O WhatsApp Business, funciona como um aplicativo exclusivo para as empresas interagirem melhor com seus clientes. Através de atualizações, suporte e com a opção de administrar seus negócios a partir de seus telefones celulares, no WhatsApp.
Mais do que utilizar o WhatsApp como um canal de contato com os seus clientes, usando o link de divulgação, por exemplo, é preciso explorar todos os recursos e funcionalidades que a ferramenta oferece. Para uma loja pequena que pensa em profissionalizar o seu negócio, como não aproveitar todos esses benefícios a seu favor? Mas você sabe como funciona o WhatsApp Business?
Afinal, o aplicativo se tornou o meio de contato mais popular entre amigos, familiares, profissionais e, inclusive, empresas. Um perfil no Facebook ou Instagram, por exemplo, já não basta para ter uma relação próxima com os seus clientes e aqueles em potencial. Tendo em vista que o WhatsApp atingiu 2 bilhões de usuários, esse canal de comunicação é essencial para vender mais.
No Brasil, os números são ainda mais impressionantes: 99% dos smartphones têm o aplicativo instalado. Ignorar esse canal pode ser um erro e pior ainda é não saber explorar os benefícios da versão comercial. Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp Business e como usar! Continue a leitura e confira!
Como funciona o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é a ferramenta profissional do aplicativo para permitir que as empresas e empreendedores ofereçam uma melhor experiência de atendimento por meio desse canal. Seja para tirar uma dúvida, seja para finalizar uma venda: tudo pode ser feito de forma prática e automatizada por meio do recurso. Gratuito e com a mesma interface da versão padrão, o WhatsApp Business se tornou uma plataforma obrigatória para qualquer negócio.
Além do atendimento, o WhatsApp Business pode ser usado na prospecção, negociação e conclusão de negócios, sendo um recurso interessante para ações de marketing e vendas. Algumas funcionalidades extras tornam essa versão ideal para responder mensagens sem muita demora e, ao mesmo tempo, permite se aproximar do cliente ao oferecer outra opção de contato.
A parte analítica é outra característica do WhatsApp Business. Estatísticas e métricas sobre o envio das mensagens podem oferecer insights valiosos para melhorar a abordagem dentro da plataforma, tornando o trabalho ainda mais profissional. Portanto, essa versão é ideal para qualquer pessoa que deseja otimizar o gerenciamento dessa plataforma de contato.
Um dos pontos mais relevantes da versão Business do app é o seu funcionamento. Por ter a mesma interface da versão tradicional, o seu uso é simplificado, evitando muitos problemas para a gestão da conta. Dentro da plataforma, porém, é possível realizar algumas mudanças, como a criação do perfil comercial, colocando o nome e outros detalhes da empresa.
Informações sobre endereço físico, e-mail de contato ou até link para o e-commerce podem ser destacados, visando facilitar o contato. A ideia é possibilitar uma experiência realmente profissional, como se o usuário estivesse conversando com uma conta comercial. Todo o funcionamento da plataforma é pensado no planejamento estratégico de uma loja, por exemplo.
Além do painel para controle das estatísticas e indicadores para o monitoramento do desempenho dos seus envios, por exemplo, o recurso para a automação das mensagens é um grande facilitador. A ideia é não perder tempo ao responder os seus clientes, deixando mais tempo livre para planejar e realizar tarefas mais estratégicas para o sucesso em longo prazo.
Para quem é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é destinado para qualquer empreendedor que queira profissionalizar o seu negócio. E isso independentemente do tamanho da sua loja ou até faturamento, já que é uma ferramenta gratuita. Sendo assim, se você quer fazer mais com o que está disponível atualmente, usar essa versão comercial do aplicativo pode ajudar bastante na divulgação da loja e fidelização de clientes.
Dessa forma, qualquer negócio que quiser dar o próximo passo para se posicionar como uma referência no segmento deve contar com a ferramenta. Seja pelo ganho de produtividade, seja pela melhor experiência proporcionada ao consumidor final.
