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Saiba como aumentar o engajamento no Instagram da sua loja para vender mais

Imagem ilustrativa de engajamento instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O engajamento no Instagram é uma métrica utilizada para medir o quanto os usuários se envolvem e interagem com a sua loja e as postagens que você faz no perfil. A interação pode ser qualquer ação em relação ao conteúdo postado, como curtir e comentar.

Não é novidade nenhuma que as redes sociais estão dominando a internet. Por isso, é cada vez mais importante ter um bom engajamento no Instagram e em todas as outras que a sua loja estiver, já que é uma ótima ajuda para fortalecer a presença digital da sua marca.

Segundo uma pesquisa feita pelo Cuponation, o Brasil é o 3º país com mais usuários ativos no Instagram nos últimos anos — cerca de 99 milhões de brasileiros. Por esse motivo, é muito importante saber como engajar esse público e é o que você vai descobrir neste post. Confira!

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram é uma métrica utilizada para medir o quanto os usuários se envolvem e interagem com a sua loja e as postagens que você faz no perfil. A interação pode ser qualquer ação em relação ao conteúdo postado, como curtir e comentar.

Ele avalia o interesse que o seu conteúdo e a sua marca como um todo despertam no público a ponto de motivá-los a interagir com o conteúdo. Em outras palavras, ele aponta se a sua estratégia de marketing está realmente funcionando ou se você precisa melhorá-la.

Como funciona o engajamento?

O engajamento no Instagram funciona de uma maneira muito simples: ele é mensurado pela quantidade de comentários, compartilhamentos, salvamentos e curtidas nas suas postagens. Mas, para que isso aconteça, é preciso que a sua marca tenha uma boa estratégia de marketing com foco na produção de conteúdo de qualidade.

De uma maneira bem simples, o engajamento funciona como um reflexo do relacionamento do público com a sua loja online. Essa relação se mostra por meio da interação das pessoas com ela e quanto maior ela for, maior o sinal de que a estratégia está dando certo.

Por que o engajamento é importante?

Desde que o Instagram alterou o seu algoritmo e passou a entregar o conteúdo de acordo com o nível de interesse do público a ele em vez das publicações em ordem cronológica, o engajamento se tornou extremamente importante. Descubra, a seguir, alguns motivos.

Mais alcance

Um bom conteúdo leva os seus seguidores a interagirem com ele — seja por meio de uma curtida, salvamento, comentário ou qualquer outra ação. Isso leva o Instagram a entender que o seu post é relevante e passa a entregá-lo para mais pessoas que se encaixam nas características do seu público-alvo, o que faz com que seu perfil consiga ser alcançado por mais pessoas.

Aumento de seguidores

Um maior alcance pode levar a um aumento de seguidores no seu perfil. Se as pessoas chegam até o Instagram da sua loja e percebem que não só o conteúdo do post que as atraiu é bom, mas todos os outros também, as chances delas permanecerem são muito altas.

Maior impacto

Se o seu conteúdo não gera nenhum tipo de interesse, o algoritmo do Instagram não vê motivos para mostrá-lo. Por isso, um dos principais motivos pelos quais você deve se preocupar com o engajamento é porque com ele você cria uma relação mais sólida com o seu público e essa ação gera um maior impacto da sua marca no mercado.

Interações

Quanto mais engajamento o perfil da sua loja no Instagram tiver, mais interações do público ele vai ter. Essa é uma das maiores certezas que você como lojista pode ter em relação a esse assunto e é por isso que é importante investir em boas estratégias de relacionamento, porque as pessoas adoram engajar quanto se sentem representadas e ouvidas na internet.

9 dicas de como aumentar o engajamento do seu Instagram

Agora que você já entendeu o que é o engajamento, como ele funciona e porque ele é importante, precisa aprender a aumentá-lo na prática. Confira algumas dicas a seguir.

1. Defina seu público

Definir quem é seu público é uma etapa extremamente importante e uma das primeiras que você precisa fazer para aumentar as taxas de engajamento. Com isso, você consegue descobrir a faixa etária e o gênero das pessoas que mais acompanham o seu perfil, onde eles moram, o horário em que estão mais ativos e várias outras informações.

Ter esses dados em mãos ajuda a adequar a linguagem do seu conteúdo à forma como os seus seguidores se comunicam. Além disso, é possível entender o formato de conteúdo que eles mais consomem para gerar uma conexão com eles e, assim, fazer com que o engajamento aumente.

2. Crie bons conteúdos

A primeira dica — e talvez uma das mais importantes — para ter um ótimo engajamento no Instagram é criar conteúdos com qualidade que estejam alinhados às necessidades do público que segue sua loja nessa rede.

