Marketplace

Como ser afiliado na Shopee: passo a passo, regras, vantagens e principais dúvidas!

Imagem ilustrativa para afiliado shopee

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ser afiliado na Shopee, basta se cadastrar no portal oficial do programa e aguardar (ter um perfil público ativo nas redes sociais aumenta suas chances). Após aprovado, você já pode gerar seus links e compartilhá-los em seus canais de divulgação para receber comissões.

Já temos aqui no blog um passo a passo para vender na Shopee. O que muita gente não sabe é que existem outras formas de ganhar dinheiro nesse marketplace incrível e gerar uma renda extra, não importa se você é lojista ou não.

Assim como outras plataformas, a Shopee tem seu próprio programa de afiliados, um meio de impulsionar a divulgação dos produtos com a ajuda de parceiros comissionados.

Se você já tem uma audiência nas redes sociais ou em um blog, por exemplo, essa é uma grande oportunidade de monetizar o seu conteúdo, ou seja, transformá-lo em dinheiro. Se ainda não tem, é possível mirar o seu crescimento nesse tipo de divulgação para obter uma renda extra ou até criar um negócio muito rentável no longo prazo.

O melhor de tudo, é que o programa é super acessível! Neste artigo, ensinamos como se afiliar na Shopee e ganhar dinheiro, passo a passo, e tiramos as principais dúvidas sobre o assunto para você sair daqui com tudo pronto para começar. Vem com a gente!

O que é ser um afiliado Shopee?

Um afiliado Shopee é um parceiro independente que divulga produtos em sites, blogs e redes sociais e recebe comissões pelas vendas realizadas no marketplace a partir de suas indicações. Na internet, essas indicações são rastreadas por meio de links personalizados usados pelos afiliados na descrição de vídeos, em textos e em páginas de venda.

Ou seja, o afiliado da Shopee não é um vendedor, mas uma espécie de promotor de vendas que conduz os consumidores até determinados produtos e lojas ou ajuda o cliente a decidir a melhor compra.

Como a Shopee realiza suas próprias campanhas de divulgação e a plataforma tem seu próprio serviço de anúncios, os afiliados geralmente atuam como consultores, diretamente ou indiretamente. Os reviews, os tutoriais e os comparativos são formatos que fazem muito sucesso, embora exista espaço para várias outras estratégias.

Quais são as principais vantagens de participar do programa de afiliados da Shopee?

Existem diversas vantagens em saber como ganhar dinheiro na Shopee como afiliado. Separamos as principais delas a seguir.

É um modelo de negócio acessível

Entre as diversas formas de ganhar dinheiro na internet, ser um afiliado da Shopee é um dos caminhos mais acessíveis, pois não requer pagamentos iniciais, nem há muitas exigências para participar.

O cadastro é simplificado

Bastam algumas informações e alguns cliques para se cadastrar na Shopee como afiliado. O que pode tomar um tempinho a mais é o cadastro de dados bancários, mas, com os documentos em mãos, o processo também leva poucos minutos.

Você pode começar a vender imediatamente

Após ter o cadastro aprovado, você já pode gerar e divulgar seus links imediatamente. Geralmente, as pessoas começam divulgando produtos em grupos de amigos e familiares para testar a plataforma, mas você já vai estar ganhando dinheiro com isso!

Você tem acesso a métricas para melhorar os seus resultados

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de gerar dados para medir o desempenho de nossas ações e otimizar as nossas estratégias. A plataforma da Shopee oferece um painel completo com métricas para você acompanhar o seu progresso e fazer ajustes para melhorar os seus resultados constantemente.

Como funciona o programa de afiliados da Shopee?

Quem nunca teve contato com esse tipo de modelo de negócio pode ficar um pouco confuso sobre o funcionamento do programa de afiliados da Shopee. Entretanto, é tudo muito simples de entender.

Um afiliado da Shopee ganha dinheiro da seguinte forma:

  • em seu painel pessoal, ele gera um link exclusivo que leva para a página da categoria ou do produto que ele quer promover;
  • em seguida, ele anexa este link junto a seus conteúdos, como na descrição de um vídeo de review ou na CTA de um post de blog com um comparativo ou tutorial;
  • após publicar o conteúdo, parte das pessoas que o acessam decidem clicar no link e comprar o produto;
  • após um período de aprovação e processamento, o valor da comissão é liberado no painel do afiliado na Shopee;
  • por fim, após a data de faturamento, os valores são transferidos para a conta bancária cadastrada pelo afiliado.

