Empreendedorismo

11 Ideias criativas para quem está desempregado: como ganhar dinheiro

Imagem ilustrativa de ideias criativas para quem está desempregado.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Apesar do mercado estar muito competitivo, existem algumas ideias criativas para quem está desempregado conseguir uma fonte de renda. E a boa notícia é que a variedade é imensa para quem quer trabalhar com a internet e todos os benefícios de ter um negócio online.

O empreendedorismo digital pode abrir uma série de oportunidades para quem quer uma fonte de renda, não é mesmo? Mas quais são as melhores ideias criativas para quem está desempregado e precisa sair dessa situação?

Para entender um pouco melhor o cenário do nosso país, o desemprego no Brasil alcançou 8,4% da população no primeiro trimestre de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para ajudar você a tirar as suas dúvidas, preparamos um conteúdo com várias sugestões que podem significar sair do desemprego. O que acha de conferir as nossas dicas? Continue a leitura para saber mais!

1. Abra uma loja virtual

Com a transformação digital, uma das oportunidades mais amplas de atuação é abrir uma loja virtual. As soluções disponíveis atualmente permitem que você faça um investimento mais baixo e, mesmo assim, consiga um grande retorno, especialmente no longo prazo.

Hoje, existem plataformas de e-commerce que tornam todo o seu trabalho muito mais simples e prático, como a Bagy. Em apenas alguns segundos, você tem o suporte necessário para desenvolver o seu site e criar estratégias que ajudam a potencializar o seu e-commerce.

Ou seja, você nem mesmo precisa ser especialista em layout, design ou técnicas de vendas. A Bagy fornece todo o suporte para que, em apenas alguns passos, a sua loja esteja disponível e você consiga ampliar o alcance do seu negócio sem muitos custos.

Além disso, você conta com um suporte completo em todas as etapas: desde a personalização do seu site até dúvidas sobre fretes e entregas. Tudo isso para que o seu foco seja exclusivamente nas melhores estratégias para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

O melhor dessa ideia criativa para quem está desempregado é a variedade de lojas virtuais que você pode abrir. Desde roupas que estão paradas no seu armário até mesmo algum trabalho de artesanato. Dessa forma, você consegue criar um negócio de acordo com as suas habilidades e oportunidades.

Corra! Esta oferta não vai durar para sempre! Garanta sua loja online por apenas R$1 no primeiro mês! Cupom: 1MÊS1REAL

2. Venda comida

Se você está desempregado e procura uma forma de começar a trabalhar, a venda de comida pode ser uma opção interessante. Afinal, a comida é uma necessidade básica e, portanto, a demanda por ela é constante.

Além disso, o investimento inicial para começar esse tipo de negócio pode ser relativamente baixo, especialmente se você já tiver algumas habilidades culinárias. Uma das principais vantagens da venda de comida é a possibilidade de obter um lucro considerável.

O segredo para isso está em encontrar um nicho de mercado com pouca concorrência e oferecer um produto de qualidade a um preço competitivo. Por exemplo, você pode escolher se especializar em um tipo específico de culinária, como comida vegana, ou oferecer um serviço de delivery de comida caseira.

Para começar, você precisará investir em alguns equipamentos básicos, como panelas, utensílios de cozinha, e talvez um fogão ou forno. Também é importante obter os licenciamentos e autorizações necessários para vender alimentos em sua região.

Para maximizar seus lucros, é importante ter uma boa gestão de estoque e controlar seus custos de forma eficiente. Outra dica importante é investir em marketing, promovendo seus produtos nas redes sociais ou por meio de panfletos e cartões de visita.

3. Faça artesanato para vender

Voltando para o ambiente online, uma dica aqui é a venda de artesanato. Especialmente para quem tem alguma habilidade específica ou criatividade para desenvolver os seus produtos, você pode utilizar a sua própria mão-de-obra para sair do desemprego.

Caso essa não seja a situação, você pode criar uma loja virtual para vender produtos de artesanato de outras pessoas. Basicamente, você passa a atuar como um intermediário, fazendo a conexão com o consumidor final e investindo nas estratégias necessárias para vender mais.

A Bagy também pode facilitar esse trabalho, ganhando tempo e produtividade na hora de criar o seu site, além de outras funcionalidades, como o suporte para encontrar os melhores preços na hora da entrega e, assim, criar um negócio competitivo.

