Empreendedorismo

Ideias de pequenos negócios lucrativos: conheça as tendências para 2024!

Ideias de pequenos negócios lucrativos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Neste artigo, você irá encontrar ideias de pequenos negócios lucrativos e dicas para que você comece a empreender agora mesmo, com um baixo investimento inicial.

Está buscando por ideias de pequenos negócios lucrativos para começar a trabalhar com pouco investimento e um bom retorno a longo prazo? Confira as tendências para o ano de 2024!

Neste artigo, vamos te explicar o que são os pequenos negócios lucrativos, quais as vantagens de empreender nesse segmento e quais os setores que fizeram mais sucesso no ano de 2023, assim como trazer algumas ideias de negócios e dicas para começar.

E então, vamos lá?

O que são os pequenos negócios lucrativos?

Os pequenos negócios lucrativos são modelos de empreendimentos que exigem um menor investimento inicial, mas que são capazes de gerar um bom retorno financeiro a curto e longo prazo.

Assim, ao contrário dos modelos de negócios tradicionais, é possível começar a empreender sem gastar valores exorbitantes com o risco de não conseguir lucrar nos primeiros meses. 

Como há uma infinidade de segmentos que permitem a criação de pequenos negócios lucrativos, as opções para quem quer abrir sua própria empresa são muitas e qualquer pessoa pode ser bem-sucedida.

Por que criar o próprio negócio?

Criar o próprio negócio te traz maior independência, uma vez que você se torna seu próprio chefe e não precisa seguir ordens de outras pessoas. E, claro, é uma experiência significativa para a carreira de qualquer profissional.

Sendo dono do seu próprio negócio, você irá colocar em prática suas habilidades técnicas e também de liderança, mostrando que é capaz de conduzir pessoas e de gerenciar um empreendimento.

Outro benefício é que você escolhe em quais horários irá trabalhar. Dependendo do segmento, você realmente pode trabalhar quando quiser, sem se preocupar em cumprir uma carga horária específica.

Como a liberdade é maior quando temos o nosso negócio próprio em comparação com um trabalho comum, você pode dedicar seu tempo a fazer o que você gosta e aliar a satisfação pessoal à profissional.

Você provavelmente precisará estudar muito e buscar capacitações para te ajudar a fazer uma boa gestão do seu negócio, o que te transformará em um profissional mais completo, com vivência prática e conhecimento teórico.

Conheça ideias de negócios lucrativos com pouco investimento

Confira, abaixo, ideias de negócios lucrativos que você pode abrir com pouco investimento.

Produção de conteúdos e blog

Cada vez mais cresce o número de empresas que vêm investindo na produção de conteúdos online e criação de blogs. Se você escreve bem e domina as estratégias de marketing digital, há a possibilidade de oferecer serviços nessa área.

O profissional de produção de conteúdo atua como autônomo para criar textos para empresas. A área está ganhando bastante popularidade, principalmente porque não exige que as pessoas atuem de forma presencial.

Escreva e Publique seus Próprios Livros

Para muitos, escrever um livro pode parecer algo distante, talvez até inalcançável para quem está fora do mercado editorial. Entretanto, publicar uma obra autoral não é tão difícil quanto parece.

Em primeiro lugar, você precisa organizar e escrever todo o conteúdo textual. Com o material em mãos, é a hora de enviar o original para editoras ou prestadoras de serviços gráficos e fazer o investimento necessário para a publicação.

Hoje em dia, é possível contratar um ghost writers para escrever um livro para você, com base na sua ideia inicial. Essa é uma opção para quem não tem tanta habilidade com a escrita, mas gostaria de publicar uma obra.

Infoprodutos

Você é especialista em uma área específica? Tem bastante experiência no seu segmento de atuação? Gostaria de ensinar o que sabe para outras pessoas? Pois saiba que existem inúmeros profissionais investindo na criação de infoprodutos com base nos seus conhecimentos!

Mas o que é um infoproduto? Basicamente, são produtos digitais desenvolvidos a partir de informações, podendo ser oferecidos de maneira gratuita ou paga. Os formatos são diversos, desde cursos online a webinários e e-books.

Por exemplo, se você trabalha com administração, pode usar a internet para ensinar empreendedores a gerenciar seus próprios negócios. Já se você empreende na área de alimentação, pode orientar pessoas que queiram fazer o mesmo mas não saibam por onde começar. As possibilidades são muitas, basta ter criatividade.

Comece uma Carreira como Designer Gráfico Freelancer

Caso você tenha habilidades na área de design gráfico, uma boa ideia é começar a atuar como freelancer. Você pode prestar serviços para empresas que estão em qualquer lugar do mundo de maneira remota.

