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Centro de Distribuição do Mercado Livre: descubra como ele pode impulsionar sua loja virtual

Imagem representativa de Centro de distribuição do Mercado Livre

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Centro de Distribuição do Mercado Livre é um lugar onde a empresa, que é um marketplace, armazena os produtos dos seus vendedores para que eles possam ser embalados e enviados aos clientes com muito mais rapidez e eficiência.

Você já imaginou ter um parceiro estratégico que cuide do armazenamento, da embalagem e do envio dos produtos da sua loja virtual enquanto você se concentra em expandir os seus negócios? O Centro de Distribuição do Mercado Livre é exatamente isso!

Se você tem o seu próprio negócio e procura por mais agilidade, eficiência e em oferecer uma experiência de compra excepcional para seus clientes, esse pode ser o momento perfeito para conhecer a importância de utilizar esse serviço.

Neste post, vamos detalhar as vantagens, o funcionamento e o impacto positivo que essa solução logística pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

O que é o Centro de Distribuição do Mercado Livre?

O Centro de Distribuição do Mercado Livre é um lugar onde a empresa, que é um marketplace, armazena os produtos dos seus vendedores para que eles possam ser embalados e enviados aos clientes com muito mais rapidez e eficiência.

Resumidamente, ele é como se fosse um grande armazém que ajuda a gerenciar o estoque e a entrega dos produtos vendidos no site. Os vendedores, então, somente precisam enviar os seus produtos para o Centro de Distribuição (CD), onde eles são armazenados e organizados.

Quando um cliente da loja fizer uma compra, o próprio Mercado Livre utiliza a sua rede de transporte para enviar o item adquirido diretamente do Centro de Distribuição para o comprador. Geralmente, o prazo de entrega costuma ser muito rápido — e vários produtos são entregues no mesmo dia ou no dia seguinte.

O Centro de Distribuição é uma maneira dos vendedores do Mercado Livre aumentarem sua eficiência de armazenamento e entrega — já que com ele é possível reduzir o tempo e os custos associados ao gerenciamento de estoque e envio de produtos. Isso pode ser especialmente útil para os vendedores que não têm espaço ou até mesmo recursos para gerenciar o seu próprio estoque e o envio de produtos.

Vantagens de um Centro de Distribuição do Mercado Livre

Existem diversas vantagens que um Centro de Distribuição do Mercado Livre pode oferecer para as lojas virtuais. Confira, a seguir, algumas delas.

Agilidade na entrega

O Centro de Distribuição do Mercado Livre armazena os produtos dos vendedores em um único local, o que permite que o marketplace envie os produtos aos clientes de uma maneira mais rápida e eficiente. Isso se traduz em maior agilidade na entrega e pode gerar maior satisfação dos clientes, além de uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Economia de custos de envio

Ao utilizar a própria rede de transporte, o Mercado Livre consegue negociar melhores preços de envio, o que se transforma em economia tanto para os vendedores quanto para os clientes. Ao economizar custos, é possível gerar mais vendas e melhorar a rentabilidade da loja virtual.

Gestão de estoque mais eficiente

O Centro de Distribuição permite que os vendedores gerenciem seu estoque de maneira mais eficiente e precisa. Isso evita o desperdício e garante que os produtos estejam sempre disponíveis para venda. Com uma gestão mais eficiente, os lojistas podem melhorar a rentabilidade do negócio e evitar diversos prejuízos.

Facilidade de logística

O Centro de Distribuição oferece uma solução logística completa para os vendedores ao reduzir a complexidade do gerenciamento de estoque e envio de produtos. Isso permite que os lojistas se concentrem em outras áreas do negócio e ofereçam uma experiência de compra mais satisfatória aos seus clientes.

Como funciona o Centro de Distribuição do Mercado Livre?

O Centro de Distribuição do Mercado Livre funciona como um centro de armazenamento e distribuição de produtos para os vendedores que utilizam essa plataforma. Basicamente, os produtos são enviados para esse espaço e ficam armazenados lá até que sejam vendidos.

