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Onde encontrar produtos para revender? Confira os principais meios para cada nicho de mercado

Saiba onde encontrar produtos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber onde encontrar produtos para revender é primordial para o sucesso do seu negócio, afinal, impacta diretamente na satisfação dos seus clientes e, consequentemente, no faturamento da sua loja virtual. 

Existem diversas formas de atrair vendas para seu negócio e, entre elas, uma das principais é comercializar bons produtos.

Quando você vende itens de qualidade por um preço acessível, os clientes retornam e ainda indicam sua loja virtual para amigos e familiares.

Portanto, antes de fechar contrato com algum fornecedor, é importante saber onde encontrar produtos para revender em cada nicho de mercado

Para poupar seu trabalho de pesquisa, neste artigo, reunimos dicas importantes sobre esse assunto. Confira!

O que é um bom produto para vender na loja?

Para determinar o que é um bom produto para vender na loja, é preciso avaliar alguns pontos importantes. São eles:

Público-alvo

Ao pensar no produto ideal para vender na sua loja virtual, você também deve refletir sobre o público-alvo dele. Para isso, basta usar a própria internet para fazer pesquisas.

Tendo um conhecimento básico sobre SEO (otimização para mecanismos de busca), por exemplo, você consegue pesquisar palavras-chaves associadas ao produto que você pretende vender.

Assim, é possível verificar o volume de busca do item e o perfil dos consumidores que têm interesse em adquiri-lo. 

Mercado

O próximo ponto que deve ser avaliado é o funcionamento do mercado, visto que o produto em questão deve atender às necessidades dos consumidores. Logo, é importante analisar:

  • quem são seus concorrentes;
  • qual é a sazonalidade das vendas;
  • se há uma boa quantidade de consumidores interessados em comprar seu produto;
  • se esse número de interessados pode sustentar seu negócio.

Concorrência

Avalie a sua concorrência. Entenda se o mercado está saturado, qual é o volume de concorrentes e como eles se movimentam.

Ao se deparar com um mercado com uma grande concorrência, o desafio é maior, pois é preciso buscar formas de se destacar e aumentar sua participação no segmento em questão.

Nesse sentido, algumas maneiras de chamar a atenção dos clientes são:

  • evitar concorrer com lojas de grande porte que vendem produtos duráveis, pois o custo delas é menor que o seu;
  • fornecer informações detalhadas sobre o produto comercializado;
  • disponibilizar diferentes formas de pagamento;
  • oferecer um bom serviço de atendimento ao cliente.

Fornecedores

Outro ponto que faz toda diferença no momento de escolher um bom produto para vender em sua loja virtual é entender como ele será fornecido e qual é o volume de oferta na região em que você atua.

Caso o produto que você pretende vender seja facilmente encontrado na internet ou em lojas físicas, você precisará encontrar meios de torná-lo mais atrativo em sua loja virtual.

Então, pense em um diferencial viável para seu negócio. Frete grátis? Entrega rápida? Valor agregado? Preço acessível?

Além disso, também é importante ter em mente que os fornecedores serão os maiores parceiros da sua empresa. Portanto, veja se você consegue um valor competitivo e verifique se eles conseguem repor os produtos rapidamente, caso esgotem.

Peso e volume

Tanto o peso quanto o volume do produto que você escolher influencia diretamente os resultados do seu negócio.

Nesse sentido, o ideal é que o produto não seja nem grande e nem pesado demais, visto que isso dificulta o processo de entrega e a armazenagem no estoque.

Além disso, produtos muito grandes e pesados requerem fretes mais caros, o que nem sempre é benéfico para o consumidor final.

Frequência de compra

Embora produtos como smartphones, por exemplo, tenham uma boa saída, você já parou para pensar em quantas vezes por ano uma pessoa troca de celular? Por outro lado, quantas vezes por ano uma pessoa compra produtos de limpeza?

A partir desse pensamento, é possível ter uma ideia da frequência de compra dos produtos que você deseja vender em sua loja virtual.

Caso o produto escolhido seja o smartphone, provavelmente você vai precisar receber pedidos de diversos consumidores diferentes durante o ano, visto que as chances do mesmo cliente comprar mais de um celular nesse período são baixas. 

No entanto, se você vender produtos de limpeza ou itens que saem rapidamente, como capinhas de celular e roupas, você vai precisar repor o estoque com frequência. 

Portanto, pense na saída do produto antes de definir o que vai vender para ter margens de lucros satisfatórias.

