As redes sociais são essenciais para o engajamento entre uma loja e os seus clientes, não é mesmo? Mas para aproveitar todos esses benefícios, é preciso conhecer todos os recursos disponíveis nessas ferramentas, certo? Algumas ideias de enquetes para Instagram, por exemplo, podem ser excelentes para coletar feedbacks dos seus clientes e, assim, proporcionar uma experiência cada vez melhor e completa para eles.
Para qualquer loja virtual, entender como pedir uma avaliação do cliente é uma tarefa fundamental para o sucesso a longo prazo. Afinal, como garantir o contato mais próximo com o seu público-alvo sem uma troca constante de informações? Mas isso não precisa ser feito de maneira tão formal, é possível utilizar as redes sociais, por exemplo. O que acha, então, de conferir algumas dicas de ideias de enquetes para Instagram?
Com uma ferramenta tão popular para consumidores de diferentes nichos de mercado, por que não utilizar essa solução simples, prática e orgânica para ter um número maior de interações com os seus seguidores e clientes em potencial? Mas é preciso ter um planejamento ao utilizar esse recurso, para fazer com que as informações coletadas, de fato, ajudem a sua loja virtual a alcançar melhores resultados em vendas, por exemplo.
Mas como utilizar esse recurso do Instagram na prática? Quais são os benefícios de apostar nessa solução? E, mais importante, quais ideias de enquete para o Instagram podem ajudar a sua loja? Que tal solucionar todas essas dúvidas? Preparamos um conteúdo completo com todas as respostas sobre o tema para tornar a comunicação com os seus seguidores ainda melhor. Continue a leitura e confira!
O que são as enquetes do Instagram?
As enquetes do Instagram são um recurso da rede social para aumentar a interação entre marcas e seus seguidores. Dentro do Story, o usuário pode utilizar uma das muitas personalizações disponíveis para criar enquetes dos mais variados tipos para os seus seguidores responderem. Seja um simples “sim” ou “não”, seja uma comparação entre dois produtos da sua loja.
Como colocar enquetes no Instagram?
E qual é o passo a passo para colocar enquetes no Instagram? É muito simples, basta seguir as dicas:
- 1º passo: acesse a sua conta comercial do Instagram;
- 2º passo: selecione o ícone de “+” no canto superior direito da sua tela;
- 3º passo: escolha a opção “Story”;
- 4º passo: defina qual vai ser a imagem publicada ao fundo, o ideal é que já esteja pronta;
- 5º passo: clique no ícone com a figurinha no topo superior direito;
- 6º passo: pronto, agora é só escolher qual tipo de enquete vai fazer.
Muito simples, não é mesmo?
Quais os benefícios das enquetes para Instagram?
O principal benefício de utilizar as enquetes para o Instagram é construir uma relação mais próxima com o seu público. Não é uma tarefa simples ter mais contato com os seus seguidores e, menos ainda, conseguir informações relevantes sobre os seus produtos e serviços, não é mesmo? As enquetes são um jeito simples, prático e orgânico de aproximar a sua marca dos seguidores e coletar feedbacks importantes para o seu negócio.
Além disso, as redes sociais devem ser utilizadas como um canal de vendas, certo? Por que apenas publicar os conteúdos e não entender o que está por trás das vontades desses clientes? Quais são as dores e como a sua loja pode solucioná-las? A partir das enquetes, você abre um canal de comunicação relevante para construir essa relação mais próxima e de confiança, ajudando até mesmo na fidelização dos clientes.
Afinal, quando você vai atrás do consumidor para ter mais informações sobre o produto, isso mostra um interesse da sua marca em fazer muito mais do que apenas vender, não é mesmo? Sem dúvidas, isso vai ser valorizado pelo consumidor. Ainda mais importante, ele passa a se sentir confortável a compartilhar eventuais feedbacks que tenha para oferecer sobre outros temas e produtos, fornecendo muitas informações para a sua loja.
Quais as ideias de enquetes para Instagram?
Mas, afinal, quais ideias de enquetes para Instagram mais podem ajudar a sua loja virtual? Como cada negócio tem uma dificuldade específica, listamos alguns tópicos que podem ser muito úteis para entender um pouco mais sobre a opinião do seu cliente sobre a sua marca, os seus produtos e o relacionamento.
Feedback sobre as novidades
A sua loja lançou um produto novo ou um novo método de pagamento, por exemplo? Isso é excelente para aumentar o portfólio ou mesmo para melhorar o que é oferecido ao cliente em sua jornada de compra, certo? Mas será que o resultado foi realmente o esperado? Uma dica, então, é criar uma enquete simples para pedir um feedback dos seus seguidores sobre as novidades da sua loja que foram lançadas recentemente.
A ideia aqui é ir direto ao ponto: colocar alguma imagem do produto (ou deixar claro do que está falando) e perguntar se eles gostaram ou não da novidade. Em casos mais elaborados, você ainda pode modificar o tom de voz para se adequar ao público. Não importa quais sejam os seus seguidores, quanto mais próximo for o contato, maiores são as chances de que aquela enquete funcione e gere feedbacks interessantes.
Batalhas de produtos
Outra ideia de enquete para Instagram que pode ser muito útil é a batalha entre produtos. Basicamente, se trata de colocar um produto contra o outro para ver qual é a maior aceitação do público. Mas se engana quem pensa que a ideia aqui é só saber qual é mais popular, mas são vários outros feedbacks que podem ser coletados e transformados em ações práticas para a sua loja.
