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Como ganhar dinheiro no Instagram: Entenda o passo a passo para faturar na maior rede social do mundo!

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Saiba como ganhar dinheiro no Instagram

Quer como ganhar dinheiro no Instagram? Primeiro, mostramos os motivos para que você invista na presença na rede social e, depois, separamos algumas dicas que podem ajudar você a fazer cada vez mais vendas dentro desse canal.

Imagine que você tem uma loja em um shopping na sua cidade, mas o espaço fica em um local com baixíssimo movimento. Quais são as chances de ter muitos visitantes no seu negócio? Além de pensar na qualidade dos produtos ou do atendimento, o posicionamento é fundamental. No digital, a ideia é a mesma e, por isso, você deve estar presente em algumas redes sociais. Mas como transformar a presença em resultados? Afinal, como ganhar dinheiro no Instagram?

Essa é uma dúvida muito comum para qualquer lojista que busca saber como fazer um Instagram comercial de sucesso. Se engana, porém, quem pensa que se trata de uma tarefa simples. É preciso muito planejamento e dedicação para garantir que a presença digital nesse canal se transforme em vendas. Mas não é preciso se desesperar: preparamos um conteúdo com muitas dicas para você.

Dos motivos para investir na presença dentro do Instagram até as estratégias e táticas para vender mais na rede social. Quer saber tudo isso? Continue a leitura deste artigo para esclarecer todas as suas dúvidas e aumentar as suas vendas com estratégias simples e eficientes. Confira!

Por que utilizar o Instagram para ganhar dinheiro?

Mas, afinal, por que utilizar o Instagram para ganhar dinheiro? Não seria muito mais fácil apenas ter um e-commerce e se preocupar com as vendas? A resposta é não e explicamos abaixo os motivos para investir na presença dentro dessa rede social.

O Instagram só cresce! 

Você sabia que o Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos? E a tendência é que os números aumentem cada vez, como aconteceu durante o período de pandemia, em que 72% dos usuários passaram a utilizar a rede social por períodos mais longos. Para se ter uma ideia, cada pessoa costuma passar, em média, cerca de 53 minutos todos os dias.

Os seus muitos recursos garantem que mais usuários consumam os conteúdos publicados na rede social. Um exemplo disso é o Stories, que é visitado por mais de 500 milhões de usuários diariamente. Ou seja, a sua loja ainda pode explorar os diferentes formatos de conteúdo desse canal. Todos esses números provam como o Instagram está crescendo e se tornando cada vez mais relevante.

O consumidor busca por marcas

Apesar de muita gente pensar que o Instagram é apenas para se conectar com amigos, colegas e conhecidos, a realidade é muito diferente. A rede social é uma das estratégias mais eficientes para a comunicação entre consumidores e marcas. De acordo com dados do próprio Instagram, 90% dos seus usuários seguem algum perfil de empresa em seus feeds.

O mesmo levantamento mostra que dois em cada três usuários da plataforma a utilizam justamente por permitir esse contato mais próximo. E para completar, metade dos usuários no Instagram ficam ainda mais interessados em uma marca após serem impactados por um anúncio dela nesse canal. Nada mal, não é mesmo? Ignorar essa rede social pode afastar a sua loja dos clientes em potencial.

Facilita a jornada de compra

Tudo o que você quer quando pensar em vender online é facilitar a experiência do seu cliente, não é mesmo? Uma pesquisa mostra que o Instagram facilita a jornada de compra apara 80% dos seus usuários. Isso significa que a sua loja está mais perto de conseguir fechar mais uma venda quando investe na presença dentro dessa rede social.

E a boa notícia é que o Instagram contribui para o seu negócio também: a rede social consegue gerar interações até 20 vezes mais eficientes do que aquelas que acontecem no Facebook. Ou seja, se tem uma plataforma que você deve investir na presença digital é o Instagram, aproveitando que 83% dos usuários dos seus usuários utilizam o canal justamente para descobrir produtos e serviços.

Os usuários das redes sociais estão principalmente no Instagram.

Passo a passo de como ganhar dinheiro no Instagram

Agora que você já sabe como é importante ter uma presença forte dentro desse canal, o que acha de fazer do jeito certo? Separamos algumas dicas que vão ser fundamentais na busca por como ganhar dinheiro no Instagram!

Crie um perfil comercial

Não se pode falar em ganhar dinheiro no Instagram sem criar um perfil comercial. Afinal, você quer profissionalizar o seu negócio, não é mesmo? Para isso, os recursos que a plataforma oferece precisam ser explorados ao máximo, o que é possível apenas com a conta comercial. Mas não precisa se preocupar: você não vai pagar nenhum centavo para aproveitar todos esses benefícios.

Sim, a conta comercial do Instagram é gratuita, o que é mais um motivo para você criar a sua o mais rápido possível. Mas além disso, outros benefícios podem ser explorados dentro da versão profissional da rede social. Um dos mais importantes é a possibilidade de acompanhar e monitorar métricas e indicadores sobre as estratégias e o desempenho da sua página.