Para isso, é sempre bom estudar as suas personas, além de entender realmente quais são as dores dessas pessoas e mapear como a sua marca pode ajudá-las a superar seus desafios por meio de um bom conteúdo. Tudo isso possibilitará a criação de posts informativos, interativos, úteis e, acima de tudo, que sejam atrativos. Lembre-se de que quanto maior a qualidade, maior o engajamento.

3. Tenha um visual de marca

Assim como um conteúdo de qualidade, outro ponto muito importante é a criação de uma identidade de marca atraente que faça a sua loja se destacar da concorrência e gerar engajamento também com um apelo mais visual.

Desde a escolha das cores até à organização do feed, é importante que o perfil esteja alinhado à sua marca e consiga transmitir a essência dela em cada post. As fotos e vídeos próprios também são outros pontos que ajudam a deixar o conteúdo ainda mais humanizado e próximo dos seguidores.

4. Explore os recursos da plataforma

O Instagram oferece diversos recursos diferentes para que você consiga manter a interação com o seu público, como os Stories. Esse formato de postagens temporárias — que só duram 24 horas no seu perfil — ganhou muita popularidade desde que foi lançado.

Com o tempo, recebeu vários recursos interativos que são muito atrativos para quem interage com o perfil, como as caixinhas de perguntas e as enquetes. O mais interessante é que essas funcionalidades são muito fáceis de utilizar por não exigirem nenhum tipo de conhecimento avançado, então é possível criar muito conteúdo para manter o engajamento com frequência.

5. Tenha frequência

A qualidade sempre será melhor — e mais relevante — que a quantidade, mas também é interessante manter uma certa frequência de posts para aumentar o engajamento, principalmente nessa rede social.

Isso porque quando você some do Instagram e fica muito tempo sem postar, maiores são as chances dos seus seguidores interagirem menos e pararem de ver sentido em acompanhar o perfil da sua loja. A própria rede social tem o costume de diminuir o alcance do conteúdo e o entrega a menos seguidores com o passar do tempo.

6. Seja criativo

É muito importante usar a criatividade nos seus posts para manter o interesse dos seus seguidores no Instagram. O bom é que, para isso, a própria plataforma oferece muitas formas interessantes de criar conteúdo.

O Reels, por exemplo, é um ótimo espaço para explorar as trends e mostrar o seu conteúdo de maneira descontraída. Uma dica é criar pequenos vídeos que mostram um pouco do seu dia a dia — o famoso por trás das câmeras. Essa é uma maneira bastante efetiva e criativa de divulgar o seu trabalho e estreitar os laços com a sua comunidade.

7. Interaja com outros perfis

No Instagram e até mesmo em qualquer outra rede social, a interação com outros perfis — especialmente com os seus seguidores — é tão importante quanto a entrega de conteúdo de qualidade para o público. Essa troca entre vocês gera engajamento.

Se a sua marca gera engajamento, os seguidores vão passar a comentar, marcar o seu perfil nas próprias postagens e enviar mensagens por Direct. Então, é preciso prestar atenção em todas essas interações e criar respostas interessantes para todas elas — sempre pensando na linguagem correta e nas necessidades do seu público.

8. Use hashtags

Um ótimo recurso que pode ajudar bastante na visibilidade da sua postagem — e consequentemente no engajamento — são as tão famosas hashtags. Apesar de serem muito úteis e simples de usar, já que elas podem gerar links para os conteúdos relacionados ao termo em questão, é preciso ter um certo cuidado na sua utilização.

Para que elas funcionem e atraiam os usuários certos para os seus posts, é preciso que elas tenham relação direta com o seu negócio e com o conteúdo que você está publicando. Ou seja, não adianta encher o post com hashtags como #followtofollow, #picoftheday #instagram e outras muito genéricas porque isso pode até mesmo afastar o público em vez de atraí-lo. Então, é melhor escolher com sabedoria.

9. Acompanhe os números

As dicas acima ajudam a aumentar o seu engajamento no Instagram, mas um dos pontos principais de todo esse processo é acompanhar as métricas que a própria plataforma oferece por meio da função Insights.

É fundamental entender não só o próprio Instagram como analisar os dados oferecidos e perceber quais posts tiveram um engajamento maior e programar todo o seu marketing de conteúdo futuro baseado nesses números. Assim, você aumenta ainda mais as chances do seu público curtir, comentar e compartilhar seus conteúdos mais vezes.

Viu só como o engajamento no Instagram funciona de uma maneira bem simples e direta? Se você acha que o seu está baixo, procure colocar as dicas deste texto em prática e encante cada vez mais o seu público para ter um relacionamento duradouro com ele e realizar mais vendas!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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