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E-commerce

Taxa de entrega: aprenda como calcular seu frete e para atrair mais clientes

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como calcular o preço do frete de um produto

A taxa de entrega são os gastos envolvidos na distribuição de mercadorias, desde sua saída do centro de distribuição até a chegada ao destino final. É importante destacar que este valor é fundamental para a decisão de compra.

Como calcular o frete e reduzi-lo é uma das principais dores de cabeça do gestor do e-commerce e do cliente na hora vender ou comprar pela internet.

Mas, me diga: Você sabe o que é “frete”? Ele é o serviço que transporta a mercadoria entre uma empresa e outra, ou entre empresa e consumidor final, e que em alguns casos pode custar mais caro do que o próprio produto.

Como muita gente que tem um e-commerce, não sabe calcular o frete para incluí-lo na venda, preparamos este artigo ensinando tudo sobre este assunto.

Continue lendo e desmistifique a ideia de que calcular o preço do frete é difícil. Confira abaixo o passo-a-passo.

Por que é importante taxa de entrega do e-commerce?

Muitos produtos são deixados no carrinho da loja virtual por causa do valor do frete, que muitas vezes o oferecido pela empresa, fica muito caro para que ele chegue até o endereço escolhido pelo cliente.

E o valor da entrega possui um grande peso na decisão de concluir a venda do produto não só para os e-commerces, mas também para loja física que precisa incluir o valor dele na mercadoria da loja.   

Pensando em como melhorar as vendas, sem que o frete seja um empecilho para conclusão das mesmas, além do passo a passo para calcular o frete, criamos também uma lista de alternativas para baixar o custo do frete.

Como o cálculo da taxa de entrega influencia na experiência do cliente?

Algumas pessoas são clientes fiéis da loja que gosta e tem mais costume de comprar. Mas isso pode ter um alto preço, pois, essas pessoas ficam encarceradas pelo preço do frete da mercadoria que o e-commerce rotula, sem dar opções mais baratas de envio. 

Quando o cliente busca outros sites para comprar com opções de envio onde ele possa escolher como quer chegar, a experiência dele melhora pois sabe que existem concorrentes dispostos a praticar melhores preços.

5 dicas para melhorar a experiência do cliente através do frete

Oferte kits de produtos com o mesmo valor de frete para um produto

Essa técnica pode ser usada por empresas que trabalham com produtos pequenos e leves, que podem usar a embalagem de um produto e incluir mais um ou dois, num mesmo volume. Isso vai reduzir o valor do frete.

Ofereça frete grátis para kit de produtos

Por exemplo:

Um short de algodão custando R$ 30,00 + R$ 20,00 de frete, tem o total de R$ 50,00. Neste caso o custo do frete é 2/3 do valor produto. 

Agora vamos calcular um kit com três shorts masculinos de algodão:

Três shorts por R$ 90,00 + R$ 20,00 de frete (Neste caso, as dimensões da embalagem e o peso final serão bem parecidos se forem do mesmo modelo): valor total de R$ 110.

Ao dividir o custo do frete por cada um deles, dá um pouco menos do que R$ 7 por cada peça.

Neste caso, a dica de outro aqui, é você aproveitar o gatilho mental de Frete Grátis e incluir o custo do frete no preço final do kit. Ficando assim: Três shorts masculinos de algodão por R$ 110 + Frete Grátis!

Quando o cliente fizer as contas e souber que receberá 3 ítens pagando o preço do frete de apenas um, com certeza ele voltará ao seu site para comprar mais vezes

Crie rotas inteligentes

Se o seu e-commerce está no comecinho e ainda não tem fluxo grande de entregas para todos os locais da cidade ou para fora dela todos os dias, a ideia aqui é que você crie rotas inteligentes para economizar tempo e dinheiro com o frete.

Um dos pontos principais desta estratégia, é relacionado a economia de combustível e de tempo da pessoa que está fazendo a entrega. O entregador não precisará se deslocar de um lado a outro da cidade todos os dias, por exemplo.

Estabeleça dias da semana para cada bairro, região, e cidades circunvizinhas. Inclusive, algo muito utilizado por lojas que estão começando, é contar com o apoio de pessoas próximas e caronas solidárias de algum amigo para levar a encomenda até o comprador.

Retirada no local

Tenha a retirada no local como opção para o seu cliente. Assim ele poderá ir a um endereço específico sem custo algum, e retirar o produto no prazo determinado.

Se a sua loja for apenas online, e-commerce, tenha um ponto de endereço fixo para oferecer tal opção e além de economizar com o frete, a empresa estará criando um laço de confiabilidade com o cliente, melhorando ainda mais a sua experiência de compra.

Quando a empresa oferece mais de uma opção de frete, tanto ela, quanto o cliente terá mais liberdade e isso certamente fará a empresa ganhar pontos e subir no ranking de fidelização dos clientes.

