E-commerce

Banner para loja virtual: tudo o que você precisa saber para criar um para o seu negócio

Aprenda como criar um banner para loja virtual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O banner para loja virtual é um tipo de estratégia utilizada para a divulgação de uma mensagem da marca para o seu público e é inspirada nesse mesmo tipo de comunicação bastante comum no marketing offline. Esse tipo de arte pode servir para divulgar novas coleções, promoções, queimas de estoque e muito mais.

O layout de um site diz muito sobre o propósito do negócio em si e as ferramentas utilizadas dentro dele devem servir para que os objetivos propostos sejam atingidos. Geralmente, o que os lojistas mais esperam é aumentar não só o reconhecimento da marca como as vendas. Para isso, podem contar com um grande aliado: o banner para loja virtual.

Você já reparou naquela imagem grande que fica bem no topo de qualquer e-commerce e que chama a atenção logo de cara? Ela é o banner! Essa ferramenta desempenha uma função muito importante dentro do site e, por isso, é interessante que você conheça um pouco mais sobre ela e como utilizá-la na divulgação da sua loja online. Acompanhe!

Qual é a função do banner no e-commerce?

O banner é um elemento muito utilizado na publicidade tradicional — e offline — que tem como o maior objetivo informar algo em destaque para alguém. Com o movimento crescente do e-commerce, ele passou a ganhar muito destaque também na internet e no digital. Por esse motivo, é extremamente importante conhecer um pouco mais sobre ele e como utilizar essa estratégia de marketing digital da melhor maneira possível.

Isso porque divulgar produtos ou qualquer outro tipo de informação relevante de forma online pode gerar muitos resultados positivos e, quando se fala nos banners para loja virtual, esse trabalho precisa ser ainda mais preciso. A função deles é, basicamente, levar mensagens relevantes para a sua audiência. Uma das características mais interessantes sobre eles, aliás, é a facilidade de mensuração da interação com o público.

Em um primeiro momento, aliás, é preciso entender que o banner é uma ferramenta estratégica e que ele só existe porque conta com uma importante função por trás dele. Isso quer dizer que, antes de utilizar um só porque todos os outros lojistas têm diversos em seus sites, é interessante pensar se realmente existem razões suficientes para o seu e-commerce ter um.

Na prática, o papel dos banners é o de, justamente, passar uma informação importante em um local privilegiado dentro da loja online para que eles consigam chamar a atenção de quem a acessa. Por isso, a utilização desse recurso se baseia em duas funções principais. Confira!

Promover uma ação ou um produto

Entre os tipos de banner para e-commerce, os mais utilizados são aqueles voltados para a divulgação de alguma promoção. O papel deles, mais do que comunicar algo específico, é chamar a atenção para uma ação que os lojistas queiram destacar. O intuito é fazer com que mais pessoas fiquem cientes do anúncio e engajem mais com ele.

Um banner promocional, então, pode ser facilmente utilizado para:

  • informar sobre um produto que será lançado;
  • promover o produto que a loja acabou de lançar;
  • informar sobre uma liquidação;
  • promover uma campanha sazonal — como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday, Natal e outras;
  • divulgar cupons de desconto.

Uma característica comum desse tipo de banner é que ele seja clicável — ou seja, que tenham links integrados. Se ele for utilizado para promover um produto recém-lançado, por exemplo, é uma boa estratégia inserir o link dentro dele para direcionar o usuário para a página do item de maneira mais ágil. Aliás, é bastante comum que as pessoas cliquem na imagem para que possam ser redirecionadas imediatamente, então é algo que você precisa considerar.

Comunicar algo específico

O banner para loja virtual pode ser utilizado para fazer a comunicação de um assunto importante que você achar que deva estar em destaque para os seus clientes e interessados que entrarem no seu site. Quando visitam uma página, os usuários geralmente fazem uma análise visual bem rápida da tela. Isso quer dizer que o foco deles vai para as partes mais importantes, como as laterais e o topo.

Por esse motivo, quando você precisar fazer um comunicado importante, dê preferência para posicioná-lo na forma de um banner em um desses locais para que a mensagem não passe despercebida. Isso também tem, no fundo, um teor bastante psicológico porque, já que você sabe que as pessoas olharão primeiro para aquelas partes do site, a melhor estratégia é posicionar ali o que você quiser que se torne o foco de atenção em um primeiro momento.

A mensagem que você deseja passar pode ser sobre qualquer assunto, desde que faça sentido para a sua loja e para quem a acessa. Sendo assim, você pode usar o banner para comunicar:

  • a prorrogação de uma promoção específica;
  • possíveis atrasos nas entregas por conta de um problema;
  • a necessidade de atualização do cadastro;
  • possíveis instabilidades;
  • a divulgação de novas peças ou nova coleção;
  • frete grátis;
  • e muito mais.