Quais são os usos do WhatsApp Business?
Mas como funciona o WhatsApp comercial na prática? Listamos as principais características dessa versão!
Conta com localização
Um dos recursos mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de colocar a localização da sua loja no perfil, caso também tenha um espaço para receber os seus clientes. Em um contexto no qual o atendimento omnichannel é essencial, conseguir reunir o máximo de informações em um mesmo canal é muito importante. Assim, sem precisar deixar o aplicativo, o usuário confere o endereço da empresa.
Na rotina corrida de quem administra um negócio, essa funcionalidade se mostra muito interessante para clientes em potencial que ainda não conhecem ou nunca visitaram a sua loja. Pode parecer simples, mas essa é uma funcionalidade capaz de deixar a sua conta no WhatsApp ainda mais profissional, aumentando a reputação da marca.
Catálogo de produtos
Seguindo a mesma ideia de oferecer todas as informações necessárias para atendimento ao cliente em um mesmo lugar, o catálogo de produtos é outro recurso importante do WhatsApp Business. Se ele chegou até ali, por que abrir uma outra página para conferir o portfólio da sua loja? Com essa funcionalidade, todos os itens e serviços são exibidos aos usuários.
Essa opção é excelente aos e-commerces, que conseguem realizar uma venda a partir do próprio aplicativo. Outros negócios também fazem uso do catálogo de produtos justamente por servir como um cartão de visitas para atrair e já iniciar uma nova conversa com clientes em potencial. Assim, em um só ambiente, o usuário encontra tudo de mais importante sobre o seu negócio.
Etiquetas para organizar conversas
Dentro do Marketing, a segmentação é um recurso fundamental para o sucesso. A boa notícia é que o WhatsApp Business permite ter esse controle. Afinal, você não vai ter uma lista de contatos com todos os números no mesmo estágio do funil de vendas, certo? Por meio das etiquetas, a sua equipe consegue dividi-los em grupos mais segmentados.
A cor verde pode representar aqueles contatos que já são clientes, enquanto o amarelo serve para quem já pediu um orçamento, mas não fechou negócio. Os critérios variam, mas o importante é criar diferentes listas até para o envio de mensagens mais personalizadas e adequadas a cada usuário, aumentando a eficiência da estratégia.
Imagine que você tem um novo produto em seu portfólio, mas ele só faz sentido para quem já comprou outro item do seu catálogo. Não seria melhor enviar uma campanha segmentada apenas a esses consumidores? Faria mais sentido, não é? Com esse recurso, as chances da mensagem ser lida e aumentar a taxa de conversão são grandes.
Estatísticas de mensagens
A precisão do marketing digital para aumentar as vendas é um dos grandes benefícios da estratégia. Mas isso só é possível devido ao uso de dados constante na criação das suas estratégias de comunicação. Dessa forma, a sua equipe pode refinar as campanhas de acordo com o desempenho e a reação do público. E o WhatsApp Business também oferece esse recurso.
A plataforma permite visualizar quantos usuários receberam uma mensagem e, inclusive, quantos leram aquele conteúdo. Essas estatísticas podem se tornar insights valiosos para a sua equipe criar ações mais eficientes. A partir desse aperfeiçoamento constante, a mensagem começa a se adequar ao que os seus grupos preferem receber dentro do aplicativo.
Lançou um novo produto e usou uma chamada em caixa alta e com muita pontuação? O painel de estatísticas mostra que menos de 10% dos contatos leram a mensagem? Talvez seja o momento de rever o que foi feito. Aos poucos, o tom de voz e os recursos utilizados são identificados como aqueles mais ou menos adequados.
Resposta rápida
Se nem sempre é fácil responder rapidamente os seus amigos e familiares no WhatsApp, imagine lidar com os clientes da sua loja? Pensando nisso, a versão profissional do aplicativo disponibiliza um sistema de resposta rápida a fim de facilitar a troca de mensagens. Assim, alguns textos mais padronizados já podem ser salvos e vão aparecer na hora de escrever.
