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Redes Sociais

Como usar o Pinterest: o passo a passo para atrair mais pessoas para o seu site

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para usar o Pinterest da melhor maneira possível, você precisará criar um perfil, usar hashtags, fazer publicações de qualidade e ter consistência. Além disso, é possível aproveitar recursos como o Pinterest para negócios e o Pinterest Analytics, assim como linkar o seu site de vendas, caso seu objetivo seja vender mais.

O Pinterest é uma uma ferramenta de busca visual muito conhecida e que está se expandindo para além das fotos de moda e beleza. Como outras plataformas, essa também tem desenvolvido o recurso de compras, que já começou a ser implementado em diversos países.

Hoje o Pinterest conta com mais de 46 milhões de usuários brasileiros ativos mensais, e tem sido descoberto pelas marcas como um canal para aumentar suas vendas. Nós estamos falando de uma rede social com um público altamente engajado, em que 80% dos usuários semanais da plataforma já descobriram uma nova marca ou produto na por lá.

Outro fator muito interessante para você que está pensando em criar uma conta comercial no Pinterest, é que essa é uma plataforma ainda pouco explorada por empresas e, muito provavelmente, sua concorrência ainda não está lá.

Veja abaixo como aumentar suas vendas por meio do Pinterest.

Crie seu perfil

O primeiro passo é criar um perfil na plataforma. É importante que o perfil seja comercial para que você tenha acesso a configurações avançadas que possibilitam anunciar, adicionar o botão de compras, analisar métricas e verificar seu domínio.

Cansado de tentar vender online sem sucesso? Este webinar é para você.

Nome estratégico

Escolha um nome que apresente seu segmento ou um pouco do que você faz. Assim você será encontrado com mais facilidade pelos usuários, que têm interesse nos assuntos que você irá abordar. 

Descrição clara

Sua descrição deve dizer um pouco sobre a marca e seguimento em que atua. Busque usar palavras chave, para que seu perfil seja encontrado mais facilmente, e não se esqueça de fazer uma chamada para a ação como “Acesse o site”, por exemplo.

Foto ou logo

Não se esqueça de adicionar uma foto de perfil e tornar sua conta ainda mais profissional. Pode ser uma foto sua ou o logo da marca.

Configurar o Pinterest para negócios

Como já dito anteriormente, a conta comercial do Pinterest permite algumas configurações avançadas. Reivindicar seu domínio é uma das configurações principais que você deve realizar para levar mais pessoas para seu site. Essa opção irá permitir que os usuários da rede social acessem seu site por meio da descrição do seu perfil. 

Publicações

Após configurar seu perfil, está na hora de começar a postar. Veja só tudo que você pode inserir nos seus posts por lá!

Imagem

Pense que a imagem deve cumprir alguns objetivos: atrair, ser relevante para o leitor e levá-lo para seu site. 

Mais tarde vamos conversar melhor sobre, mas já adianto que os conteúdos abordados são algo determinante para o sucesso de um post. Além disso, crie designs que condizem com a identidade da marca e com quem você quer atingir. 

Dica: Imagens verticais ocupam mais espaço na tela, chamando mais atenção e aumentando as probabilidades de cliques!

Link de destino

Os posts do Pinterest são clicáveis, e você decide para onde quer levar seu leitor por meio do campo “Adicione um link de destino”

Se você entrou neste artigo buscando aumentar as visitas no seu site, então você já sabe… crie conteúdos que despertem o interesse do leitor em conhecer melhor seu produto/serviço e adicione um link para o site.

Título e descrição

Para seu pin ser encontrado por mais pessoas, ou melhor, por pessoas que você deseja atingir, é preciso ter estratégia nesta etapa. O nome da publicação deve conter palavras chave sobre o tema tratado na imagem, e ser atraente para que as pessoas cliquem. A descrição deve conter uma breve explicação sobre o tema e não se esqueça das Hashtags.

Hashtags

Para definir suas hashtags pense nos interesse da sua audiência e em suas pesquisas frequentes. 

Um bom truque para descobrir esses interesses é escrever uma palavra relacionada às suas publicações no buscador e ele vai te dar algumas sugestões dos termos mais pesquisados.