4. Venda produtos de limpeza

Por falar em vendas, outro segmento que você pode atuar é a venda de produtos de limpeza. Para isso, é necessário ter o mínimo de conhecimento sobre os produtos que vai vender, além de entender um pouco mais sobre as necessidades dos consumidores em potencial do seu negócio.

Uma boa estratégia é fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais são as necessidades dos clientes e quais são os concorrentes. Depois, é importante definir a sua estratégia de vendas, como o público-alvo, o preço dos produtos e a forma de pagamento.

A venda de produtos de limpeza pode ser feita tanto de forma direta, para o consumidor final, quanto para empresas e prestadores de serviço. Para isso, é importante investir em uma boa apresentação dos produtos, com embalagens adequadas e informações claras sobre as características dos produtos.

Outro ponto interessante que essa ideia criativa tem é a facilidade de utilizar plataformas de vendas, como a Bagy, para facilitar a criação do negócio. Tudo isso porque você conta com inúmeras formas de personalização dos conteúdos do site, garantindo que você atenda as necessidades do seu nicho.

5. Cuide e passeie com pets

Se você é um amante de animais e está desempregado, trabalhar com cuidado e passeio de animais de estimação pode ser uma opção interessante para ganhar dinheiro. Essa atividade tem um diferencial muito importante, que é a oportunidade de trabalhar ao ar livre e fazer exercício.

Como muitas pessoas têm uma rotina corrida e não têm tempo para cuidar de seus animais de estimação, é natural ter uma alta demanda por serviços de passeio e cuidado de pets.

No entanto, é preciso levar em consideração alguns impedimentos antes de começar esse tipo de negócio. É importante ter em mente que trabalhar com animais de estimação exige um certo nível de habilidade e conhecimento sobre comportamento animal.

Ao mesmo tempo, você precisa ter uma certa flexibilidade em sua rotina, pois muitos clientes precisarão de seus serviços em horários diferentes. Também é muito importante investir em equipamentos básicos, como coleiras, guias e sacos para recolher fezes.

A etapa de promoção e crescimento do seu negócio também é fundamental, o que torna essencial ter um bom relacionamento com os proprietários dos animais, estabelecendo uma comunicação clara e transparente sobre as necessidades de seus pets, além de promover o seu negócio nas redes sociais, por exemplo.

6. Atue como afiliado

O afiliado serve como um intermediário entre o produtor digital e o consumidor final, ou seja, é quem vai estabelecer a conexão entre quem criou e quem pode se interessar por um produto. Na prática, é o responsável por fazer a divulgação de determinado item para quem acompanha de perto o seu trabalho.

Portanto, é mais uma ideia criativa para quem está desempregado e busca por oportunidades. Mas para ter sucesso aqui, é fundamental ser um bom vendedor, afinal, na prática, é esse o trabalho principal de um afiliado: promover um produto e convencer o máximo de usuários possível a comprar aquela oferta.

Além disso, é importante ser antenado às principais técnicas de marketing. Apesar da necessidade de certas características, é possível tornar esse trabalho ainda mais fácil com a aplicação de algumas estratégias, como um trabalho de SEO, presença nas redes sociais, análise de métricas e links patrocinados. 

7. Trabalhe como freelancer

Mais uma alternativa para quem está em busca de uma fonte de renda é atuar como freelancer. Com o grande diferencial da flexibilidade para trabalhar como e onde quiser, você também pode aceitar apenas as demandas que entender serem interessantes para o seu perfil de trabalho.

Por outro lado, é importante que você tenha alguma habilidade específica para se destacar, como designer ou redator. E mesmo com tamanha flexibilidade, é preciso ter em mente que o cumprimento de prazos e responsabilidades, além de entregas de qualidade, é essencial.

A boa notícia é que existem diversas opções de trabalhos freelancers que podem ser feitos:

  • Design gráfico: criação de logotipos, banners, flyers ou sites;
  • Programação: desenvolvimento de websites, aplicativos e programas;
  • Redação: produção de textos para blogs, sites ou até mesmo redes sociais;
  • Tradução: tradução de textos em diferentes idiomas;
  • Edição de vídeo e áudio: edição de vídeos para YouTube ou produção de podcasts;
  • Consultoria: consultoria em diferentes áreas, como finanças, marketing e gestão.