E se você ainda não domina o design gráfico, mas gostaria de trabalhar com essa área, há uma infinidade de cursos online que podem te ensinar a usar os principais softwares de edição.

Marketing de Afiliados

Uma possibilidade que vem crescendo bastante nos últimos anos é o trabalho com marketing de afiliados. E o que é esse tipo de marketing? Qual sua diferença do marketing digital tradicional?

O afiliados é uma pessoa que tem a autorização para divulgar o infoproduto de outro profissional por meio de um link personalizado. Quando uma venda é efetuada, essa pessoa recebe uma comissão por ter contribuído.

Salão de Beleza

Os salões de beleza existem há anos e ainda são uma ideia de negócio rentável, uma vez que há uma grande procura por esse tipo de serviço em praticamente qualquer lugar.

Se você tem habilidades com cabelo, maquiagem e unhas, um salão pode ser o negócio ideal para você. Além disso, também existem cursos específicos que você pode estudar para aprender as habilidades necessárias para manter um salão.

Artesanato

Cada vez mais pessoas vêm procurando por produtos autorais e artesanais, em contraste com aqueles vendidos pelas grandes marcas. Há um crescente movimento de valorização à economia criativa local.

Assim, caso você possua habilidades para criar produtos manuais, vender artesanato sem dúvidas é uma ideia interessante. Com a popularização das redes sociais, você nem precisa de uma loja física, pode produzir em casa e depois vender online para pessoas de todas as regiões do país.

Venda de alimentos

A venda de alimentos salgados ou doces é uma ideia de negócio atrativa para quem gosta de cozinhar ou simplesmente tem habilidades culinárias e gostaria de transformá-las em fonte de renda.

Em geral, os profissionais de alimentação trabalham por encomendas e muitos usam a internet para mostrar seus produtos, além de realizar todo o contato com os clientes.

Importação de Produtos

A importação de produtos pode ser uma boa forma de conseguir um bom rendimento, já que existem produtos mais difíceis de serem encontrados aqui no Brasil. No caso de produtos que não achamos facilmente em solo nacional, é possível cobrar um valor um pouco mais alto em razão da exclusividade dos produtos.

Especialista em Facebook e Google Ads

Como as vendas online têm uma proporção considerável, os profissionais especialistas em tráfego pago estão sendo bastante requisitados para criar anúncios capazes de converter em bons resultados.

Um ponto interessante a ser mencionado é que as próprias plataformas de anúncios, como Google e Facebook Ads, oferecem treinamento online com certificação para as pessoas que desejam aprender a utilizar seus serviços.

Dropshipping

O dropshipping é uma prática em que você pode vender produtos que não são armazenados e nem enviados por você, o que faz com que não haja a necessidade de um espaço físico.

Quando o cliente faz um pedido na sua loja, é o seu fornecedor de dropshipping quem será o responsável por garantir que a pessoa receba o produto dentro do prazo esperado.

Clube de assinaturas

Os clubes de assinaturas já são bem conhecidos por enviarem produtos selecionados mensalmente aos assinantes por valores específicos. Existem clubes de cosméticos, vinhos, livros, produtos para animais de estimação e até mesmo verduras, então as opções de segmentação são diversas.

Franquias

O modelo de franquias é aquele em que um negócio, já testado e mais consolidado no mercado, permite que empreendedores usem a mesma marca para abrir negócios semelhantes após o pagamento de um valor combinado entre ambas as partes.

Em contraposição com as outras ideias de negócio, talvez seja necessário fazer um investimento inicial mais alto, mas há o benefício de que o franqueado tem o auxílio da empresa para estruturar o negócio.

Dicas de como montar seu pequeno negócio

Em primeiro lugar, quem quer montar seu próprio negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte, deve realizar uma pesquisa de mercado e elaborar um planejamento estratégico pensando em toda a estrutura da empresa.

A organização das finanças é muito importante, pois nos primeiros meses o custo tende a ser maior que o lucro. Além disso, formalize o seu negócio o quanto antes para poder aproveitar todos os benefícios garantidos pela legislação.

Caso seja necessário contratar alguém para te ajudar, procure uma pessoa competente e que realmente saiba o que faz. É melhor gastar um pouco mais para contar com um funcionário qualificado do que pagar um valor baixo para um profissional que não esteja no nível da vaga.

Uma dica é ficar de olho em editais do governo e de empresas privadas, pois dezenas de iniciativas visam fomentar o empreendedorismo brasileiro e você pode conseguir apoio para seu negócio gratuitamente.

Agora que você entendeu o que são os pequenos negócios lucrativos, quais seus benefícios e como montar o seu, aproveite para ter um site na maior comunidade de lojistas do Brasil, a Bagy.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Tenha um site pronto para sua loja vender!