Por que usar banner na minha loja virtual?

Você pode utilizar um banner para conseguir diversos resultados, como gerar visitas a uma página específica do seu site, aumentar o número de vendas, impulsionar o tráfego e muito mais. No entanto, para isso, será preciso definir um objetivo primeiro.

Um dos maiores benefícios em usar essa estratégia é ajudar a sua marca a construir uma comunicação visual mais forte, já que a imagem em questão ficará em posição de destaque no e-commerce e, consequentemente, atrairá a atenção do visitante imediatamente. Se for interessante o suficiente, pode incentivar a fidelização logo nos primeiros momentos.

Além disso, o banner para loja virtual pode ser utilizado para sanar as maiores dúvidas dos clientes. Com ele, você poderá responder as perguntas mais frequentes ou até mesmo as dúvidas mais pontuais, mas que fazem sentido serem explicadas.

Quais são os tipos de banners para loja virtual?

Como dito anteriormente, você pode utilizar o banner para loja virtual para tratar de vários assuntos dentro do seu site, desde que sejam relevantes e façam sentido para o seu público. A seguir, nos aprofundaremos um pouco mais neste assunto.

Divulgação de ofertas especiais

As ofertas especiais — e sazonais — são muito importantes para promover algum produto específico. Geralmente, os escolhidos são aqueles que a sua loja precisa vender mais ou os que você sabe que tem grande potencial de venda. Aqui, não precisa ser necessariamente uma promoção, já que essas ofertas podem se referir a itens únicos ou até mesmo a outras condições um pouco mais específicas.

Por esse motivo, pode ser que fique difícil para o usuário encontrar essa oferta específica no meio dos outros produtos cadastrados no site. Então, se você destacar essa condição em um banner, ela será visualizada assim que as pessoas entrarem na loja online. Consequentemente, se torna bem mais simples gerar boas conversões — vendas, principalmente — ao usar esse tipo de divulgação.

Promoções

Quando você faz uma promoção, a intenção é que o máximo de pessoas engaje com as ofertas, certo? É isso que garantirá um bom volume de vendas que justifiquem a diminuição nos preços — o que fará com o seu negócio atinja os objetivos. Independentemente do motivo, seja ele se livrar de estoque antigo ou atrair novos clientes, a promoção é uma estratégia que depende muito do engajamento do público.

Sendo assim, toda oferta promocional que for feita no seu site pode oferecer resultados muito mais eficazes se você — ou a sua equipe — souber como promovê-la. Então, tão importante quanto posicionar um banner em um local visível do site é utilizar um visual que chame a atenção.

Você pode criar uma identidade visual mais temática, se for para promoções sazonais, ou utilizar os próprios elementos da sua marca no conceito do banner — como cores, fontes etc.

Frete diferenciado

Uma boa estratégia para utilizar em um banner para loja virtual é dar destaque para as opções de frete que a sua loja oferece. Sem sombra de dúvidas, esse é um dos fatores que mais influenciam no abandono de carrinhos e, por isso, é uma maneira bastante inteligente de usar isso ao seu favor.

A princípio, você pode focar em duas informações especificamente. A primeira delas é o custo do frete e o tempo que levará para o produto sair do seu estoque e chegar na mão dos clientes. Elas são extremamente importantes, principalmente para os usuários que residem em regiões um pouco mais afastadas.

Deixar essas informações bem visíveis no topo da sua loja online é uma maneira simples e eficiente de dizer ao seu público que ele não terá problemas com o envio dos produtos. Assim, as pessoas continuam no seu site e esse movimento pode gerar vendas com mais facilidade.

Condições de pagamento

Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda a importância da oferta de diferentes condições de pagamento. Isso porque, assim, é possível garantir que a sua loja alcance diferentes tipos de clientes e consumidores dentro do público que acessa o seu site. Essas pessoas querem ter a possibilidade de escolher a melhor maneira de pagar pelos seus produtos.

Dito isso, uma boa dica é destacar essas formas de pagamento logo no começo da experiência do consumidor com o seu e-commerce. Quando ele já conhece todas essas informações fica mais confiante em comprar, já que percorrerá todo o caminho sem que tenha que desistir no checkout por não ter, justamente, como efetuar o pagamento.

Como escolher o banner certo?

Por mais que a essa altura você já saiba que um banner para loja virtual é uma estratégia extremamente útil que é capaz de oferecer muitos resultados positivos, é preciso utilizá-los de maneira pontual para comunicar somente o necessário. Além disso, existem alguns fatores a serem levados em consideração para escolher o mais correto para utilizar no seu site. confira, a seguir, alguns deles.

Formato dos banners

Prestar atenção no formato dos banners é extremamente importante porque é a partir dele que você saberá quanto espaço tem disponível para criar a sua arte. A seguir, você confere os mais utilizados.