Quando um item é vendido, o Mercado Livre realiza todo o processo de separação, embalagem e envio ao cliente. Para que isso seja possível, o CD conta com um sistema de gestão de estoque que permite que os produtos sejam armazenados de uma maneira totalmente organizada e eficiente.

Isso permite que os vendedores tenham um controle mais preciso do seu estoque e possam fazer o seu gerenciamento com mais eficiência. Além disso, o Centro de Distribuição oferece um sistema de segurança para proteger os produtos dos vendedores contra roubo e danos.

O uso da própria rede de transporte do Mercado Livre também é um diferencial do CD, já que permite que os produtos sejam enviados aos compradores com muito mais eficiência e rapidez.

Onde fica o Centro de Distribuição do Mercado Livre?

O Mercado Livre conta com diversos Centros de Distribuição no Brasil que ficam localizados em diferentes regiões do país. Essa estratégia permite que a empresa possa atender os clientes e os vendedores de forma mais inteligente — além de garantir entregas mais rápidas e com custos de envio reduzidos.

Atualmente, os principais Centros de Distribuição do Mercado Livre no Brasil estão localizados em:

  • Cajamar, em São Paulo;
  • Louveira, no interior paulista;
  • Osasco, na região metropolitana de São Paulo;
  • Betim, em Minas Gerais;
  • Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco;
  • Lauro de Freitas, na Bahia.

Além desses, existem outros centros menores, que ficam localizados em cidades como São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Curitiba.

Aqui, vale frisar que o Mercado Livre vem expandindo sua rede de Centros de Distribuição no Brasil com o intuito de buscar cada vez mais proximidade com os clientes e vendedores. A escolha das localizações leva em consideração aspectos como a infraestrutura logística local, a demanda dos consumidores e o potencial de crescimento do mercado em cada região.

Com essa estratégia, o Mercado Livre busca garantir um serviço de qualidade para os seus usuários em todo o território brasileiro.

Como deixar produtos no Centro de Distribuição do Mercado Livre?

Para um lojista deixar seus produtos em um Centro de Distribuição do Mercado Livre, é preciso que ele utilize o serviço chamado “Full, que consiste em enviar os produtos para um dos CDs da empresa. A partir daí, o marketplace fica responsável por armazenar, embalar e enviar os itens vendidos.

Para utilizar o serviço Full, é preciso seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são eles.

Habilite o serviço

Para utilizar o Full, será preciso habilitá-lo no painel de vendas do Mercado Livre e selecionar quais produtos deseja enviar para o CD. É importante lembrar que o serviço é opcional e conta com custos associados — como armazenagem, manuseio e envio.

Prepare os produtos

Antes de enviar os produtos para o CD, o lojista precisa prepará-los corretamente — ao utilizar embalagens adequadas e etiquetas de identificação. O Mercado Livre disponibiliza orientações para garantir que todas as mercadorias sejam entregues de maneira segura e livre de danos.

Envie os itens

O próximo passo é enviar os produtos para o CD escolhido pelo lojista. Para essa etapa, o Mercado Livre disponibiliza uma etiqueta de envio que deve ser anexada à embalagem. É importante lembrar que o lojista é responsável por transportar os produtos até o Centro de Distribuição escolhido.

Somente a pessoa que for levar os produtos será autorizada a entrar no CD. Ela deverá apresentar a documentação necessária, que consiste em:

  • autorização de envio do produto;
  • código QR de entrada que será gerado na finalização do cadastro do responsável por levar o estoque até o CD;
  • RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • documento do veículo, ou seja, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

Acompanhe o estoque

Após enviar os produtos para o CD, o lojista pode acompanhar o estoque de seus produtos no painel de vendas do Mercado Livre. Isso permite ter controle sobre o que está armazenado e gerenciar as vendas de forma mais eficiente.

Gerencie as suas vendas

A partir do momento que o serviço Full é habilitado, todas as etapas referente à entrega das vendas realizadas pelos lojistas serão gerenciadas diretamente pelo Mercado Livre. A empresa fará a separação, embalagem e envio dos produtos vendidos, o que torna todo o processo mais ágil e seguro.

