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Redes Sociais

Como vender no Pinterest: a importância dessa ferramenta para a sua loja 

Como vender no Pinterest

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Pinterest é uma das redes sociais mais utilizadas na busca de inspirações e referências de decoração, design e moda. A plataforma pode ser um ótimo canal para atrair novos clientes, então reunimos dicas e informações sobre a rede social para ajudar você a aumentar suas vendas.

Se você desenvolve ou pretende desenvolver uma estratégia de redes sociais para sua loja virtual, provavelmente pensou em usar o Instagram e o Facebook. Mas você sabia que o Pinterest também pode ser um ótimo canal para gerar tráfego e aumentar as vendas do seu negócio?

Muito além de uma rede social de ideias de decoração e moda, o Pinterest influencia diretamente na jornada de compra dos consumidores.

O Pinterest conta com mais de 450 milhões de usuários ativos no mundo, segundo os números do DataReportal de fevereiro de 2023.

De acordo com a própria plataforma, mais de 46 milhões de brasileiros usam a plataforma todos os meses para encontrar ideias. Ainda, 80% dos usuários brasileiros têm maior probabilidade de lembrarem de forma positiva e confiar em marcas quando estão se sentindo otimistas.

Portanto, está mais do que claro que você não deve ignorá-lo.

Mas, se você ainda não faz ideia de como vender no Pinterest, não se preocupe. Apenas continue lendo para saber mais sobre as particularidades dessa rede social e conferir nossas dicas.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social visual, com foco no compartilhamento de fotos. A plataforma foi lançada em 2010 e, desde então, diversas funcionalidades foram incluídas e atualizadas.

Se antes a rede social era considerada somente um mural de imagens, atualmente é uma plataforma repleta de oportunidades para empreendedores e negócios.

Nela, é possível salvar, em diferentes boards (pastas), os mais variados tipos de fotos, desde imagens de lugares, roupas e paisagens até fotos de músicos, pratos, atletas, etc.

Você já salvou alguma foto para usar como referência em outro momento? Essa é a ideia central do Pinterest. A grande diferença é que as imagens da plataforma são mais trabalhadas e, com isso, os usuários não conseguem parar de colecionar.

Consequentemente, inúmeras oportunidades se abrem para quem deseja divulgar ou vender um produto, seja ele físico ou digital. 

Porque você deve usar o Pinterest?

Quem tem uma loja virtual precisa gerar fontes de tráfego e conversão a todo momento, visto que a competitividade do mercado é alta e requer constantes adaptações. 

Por isso, fazer uso de plataformas digitais, como o Pinterest, é fundamental para alavancar suas vendas e alcançar bons resultados.

Além disso, conforme já mencionamos, o público usa a rede social como fonte de inspiração em diversos segmentos, como:

  • decoração;
  • moda;
  • arquitetura;
  • turismo;
  • design;
  • artesanato;
  • tatuagem;
  • maquiagem;
  • jardinagem;
  • penteado, etc.

Ou seja, qualquer produto ou serviço que tenha algum tipo de apelo visual pode ser divulgado na plataforma.

O Pinterest também é um ótimo local para as lojas virtuais e os sites divulgarem seus artigos, visto que mais de 50% dos usuários seguem perfis de e-commerces a fim de obter mais detalhes e informações sobre os produtos.

Outro aspecto que torna a plataforma atrativa é que o algoritmo não torna as publicações dependentes do horário ou do dia da postagem, pois as fotos são exibidas com base nos assuntos de interesse de cada usuário. 

Por fim, diversas fotos do Pinterest aparecem em resultados de buscas por imagens no Google. Dessa maneira, além de alcançar usuários da própria rede social, suas fotos também podem alcançar os internautas que usam o buscador.

8 dicas de como vender no Pinterest

Agora que você já sabe como a plataforma funciona e porque você deve incluí-la em sua estratégia de redes sociais, veja a seguir as principais dicas de como vender no Pinterest.

Use o Pinterest Shopping

O Pinterest oferece algumas ferramentas de venda para empresas, possibilitando que os consumidores comprem rapidamente os produtos que veem na plataforma. Portanto, a primeira dica é fazer uso desses recursos. 

Entre eles, podemos destacar o pins de produto e o shop the look. Falaremos mais sobre eles nos próximos tópicos.

Crie pasta de sugestões

Criar pastas de sugestões relacionadas aos interesses do seu público-alvo é uma boa maneira de promover seus produtos e estreitar os laços com seus clientes.

Caso você venda itens decorativos na sua loja virtual, por exemplo, é possível criar pastas para cada ambiente da casa ou pastas relacionadas a diferentes estilos de decoração. 

Essa é uma excelente estratégia pois, ao mesmo tempo que você divulga a usabilidade dos seus produtos, também se comunica com o estilo de vida da sua persona.

Use os pins de produto

Pins de produto, conforme mencionado acima, é um recurso disponível para contas comerciais que coleta informações do site da sua loja virtual e sincroniza com o Pinterest. 

