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E-commerce

Imagens para loja virtual: como utilizar e dicas para vender mais no seu e-commerce

Aprenda como utilizar imagens na sua loja virtual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Se você quer saber como utilizar imagens para loja virtual, por onde começar e quais são as melhores práticas no mercado, neste artigo vamos te apresentar as principais dicas e o passo a passo completo para você profissionalizar as imagens do seu e-commerce.

Mesmo que você venda parafusos e tenha o melhor texto na sua descrição, apresentando todas as especificações, características e o valor do produto, ainda assim as imagens ajudarão você a vender mais.

Ou mesmo que você ache que todo mundo sabe e entenda o que você está vendendo, ainda assim as imagens valem muito mais do que mil palavras.

Neste sentido, existem diversos benefícios em fornecer ao seu potencial cliente, uma boa visão do item que ele deseja comprar, por exemplo:

  • As imagens aumentam o desejo de compra, pois, se tiverem boa qualidade, poderá fazer com os seus clientes fiquem encantados;
  • Elas podem ser salvas e compartilhadas nas redes sociais dos clientes, o que aumenta o engajamento da sua marca e você ganha publicidade gratuita;
  • As imagens também ajudam os clientes a responder às suas principais dúvidas, como: se o item é o ideal, se a cor é boa ou como são os detalhes do produto;
  • E, por fim, imagens são um complemento ao texto, agregam valor ao visitante e explicam visualmente o que você está falando na descrição.

Portanto, ter as melhores imagens na sua loja virtual é um dos principais passos para criar uma marca de sucesso. Quer saber como? Continue lendo!

Por que as imagens são tão importantes para a loja virtual?

Imagine a seguinte situação:

Você está procurando um produto online e encontra uma loja que vende por meio de uma loja de marketplace, como a Amazon ou Magazine Luiza, por exemplo.

A loja tem exatamente o produto que você procura, mas, para a sua completa decepção, as imagens são péssimas, desfocadas, escuras e pixeladas.

Responda com sinceridade: isso te inspiraria a continuar a compra do produto? Provavelmente, não.

E há duas razões principais para isso:

  • primeiro, você pode não ter certeza de como o produto realmente se parece;
  • e, provavelmente, deve pensar que uma loja com fotos pouco profissionais, não deve ser muito confiável.

Como Lauren Freedman, presidente do The E-tailing Group, disse:

“a informação do produto deve começar com imagens fortes como parte da experiência de compra”.

Ela também apresentou um estudo realizado com os consumidores, o Relatório IRCE 2012, onde 75% deles afirmaram que a qualidade das imagens dos produtos é o recurso mais importante nas compras online.

Portanto, é essencial que suas imagens sejam de alta qualidade – não há dúvidas sobre isso, certo?

O que considerar na hora de produzir suas imagens

Resolução

Imagens pequenas simplesmente não são eficazes como ferramenta de vendas.

Por isso, é muito importante certificar-se de que as suas fotos tenham um tamanho adequado, alta qualidade e uma ótima resolução.

E, acredite, com celulares de última geração não é preciso ter uma câmera profissional para obter imagens de alta qualidade, principalmente se você está começando.

Como regra geral, as imagens dos produtos da sua loja online devem ter pelo menos:

  • 2.000 pixels no lado mais longo para que você possa utilizar a funcionalidade de zoom em suas imagens;
  • e para que as suas imagens sejam grandes o suficiente para serem aceitas em todos os principais e-commerces e marketplaces.

Dito isso, produzir imagens com estes requisitos não requer uma câmera cara. Você pode conferir mais ideias no nosso post completo sobre como tirar fotos para a sua loja virtual.

Fidelidade ao produto

Imagine só apresentar um produto de uma maneira e, ao chegar na casa do cliente, ele perceber que o produto não tem absolutamente nada a ver com o que foi retratado no e-commerce.

Que decepção, não é mesmo?

Mas indo além do fato de realmente ser decepcionante, você corre risco de ser obrigado a devolver o dinheiro, perder o cliente e esta experiência negativa afetar a reputação da sua marca online.