Vamos supor que uma pessoa responda mensagem por mensagem. Com o intuito de evitar que o cliente fique muito tempo sem nenhum retorno da sua loja, a resposta rápida permite saudar o contato e informar que, muito em breve, ele vai ser respondido. Parece pouco, não é? Mas em uma rotina corrida é uma grande mão na roda para otimizar o atendimento prestado aos seus clientes.
Defina algumas opções utilizadas em diversas conversas, salve e utilize quando precisar. Além de ser positivo para o dia a dia da sua equipe, o cliente também se sente valorizado. Por isso é importante não deixar o tom de uma mensagem automática, considere o perfil da sua audiência e deixe claro que é com um humano que ele está conversando.
Diferenças entre o WhatsApp Padrão e o WhatsApp Business
Mas quais são as diferenças entre essas versões?
Perfil comercial
Como já era de se esperar, o WhatsApp Business se trata de um perfil comercial, que tem informações e recursos ideais para uma loja facilitar o contato com os clientes ou divulgar seus produtos e/ou serviços. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao administrar essa conta, garantindo a postura profissional e representando os valores do negócio.
Notificação de conta comercial para os usuários
Quando alguém adiciona o número do seu e-commerce e inicia uma conversa, ele é logo notificado de que aquela conta é comercial. Essa mensagem automática já oferece uma ideia de profissionalismo, fornecendo mais segurança e confiança ao usuário. Também é uma forma de proteger a sua reputação e evitar que alguém falsifique a sua conta, por exemplo.
Automatização de mensagens
Outra diferença significativa entre as duas versões é a possibilidade de automação do envio de mensagens. Vale lembrar que o API permite a integração do WhatsApp Business com uma plataforma voltada à gestão do atendimento ao público. Funcionalidades como essa tornam a versão profissional ainda mais atrativa para quem deseja aumentar a produtividade da equipe de marketing.
Como configurar o WhatsApp Business
Agora que você já sabe todos os benefícios e como funciona o WhatsApp comercial, o que acha de instalar essa versão no seu smartphone? Confira!
Instalação
A instalação do WhatsApp Business é muito fácil: baixe o aplicativo no seu celular (ou da sua loja), confirme o número com o mecanismo de segurança do aplicativo e coloque o nome do seu negócio.
Configuração
Quando a interface do WhatsApp aparecer, basta clicar em “Mais Opções” — o símbolo com os três pontinhos no canto superior direito da tela —, selecionar “Configurações” e colocar os detalhes sobre o seu negócio.
Edição de perfil
Para editar as informações exibidas no seu WhatsApp Business, a tarefa é simples, basta seguir o seguinte caminho: “Mais Opções”, “Ferramentas comerciais”, “Perfil Comercial” e, em seguida, clicar no ícone para editar o perfil. Basta selecionar os campos que quer alterar, fazer as mudanças e salvar. Simples, não acha?
Mensagem automática
Um dos recursos do WhatsApp Business é o uso das mensagens automáticas. A boa notícia é que elas são muito fáceis de serem configuradas. Clique no ícone de “Mais Opções” e depois selecione, em sequência: “Configurações” e “Configurações da empresa”. Na próxima tela, a opção “Respostas rápidas” vai permitir que você adicione as mensagens rápidas desejadas.
Se você busca profissionalizar e otimizar o atendimento oferecido aos seus clientes, o WhatsApp Business é uma das soluções mais indicadas. Afinal, se o seu cliente está no Brasil, provavelmente ele tem o aplicativo instalado em seu celular, certo? E nada melhor que estar presente nos mesmos canais que a sua audiência. Tudo isso de forma simples e muito eficiente.
Para ter sucesso dentro desse canal, porém, é preciso fazer mais do que apenas ter a versão comercial, não é mesmo? Que tal, então, conferir outro artigo nosso e descobrir como vender no WhatsApp com tudo que precisa para usar o aplicativo para escalar suas vendas?