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E-commerce

Passo a passo: veja como montar uma loja de esportes

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de loja de esportes.

Montar uma loja de esportes envolve definir seu mix de produtos, ter um plano de marketing e ainda trabalhar ao lado de boas plataformas de e-commerce para apoiar as suas vendas.

Abrir uma loja de esportes pode ser uma ótima maneira de conquistar uma base de clientes apaixonados. No entanto, há algumas coisas importantes que você precisará fazer para começar.

Pensar no tipo de cliente que você deseja atender, criar um bom mix de produtos e conhecer as marcas esportivas em destaque são algumas práticas que ajudam você a criar um negócio de sucesso.

Neste post, mostraremos tudo que é necessário para montar sua própria loja de esportes!

Por que ter uma loja de esportes?

Há muitas razões pelas quais você deve abrir uma loja de artigos esportivos. Em primeiro lugar, ele é um negócio muito lucrativo. Hoje em dia, cada vez mais e mais pessoas buscam cuidar de sua saúde.

Praticar esportes, ir a uma academia e se alimentar melhor são tópicos que só vem crescendo, principalmente entre os mais jovens, que estão criando uma geração inteira de pessoas focadas na saúde.

Além disso, os próprios dados sobre o público conseguem dizer muito sobre o mercado de esportes.

Por fim, abrir uma loja de artigos esportivos pode ser muito divertido! Se você é apaixonado por esportes e gosta de ajudar as pessoas a serem mais saudáveis, esse pode ser o negócio perfeito para você!

O que faz parte de uma loja de esportes?

Ao decidir entrar no mundo do varejo esportivo, existem diversas opções de produtos para vender. 

Alguns dos itens que você pode vender em uma loja de artigos esportivos incluem: 

  •  Roupas esportivas,
  •  Acessórios para exercícios,
  •  Calçados esportivos,
  •  Produtos de higiene pessoal,
  •  Suplementos,
  •  Etc.

O céu é realmente o limite quando se trata de abastecer suas prateleiras! Mas, para escolher entre eles, é importante se perguntar: você quer ser uma loja geral de artigos esportivos ou focar em um nicho específico?

Há prós e contras em ambas as abordagens. Uma loja geral de artigos esportivos terá uma gama maior de clientes, mas pode não ser vista como especialista em nenhuma área. 

Por outro lado, se você optar por se concentrar em um nicho específico, poderá se posicionar como especialista e atrair clientes mais dedicados.

Para decidir entre os dois é importante fazer uma pesquisa para entender qual abordagem é a certa para você e seus objetivos de negócios. 

Como abrir uma loja de esportes?

Abrir uma loja esportiva pode ser uma ótima opção se você é apaixonado por esportes e quer ter seu próprio negócio. 

No entanto, é preciso se planejar e conhecer as principais práticas que ajudarão no crescimento da sua loja.

Para conhecer esses passos, basta conferir as dicas que separamos abaixo sobre como abrir uma loja de material esportivo de sucesso!

Faça um planejamento

Quando se trata de ter uma loja online de esportes bem-sucedida, o primeiro passo é criar um bom planejamento. Para isso, nada melhor do que elaborar um plano de negócios. 

Este documento ajuda os empreendedores a mapear as próximas etapas que precisam tomar para alcançar seus objetivos. Também permite que eles acompanhem seu progresso e façam as mudanças necessárias ao longo do caminho.

É a partir do plano de negócio que você define itens como:

  •  Fontes de receita da sua empresa;
  •  Principais concorrentes;
  •  Possíveis parceiros de negócios;
  •  Canais de vendas;
  •  Custos que sua empresa terá;
  •  Principais atividades do negócio;
  •  E muito mais.

Criar um plano de negócios pode parecer uma tarefa difícil, mas você pode encontrar modelos prontos para se basear na internet.

O importante é que você reserve um tempo para fazer isso da maneira certa. Com um plano bem elaborado, você estará no caminho do sucesso.