Portanto, a dica é simples e direta: seja sempre claro e verdadeiro em todas as suas fotos e procure sempre tirar fotos que sejam fiéis aos seus produtos.

Imagens secundárias

Uma imagem não é suficiente para apresentar uma produto, todos os seus detalhes e ângulos importantes.

Afinal de contas, se a compra é online, o cliente necessita de mais imagens para ter certeza de que o produto é realmente ideal.

Neste sentido, as imagens secundárias são extremamente importantes para uma loja virtual.

E se você ainda duvida, o EQI, uma pesquisa que avalia o e-commerce brasileiro, revelou que apenas 34% dos e-commerce possuem imagens secundárias.

Isso significa que adotar essa ação na sua loja pode ser decisivo para que você se diferencie da concorrência.

4 bancos de imagens para e-commerce

Unsplash

O Unsplash possui imagens diferenciais e completamente livres de qualquer tipo de direito autoral.

Isso significa que você poderá utilizá-lo com tranquilidade e é livre para copiar, editar e distribuir todas as imagens, seja com finalidade pessoal ou comercial.

Geralmente, a única prática recomendada pelo próprio site é que você dê os créditos ao fotógrafo da foto.

Freepik

O segundo banco de imagem gratuito é o Freepik, que é fácil de usar, bonito e possui mais de 1,5 milhões de fotos gratuitas.

Para obter uma imagem, basta clicar nela e verificar o tipo de licença e o site de origem.

Life Of Pix

O próximo banco de imagens gratuitas da nossa lista é o Life of Pix, que se destaca por possuir um site incrível, com imagens de alta resolução e um visual bastante simples, limpo e responsivo.

Portanto, você poderá acessar facilmente por meio do seu smartphone ou tablet.

MMT

Outra excelente opção de banco de imagens gratuitas para e-commerce é o MMT, que possui diversas imagens de alta qualidade de objetos e itens bastante genéricos, que podem ser utilizados em diversos nichos de mercado.

Todas as imagens são livres de direitos autorais e você poderá distribuir tranquilamente.

Stock Snap

Por fim, temos o Stock Snap, outra plataforma completa de fotos gratuitas. O seu sistema de busca utiliza palavras-chave para encontrar as imagens que melhor correspondem à sua ideia.

Novamente, assim como as outras indicações, esta também é livre de direitos autorais e, portanto, você não precisa se preocupar com licenças e termos de uso.

Como otimizar minhas imagens

Imagens pesadas fazem com que o seu site demore para carregar. E por estarmos em uma época onde as pessoas têm pressa, é muito provável que abandonem o seu site, caso ele não carregue rapidamente.

Em outras palavras: você pode estar perdendo muitos clientes e dinheiro no seu caixa, por não otimizar as suas imagens. Veja como fazer isso a seguir:

Saiba escolher o melhor formato de imagem

Quando terminar de criar as suas imagens (seja salvando de sua câmera ou exportando de uma ferramenta como o Photoshop), você terá a opção de especificar o tipo de arquivo.

Os tipos de arquivos mais comuns para uso na web são JPEGs, PNGs e GIFs.

E todos eles têm os seus próprios prós, contras e práticas recomendadas ao serem colocados em seu site. Veja:

JPEG

As imagens JPEG funcionam melhor para exibir fotografias coloridas complexas em seu site, pois permitem uma imagem de alta qualidade com um tamanho de arquivo menor.

Esse tipo de arquivo provavelmente funcionará para a maioria das imagens que você deseja usar na sua loja, com apenas uma exceção: imagens com fundo transparente.

Ao usar uma imagem JPEG para o seu site, considere exportá-la como “Progressivo”. Isso permite que o navegador carregue instantaneamente uma versão simples da imagem, antes de carregar totalmente a resolução total.

PNG

Se você não tem muitas cores na sua imagem (como ilustrações planas ou ícones), ou quer que ela seja transparente, o ideal é exportar como PNG.

Certifique-se de ter as dimensões de imagem corretas e procure a opção de salvar como PNG-24 (ou 8, se não houver perda de qualidade).

