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Como criar um álbum no Instagram? Como fazer e dicas para aumentar o engajamento

Como criar album no instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você sabe como criar um álbum no Instagram? O recurso permite que os usuários publiquem diversas fotos e vídeos agrupados na mesma postagem. Essa é uma ótima maneira de criar conteúdos mais elaborados, engajar os seguidores da sua loja virtual e vender mais.

Existem diversas formas de impulsionar seu alcance orgânico no Instagram, e uma das mais eficientes é fazer uso das ferramentas disponibilizadas pela rede social. 

Por isso, saber como criar um álbum no Instagram e incluir esse tipo de publicação no seu calendário editorial é fundamental para sua estratégia de marketing.

Não sabe como funciona? Não se preocupe. Para ajudar você, neste post, reunimos dicas e informações sobre a ferramenta. Acompanhe a leitura!

Como funciona o álbum de fotos no Instagram?

O álbum de fotos do Instagram, também conhecido como carrossel, é um recurso muito simples de usar. Ele permite que até 10 arquivos de mídia (fotos e vídeos) sejam carregados em uma única publicação.

Para isso, basta acessar o aplicativo (Google Play | App Store) e clicar no ícone de “+”, no canto superior direito da tela.

Em seguida, selecione “publicar”, como se você fosse publicar somente uma foto ou vídeo, e escolha as mídias que você deseja inserir no álbum. Ao clicar na seta, no canto superior direito da tela, para prosseguir com a postagem, você tem a opção de aplicar filtros em todas as imagens de uma vez ou editar as mídias separadamente.

Além disso, ainda na mesma tela, também é possível alterar a ordem das fotos e dos vídeos da publicação da forma que você desejar. No entanto, a legenda e a localização são únicas por postagem. Ou seja, não há como inserir uma legenda ou uma localização para cada mídia.

Outras características de um álbum de fotos do Instagram são os pontos azuis embaixo da publicação, no feed, e o ícone branco no canto superior direito da miniatura da postagem, na grade do perfil.

Os pontos azuis são os marcadores de cada mídia, e servem para fazer a rolagem da publicação. Já o ícone branco na miniatura diferencia o álbum dos demais posts da galeria. 

Por que esse recurso vale a pena? 

Como mencionado acima, criar um álbum de fotos no Instagram pode aumentar o engajamento do seu perfil na rede social e, consequentemente, impulsionar suas vendas. Confira abaixo mais detalhes sobre as vantagens dessa ferramenta.

Desperta o interesse do usuário

Quando um usuário percebe, por meio dos pontos azuis ou do ícone branco, que existem mais mídias em um mesmo post, há um interesse natural de saber o que vem a seguir.

Isso acontece especialmente se a primeira imagem ou o primeiro vídeo do álbum tiver uma informação interessante, um questionamento válido ou um visual atrativo.

Se você tiver uma loja de eletrônicos, por exemplo, criar um álbum de fotos iniciado com a frase “5 melhores smartphones de 2022” certamente fará com que seu público queira ver a publicação completa.

Aumenta o engajamento na rede social

Como normalmente um álbum no Instagram traz dados, ideias e conhecimentos ricos, o número de compartilhamentos é mais alto.

E, além de melhorar o engajamento do seu perfil, essa métrica é importante para o algoritmo da rede social, que classifica sua postagem como relevante e a entrega para um maior número de pessoas, aumentando seu alcance orgânico.  

Ajuda a sanar as principais dúvidas

Por fim, como você tem liberdade para abordar os conteúdos que quiser nos seus álbuns, desde tutoriais e dicas até informações sobre seus produtos, o recurso se torna mais um meio para seus clientes tirarem dúvidas.

O que publicar em um álbum no Instagram?

Conforme falamos anteriormente, você tem total liberdade para criar os conteúdos de sua preferência em seus álbuns de Instagram. Porém, caso esteja sem ideias, trouxemos algumas dicas que podem servir de inspiração. Veja a seguir:

Tutoriais de como usar

A primeira sugestão é usar o álbum do Instagram para trazer tutoriais rápidos de como usar determinado produto para seus clientes. Por exemplo, caso você venda uma peça de roupa que possa ser usada de diversas formas, você pode reunir imagens de cada forma de uso em um carrossel.

