Produtos e Nichos

Aprendar como montar sua biografia para Instagram de brechó e se destacar na internet

Aprenda como criar biografia para Instagram de brechó

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A biografia do Instagram é um espaço para que você apresente o seu negócio e chame a atenção do público que visita o seu perfil. Selecionar as informações do seu brechó é o primeiro passo para construir uma bio para Instagram criativa e atrativa.

Você sabia que a biografia para Instagram de brechó é um recurso que pode te ajudar a vender mais? Pois é! Esse espaço do seu perfil é muito importante, pois é onde os clientes vão encontrar as principais informações sobre o seu brechó, além de servir como um cartão de apresentação da sua loja.

Ou seja, a sua bio vai definir o primeiro contato de visitantes com a sua marca, as impressões que ela passa e o tipo de produto que vende. Sendo assim, vale a pena caprichar na hora de montar a sua, certo?

Quer passar uma impressão boa e marcante, mas não sabe nem por onde começar? Então continue por aqui, porque neste artigo você vai conferir várias dicas úteis que vão te ajudar a montar a bio perfeita.

E aí, vamos começar?

Por que montar um brechó online?

“Criar um Instagram dá muito trabalho!”

“Não sei mexer no aplicativo…”

Você pode até se agarrar a alguma dessas desculpas para ainda não ter um brechó online, mas vale a pena repensar essa perspectiva. Até porque utilizar a ferramenta nem é tão complicado quanto você pensa.

Se você já tem um brechó físico, as oportunidades de venda vão aumentar muito mais no ambiente virtual. E, se você ainda não tem um brechó, que tal começar a considerar essa alternativa como forma de liberar um espacinho no guarda-roupa?

Para quem pensa que brechó é sinônimo de roupa velha e que ninguém se interessa por isso, os números do mercado mostram que a realidade é, na verdade, o oposto disso.

De acordo com matéria da revista Você S/A, os brechós podem ultrapassar o varejo de moda até 2024.

Ou seja, esse tipo de comércio está em alta, principalmente depois de ter um crescimento de 48,5% durante a pandemia. As pessoas passaram mais tempo dentro de casa e navegando na internet, dois fatores que, combinados, propiciaram uma “limpeza” no armário.

Além disso, as roupas de segunda mão são especialmente valorizadas pela geração Z (nascidos a partir de 1997). Influenciados pelas mudanças da moda, os jovens ressignificaram as formas de se vestir, e os looks com peças de brechó se tornaram uma febre fashion. Isso sem mencionar a consciência ambiental, que está cada vez mais presente nas novas gerações e que também incentiva o consumo responsável.

Todos esses fatores fazem com que os brechós online sejam uma tendência promissora para quem quer investir nesse mercado.

Qual a importância de usar o Instagram para vender?

Já reparou que o Instagram está cheio de lojas investindo em posts diários? Você com certeza acompanha alguma loja por lá e conhece alguém que já fez compras com alguma marca que descobriu por ali.

Isso não é por acaso. Só no Brasil, o Instagram é a 4ª rede social mais usada, com 110 milhões de usuários. Já pensou na possibilidade de ter seus produtos ao alcance de tantas pessoas? Já imaginou a quantidade de novas vendas que essa exposição pode te render?

Pois é. O Instagram é uma ferramenta muito poderosa para qualquer lojista!

Por que montar uma biografia perfeita?

Antes de saber como montar sua biografia para Instagram de brechó, vale a pena entender melhor qual a importância de dedicar um pouco do seu tempo a isso.

Em primeiro lugar, a bio é um texto curto que fica logo abaixo do nome da loja. É um espaço para se apresentar e incluir informações pertinentes ao público, como o horário de atendimento, por exemplo.

Agora, imagine que você é cliente e quer encontrar a loja que melhor representa o seu estilo. No Instagram, você vai encontrar várias lojas e brechós, apenas fazendo uma busca rápida na barra de pesquisa. Não é difícil. 

Como atualmente é possível fazer entregas para todo o país, a concorrência é muito grande. Em poucos minutos, é possível visitar vários perfis. Sendo assim, como chamar a atenção de quem tem tantas opções? Como mostrar que o seu brechó é diferente e especial?

Pois bem, a biografia do seu perfil pode conquistar o interesse de alguém que se deparou com ele. Em poucas palavras, você pode transmitir a personalidade e os valores da sua marca, fazendo com que o público se identifique e comece a seguir o seu brechó.

Como montar uma biografia para Instagram de brechó?