Por meio dele, é possível exibir a imagem do produto, o preço, a disponibilidade e o link para a página de venda. 

Faça boas descrições

Tenha em mente que os usuários usam o Pinterest para organizar suas referências e inspirações, por isso, ao criar conteúdo, vá além de fotos bonitas dos seus produtos e também publique ideias de como utilizá-los.

Caso você tenha uma loja virtual de roupas, faça sugestões de looks. Se você vende eletrônicos, crie artigos com as especificações de cada equipamento. Pense em responder as dúvidas do seu público-alvo e convencê-lo a comprar.

Use o Shop the Look (para decoração e moda)

O Shop the Look é outra ferramenta do Pinterest Shopping que redireciona os usuários para a página de venda. No entanto, o diferencial é a possibilidade de marcar vários produtos em uma única publicação. 

Vale ressaltar que esse recurso é focado nos nichos de decoração e moda, e que os produtos são identificados no pin por meio de um pontinho branco.

Ao clicar no pontinho, os consumidores têm acesso à informações sobre o produto, como disponibilidade, valor e link para compra.

Utilize boas imagens

Embora o Pinterest tenha passado por mudanças ao longo dos anos, sua base continua sendo o compartilhamento de imagens. Por esse motivo, é fundamental se atentar à qualidade das fotos antes de fazer uma publicação. 

O pin padrão, como as imagens são chamadas na rede social, devem atender aos seguintes padrões:

  • até 32 MB;
  • formato .jpeg ou .png;
  • 1000 x 1500 Pixels.

Já os vídeos devem atender às seguintes diretrizes:

  • máximo de 2 GB;
  • entre 4 segundos e 15 minutos de duração;
  • proporção 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16.

Para postar fotos mais trabalhadas, você pode usar os editores online gratuitos em que são feitos banners e artes.

Aplique o SEO

Ao escrever as descrições dos seus pins, pense sempre em SEO (Search Engine Optimization). Isso porque, assim como o Google, o Pinterest possui um sistema de buscas por meio de palavras-chave, e usar as palavras certas faz com que seu conteúdo alcance as pessoas que você deseja.

Termos informativos e marcantes trazem mais visibilidade para suas pastas, além de aumentarem suas chances de ser encontrado nas buscas de imagens do Google.

Inclusive, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google para pesquisar os termos mais buscados de acordo com o tema da sua pasta ou seu pin.

Já os textos usados nos campos específicos da plataforma possuem um limite de caracteres. Para os títulos, a quantidade é 100 caracteres, enquanto aa descrições podem ter até 500.

De todo modo, saiba que a informação mais importante deve aparecer nos primeiros 60 caracteres, pois essa é a parte que o usuário vê no feed enquanto navega na rede social. 

Mencione sua loja online

Por fim, é fundamental mencionar sua loja virtual nas suas publicações para que o usuário saiba que o produto que ele procura é vendido pela sua marca.

Nem todos os usuários vão clicar na foto que você publicar, mas, caso ela tenha uma marca d’água ou você coloque o nome da sua loja logo no início da descrição, ainda que ele não clique, saberá que aquele item está sendo vendido pela sua empresa.

Além disso, é fundamental que a venda em redes sociais esteja associada a outro canal de venda, e a sua loja virtual é a melhor opção para isso.

Como configurar o Pinterest Catálogo na sua loja BagyPro?

Você precisará ter uma conta Business do Pinterest. Se você ainda não criou sua conta, faça o seu cadastro.

Para encontrar sua ID da tag exclusiva, vá para o Gerenciador de Anúncios no Pinterest. Clique em Anúncios, em Conversões e clique em Começar em Instalar a tag do Pinterest. Se você já criou uma tag do Pinterest, clique no título para visualizar sua ID da tag exclusiva.

Siga as instruções abaixo:

Como gerar o XML dos produtos

Para enviar os produtos do seu site de vendas ao Pinterest você precisará do arquivo XML. Consiga essa informação fazendo o passo a passo abaixo:

passo: Acesse Aplicativos > Loja de Aplicativos:

passo: Pesquise pelo aplicativo Pinterest Catalog e clique em Instalar o Aplicativo:

passo: Configure conforme suas preferências:

Pixel de conversão do Pinterest

Agora o Pinterest tem uma função igual a do Facebook Pixel, onde você vai preencher a tag, e vai permitir que o Pinterest rastreie os visitantes do seu site, bem como as ações que eles realizam no seu site depois de ver seu anúncio no Pinterest.

Como enviar os produtos para o Pinterest

1º passo: Crie uma conta business no Pinterest.

2º passo: Preencher o Onboarding kit com os dados de perfil, site e feed de produtos.

3º passo: Você deverá mandar um e-mail para parceiros@pinterest.com.br e e eles te darão todo o suporte para subir o feed de produtos ou mais dúvidas.

Ainda não tem uma ou não sabe como criar? A Bagy pode ajudar você! Agora que você já sabe como vender no Instagram, confira uma plataforma de e-commerce completa para começar a vender com sua loja na internet.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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