Como você já deve ter percebido, os links de afiliados são muito comuns na internet, especialmente em páginas, blogs e canais de influenciadores digitais. Esse tipo de divulgação funciona muito bem nos programas de afiliado, pois os influenciadores têm muito impacto sobre suas audiências, além disso, muitas pessoas buscam a indicação deles na hora de descobrir ou comparar produtos.

Isso não quer dizer que você precisa, obrigatoriamente, ser um influenciador para ganhar dinheiro na Shopee. Existem outros meios com grande potencial, como:

  • blogs especializados;
  • grupos de whatsapp;
  • lojas virtuais;
  • conteúdos, como reviews, unboxing e tutoriais;
  • lives;
  • indicação direta (por mensagem).

Como você vê, o trabalho de um afiliado da Shopee nada mais é do que fazer com que as pessoas cliquem em seus links de divulgação, o que deve ser feito com estratégia!

Não adianta nada sair por aí colando links em todo lugar, sem nenhum critério ou contexto. As pessoas não vão clicar e muitas plataformas podem bloqueá-los por entender isso como spam. Além disso, você corre o risco de ser visto como um chato!

Passo a passo para se tornar um afiliado da Shopee

Gostou da oportunidade? Então é hora de aprender como se tornar um afiliado da Shopee. É muito fácil! Veja!

Como se cadastrar no programa de afiliados da Shopee pelo site

Saiba como se cadastrar usando o seu computador!

1. Acesse o portal de afiliados da Shopee

Acesse o site “shopee.com.br/m/afiliados”. Nesta página, você encontra várias informações sobre o programa e alguns vídeos com depoimentos de afiliados.

Para dar sequência ao cadastro, clique em Inscreva-se.

2. Informe os dados solicitados

Caso não esteja logado na Shopee, precisará primeiro fazer login na plataforma ou criar uma nova conta. É só seguir as informações solicitadas, tudo muito simples e rápido de fazer.

A página de cadastro é divida em três etapas. Na primeira, alguns dados básicos são solicitados, como nome, saudação, endereço, país e e-mail (que será verificado).

Em seguida, você deverá informar dados de mídia, ou seja, o principal meio que utilizará para divulgar seus links de afiliado. Pode ser o endereço de um site, um perfil comercial no Instagram ou um canal no YouTube, por exemplo, e o link deve ser direto (sem redirecionamentos).

A qualidade do seu canal de divulgação contribui para a sua aprovação. Além disso, o seu perfil nas redes sociais deve ser público e ter feito postagens nos últimos 3 meses, indicando que atua, de fato, com divulgação. Não são aceitos perfis que publicam conteúdos impróprios ou violentos.

3. Aguarde a sua aprovação

A última etapa é com a Shopee. Após informar todos os dados solicitados, eles são enviados para análise. A aprovação (ou reprovação) pode demorar até 10 dias úteis, e você receberá um e-mail com orientações.

Uma vez aceito, você passará por um “onboarding”, que nada mais são do que mensagens ensinando como acessar e usar o portal do afiliados, além de dicas de divulgação.

Como se cadastrar no programa de afiliados da Shopee pelo app

Se preferir, você também pode se cadastrar usando o seu celular, por meio do app da Shopee. Se ainda não tem, procure na sua loja de aplicativos, faça o download e depois efetue o login para começar. Depois é só seguir os passos a seguir.

1. Acesse o app

Dentro do aplicativo, clique no menu Eu, que fica no lado inferior direito da tela e procure por Programa de Afiliados. Clique para acessar a área de afiliados. 

2. Informe os dados solicitados

Na próxima página, clique em Entre agora para realizar o seu cadastro. O processo aqui é exatamente como explicamos para o computador, porém, na tela do seu celular.

Basta preencher os dados solicitados e prosseguir.

3. Aguarde a sua aprovação

Após preencher tudo, clique em Enviar para finalizar e aguarde a resposta. Embora o prazo de aprovação seja de 10 dias úteis, muitas vezes acontece mais rápido.

Fique de olho no seu e-mail!

Principais dúvidas sobre o programa de afiliados da Shopee

Para finalizar, reunimos algumas perguntas frequentes sobre o programa de afiliados da Shopee para não restar nenhuma dúvida. Confira!