O pinterest costuma sugerir o que está no topo das pesquisas, use essas palavras chave nos seus posts e em suas hashtags para ser descoberto por mais pessoas.

Pastas

Um bom usuário de Pinterest sabe que, para salvar qualquer imagem, você deve escolher uma pasta. Essa é uma forma de organizar suas publicações e deixar a visita ao seu perfil mais confortável.

Você consegue adicionar título, descrição e hashtags em suas pastas também. Use as dicas que a gente já deu para bombar suas pastas com seguidores.

Siga agora mesmo o Pinterest da Bagy para mais dicas!

Tenha um site de vendas

Você quer transformar seu público do pinterest em clientes? Para isso você precisa ter um site de vendas.

Ter um site é muito importante porque:

  • Gera confiança e segurança para o consumidor;
  • Profissionaliza a marca;
  • Te dá autonomia de não precisar fazer a venda pelo direct ou Whatsapp;
  • Possibilita marcar a Tag de preços nas suas fotos do Instagram;

Entre outras inúmeras vantagens.

Vimos que ter um e-commerce é o melhor caminho para vender online. E sabe qual é a melhor notícia? Conquistar seu e-commerce não precisa ser caro e nem complicado!

A Bagy é uma plataforma que permite a criação de lojas virtuais profissionais, completas e otimizadas para dispositivos móveis. Todo o gerenciamento do site é feito por um aplicativo, facilitando todos os processos na palma da sua mão.

Durante o cadastro de seus produtos é possível importar fotos diretamente do seu Instagram ou da sua galeria. Você pode adicionar preços, categorias, tamanhos, quantidade disponível e todos os detalhes que precisar no campo de descrição. 

A Bagy possui diversas funcionalidades para facilitar a vida do lojista como: controle de estoque, integração com plataformas de pagamento, calculo de frete automático e até a integração com o Mercado livre. 

Conteúdo

As pessoas costumam usar o Pinterest para planejar eventos, viagens, sonhos e até futuras compras. Cada pin salvo é uma referência de algo que alguém deseja. 

Por isso, o segredo para produzir conteúdos que atraiam as pessoas certas para o seu site é: entender qual é o problema que o seu produto soluciona. O que seu cliente deseja, que você é a resposta.

Ma antes disso, você precisa identificar sua persona. Esse é um conceito do marketing para representar o seu cliente ideal, pensando em suas principais características e necessidades.

Ter uma persona é essencial para identificar seu alvo durante a criação de qualquer tipo de conteúdo, incluindo as imagens e vídeos para o Pinterest.

Sabendo disso, se pergunte: qual o maior problema da minha persona? O que ela pesquisa no Pinterest para que meus posts sejam a resposta?

Tenha consistência

Em qualquer rede social, ter uma frequência de postagens é essencial. Você não precisa começar postando em grandes quantidades, avalie o número de publicações diárias viáveis para você. 

Para ver um bom crescimento em sua página, é bom que você comece postando pelo menos 5 pins por dia. Não se assuste com esse número, os pins não precisam ser tão elaborados, e você ainda pode usar posts já feitos para outras redes sociais. Recicle seus conteúdos.

Uma funcionalidade do Pinterest que pode te ajudar é a função de agendamento de postagens. Separe um dia para criar seus conteúdos e agendar posts para a semana inteira. Maravilha, né?

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Pinterest Analytics

Essa é uma ferramenta muito útil para analisar os resultados da sua estratégia no Pinterest e ajudar seu perfil a crescer cada vez mais. 

O Pinterest Analytics te dá métricas gerais do crescimento e engajamento do perfil, além do acesso a informações sobre suas impressões, pins salvos, cliques para seu site e os interesses do seu público-alvo.

Agora você já está pronto para usar o Pinterest de forma estratégica, levando mais pessoas para seu site, e consequentemente, gerando mais vendas.

Então, se você quer aproveitar as nossas dicas, mas ainda não possui sua própria loja virtual, a Bagy é a solução que estava esperando. Saiba mais sobre a nossa plataforma, conheça todas as nossas funcionalidades e integrações e comece a vender seus produtos para todo o Brasil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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