GIFS

O terceiro formato de imagem mais comum para a web são os GIFs. Eles suportam apenas 256 cores, então você terá que ser seletivo com esse tipo de arquivo!

Para otimizar GIFs para seu site, pense criticamente sobre quanto tempo eles duram, se precisam fazer um loop e quantos você realmente precisa em uma determinada página ou site.  

Redimensione as suas imagens antes de subi-las no seu e-commerce

Uma das maneiras mais fáceis de otimizar as imagens para a web é redimensioná-las antes de carregá-las na sua loja, especialmente se você estiver trabalhando com imagens que são muito grandes.

Por exemplo:

Digamos que você esteja adicionando imagens a uma página de um produto do seu e-commerce.

Se a sua plataforma exibe imagens em 500 x 500, mas você está carregando imagens com uma resolução de 1024 x 1024, todos esses pixels extras estão apenas aumentando o tamanho do arquivo e diminuindo a velocidade da sua loja sem fornecer um benefício real.

Ao diminuir o tamanho das suas imagens antes de enviar, você ajudará o site a carregar um pouco mais rápido e economizará espaço.

Para redimensionar sua imagem, basta abrir o software de edição de imagem de sua escolha.

O Photoshop funciona bem ou você também pode usar ferramentas mais simples, como:

  • Preview (para Macs);
  • Paint (para Windows);
  • ou Canva (uma ferramenta de navegador).

Comprima imagens para reduzir o tamanho do arquivo

Depois de ter sua imagem final salva no formato certo e cortada em um tamanho apropriado, há mais uma etapa que você pode seguir para otimizá-la antes de enviá-la para o seu site: compactá-la.

Esse processo ajudará você a diminuir o tamanho do arquivo sem perder a qualidade da imagem perceptível.

Existem dois tipos principais de compressão de uma imagem: com perdas e sem perdas.

A compactação sem perdas manterá o mesmo nível de qualidade antes e depois da compactação.

Já a compactação com perdas descartará alguns elementos da foto, mas normalmente de uma maneira que o olho humano não notará.

Para compactar suas imagens, tudo o que você precisa é acessar um site, enviar a sua imagem e clicar em “compactar”. Veja algumas opções:

Dica extra: Imagem e SEO andam juntos

Por fim, além de todos os fatores anteriores, as imagens podem ajudar o seu site a alcançar ranqueamentos mais altos no Google. Ou seja, aparecer na primeira página do site, quando o seu cliente fizer uma pesquisa.

No entanto, para que isso aconteça, você deve seguir algumas boas práticas:

  • Cuidado com o tamanho das suas imagens. Já falamos no tópico anterior, mas vale a pena repetir. Além de evitar perder um cliente por conta de um site lento, você também mostra ao Google que se preocupa com a experiência do cliente no seu site e isso, é claro, conta pontos para melhorar o seu ranqueamento. A recomendação é que a sua imagem tenha um tamanho entre 250 KB e 1 MB;
  • Nomeie as suas imagens com a palavra-chave que melhor representa o produto. Por exemplo, se você está vendendo um tênis vermelho, salve a imagem com o nome “tenis-vermelho.jpeg”. Desta forma, você facilita a leitura do algoritmo do Google, que entenderá melhor do que se trata aquela imagem;
  • Preencha o campo “alt text”. Ao inserir a imagem no seu e-commerce, você encontrará um campo chamado “alt text” ou “texto alternativo”. Esse campo tem a função de descrever o conteúdo da imagem e é bastante útil para pessoas que possuem deficiência visual e utilizam tecnologias que vão ler esse texto e ajudá-las a compreender o que está na imagem. Além disso, essa descrição também ajuda o Google a entender o que está acontecendo na imagem, já que o algoritmo enxerga apenas os códigos e não a imagem como nós vemos.

Este texto ajudou você a entender a importância das imagens para loja virtual e como escolher, produzir e inserir as melhores no seu e-commerce?
Agora que você já compreende este assunto, é hora de começar o seu e-commerce. Conheça a Bagy, a plataforma mais completa para te ajudar a vender com a sua loja na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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