Você decidiu partir para a ação e colocar seu brechó online no ar. E agora, como montar a bio perfeita? Confira as dicas a seguir:

Defina o nome de usuário

O nome de usuário deve incluir o nome do seu brechó e, ao mesmo tempo, ser simples. Tente não criar nomes muito grandes, complexos ou com números e símbolos. É importante que seja algo fácil de lembrar, para que seus seguidores te encontrem rapidamente.

Escolha uma frase de impacto

Escolha uma frase marcante para representar a sua marca. Não precisa ser nada mirabolante, simples também funciona. Pense em algo que transmita os valores da sua loja. Por que você está vendendo? O que você acredita que seus produtos podem proporcionar de bom para quem escolhe adquiri-los?

Mostre o diferencial do seu negócio

Quem chega ao seu perfil precisa se sentir imediatamente atraído por ele. Uma estratégia para conseguir isso é falar sobre o diferencial do seu brechó. O que você tem que os outros não têm? Entrega rápida? Experiência de compra incrível? Atendimento personalizado? Pense com cuidado sobre o que você pode oferecer e inclua na sua bio.

Invista em clareza e objetividade

Como já mencionamos antes, a bio tem espaço para um texto curto. Então não adianta pensar em escrever uma carta de apresentação prolixa, porque não vai caber. Saiba dizer em poucas palavras o que você vende e para quem vende. Isso é o que o público espera encontrar ao visitar o seu perfil.

Inclua seu brechó em uma categoria

A versão comercial do Instagram permite que você inclua seu negócio em uma categoria. Isso é muito importante para que os visitantes saibam exatamente que tipo de produto você vende, logo que chegam ao seu perfil. 

Na sua bio você também pode incluir um link (que pode ser para o seu site ou para o seu WhatsApp Business, por exemplo), facilitando o acesso a outros canais da sua marca. 

Da mesma forma, vale a pena incluir CTAs (Call-To-Actions ou chamadas para ação) que nada mais são do que botões com comandos como “ligar” ou “enviar uma mensagem”. Esses detalhes melhoram a experiência de quem está visitando seu perfil.

Informe o horário de atendimento e endereço

Mesmo sendo um brechó online, pode ser que você nem sempre esteja disponível para responder clientes, principalmente se não tiver alguém responsável para te ajudar no atendimento.

Nesse caso, é muito importante incluir um horário de atendimento na bio. Assim o seu público fica ciente de qual o melhor momento do dia para entrar em contato.

Caso você também tenha uma loja física, vale incluir o endereço dela. Ou ainda, se o seu brechó é exclusivamente online, você pode informar se envia para todo o Brasil ou até mesmo para o exterior.

Crie destaques

Os destaques são um caminho mais rápido para que os visitantes conheçam seu perfil sem precisar ficar rolando todas as postagens do feed

Além disso, essa é uma ótima ferramenta para você se aprofundar nas informações fornecidas na bio, criando destaques para falar mais sobre o seu brechó, que tipo de roupas você vende, quais são os prazos de envio, entre outras informações úteis.

Divulgue promoções

Está fazendo uma promoção especial por tempo limitado? Que tal inserir na bio aquele desconto incrível para chamar a atenção dos visitantes? Para isso, você pode utilizar ferramentas como o app PostBuilder para aumentar a área de conteúdo da sua biografia.

Onde buscar inspirações?

O próprio Instagram é uma fonte de inspiração. Busque por brechós e tente encontrar aqueles que mais se aproximam do que você gosta e do que pretende vender. 

Além disso, pergunte a pessoas próximas se elas acompanham lojas na plataforma e questione o que elas mais gostam nos respectivos perfis. Reúna essas informações e faça uma lista com os principais pontos que te agradam, pensando em como você pode criar a personalidade do seu brechó em cima disso.

Quais os cuidados a serem tomados?

Existem alguns cuidados importantes e que devem ser tomados ao montar uma biografia para Instagram. Tenha certeza de cumprir com eles:

  • Evite erros ortográficos, abreviações e gírias: eles passam uma impressão pouco profissional para o perfil;
  • Escolha muito bem a foto do perfil: o ideal é que sua marca tenha uma logo própria, mas, caso não possa investir nisso ainda, escolha uma foto que represente muito bem o seu nicho;
  • Jamais copie a bio de outro brechó ou loja: isso pode te trazer diversos problemas e, além do mais, você quer que o seu perfil seja único, certo?

Tudo certo para montar sua biografia de Instagram para brechó? Esperamos que, com essas dicas, você tenha se convencido de que não é difícil vender mais utilizando a rede social, basta aplicar algumas boas práticas e tomar certos cuidados. Confira também como montar uma biografia para Instagram de artesanato!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.