Com tanta competitividade, você não pode simplesmente criar as suas próximas campanhas e estratégias sem informações, certo? Especialmente para criar as suas ações de Marketing Digital, ter números e dados é essencial. A partir deles, você consegue planejar táticas e publicações ainda mais eficientes, que podem garantir mais vendas para a sua loja.

Quer outra boa notícia? Não é nada complicado criar um perfil comercial no Instagram. Mas para ajudar você, confira o nosso passo a passo:

  • Abra a sua conta no Instagram pelo aplicativo;
  • Selecione a opção ‘Configurações’;
  • Escolha o item ‘Conta’ e, em seguida, ‘Mudar para conta profissional’;
  • Agora você deve definir uma categoria para a sua loja;
  • Na tela seguinte, você deve marcar a opção ‘Empresa’;
  • Depois é só colocar os dados e informações de contato da sua loja;
  • Selecione ‘Avançar’ e, agora, o seu perfil é comercial!

Muito simples, não é mesmo? Mas agora tem outros desafios que você precisa enfrentar para ganhar dinheiro no Instagram!

Escolha o nicho de mercado que você deseja atuar

Agora que você já tem o seu perfil comercial, é preciso avaliar outro ponto antes de começar a vender. Afinal, qual nicho de mercado você deseja atuar? Essa é uma questão fundamental antes de iniciar qualquer negócio. Você quer vender coisas simples ou prefere criar uma loja de roupas? Vai criar os seus próprios produtos ou a ideia é revender os itens no seu e-commerce?

Mas não se deixe levar apenas porque se trata de uma área em alta ou porque você já trabalhou no setor. É preciso entender se você vai ter capacidade de gerir um negócio na área e, mais importante, se os consumidores estão aptos a trocarem de loja, por exemplo.

Estude esse mercado

A partir do momento que você define um setor, é a hora de começar a investir nos seus estudos sobre o segmento. Quais são os seus principais concorrentes dentro dessa área? Qual é o perfil de consumidor que você deseja atingir? Quais são as principais necessidades desse público e como a sua loja pode oferecer diferenciais competitivos relevantes?

Durante o estudo do mercado, você consegue identificar as melhores oportunidades de atuação para a sua loja. Quer um exemplo? Imagine que você percebeu que uma das dores dos consumidores das lojas de roupas concorrentes é o preço do frete. Pronto, você tem uma oportunidade para trabalhar e construir o seu diferencial de marca, deixando bem claro qual é o motivo para os clientes comprarem com você.

Mas por que isso é importante para o Instagram? Simples, estudar o mercado e definir esses diferenciais da sua loja podem ser o carro-chefe da marca. Afinal, quantas outras lojas também não vendem roupas? Mas você consegue diferenciar o seu negócio a partir do destaque, por exemplo, para os preços competitivos, frete menor ou até mesmo a qualidade dos seus produtos.

Conheça a sua audiência

Além disso, é fundamental compreender o que o seu público está procurando. Quais são os seus desafios, as suas prioridades e preferências? A partir dessas respostas, é possível definir as estratégias mais adequadas. Um público mais jovem, por exemplo, pode preferir um tipo de conteúdo no formato dos Reels, enquanto clientes mais velhos podem preferir materiais mais ricos e detalhados.

O mais importante é identificar quais são as necessidades do seu público. Dessa forma, fica mais fácil entregar uma experiência satisfatória. O consumidor é cada vez mais exigente e a concorrência é ampla, o que exige que você crie materiais, de fato, relevantes para a sua audiência. Lógico que você não vai ficar sabendo tudo de uma vez, se trata de um aprendizado constante.

E para facilitar esse trabalho, o Instagram ainda pode ajudar, com recursos como o de enquetes. Com uma simples publicação no Stories, você consegue ter o feedback dos seus seguidores de forma natural e muito simples. Dessa forma, você consegue aprimorar a sua loja e as suas estratégias na rede social para ter resultados cada vez melhores.

Crie um site

Quando falamos mais acima sobre profissionalizar, criar um site também ajuda nesse sentido. Para começar, um site garante maior segurança para os seus clientes, fortalecendo a sua reputação e permitindo que ele se preocupe apenas com a compra. Além disso, hoje existem soluções que tornam o processo de criação de uma loja virtual muito simples, como o Bagy, permitindo que você faça tudo de maneira simples e prática.

Está na dúvida se vale a pena ter um site? Então confira o conteúdo que produzimos em nosso canal sobre o tema:

Produza conteúdo de qualidade para o seu público

Outro ponto importante para quem quer ganhar dinheiro no Instagram é produzir conteúdos relevantes e de qualidade para a sua audiência. Isso significa não publicar apenas anúncios e ofertas da sua loja. Sim, elas são importantes e valiosas para quem quer vender mais, mas a rede social não pode ser utilizada apenas para a divulgação dos seus produtos.