Estabeleça objetivos

É muito importante que os empreendedores definam objetivos para seus negócios. Os objetivos ajudam a orientar todas as ações e decisões do empreendedor. Sem um objetivo claro, pode ser muito difícil progredir e alcançar o sucesso.

Existem muitos tipos de objetivos que uma loja de artigos esportivos pode ter. Por exemplo, a loja pode querer:

  • Vender 250 produtos por mês;
  • Gerar R$10 mil de receita;
  • Alcançar novos clientes para a sua base.

Para defini-lo, cabe ao empreendedor decidir quais objetivos são mais importantes para seus negócios.

Além disso, é fundamental saber como definir objetivos realistas. Uma forma interessante de fazer isso é usando o método SMART

Os objetivos SMART são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo. Isso significa que são metas claras e alcançáveis que podem ser usadas para monitorar o progresso e medir o sucesso.

Depois que os objetivos forem estabelecidos, o empreendedor pode criar estratégias e planos para ajudá-lo a alcançar suas metas. 

Determine o público-alvo

Definir o público-alvo de sua loja é uma etapa importante no processo de aprender a como montar uma loja de materiais esportivos.

Conhecer seu público-alvo ajudará você a determinar quais tipos de necessidades e pontos problemáticos esse grupo tem e que sua empresa pode resolver.

Por exemplo, você pode abrir uma loja de roupas esportivas especificamente para mulheres grávidas. Isso forneceria uma solução de vestuário confortável e ajustável para todas as fases da gravidez. Isso acontece quando você trabalha com um público-alvo bem definido.

Para definir o público, você pode começar a pensar nos seguintes pontos:

  1. Considere quem precisa ou gostaria de usar seus produtos, ou serviços;
  2. Pense em várias características desse grupo de pessoas, como idade, localização, interesses, etc.;
  3. Crie personas de compradores para seus clientes ideais com base nessas características;
  4. Use pesquisas e análises de mercado para saber mais sobre seu público-alvo e o que eles estão procurando online.

Ao trabalhar em cima disso, você conseguirá criar o perfil ideal de cliente da sua empresa e assim poderá ter resultados melhores!

Defina os produtos

Depois de definir o seu público-alvo e os principais objetivos do negócio, já é possível começar a pensar nos produtos que você vai vender.

Ao ter um conhecimento claro sobre sua audiência, ficará mais fácil escolher os produtos que eles buscam e atendem a alguma necessidade do momento.

Uma prática interessante de se ter é já pensar em estratégias para você diversificar as opções de produtos para assim manter um bom ticket médio para o seu negócio.

Você pode fazer isso ao não se limitar a um único tipo de produto. Por exemplo, quem vende roupas esportivas para gestantes pode aumentar seu mix ao fornecer acessórios para treinar em casa.

É possível até mesclar a venda de produtos com a venda de serviços. Sua loja de esportes pode fazer parcerias com um personal trainer para oferecer treinos específicos para as gestantes, por exemplo.

Dessa forma, você diversifica os produtos, pode ter mais fontes de receitas e assim mantém seu negócio competitivo!

Organize as finanças

Organizar as finanças de uma loja de produtos esportivos pode ser essencial para analisar melhor seu desempenho e evitar decisões financeiras ruins no futuro. 

Para organizar as finanças, é importante manter uma planilha contendo informações sobre suas despesas fixas e variáveis. Isso lhe dará maior controle sobre a sua receita.

Para melhorar o cenário, pode ser bom criar metas financeiras para sua empresa, como aumentar o lucro em 50% ou reduzir despesas fixas para obter mais lucro. 

Ao seguir essas etapas, você pode garantir que sua loja de esportes seja financeiramente bem-sucedida.

Planeje a estrutura

Quando você planeja abrir uma loja de artigos esportivos, há muitos fatores a serem considerados em termos de estrutura. 