Como se tornar um Centro de Distribuição do Mercado Livre?

Até o momento, não é possível se tornar um Centro de Distribuição do Mercado Livre, já que os que existem são operados exclusivamente por ela. Os CDs são parte integrante da logística da companhia e são utilizados para armazenar e processar os produtos vendidos pelos vendedores cadastrados na plataforma.

Uma das possibilidades, no entanto, é se tornar um parceiro do Mercado Livre por meio do programa “Mercado Envios Flex”. Nele, o marketplace contrata empresas de logística parceiras para fazer entregas em algumas regiões. A parceira fica responsável por retirar o produto no centro de distribuição e por entregá-lo ao comprador.

Para participar do programa Mercado Envios Flex, a empresa de logística precisa atender a alguns requisitos específicos e passar por um processo de credenciamento junto ao Mercado Livre. É importante ressaltar que esse programa é voltado para empresas de logística e não para vendedores que desejam se tornar um centro de distribuição.

Outra possibilidade é se tornar um ponto físico de coleta — e essa opção acaba por ser muito mais interessante para os lojistas. Com ela, é possível oferecer um local conveniente onde os clientes de outros vendedores podem retirar os produtos que compraram no Mercado Livre.

Os lojistas podem optar por enviar seus produtos para o ponto de coleta em vez de enviá-los diretamente para as pessoas que os compraram. Assim, os clientes podem escolher retirar os produtos no seu estabelecimento em um horário que seja conveniente para eles.

Para se tornar um ponto de coleta, você precisa fazer parte da rede de pontos de coleta do Mercado Livre. Para isso, é necessário se cadastrar e cumprir os requisitos estabelecidos pela empresa — que podem variar dependendo das políticas específicas criadas por ela.

Caso você também tenha uma loja física, ao se tornar um ponto de coleta você teria a oportunidade de atrair clientes adicionais para o seu estabelecimento e ampliar o alcance do seu negócio.

Como você pôde perceber, o Centro de Distribuição do Mercado Livre é uma ótima solução para você vender ainda mais. As soluções que ele oferece podem aumentar a produtividade do seu negócio, já que você não precisará se preocupar com o envio dos produtos que forem vendidos pela plataforma.

Loja virtual com integração de marketplace na Bagy

Vender em Marketplaces é uma opção facilitadora e de alto alcance para lojas virtuais. Por essa razão, muitos empreendedores utilizam essas plataformas para aumentar as vendas e reforçar a presença online. 

Se você já tem ou pretende criar seu e-commerce na Bagy, diretamente no painel de controle é possível integrar com marketplaces e anunciar seus produtos nessas ferramentas, de forma prática.

Os Marketplaces com integração direta na Bagy são:

  • Shein
  • Shopee
  • Amazon

Confira, a seguir, um passo a passo para integrar esses marketplaces em sua loja virtual com a Bagy: 

  1. Abra o seu painel de controle da Bagy;
  2. No canto superior, do lado esquerdo da tela, selecione a opção “Marketplace”;
  3. Escolha uma das plataformas disponíveis no canto esquerdo da tela;
  4. Tenha em mãos as seguintes informações antes de autenticar: 

  • Conta de vendedor na plataforma desejada; 
  • Formas de pagamento, regras de aprovação e recebimento de valores, serão de acordo com o marketplace selecionado; 
  • Os métodos de envio seguem o marketplace;
  • Regras de comissão são cobradas de acordo com o marketplace escolhido;

  1. Realize a autenticação da sua conta de vendedor da plataforma escolhida;
  2. Importe os produtos já cadastrados no marketplace selecionado;
  3. Para finalizar, relacione os anúncios importados do marketplace com possíveis itens disponíveis no seu site Bagy; 

Se, antes de integrar com Marketplaces, você precisa criar seu próprio e-commerce, conheça a Bagy e aproveite a chance de ter uma plataforma que te permita vender todos os dias e em diversos canais.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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