Quer um exemplo? Imagine que você tem uma loja de roupas e colocou duas blusas em disputa nessa enquete. A vencedora, porém, é justamente a peça que tem menos vendas na sua loja. Essa é uma mensagem importante de que, talvez, as vendas desse produto estejam mais baixas não pela qualidade, cor ou modelo, mas sim por outros fatores, como um preço mais alto. A partir dessa resposta, você pode criar outras enquetes mais específica para resolver o problema.
Temas interessantes
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente para construir uma relação mais próxima e natural com os consumidores, certo? Por que não usar o recurso de enquetes no Instagram para abordar temas interessantes sobre o seu segmento de atuação. Falar sobre o lançamento de uma inovação que pode modificar o mercado ou até mesmo sobre como é feito o processo de criação dos seus produtos.
Para quem quiser expandir essa estratégia, você pode ainda abordar temas mais amplos, que falam sobre direitos do consumidor, por exemplo. O que acha de explicar mais sobre a sua política de trocas, mencionando alguma lei ou regulamentação que garante certo direito ao cliente e que a sua loja respeita? É uma forma mais descontraída de abordar um assunto mais burocrático e nem sempre tão atrativo.
Enquetes relacionadas aos bastidores
Os consumidores não querem apenas comprar produtos, não é mesmo? Eles querem se relacionar com as marcas e criar laços mais duradouros. Por conta disso, pode ser interessante realizar algumas enquetes relacionadas aos bastidores da sua loja. Pergunte aos seus seguidores se eles querem saber mais sobre, por exemplo, como é feito o processo de criação das velas aromáticas do seu e-commerce.
Ou que tal mostrar mais do dia a dia da sua equipe? Todos esses temas são válidos se a ideia é construir uma relação mais próxima com o cliente. Isso faz com que ele se encante ainda mais pela sua marca e até acabe fidelizado. Mas esses esforços só vão gerar resultado se for do interesse do seu público, o que torna relevante utilizar essa enquete para um processo de verificação.
Enquete com emoji deslizante
Uma forma mais simples de saber (e mais orgânica) de saber se um produto está fazendo sucesso ou não pode ser criar uma enquete com emoji deslizante. A ideia é utilizar esse recurso para avaliar um pouco mais a aceitação do público sobre, por exemplo, um produto específico. Coloque uma foto caprichada, faça uma pergunta direta e avalie o desempenho da enquete ao longo do tempo para saber mais sobre o feedback dos clientes.
Esse tipo de enquete, porém, gera um resultado pouco preciso, inclusive por não permitir uma resposta mais direta por parte dos seguidores. Então não se deixe levar apenas por esse resultado, mas é uma forma simples de gerar interação e coletar alguns feedbacks. Uma dica interessante para esse formato é comparar números de outros produtos utilizando essa estratégia, o que pode resultar em informações comparativas relevantes.
Verdadeiro ou falso
Você também pode fazer enquetes mais descontraídas, utilizando o tão famoso “verdadeiro ou falso” para criar essa interação com o público. O ideal aqui é utilizam um tom mais leve, questionando, por exemplo, se é verdadeiro ou falso que a sua loja oferece o frete mais barato para os seus clientes. Pegue um ponto diferencial do seu negócio e brinque com ele para entender se os seguidores têm essa percepção ou não sobre a marca.
Perguntas sobre conteúdos que desejam ver
Além disso, a sua loja pode usar as enquetes do Instagram para ser ainda mais direto ao ponto: pergunte sobre os conteúdos que desejam ver. Deixe o campo aberto para respostas e, em seguida, análise todas as opções que foram colocadas ali. Quanto mais informações, mais insights valiosos para que a sua você e/ou a sua equipe consiga construir conteúdos mais relevantes para publicar no Instagram.
Perguntas sobre preferências pessoais
Nada melhor do que conhecer a fundo o seu consumidor, não é mesmo? As enquetes também podem ser abertas e mais amplas para entender, por exemplo, um pouco mais sobre as preferências pessoais dos seus seguidores. Está planejando aumentar o portfólio da sua loja, mas quer ter mais certeza dos produtos que podem ser comercializados? Entenda mais sobre os gostos e desejos de quem está seguindo a sua página no Instagram.
Outro exemplo do que pode ser utilizado como ferramenta de feedback é entender mais sobre as preferências de compra do consumidor. Por que não descobrir se ele prefere comprar pelo celular ou pelo computador? Ou mesmo sobre quais métodos de pagamento ele sente mais segurança ao fazer uma compra online, por exemplo? A ideia é coletar informações que possam representar melhorias para a jornada do cliente como um todo.
Envio de dúvidas
As enquetes do Instagram também podem ser utilizadas para coletas dúvidas dos seus seguidores. Abra uma caixa de perguntas e deixe em aberto para que os seus seguidores possam perguntar por qualquer coisa. A ideia é estimular essa troca de informações, fazendo com que os consumidores se sintam confortáveis em deixar respostas e avaliações sobre os produtos da sua loja.
O mais legal nesse modelo de enquete é que você pode compartilhar as dúvidas mais relevantes. Um seguidor perguntou sobre aceitar Pix na sua loja, por que não compartilhar com outros usuários no próprio Story? Assim, a dúvida de uma pessoa pode acabar resolvendo a dor de outros. E isso pode gerar um ciclo de troca de informações constantes para a sua loja.
O que achou dessas ideias de enquetes para Instagram? Alguma delas ajuda a solucionar uma dor do seu negócio nesse momento? Faça um planejamento sobre quais são as dificuldades da sua loja atual e escolha o melhor formato para ter informações valiosas dos seus clientes. Quanto melhor estruturado esse tipo de ação, maiores são as chances desses feedbacks se transformarem em soluções para o seu e-commerce.