Para quem deseja ter uma loja física, é necessário considerar todos os custos envolvidos na criação e funcionamento do negócio. Isso inclui pagamentos de aluguel, impostos, seguros, salários de funcionários e muito mais.

A localização da sua loja também é importante. Você precisará escolher um local que seja de fácil acesso para os clientes e tenha boa movimentação. 

Mas, o cenário muda para quem está pensando em criar uma loja online de esportes. Aqui o primeiro passo é encontrar uma plataforma de e-commerce que ofereça os recursos certos para você vender bem.

Existem muitas opções diferentes disponíveis, sendo importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher. 

Garanta a documentação necessária

Ao abrir qualquer tipo de empresa, é essencial ter a documentação em ordem, inclusive para uma loja de artigos esportivos. 

Uma das etapas mais importantes é se formalizar e ter seu próprio CNPJ. Para fazer isso, você deve reunir a documentação necessária, como:

  • Documento de identidade;
  • Alvará de funcionamento;
  • Registo na junta comercial;
  • Alvará do corpo de bombeiros;
  • Declaração do imposto de renda;
  • Alvará da vigilância sanitária;
  • Registro na Junta Comercial do município para tirar o NIR;
  • Licença ambiental;
  • Entre outros.

Cada cidade pode pedir documentos diferentes para você realizar a abertura da sua empresa. Mas, para realizar tudo isso e entender a tributação ideal para o seu negócio, é aconselhável ter um contador ao seu lado para facilitar o processo e evitar erros.

Realize a divulgação

Divulgar o seu negócio é uma das etapas mais importantes da sua loja de esportes. Afinal de contas, para que o público conheça você e seus produtos, é preciso mostrar ao mundo que sua loja existe!

Hoje em dia, há muitas maneiras de promover uma loja de esportes e assim trazer o público mais perto do seu negócio.

Uma forma interessante é realizar promoções especiais para suas vendas. Por exemplo, você pode vender equipamentos para um determinado esporte ou oferecer descontos para clientes que compram vários itens. 

Você também pode patrocinar equipes ou atletas locais e oferecer ofertas exclusivas em sua loja. Também é possível promover seu negócio ao envolver-se na comunidade e organizar eventos ou workshops sobre vários tópicos esportivos. 

Seja qual for a estratégia promocional que você escolher, certifique-se de ser consistente em suas mensagens e sua marca em todos os canais. Para isso, é interessante que você trabalhe com um bom plano de marketing.

Um plano de marketing bem executado ajudará você a divulgar sua loja de esportes, atrair clientes e impulsionar as vendas. Além disso, ele pode melhorar o reconhecimento do seu negócio e fazer com que ele tenha um bom posicionamento no mercado!

Pesquise os fornecedores

Existem muitos fornecedores diferentes de lojas de artigos esportivos. Visto isso, é importante reservar um tempo para encontrar um que seja adequado para sua empresa. 

Para isso, você pode começar definindo as principais necessidades que seu negócio tem e que o fornecedor precisa suprir, como

  • Precisar de equipamentos para um esporte ou vários;
  • Ter um transporte rápido e seguro;
  • Possuir suporte por canais específicos, como WhatsApp;
  • Ter processos simples e pouco burocráticos;
  • Entre outros

Além disso, pesquise e compare os preços para garantir que os valores oferecidos pelo fornecedor sejam justos e competitivos. Mas também não opte pela opção mais barata: você pode acabar com mercadorias de baixa qualidade.

Por fim, verifique se o parceiro pode fornecer um bom atendimento ao cliente ao descobrir como eles respondem às perguntas sobre preços e produtos antes de assinar com eles. 

Assim, você evita ter que continuar com uma parceira que oferece uma experiência de compra ruim.

Profissionalize o seu negócio

Analise os concorrentes

Ter um concorrente no mercado de lojas de artigos esportivos é realmente um ponto positivo. A partir deles você consegue enxergar as estratégias que funcionam e as que podem não funcionar em seu segmento. 