Horizontal

Banners horizontais são, sem dúvida, os mais usados pelos e-commerces. Esse formato facilita a utilização de imagens e permite que o texto nele seja um pouco mais extenso que na versão vertical. Mesmo assim, é preciso ser usado com bastante estratégia para que não fique cheio de informações desnecessárias só para ocupar todo o espaço disponível.

Vertical

A melhor posição para um banner vertical é na barra esquerda ou na direita de um site. É preciso prestar atenção porque esse formato exige uma disposição do texto mais estratégica que precisa ser mais curta, assertiva e bem pontual. As imagens também precisam ser bem pensadas para não ficarem fora de contexto ou em uma disposição desfavorável.

Retangular

Os banners retangulares na horizontal são utilizados geralmente no topo da página do site para divulgar mensagens sobre lançamentos, parcerias, promoções e outros avisos importantes. Nesse tipo de banner, é possível incluir mais texto que nos banners quadrados, sobre os quais falaremos a seguir.

Quadrado

O banner quadrado, assim como o vertical, é ideal para ser posicionado nas barras laterais — tanto na direita quanto na esquerda — do site. ele, assim, ocupa os espaços que geralmente ficariam vazios para compartilhar frases sobre o propósito da marca ou para comunicar mensagens mais rápidas e fáceis de serem entendidas.

Posição do banner no site

A posição em que o banner é mostrado dentro do site é muito importante e pode ser decisiva na sua estratégia. Existem duas melhores formas de inseri-lo nas páginas de um e-commerce e nós mostramos quais são a seguir.

Banner para loja virtual na página principal

O banner na página principal — também chamada de home do site — é o modelo mais comum utilizado pelos lojistas de todo o mundo. O motivo é bastante simples: ele recebe mais visibilidade por ser o primeiro contato do usuário com a marca. Por isso, ele pode aparecer de duas formas distintas e conhecê-las é fundamental para você saber qual é a melhor para o seu negócio.

A primeira delas é o banner de tela inteira. Ele se assemelha bastante a um pop-up, mas pode ser facilmente fechado. É comumente utilizado na divulgação de condições de compras especiais ou na divulgação de grandes campanhas — já que elas precisam de muita atenção.

Outra maneira de colocar um banner na home do seu site é posicioná-lo no topo da página. Aqui, você precisa ter em mente que essa é uma das áreas mais nobres da tela de um e-commerce, porque é o primeiro foco de contato quando alguém entra nele. Assim como o de tela inteira, também é possível utilizá-lo para divulgar uma informação muito importante que mereça um destaque maior.

Banner com ofertas em páginas específicas

Um banner que divulgue uma oferta ou promoção de um único item, por exemplo, não precisa ter um local específico dentro da sua loja online. Uma boa estratégia para ele, então, é fazer com que surja na tela de acordo com a página em que o consumidor esteja.

Se você comercializa roupas femininas, por exemplo, e os vestidos estão em promoção, configure o site para que o banner seja mostrado quando o cliente entrar nessa seção. Assim, você só o mostrará para quem realmente estiver interessado — uma vez que a pessoa já vai estar olhando essa categoria —, o que aumentará as chances de venda.

Como criar um banner para loja virtual?

Antes de criar o banner em si, uma boa dica é fazer um pequeno planejamento e se preparar previamente para esse trabalho. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

Defina um objetivo

O primeiro passo para criar o seu banner é definir um objetivo para ele. Como já dissemos, criá-lo só por criar ou para não ficar para trás da concorrência não é uma boa estratégia e, portanto, você precisa fugir disso.

Uma boa dica é escolher entre um dos objetivos que citamos anteriormente — como o anúncio de uma promoção ou a divulgação de uma informação importante —  e criar a arte a partir daí. Com um motivo real para inserir um banner na sua loja, as chances de que você consiga bons resultados com ele só aumentam.

Escolha uma imagem atraente

A maioria das pessoas é bastante visual, o que significa que são atraídas por imagens grandes, chamativas e brilhantes. É por esse motivo que as fotos de um produto são tão importantes para o marketing, o que também faz com que seja essencial para o design de um banner.

Aqui, a dica é incluir imagens, gráficos ou fotos dos seus próprios produtos em alta resolução. Caso seja um anúncio — e não uma promoção —, você pode procurar por imagens em sites que as disponibilizam gratuitamente, como o Pixabay, Pexels e o Adobe Stock. O Canva também conta com um grande banco de fotografias que você pode utilizar.

Use os tamanhos corretos

Como dito anteriormente, existem alguns formatos específicos para banner e, dentro deles, você pode criar o seu do tamanho que preferir. Quanto maior for o documento, maior será a resolução da imagem final — mas aqui a dica é não exagerar porque ela pode ficar muito pesada e o site não conseguirá carregá-la corretamente.