Para começar a trabalhar como freelancer, é importante se cadastrar em plataformas especializadas, como Workana, 99freelas ou Freelancer.com. Também é fundamental ter um portfólio com seus trabalhos já realizados, para apresentar aos clientes em potencial.

8. Trabalhe com aplicativos de entregas

Outra ideia criativa para quem está desempregado é trabalhar com aplicativos de entrega. Essa atividade tem um diferencial importante, que é a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar com seu próprio veículo, seja ele uma bicicleta, moto ou carro.

Apesar de abrir uma série de oportunidade, é preciso entender que essa atividade é desgastante, especialmente se você passa muitas horas dirigindo ou pedalando. Outro ponto importante: é necessário ter um bom conhecimento da região em que você trabalha, para evitar atrasos e entregas erradas.

Para começar a trabalhar com aplicativos de entrega, você precisará se cadastrar em uma plataforma de entrega, como iFood, Uber Eats ou Rappi. Depois disso, é necessário passar por um processo de aprovação antes de iniciar a sua jornada.

9. Trabalhe com aplicativos de transporte

Muito parecido com o item acima, você pode trabalhar em outro tipo de aplicativo: aqueles voltados para transporte. Com uma demanda crescente, você pode atuar em uma escala flexível para ter uma rotina mais confortável de acordo com as suas necessidades e preferências.

Apesar desse benefício, é importante levar em conta alguns desafios, como ter um veículo em boas condições, que atenda aos requisitos estabelecidos pelas plataformas de transporte, e um bom conhecimento da região em que você trabalha.

A primeira etapa aqui é muito simples: se cadastrar em uma ou mais plataformas de transporte, como Uber ou 99. Após a aprovação, você pode iniciar a sua jornada e investir em algumas melhorias, como uma página nas redes sociais ou cartões de visita para entregar aos seus clientes e fidelizá-los.

10. Venda produtos digitais

Quer mais uma ideia criativa para quem está desempregado? Ótimo: por que não vender produtos digitais? Mesmo em um mercado bastante competitivo que vai exigir o máximo de você na hora de desenvolver estratégias de vendas, é muito interessante disputar por essas oportunidades online.

Para entrar nesse mercado, o primeiro passo é identificar um nicho que seja promissor e que possua demanda para os produtos que serão vendidos. Em seguida, é necessário criar um produto digital de qualidade, como um curso online, um e-book, um software ou um aplicativo, que atenda às necessidades do público.

Uma vez criado o produto digital, é necessário criar uma estratégia de marketing para divulgá-lo. É possível utilizar as redes sociais, blogs, e-mail marketing e outras ferramentas para alcançar o público-alvo e gerar vendas.

Por fim, é importante monitorar os resultados das vendas e avaliar constantemente a estratégia de marketing, fazendo ajustes sempre que necessário. Com persistência, planejamento e dedicação, é possível ter sucesso na venda de produtos digitais e alcançar a independência financeira.

Da mesma forma que em muitas outras opções, você também pode utilizar a Bagy para vender produtos digitais. Assim, com alguns passos, você consegue criar um site personalizado e aumentar as suas chances de vendas.

Descubra o que os especialistas fazem para vender mais em 2023. Inscreva-se no nosso webinar gratuito!

11. Continue se desenvolvendo

Mesmo para quem está desempregado — ou começou agora a atuar com alguma das atividades acima —, é muito importante se manter atualizado e em constante desenvolvimento para estar preparado para novas oportunidades de carreira que possam surgir.

Uma das formas de se desenvolver é investindo em estudos e qualificações que agreguem valor ao seu perfil profissional. Uma das opções é realizar cursos online ou presenciais, que podem ser gratuitos ou pagos, dependendo da disponibilidade financeira.

Outro aspecto relevante é acompanhar as tendências do mercado de trabalho, buscando informações em sites especializados e participando de eventos e palestras relacionadas à sua área de interesse.

Agora que você já conferiu essas ideias criativas para quem está desempregado, que tal colocar alguma delas em prática? Uma boa forma de começar é contando com o suporte da Bagy, especialmente com a oferta exclusiva para você começar a vender na plataforma mais moderna do mercado por apenas 1 real!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.