Marketing

Canva: aprenda como usar a ferramenta de maneira estratégica para seu negócio

Imagem ilustrativo de Canva

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Canva pode ser uma grande ferramenta para a comunicação visual e estratégia de marketing do seu negócio. Gratuito e com recursos incríveis, a plataforma tem sido amplamente usada por profissionais de design.

Ferramentas de edição de imagem e criação de designs são essenciais no marketing e divulgação de empresas. O problema é que muitas delas são caras e podem inviabilizar o uso para pequenos empreendedores que estão começando. Portanto, se você quer uma solução de baixo custo, mas que tenha qualidade, o Canvas é a melhor opção.

A ferramenta ajuda você a criar layouts dos mais diversos tipos e para diferentes momentos da estratégia de comunicação da sua empresa. Você pode dar vida a artes para postagens do Instagram, conteúdos para e-mail marketing, banners para seu site e o que mais desejar. Basta deixar a criatividade fluir e saber onde você quer chegar.

Neste post vamos mostrar mais sobre o que é o Canva, o que dá para fazer na ferramenta e mostrar como colocar a mão na massa. Acompanhe!

O que é o Canva?

O Canva é uma ferramenta de edição e criação de peças gráficas que pode ser usada em uma versão gratuita, com uma série de recursos. Com a plataforma, a partir de templates já prontos, você cria uma infinidade de layouts para serem usados na divulgação e comunicação de empresas e produtos.

Com a ferramenta dá para partir do zero, apenas com uma ideia, e chegar a um design capaz de integrar mensagem sólida à identidade visual da sua empresa. Isso em um processo totalmente intuitivo, simplificado e pensado para iniciantes. Portanto, não importa se você não tem experiência na criação de layouts, o Canva pode ser para você.

Por conta de suas funcionalidades práticas e recursos de qualidade, o Canva também ganhou atenção de profissionais do design gráfico. A amplitude de opções de recursos visuais fez com que até mesmo especialistas adotassem a ferramenta como plataforma de design. Se funciona para essas pessoas, naturalmente funciona também para iniciantes.

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Quais layouts podem ser criados no Canva?

Principalmente quando falamos em negócios que atuam online, a comunicação visual faz toda diferença na hora de falar com o público. Bons designs chamam atenção, transmitem mensagens com qualidade e geram maior engajamento. Na prática, isso significa que você precisa elevar o nível do que você mostra em suas ações.

Seja no site, seja nas redes sociais, toda comunicação deve representar uma oportunidade de mostrar um bom layout. E você pode construir as melhores peças possíveis usando o Canva, independentemente da finalidade e do tipo. A seguir, mostramos quais designs podem ser criados com a ferramenta.

Cartões de visita

Tradicionais, mas ainda relevantes. Os cartões de visita são uma peça que nunca sai de moda na comunicação pessoal e empresarial. Pessoas de negócios precisam ter seus cartões, e isso independe da área de atuação. Portanto, se você tem sua própria loja virtual, um bom cartão de visita ajuda a marcar presença como empreendedor.

O mais legal do Canva é que você pode criar um layout dentro de qualquer estilo gráfico possível, com as mais variadas cores, fontes e elementos. Então, independentemente se você tem uma loja de roupas ou de sabonetes artesanais, dá para seguir a linha visual da sua empresa utilizando o Canva para criar um lindo cartão de visita.

Cartões de agradecimento

Mostrar gratidão pela confiança depositada no seu negócio pode ser de grande valor na comunicação com seu consumidor. Portanto, a melhor ferramenta para isso são os cartões de agradecimento. Por meio deles você pode agradecer pela compra, pela parceria de longo prazo ou pela aquisição de um produto recém-lançado.

Esses cartões precisam impactar seu público, o que passa por um design bonito, sofisticado e alinhado à identidade visual da sua empresa. Com o Canva você consegue criar um padrão de cartões de agradecimento que pode ser replicado amplamente. Assim, você troca a mensagem de acordo com a ocasião, personalizando de um cliente para outro.