Você também pode verificar se a plataforma da sua loja indica uma medida padrão para a criação do banner. Se sim, é melhor criá-lo com base nela para que o tamanho final se encaixe perfeitamente no layout da página e seja exibido da forma correta tanto em um desktop quanto no mobile.

Utilize um bom copy

De uma maneira bem simples, o copy é toda a parte textual do seu banner. Você precisa caprichar porque somente uma boa imagem não vai sustentar essa estratégia. Então escreva um bom texto que não fuja da linguagem e do tom de voz da sua marca — pode escrever como se estivesse pensando em uma legenda para o Instagram, por exemplo. Assim, não tem erro!

Atente-se também à ortografia do texto. Revise bem antes de criar a arte final para que o banner não tenha nenhum erro nesse sentido. Caso prefira, peça a ajuda de outras pessoas para isso. Depois, é só caprichar no CTA — que é a frase que vai chamar o visitante para tomar a ação que você quer que ele tome. Nessa parte, você pode fazer uso de gatilhos mentais para aumentar a eficácia do texto.

Faça atualizações frequentes

Depois que o seu banner estiver pronto e disponível na sua loja, é preciso ter atenção para manter o site em si atualizado. Se a promoção que você divulgou nele já acabou, por exemplo, não faz mais sentido mantê-lo lá. O mesmo vale para qualquer outra informação que já tenha se tornado obsoleta.

O próximo passo, então, é inserir um novo banner com um novo conteúdo. Uma boa dica é se programar e já deixar várias ideias anotadas para os próximos. Assim, você não corre o risco de deixar o site desatualizado ou de ficar sem utilizar essa estratégia que traz tantos resultados positivos.

Quais ferramentas usar para criar um banner para loja virtual?

Criar um banner para o e-commerce não é uma tarefa difícil e você pode fazer o seu de forma online. A seguir, listamos os melhores sites e aplicativos para isso. Confira!

Canva

O Canva é um dos aplicativos queridinhos de quem não entende muito sobre a criação de artes gráficas por conta da sua facilidade de uso. Possivelmente, é a solução mais completa do mercado atualmente. Além da interface gratuita com muitos recursos para criar — e editar — banners, também oferece diversas soluções para outros tipos de conteúdo. A sua versão paga é mais completa ainda!

Trakto

O Trakto é uma ferramenta intuitiva e descomplicada que oferece atendimento 100% em português — ótima opção se você não fala outro idioma, como o inglês. Nele, é possível encontrar diversas opções para personalizar o design de um banner para loja virtual em todos os formatos possíveis.

Caso você queira testar fazer o seu design nele, o Trakto oferece um plano gratuito que já oferece a criação de artes próprias. Já se você quiser testar a solução completa da ferramenta, precisará contratar o plano pago.

Creatopy

A Creatopy é uma solução bastante interessante porque além de oferecer ferramentas para a criação de banners, também disponibiliza outras opções para criar anúncios e diversos tipos de arte compatíveis com redes sociais como o Instagram, Facebook, YouTube e até LinkedIn. O diferencial dela é que permite a inclusão de outras pessoas em um projeto — que pode ser bem interessante se você já conta com uma equipe de design.

Assim como outras plataformas, a Creatopy oferece um plano gratuito com muitas possibilidades, mas disponibiliza opções pagas que contam com maior controle para a personalização de banners e outras artes. Cabe a você checar qual delas atenderá melhor a sua necessidade.

Crello

O Crello é uma ótima opção para criar banner para loja virtual por conta da sua grande biblioteca de modelos. Com ele, é possível editar texto, cores, tamanhos, imagens, alterar ícones e muito mais de uma maneira muito intuitiva. Ele é bem fácil para quem é iniciante no mundo do design. Assim como os outros, também conta com um plano gratuito e um pago.

Adobe Photoshop

O Photoshop faz parte do pacote de aplicativos disponibilizado pela Adobe e é o mais utilizado pelos artistas visuais e designers gráficos. O ponto negativo dele é o fato de não ter uma versão gratuita e não contar com uma interface muito intuitiva — o que poderia atrapalhar o desempenho de uma pessoa que não tenha tanta experiência com ele.

Viu só como fazer um banner para loja virtual não é tão complicado quanto parece? Quando você tem um bom motivo para fazer o seu, conhece os formatos e tamanhos suportados pelo layout do seu site e usa as ferramentas certas, essa tarefa se torna ainda mais simples. Então não perca mais tempo e comece a planejar o seu!

Gostou do assunto deste texto? Então aproveite para conhecer agora mesmo 11 estratégias de vendas online que vão impulsionar o seu negócio e potencializar ainda mais as suas vendas.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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