele. Analise seus concorrentes (ou futuros concorrentes) com atenção para descobrir o que já dá certo e o que não funciona.

Conheça a sua persona

É comum ouvirmos falar em público-alvo, mas na internet precisamos ir um pouco mais fundo na definição dos clientes. As personas são personagens semi fictícios (baseados em dados reais de pesquisas) que não só abordam dados civis e demográficos, mas também ilustram opiniões, desejos e valores, informações que podem ajudar a tornar a sua comunicação mais próxima.

Determine um produto viável e com boa demanda

Ao escolher um produto para fabricar ou revender, é preciso levar em conta todos os fatores envolvidos em sua comercialização, da aquisição com fornecedores ao transporte, além de fatores básicos como concorrência e demanda. As pessoas realmente procuram e compram esse tipo de produto?

Não há uma lista de qualidades que determine o que é e o que não é um bom fornecedor, mas, de maneira geral, é importante escolher empresas confiáveis, transparentes, pontuais e que sejam mais abertas a negociações.

Tenha um site

Se quer mesmo empreender no digital, você vai precisar de um site. Ter um perfil nas redes sociais é essencial, mas não o suficiente. O site é um espaço realmente seu na web, um ambiente que você controla, lhe confere credibilidade e tem a cara do seu negócio.

4 motivos para ter um site

Estude e trace um plano de marketing

A internet pode ser um ambiente mais democrático que o mercado offline, mas, por outro lado, é um espaço pra lá de competitivo. Não basta sair postando ofertas em todos os lugares, você vai precisar de uma estratégia para aparecer e crescer no mundo online.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é o documento que formaliza o seu projeto. É tirar a sua ideia da cabeça, estudar o mercado e passar para o papel todas as conclusões obtidas nesse processo. Essa é a melhor forma de apresentar seus objetivos e ambições a outras pessoas e começar a empreender com profissionalismo e segurança.

Como você pôde perceber, empreendedorismo digital nada mais é do que atitude, pois os recursos necessários nunca foram tão simples e acessíveis. Existem sim muitos desafios envolvidos, mas pesquisar, planejar e escolher as ferramentas certas pode aumentar, e muito, as suas chances de sucesso.

Nós, aqui do Bagy, queremos te ajudar a chegar lá. É, por isso, que oferecemos um serviço inteiramente dedicado aos pequenos negócios com o melhor suporte do Brasil. Com o nosso aplicativo, você cria sua loja online em 15 minutos usando apenas o seu celular, e ela já vem integrada com o Instagram e o Mercado Livre.

Conheça nosso produto de perto: acesse o nosso site e descubra todas as vantagens de escolher a Bagy como seu parceiro nos negócios!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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