Quanto a Shopee paga para seus afiliados?

Uma das principais dúvidas (e curiosidades) sobre o programa é quanto ganha um afiliado na Shopee. O pagamento, porém, é sempre variável, pois depende do volume de vendas realizadas por meio dos links do afiliado ― que pode mudar de acordo com vários fatores, desde a estratégia utilizada à sazonalidade das vendas.

As comissões podem variar de acordo com a categoria do produto e outros fatores. A Shopee não disponibiliza uma tabela oficial, mas informa que oferece comissões de até 14% sobre o valor do produto. Nada mal, concorda?

Quais são os requisitos do programa de afiliados?

O programa de afiliados da Shopee é aberto para pessoas físicas e jurídicas, ou seja, você não precisa ter um CNPJ para começar.

O único requisito é ter uma conta na Shopee e pelo menos um perfil ativo em alguma rede social, como o Facebook, o TikTok, o Instagram ou o YouTube.

Quem é vendedor na Shopee pode ser afiliado?

Sim! Se você vende produtos na Shopee ou tem uma loja na plataforma, você pode se cadastrar no programa de afiliados para obter uma renda extra ou ampliar o seu catálogo de produtos com itens de outros vendedores.

As regras para lojistas são as mesmas, só vale destacar que você não deve divulgar seus próprios produtos por meio de links de afiliados, pois podem haver deduções no pagamento das comissões.

Uma boa prática é incentivar afiliados a divulgarem seus produtos (só não são permitidos acordos para obter vantagens). Você pode fazer isso criando ofertas atrativas e disponibilizando informações mais completas em seus anúncios.

O que o afiliado Shopee não pode fazer?

A Shopee estabelece algumas regras para a divulgação dos produtos. Lembre-se que suas ações no programa são monitoradas e más práticas podem fazer você perder o seu cadastro.

Fique atento! Não é permitido:

  • divulgar sua página ou seus links de afiliado em páginas oficiais da Shopee: divulgar links no site, no blog ou nas redes sociais oficiais da Shopee (em comentários, por exemplo);
  • agir ou se apresentar como um funcionário ou parceiro oficial da Shopee: lembre-se que, como afiliado, você é um vendedor independente;
  • entrar em contato com vendedores da Shopee sobre ações de afiliados: fazer acordos com vendedores para obter vantagens;
  • usar a logomarca ou a palavra “Shopee” em seus canais de divulgação: muito cuidado, pois esse é um erro comum que pode colocar a sua conta em jogo.

Como gerar link de afiliado na Shopee?

Você pode gerar um link personalizado tanto no computador, quanto no celular. Em ambos os casos, o processo é muito simples, veja!

Como gerar link de afiliado pelo computador

Para começar, você deve entrar no portal de afiliados da Shopee. Quando chegar lá:

  • clique em Oferta Shopee no menu;
  • selecione uma categoria;
  • clique em Obter Link;
  • em seguida, acesse Link personalizado, no menu;
  • no primeiro campo da tela, cole o link gerado anteriormente;
  • escolha se deseja um link longo ou curto (é recomendável o curto);
  • por fim, clique em Copiar link.

Você também pode criar um link de afiliado para um produto específico. Para fazer isso, basta acessar a página do produto que deseja vender, copiar a URL (o endereço da página no navegador) e colar na área de Link personalizado, seguindo o mesmo processo.

Com o link pronto, basta divulgá-lo em seus canais de divulgação!

Como gerar link de afiliado pelo celular

Você também pode gerar links de afiliados pelo celular usando o aplicativo da Shopee. Para começar, entre na área de afiliados do aplicativo (Eu > Programa de Afiliados), depois:

  • clique em Oferta;
  • em seguida, clique em Converter;
  • depois, copie o link gerado.

Para criar um link de afiliado para um produto específico, copie a URL da página do produto e vá até a área de afiliados do aplicativo. O link será automaticamente detectado e uma janela se abrirá. Nela, clique em Converter e, em seguida, clique em Converter novamente. Seu link está pronto!

Quanto tempo dura o meu link de afiliado da Shopee?

Os links de afiliados não “vencem” (não há necessidade de atualizá-los constantemente), mas os cookies gerados por eles são mantidos por 7 dias. 