Produtos e serviços de sucesso

Por fim, existem segmentos que permanecem em alta mesmo em momentos de crise, e outros que oferecem diversas possibilidades para os empreendedores. Entre eles, podemos destacar:  

  • celulares;
  • petshop;
  • artigos para festas;
  • calçados;
  • produtos infantis;
  • roupas;
  • itens de moda.

Logo, vale considerar esses segmentos ao escolher um bom produto para vender na sua loja virtual.

Onde encontrar produtos para revender?

Como você pode perceber, tomar boas decisões sobre os produtos comercializados pelo seu negócio requer muita pesquisa e conhecimento.

E, agora que você já sabe o que é um bom produto para vender em sua loja virtual, confira onde encontrar itens para revender. 

Fábricas 

Comprar produtos diretamente da fábrica normalmente é uma boa opção, sobretudo se sua intenção for fazer uma negociação em maior escala.

Isso porque quando a compra é efetuada em grande quantidade, você aumenta as possibilidades de conseguir melhores valores e condições de pagamento.

Consequentemente, quanto menor for o preço fechado com o fabricante, maior será o lucro obtido com a revenda do produto.

Porém, não estamos falando somente de uma vantagem financeira — que já é algo bem importante.

Além disso, todas as etapas do processo são encaminhadas diretamente com o fornecedor, sem intermediários, criando uma relação mais próxima e de confiança entre ambas as partes.

Isso é positivo pois, no varejo, ter fornecedores confiáveis faz total diferença para receber um bom atendimento no dia a dia e estar sempre com o estoque completo.

Distribuidoras

Embora comprar produtos para revender diretamente da fábrica seja interessante, nem sempre é a melhor opção. 

Em alguns casos, devido às características do item ou de sua própria operação, optar por uma distribuidora pode ser a alternativa ideal.

Caso você esteja em busca de itens a pronta entrega, por exemplo, recorrer a uma distribuidora normalmente é mais vantajoso, visto que as fábricas tendem a pedir prazos maiores, sobretudo se tratando de vendas de larga escala.

Outra situação em que comprar produtos para revender de distribuidoras é o melhor modelo de negócio é quando você procura variedade.

Como elas costumam trabalhar com vários fornecedores, de diversas marcas, o leque de opções tende a ser mais amplo.

Sites chineses

Produtos comprados em sites chineses podem chegar a ser até 200% mais baratos do que os itens comprados aqui no Brasil. Por isso, revender produtos importados da China é uma boa opção para lojistas que desejam obter bons lucros.

Além disso, também é uma maneira de se destacar em meio a concorrência, visto que algumas mercadorias chinesas não são encontradas em fornecedores brasileiros.

No entanto, embora seja um modelo de negócio extremamente lucrativo, a revenda de produtos importados em sites chineses requer muito cuidado. Do contrário, o que deveria ser um diferencial vantajoso pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Entre esses cuidados, os principais são:

  • estudar as Leis para Importação;
  • escolher fornecedores confiáveis;
  • conhecer e definir a forma de importação (dropshipping, importação direta, trading e importa fácil).

Parcerias 

Parcerias são acordos ou contratos formalizados entre empresas dispostas a se ajudarem mutuamente, independentemente do porte.

Quando sua loja faz uma parceria com outra, ambas saem ganhando, sobretudo se tratando de pequenos e médios negócios

Entre os maiores benefícios desse modelo de negócio, podemos destacar:

  • maior poder de compra em fornecedores em comum;
  • ajuda mútua com produtos complementares;
  • indicação mútua para suas respectivas bases de clientes.

Apesar das vantagens, antes de firmar qualquer tipo de parceria com uma marca ou até mesmo outra loja virtual, é importante ter certeza que os valores dos negócios estejam alinhados.

Caso contrário, essa união pode trazer prejuízos aos resultados do seu negócio e também à reputação da sua marca perante ao mercado.

Além disso, é imprescindível elaborar um documento assinado por todos, com os acordos e as regras definidas entre as partes envolvidas.

Ainda que se trate de uma parceria informal, esse documento dá mais credibilidade à união, pois atesta o comprometimento de todos em relação à durabilidade e o intuito da parceria.

Onde encontrar produtos por nicho de mercado?

Existem diversos meios de encontrar produtos para revender, por isso, separamos opções de fornecedores de acordo com cada nicho de mercado. Assim, é mais fácil identificar aqueles que se enquadram no seu negócio. Confira!

Saúde

Beleza

Pets

Lazer

Vestuário

Eletrônicos

Diversos

Quais erros evitar na busca de produtos para revenda?