Banners

Os banners são essenciais para a comunicação no site da sua empresa. Eles podem ajudar a mostrar promoções, descontos, novos produtos, coleções lançadas recentemente, entre outras novidades. Para que sejam eficazes, precisam chamar atenção e, claro, ter um design agradável ao seu público.

Para ajudar nesta tarefa, o Canva tem templates de banners já pensando nos melhores formatos para seu site. Além de serem feitos para destacar as informações mais importantes, também estão no tamanho certo para uma página da web. Assim, além da eficácia na comunicação, você também garante a melhor experiência de navegação no site.

Imagens personalizadas

As imagens personalizadas são criadas para comunicar alguma informação importante relacionada à estratégia do seu negócio. Esses layouts misturam fotos dos seus produtos com elementos gráficos que você pode padronizar, por exemplo. Assim, dá para enriquecer o que você posta no seu site ou nas redes sociais do seu negócio.

Lembre-se de que é sempre uma boa ideia combinar imagens ilustrativas com outros elementos gráficos, formando assim layouts de alta qualidade. A comunicação visual precisa transmitir a mensagem que você deseja da maneira certa ao consumidor. Esse tipo de recurso é essencial e você consegue ótimos resultados com o Canva.

Vídeos e animações

Vídeos têm apelo ainda maior do que as imagens nas redes sociais. Eles também vão muito bem no seu site e podem captar a atenção do público com grande facilidade. Por mais que pareça difícil e trabalhoso criar bons conteúdos do tipo para sua empresa, dá para conseguir isso de maneira simples utilizando o Canva.

Você pode usar elementos gráficos variados e combiná-los com mensagens escritas em vídeos, assim, você fala sobre o que quiser em animações de grande qualidade. O Canva consegue elevar o nível de comunicação da sua empresa ao próximo patamar fazendo com que isso pareça muito mais fácil do que você poderia imaginar.

Artes para posts em redes sociais

Lançamento? Promoção? Cupom de desconto? Apenas uma mensagem aos seguidores? Independentemente da ação, uma boa arte nas redes sociais é capaz de comunicar com perfeição o que você desejar. O sucesso dessas ações, no entanto, depende um layout que seja capaz de aliar um bom design às palavras perfeitas para captar atenção!

Com o Canva, dá para criar tanto peças únicas para ações especiais quanto templates que você pode usar para padronizar o design do seu negócio. Além de significar maior produtividade, você ainda pode estruturar uma ideia sólida de publicidade. Isso é fundamental para gerar consciência de marca e maior identidade para sua empresa.

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Vale a pena usar o Canva?

Mas afinal, vale a pena usar o Canva como principal ferramenta de design gráfico na estratégia da sua empresa? Muitos empreendedores se pegam com esse pensamento, afinal, o Canva parece uma ótima opção, ao menos nos primeiros momentos.

É importante saber que cada caso é um caso e você deve analisar individualmente as necessidades do seu negócio. O Canva pode, sim, ser muito útil em vários casos, mas em outros pode haver algumas limitações. Portanto, vamos avaliar alguns benefícios a seguir para que você entenda se eles podem servir para você.

É fácil de usar

Indiscutivelmente, o Canva é uma ferramenta de uso simplificado, o que não é apenas uma casualidade. Seu desenvolvimento foi pensado para pessoas que querem trabalhar de maneira rápida e descomplicada, além de quem não tem experiência com design gráfico. Nesses casos, o Canva cumpre seu papel com excelência.

Os principais motivos para essa experiência facilitada é, primeiramente, seu sistema de criação. Com o tradicional método de clicar e arrastar, facilmente você insere e redimensiona elementos no seu layout. Além disso, a interface de trabalho é intuitiva, oque permite que você descubra rapidamente como usar cada recurso do Canva.

Tem opções gratuitas

O grande chamariz do Canva é que, inicialmente, a ferramenta é 100% gratuita. Ou seja, dá para criar layouts incríveis e ganhar dinheiro por meio deles sem precisar investir nada. Para empresas que estão começando, isso pode significar um grande impulso. Portanto, se esse é o seu caso, vale a pena olhar com carinho para o Canva.