A ideia é criar conteúdos que sejam interessantes para a sua persona. Em vez de apenas anunciar os seus produtos, por que não montar um look com as roupas do seu portfólio e apresentar para os seus seguidores? Além de ser uma forma natural e pouco agressiva de divulgar as peças, é muito mais provável que o seu engajamento seja maior com essa publicação.

Mas não se esqueça de variar os formatos de publicações no Instagram. Afinal, se trata de uma rede social com muitas opções e recursos, como o feed, Stories, Reels ou IGTV. A ideia é que você explore todas essas opções, avaliando pontualmente quais que funcionam melhor com a sua audiência, quais conteúdos e temas geram mais engajamento ou até mesmo vendas.

Assim, você consegue construir um feed bastante atrativo para os seus seguidores. Além de encontrarem os seus produtos, eles podem receber dicas sobre como combinar peças, enfim, ajudando eles a solucionarem algumas das suas dores. Outra dica valiosa quando se fala em produção de conteúdo é a criação de um calendário editorial, facilitando a sua rotina.

Como gerenciar um negócio não é fácil, a proposta de criar um calendário editorial é justamente otimizar o seu dia a dia de trabalho. Em vez de precisar pensar todos os dias no que vai ser publicado, por que não reservar um dia específico para fazer esse planejamento? Assim você tem mais tempo para produzir conteúdos relevantes e não deixa de cuidar da sua loja.

Não se esqueça da qualidade das imagens

Quando se fala em produzir conteúdo relevante para a sua audiência, você não pode esquecer da qualidade das imagens. Afinal, o Instagram é uma rede social bastante visual, não é mesmo? Fotos ruins dos seus produtos podem acabar afastando clientes em potencial. Isso não significa que você precisa investir grande parte dos seus recursos em acessórios para fotográficos.

Com a transformação digital, os smartphones têm câmeras cada vez melhores que podem ajudar a tirar fotos e fazer vídeos de alta qualidade. O objetivo é ter o máximo de detalhes possíveis para que o consumidor saiba realmente qual peça está levando.

Habilite a Sacolinha do Instagram 

Quer ganhar dinheiro no Instagram? Então você precisa investir no recurso da Sacolinha. Aquele pequeno ícone que aparece nas publicações de algumas lojas é extremamente valioso para estimular mais consumidores a comprarem com você. O usuário gostou de um produto? Por que ele precisa abrir outro aplicativo e enfrentar uma série de distrações? Essa funcionalidade permite que ele seja redirecionado automaticamente para finalizar a compra.

Isso significa que as suas chances de fechar um negócio aumentam consideravelmente. Em vez de pensar uma, duas ou três vezes antes de comprar, o ícone da sacolinha torna toda a sua jornada de compra mais simples e prática. Com um toque ele vai poder finalizar a compra, o que ajuda a otimizar a sua experiência e garante melhores resultados para quem é o lojista.

Analise as suas métricas e melhore!

Lembra que um dos principais benefícios em criar uma conta comercial é a possibilidade de acompanhar métricas e indicadores? Pois bem, agora chegou o momento de utilizá-los. Todos os esforços acima não vão servir de nada se você não procurar por maneiras de melhorar o seu negócio. E nada melhor do que contar com informações relevantes sobre as suas estratégias.

O mês anterior foi excelente para a sua loja e para o Instagram? Ótimo, mas isso não quer dizer que os resultados vão se manter nos próximos meses. Por isso é tão importante seguir acompanhando tudo o que foi feito e o desempenho de cada uma das suas publicações. Quais formatos renderam mais comentários ou até mesmo vendas? Quais ações não funcionaram tão bem?

A ideia em utilizar um perfil comercial é justamente deixar o achismo de lado e começar a tomar decisões a partir de informações concretas. Viu que fazer uma live não rendeu tanto? Sem problemas, encontre nas suas estatísticas os formatos que melhor funcionaram com a sua audiência. O importante é usar esses dados para construir estratégias cada vez mais eficientes.

Quanto mais informações você tiver em mãos, melhores podem ser os seus resultados. Percebeu que muitos dos seguidores deixam comentários sobre os posts com looks montados com os produtos da sua loja? Por que não expandir esse formato e pedir por fotos dos próprios clientes com as peças? Todas essas decisões só podem ser tomadas com precisão se você analisar as métricas regularmente.

Essas dicas são excelentes para quem quer faturar mais utilizando o Instagram como canal, mas não se esqueça que vender nas redes sociais exige bastante dedicação e organização. As vendas boas em um mês podem sumir em pouco tempo. Por isso, fique sempre de olho nos seus resultados, estude as métricas e garanta que a sua loja esteja sempre em evidência na rede social!

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no Instagram, que tal encontrar um parceiro ideal para potencializar as suas vendas na rede social? Com o Bagy, você vai começar a vender com eficiência e praticidade para o seu dia a dia! Conheça mais sobre a nossa solução!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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