Se você vender maquiagem, é possível publicar fotos ou vídeos de modelos usando o produto que você pretende divulgar, criando visuais para diferentes situações.

Além de ser uma ótima forma de aumentar seu alcance, ainda é uma excelente estratégia para reforçar a autoridade da sua loja sobre o item comercializado.

Informações sobre produtos e serviços

Outra dica de conteúdo para seu álbum no Instagram é trazer mais informações e apresentar os benefícios dos produtos que você vende em sua loja virtual. Por exemplo, caso seu negócio seja do mercado de petshop, você pode criar um carrossel mostrando os detalhes de alguns produtos, como caminha pet, caixinha de transporte, coleiras, etc.

Também é possível fazer comparativos entre produtos similares e indicar em quais situações um é mais indicado do que o outro.  

Depoimentos de clientes

Que tal usar o carrossel do Instagram para contar histórias? Para humanizar sua loja virtual e fazer seu público se sentir mais próximo do seu negócio, uma boa alternativa é divulgar depoimentos de clientes satisfeitos ou até mesmo fotos dos consumidores usando os produtos.

E, mais do que proporcionar uma maior aproximação, fazer isso também é uma forma de mostrar para novos clientes que sua empresa é confiável e valoriza a opinião dos consumidores.

Coleções e lançamentos

Uma das melhores formas de como criar um álbum no Instagram é para compartilhar seus lançamentos e divulgar novas coleções.

Voltando ao exemplo da loja de roupas, você pode usar o carrossel para divulgar antecipadamente as peças de uma coleção que será lançada em pouco tempo. Mas, caso sua empresa pertença a outro segmento, nada impede que você crie alguns para mostrar as novidades, lançamentos de novos produtos ou reposições. 

O que acha de fazer um álbum com as promoções da semana ou com os produtos que estão em alta no momento? Certamente você vai atrair o interesse dos clientes.

Compartilhamento de melhores momentos

Por fim, caso você participe ou realize algum tipo de evento, seja ele presencial ou online, relacionado ao segmento de atuação da sua loja virtual, vale a pena tirar fotos e fazer vídeos desses momentos para compartilhar com seus seguidores.

Isso, além de também ser uma forma de humanizar e aproximar os consumidores do seu empreendimento, mostra que você está engajado e tem interesse sobre o mercado, o que traz autoridade.

4 passos de como criar um álbum no Instagram

Gostou das nossas sugestões e quer criar um álbum no Instagram? Então confira abaixo o passo a passo de como montar seu carrossel e colocá-lo no ar.

1. Escolha o tema

O primeiro passo é escolher o tipo de post que você vai fazer (tutorial, informativo, relacionamento com o cliente, etc.) e o conteúdo que vai abordar. 

No caso da divulgação de uma nova coleção, basta reunir as fotos das peças. Agora, caso você queira fazer um tutorial, será preciso criar um design específico. 

Para isso, existem ferramentas gratuitas na internet, como o Canva, que são bastante intuitivas. No entanto, caso você prefira ou possa, existe a opção de contratar um designer.

2. Faça um post carrossel

Com as fotos e os vídeos selecionados, ou a arte pronta, é o momento de selecionar na sua galeria tudo o que vai entrar no álbum para criar o carrossel.

Após escolher todas as mídias, escrever a legenda que deseja e colocar as hashtags relacionadas ao seu negócio, é só publicar.

3. Compartilhe nos stories

Após o álbum ser publicado, compartilhe nos stories para atrair o maior número de seguidores possível.

Uma sugestão é fazer uso de figurinhas no estilo “clique aqui” ou “post novo”, para estimular seus seguidores a irem até a publicação e interagirem, seja por meio de likes ou comentários.

4. Crie um álbum de destaque

Por fim, crie um álbum de destaque no seu Instagram, para que o post carrossel apareça logo abaixo da sua bio, além do feed. 

Assim, sempre que um cliente novo acessar seu perfil, será mais fácil que ele tenha acesso a esse conteúdo específico por meio dos destaques.

Agora que você já sabe como criar um álbum no Instagram e quais são as vantagens que essa ferramenta pode trazer para sua loja virtual, é importante se manter atualizado sobre as demais estratégias de marketing que podem impulsionar seu negócio. Para isso, acesse nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas de uma loja e confira as nossas dicas!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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