Para descobrir tudo isso, você deve analisar o comportamento de sua concorrência e entender:

  • Como eles vendem os produtos;
  • De que forma se promovem;
  • Como conversam com os clientes;
  • Que tipo de perfil de cliente atraem;
  • Quão bem-sucedido é o negócio;
  • Etc.

Essas informações são valiosas porque permitem que você ajuste suas próprias estratégias e consiga caminhar junto do mercado

Invista nas redes sociais

Hoje em dia as redes sociais ajudam a alavancar qualquer tipo de negócio, tanto que um dos primeiros passos que os empreendedores dão na hora de criar seus negócios é criar uma conta nas redes! 

Sendo assim, não podemos ignorar todas as possibilidades que as redes podem trazer. Mas, na hora de trabalhar com elas, é essencial escolher as redes mais importantes para o seu negócio.

Para isso, verifique onde sua concorrência é mais ativa e avalie quais redes serão mais úteis para você e que ajudarão a atingir seus objetivos comerciais específicos. 

Às vezes seu negócio não precisa estar em todas as redes, mas só naquelas que seu público está presente.

Além disso, comece a investir um tempo para criar conteúdos interessantes e compartilháveis. Hoje isso é fundamental para qualquer tipo de estratégia de mídia social, porque é o que aproxima seu negócio do cliente ideal.

Como ter sucesso com uma loja de esportes?

Ter uma loja de esporte bem sucedida pode demandar tempo e dedicação de você, mas, no final, todo o tempo investido valerá a pena!

Porém, para que seu negócio realmente caminhe para o sucesso, é interessante que você dê uma atenção especial as seguintes práticas:

  • Busque conhecer profundamente seu público e sempre personalizar sua comunicação para que ele se sinta único;
  • Procure trabalhar com produtos que sejam de compra recorrente para sempre ter vendas;
  • Sempre pesquise tendências para poder adaptar as estratégias da sua loja conforme o mercado cresce;
  • Verifique os produtos que o seu público mais usa ou precisa no dia a dia e sempre mantenha seu estoque bem abastecido com eles;
  • Use mensagens com apelo forte a ação, como “Compre agora” ou “Adicionar no carrinho” para incentivar o público;
  • Busque oferecer um ótimo atendimento ao cliente para assim conquistá-lo mais 
  • Trabalhe com estratégias que destaquem a sua marca e fazem ela ficar na mente do consumidor.

Além dessas dicas, para a sua loja de produtos esportivos obter sucesso é interessante trabalhar com as vendas online para alcançar mais pessoas.

Para isso, você pode investir na criação de um site fácil de navegar, para que os visitantes possam encontrar facilmente o que estão procurando e realizem suas compras de qualquer lugar do mudo!

Por que contar com a Bagy?

Ter uma loja virtual de esportes é muito importante para você que deseja ter um negócio de sucesso.

Mas, para criá-la, é fundamental contar com o apoio da plataforma de e-commerce certa, que oferece a você todos os recursos para desenvolver uma loja que aumenta as suas vendas.

Para isso, você pode contar com a Bagy!

Só com a gente você consegue criar uma loja em poucos cliques, com um design incrível onde você pode:

  • Adicionar quantos produtos quiser;
  • Acessar vários meios de pagamento integrados;
  • Oferecer o melhor sistema de envio e frete aos clientes;
  • Ter uma loja otimizada para os clientes comparem pelo celular.

Além disso tudo, a Bagy é a única plataforma que ajuda você a ter a sacolinha do Instagram e assim transformar um simples post ou stories em vendas!

E para melhorar, você pode usar nossa plataforma sem pagar nada de comissão ao optar pelo BagyPay!

Quer ver o que mais a Bagy pode ajudar você? Venha conhecer nosso site e confira todos os recursos que sua loja de esportes pode ter com a gente!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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