Tão importante quanto saber o que você deve fazer para encontrar os melhores produtos para vender na sua loja virtual, é ter em mente o que não deve ser feito. 

Por isso, selecionamos os principais erros que não podem ser cometidos durante sua busca por itens para revenda. São eles:

  • escolher produtos de difícil transporte;
  • desconsiderar a lógica de volume x preço;
  • não conhecer sobre o produto;
  • ter processos desalinhados com a empresa;
  • não pensar na qualidade dos produtos;

Lembre-se que o produto escolhido tem influência direta nas vendas e nos lucros do seu negócio, além de impactar a imagem da sua marca.

Portanto, é fundamental prezar pela qualidade, custo-benefício, segurança no transporte e valor do frete repassado para os consumidores. 

Como se manter atualizado em relação às tendências do e-commerce?

Se manter atualizado em relação às tendências do e-commerce é fundamental para quem tem ou pretende ter uma loja virtual.

Isso porque, a partir dessa análise, é possível traçar estratégias assertivas e eficientes, além de conhecer e suprir as expectativas dos clientes.

O setor de vendas do e-commerce brasileiro teve um crescimento de 20,56% em janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Já entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021, a alta foi de 0,63%. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi de 16,14%, de acordo com o MCC-ENET.

Ter acesso a dados como esse e buscar informações sobre hábitos de consumo e assuntos relacionados é a melhor forma de encontrar produtos para vender online.

Felizmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar você nessa pesquisa investigativa. Entre elas, podemos destacar:

Marketplaces de e-commerce

Vários marketplaces de e-commerce oferecem um panorama de quais são os produtos que os consumidores mais estão comprando, visto que eles possuem diversas páginas especiais dedicadas aos produtos novos e aos mais vendidos.

Entre esses marketplaces, podemos destacar:

  • Termômetro de Vendas da Amazon: mostra quais produtos estão no topo de diversas categorias a cada hora;
  • Os Mais Desejados da Amazon: mostra os principais itens que os clientes pensam em comprar no futuro.
  • eRank: ferramenta de SEO que revela palavras-chave com uma grande quantidade de buscas.

Redes sociais

Segundo pesquisas recentes, 74% dos clientes buscam perfis em redes sociais e influenciadores ao efetuar compras na internet.

Isso porque, conforme as marcas fazem uso do marketing de influenciadores e do comércio social, essas plataformas se transformaram no local ideal para falar sobre os produtos mais vendidos online.

Portanto, para acompanhar as tendências de e-commerce por meio dessas ferramentas, buscar hashtags populares no Twitter e no Instagram para visualizar os produtos que estão em alta e usar a barra de buscas no Pinterest para ver as palavras-chave em destaque é uma boa opção.

Outra alternativa é procurar comunidades e grupos relacionados ao seu nicho de mercado no Facebook e no Reddit. Isso porque analisá-las permite que você identifique quais itens vender quando seu público-alvo for o consumidor que faz parte desse tipo de grupo.

Sites de relatórios de tendências

Também existem sites de relatórios de tendências, que mostram quais são os tópicos e produtos de maior interesse dos usuários da internet. Entre os principais, podemos destacar:

  • Google Trends: ferramenta que possibilita que você conheça tendências comportamentais e de consumo online. Por meio desse recurso virtual, é possível determinar, em um período específico, o grau de interesse dos usuários sobre qualquer questão;
  • Think with Google: plataforma de tendências de categoria que revela produtos com grande demanda e itens que estão em alta;
  • Trend Hunter: recurso que reúne os produtos novos e mais vendidos do e-commerce mensalmente. Ele também oferece versão premium, caso você deseje ter acesso a relatórios detalhados e rastrear os tópicos apresentados.

Ferramentas adicionais de avaliação de tendências em potencial

Por fim, após obter informações sobre produtos com potencial para venda, ainda existem ferramentas adicionais que avaliam essas tendências.

Viral Launch: essa ferramenta premium foi pensada para os vendedores da Amazon, mas também pode ser útil para as demais lojas virtuais. O recurso de Inteligência de Mercado, por exemplo, pode ser usado para obter um feedback sobre sua ideia de produto e mensurar os lucros, além de visualizar as tendências do mercado.

Agora que você já sabe onde encontrar produtos para revender e entende o processo por trás dessa escolha – que parece simples, mas envolve diversas questões – por que não simplificar e tornar seguros todos os processos da sua loja virtual?

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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