É importante, no entanto, deixar claro que a ferramenta limita as possibilidades de seus serviços gratuitos. Alguns templates, por exemplo, só estão disponíveis nas versões pagas. Além disso, dentro desses modelos, possibilidades de inclusão de elementos e uso de alguns recursos gráficos também estão condicionados à versão paga.

Tem ótimos recursos gráficos

Não dá para negar: há muitos elementos bonitos, modernos e que seguem as principais tendências de design totalmente à disposição no Canva! Portanto, não significa que você terá um layout básico e ultrapassado só porque está usando a versão gratuita da ferramenta. Ainda assim, dá para chegar ao mais alto nível nos designs.

Parte da estratégia comercial da ferramenta é justamente oferecer possibilidades de criação incríveis na versão gratuita. Assim, o consumidor se interessa por mais recursos e se surpreende ao saber que a versão paga é ainda mais completa e qualificada. Ou seja, independentemente do seu plano, não faltam bons recursos gráficos à disposição.

Você pode virar Pro quando quiser

O que pode ser melhor do que a liberdade de usar uma ferramenta sem precisar se comprometer com a decisão de assinar ou não o plano pago? No Canva, você pode mudar a hora que quiser, acessando mais recursos ou voltando da versão paga para a grátis. Tudo depende simplesmente da sua vontade!

Se você começou no plano gratuito e sente que precisa de mais possibilidades, basta ter um cartão de crédito à disposição e assinar a versão premium. Se não quiser, sem problemas. Diferente de outras opções, o Canva não exige que você mantenha um método de cobrança cadastrado enquanto aproveita apenas 30 dias gratuitos. Mude se quiser, quando quiser!

Como usar o Canva?

Curtiu tudo que você leu até aqui sobre essa ferramenta incrível? Então, agora é hora de saber como dar seus primeiros passos no Canva. Veja esse passo a passo e entenda como começar a criar seus layouts por lá.

Crie sua conta

Entre no site e crie sua conta. Esse passo é essencial para que você registre seu histórico de designs na plataforma e também é algo obrigatório para usar o serviço. Você só precisará inserir um e-mail, criar uma senha e preencher algumas informações básicas.

Explore a biblioteca para conhecer os modelos

A biblioteca do Canva é uma fonte rica e quase inesgotável de possibilidades. Por lá você vai conhecer os modelos, ou seja, os templates para criar todo tipo de layout que precisar. Atente-se para as categorias de pesquisa que você pode fazer. Assim, sua busca pode gerar o retorno que você procura com maior precisão e também no menor tempo possível.

Escolha o template que irá acompanhar suas postagens

Esta certamente será a tarefa mais difícil. Afinal, há uma grande opção de templates e nunca será fácil encontrar o melhor para você. Portanto, tente imaginar como sua mensagem e a identidade visual da sua empresa ficará em cada um dos modelos. Escolha o que mais curtiu e comece a inserir as informações e elementos desejados.

Configure a imagem e o texto

Para ter um design completo você precisará inserir alguma imagem que faça sentido para a peça em questão e também a parte de texto. Essas duas partes do layout vão depender exclusivamente da sua intenção na hora de criar esse design. Revise tudo antes de finalizar, assim você garante a qualidade máxima na sua ação de comunicação.

Compartilhe e/ou baixe a imagem

Finalizou o trabalho? Agora, você pode compartilhar esse resultado diretamente do Canva ou baixá-lo para postar mais tarde no canal que você desejar. Esse é o último e principal passo depois de todas as etapas de trabalho na ferramenta, do cadastro à criação do layout. Você sempre poderá baixar os designs que criou na sua conta da plataforma.

O Canva é uma solução incrível do ponto de vista de conveniência e de riqueza de possibilidades gráficas. Seja na versão gratuita, seja na premium, a comunicação visual da sua empresa vai alcançar um ótimo nível com os recursos e possibilidades que a plataforma oferece.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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