Cookies são pequenos arquivos instalados no celular ou no computador das pessoas ao clicarem no seu link de afiliado. É esse arquivo que informa à plataforma que foi você que indicou o produto ou categoria para o cliente.

Resumindo, quando uma pessoa clica no seu link de afiliado, há um prazo de 7 dias para que ela realize a compra e gere comissões para você. Após esse período, o cookie é inativado. 

Além disso, a compra deve ser feita no mesmo navegador (browser) e no mesmo dispositivo que o usuário utilizou ao clicar no seu link de afiliado. Outro ponto importante, é que se, por acaso, a pessoa clicar em um link de outro afiliado (concorrente), a comissão será gerada para o afiliado responsável pelo último clique, tá bom?

Como o afiliado saca o dinheiro na Shopee?

Para sacar as suas comissões, você deve, primeiramente, cadastrar seus dados bancários. Para fazer isso, acesse a área de afiliados, clique sobre o seu nome no menu superior (no computador) ou em Eu (no app) e selecione Configurações de Pagamento.

Uma página com um formulário aparecerá. Clique em Editar para inserir os dados. Você precisará de dados pessoais, bancários e fiscais para completar o cadastro, ok?

A Shopee também disponibiliza um formulário para cadastro de dados de pagamento em um documento. Você o encontra na área de afiliados, acessando: Pagamento > Faturamento > Centro de Educação. O preenchimento deste formulário nem sempre é obrigatório, mas é recomendável para agilizar o cadastro.

Após aprovados os dados, você receberá os pagamentos automaticamente, todos os meses, referente aos ganhos acumulados.

Quanto tempo demora para receber o pagamento das comissões?

Você deve saber que a aprovação da compra do cliente pode levar até 60 dias após a confirmação do pagamento. Ou seja, seu lucro será sempre resgatado no médio e longo prazo. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento financeiro.

Você pode acompanhar seus ganhos no relatório de vendas. Basta acessar a área de afiliados no site ou no app, clicar em Relatório e, depois, em Relatório de vendas. Além de acompanhar os seus ganhos, você também pode conferir o desempenho dos seus links e usar essas informações para melhorar a sua estratégia.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber para ser um afiliado da Shopee e aproveitar essa oportunidade de ter um renda extra ou até escalar um negócio. Não importa se já é um lojista ou não, essa é uma chance incrível de fazer dinheiro na internet, sem precisar realizar grandes investimentos iniciais.

E que tal receber outros conteúdos como esse toda semana com dicas gratuitas para te ajudar a vender online? Aproveite essa oportunidade também e inscreva-se em nossa lista VIP!

Loja virtual com integração de marketplace na Bagy

Vender em Marketplaces é uma opção facilitadora e de alto alcance para lojas virtuais. Por essa razão, muitos empreendedores utilizam essas plataformas para aumentar as vendas e reforçar a presença online. 

Se você já tem ou pretende criar seu e-commerce na Bagy, diretamente no painel de controle é possível integrar com marketplaces e anunciar seus produtos nessas ferramentas, de forma prática.

Os Marketplaces com integração direta na Bagy são:

  • Shein
  • Shopee
  • Amazon

Confira, a seguir, um passo a passo para integrar esses marketplaces em sua loja virtual com a Bagy: 

  1. Abra o seu painel de controle da Bagy;
  2. No canto superior, do lado esquerdo da tela, selecione a opção “Marketplace”;
  3. Escolha uma das plataformas disponíveis no canto esquerdo da tela;
  4. Tenha em mãos as seguintes informações antes de autenticar: 

  • Conta de vendedor na plataforma desejada; 
  • Formas de pagamento, regras de aprovação e recebimento de valores, serão de acordo com o marketplace selecionado; 
  • Os métodos de envio seguem o marketplace;
  • Regras de comissão são cobradas de acordo com o marketplace escolhido;

  1. Realize a autenticação da sua conta de vendedor da plataforma escolhida;
  2. Importe os produtos já cadastrados no marketplace selecionado;
  3. Para finalizar, relacione os anúncios importados do marketplace com possíveis itens disponíveis no seu site Bagy; 

Se, antes de integrar com Marketplaces, você precisa criar seu próprio e-commerce, conheça a Bagy e aproveite a chance de ter uma plataforma que te permita vender todos os dias e em diversos canais.

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.