Frete feito através de motoboy

Este meio de envio de mercadoria, inicialmente era muito utilizado principalmente por restaurantes e lanchonetes, ganhou espaço em praticamente todos os segmentos logísticos e comerciais desde que começou a Pandemia de Covid-19.

Existem empresas especializadas em oferecer o serviço de motoboy dentro do perímetro urbano, onde você aciona e eles vão buscar. Nas cidades grandes, o mais usado deles era o oferecido pelo Uber Eats. Eles costumam ser treinados para terem agilidade e bom atendimento ao cliente.

Outra opção para frete feito com motoboy, é o e-commerce chamar um freelancer (ou seja, sem vínculo empregatício e ele ganha por entrega realizada como no Uber Eats demonstrado acima).

Você também pode ter um motoboy contratado como funcionário exclusivo se a sua empresa demanda de grande quantidade de entrega. E ele ficará disponível pelo tempo determinado em contrato.

Analise qual a sua necessidade, mesmo os fretes realizados por motoboy, precisam ter cálculo para não fugir do que a empresa pode fazer e cobrar para o cliente de forma que fique bom para ambos.

Como calcular a taxa de entrega no e-commerce?

Existem muitas formas de envio de mercadorias. O ideal é que o seu e-commerce disponibilize várias alternativas possíveis ao cliente, pois reduzir os custos de frete de uma empresa é essencial para garantir um diferencial competitivo no mercado sem prejudicar os seus lucros.

Calcular o frete para envio da mercadoria do seu e-commerce pode impactar diretamente na experiência de compra do consumidor e nas finanças do seu negócio. Considere detalhes que jamais deverão ser esquecidos e que aumentarão suas vendas ainda mais.

Você deve decidir quais as opções de frete para cada situação de compra dentro do seu e-commerce. Acima citamos alternativas para vendas feitas para clientes de endereço próximo ao do seu negócio, agora também vamos te ensinar neste artigo, passo a passo para calcular o envio da mercadoria.

Quando pensamos em comprar algo pela internet, imediatamente imaginamos o preço do frete, que é o preço acrescido à mercadoria para o envio, então um dos fatores mais importantes para o empreendedor de e-commerce, é saber calcular o valor do frete.

Modelos de cálculos de frete que trouxemos para te auxiliar:

Frete fixo

Os e-commerces que trabalham com este tipo de frete, são bem poucos. Funciona da seguinte forma:

A loja estipula o valor único para o frete e acrescenta ele em cima de cada mercadoria comprada. Por exemplo: A loja “X”estipulou o valor de R$ 10,00 de frete para cada ítem. Se no carrinho houver 5 ítens, o valor do frete da compra será de R$ 50,00.

Frete por valor fixo adicional

A mercadoria tem preços de fretes diferentes para cada ítem. A empresa que opta por este tipo de frete, calcula assim: se houverem 3 produtos no carrinho, o valor a ser cobrado é o do maior frete acrescentado de um valor fixo para cada um dos outros itens escolhidos.

Para você entender melhor: Maria fez uma compra de 3 ítens, sendo o valor do frete de cada deles R$ 15,00 / R$ 10,00 e R$ 5,00 respectivamente. O valor cobrado pelo frete nesta compra será de R$ 15,00 + 2x o valor do frete fixo atribuído pela loja.

Frete por peso 

Este é o tipo de frete mais encontrado por consumidores na hora de fazer as compras pela internet. O cálculo deste tipo de frete se baseia na relação entre peso x espaço ocupado (dimensões da embalagem) e distância percorrida entre a loja que vai fazer a entrega e o endereço do consumidor.

A partir destas informações, aplica-se a fórmula abaixo para descobrir o peso cúbico da mercadoria que serão enviadas por correios ou transportadoras:

Comprimento (C) X Largura(L) X Altura (A)

Fator de cubagem

(fator de cubagem varia de acordo com a transportadora)

Quanto ao valor do frete incluso no cálculo pela distância, esse deverá ser consultado nos Correios ou transportadoras com a informação do tamanho da encomenda.

Se o volume de compras for alto, após calculado o valor do frete e esse estiver muito alto é bem provável que ele deixe os produtos no carrinho e não conclua a compra. Por isso é importante ter mais de uma opção de frete e de transportadora.

Por que oferecer frete grátis?

As modalidades de entrega e o valor cobrado por elas, são muitas vezes, determinantes para que o cliente conclua a compra do produto que colocou no carrinho do e-commerce, e por isso oferecer frete grátis chama atenção de quem está pesquisando por algum ítem.

O frete grátis é indicado apenas para grandes empresas, e que já estejam estabilizadas no mercado. As empresas iniciantes e de pequeno porte terão a sua margem de lucro muito reduzida se oferecerem a modalidade de frete grátis neste momento, e por isso não indicamos para os pequenos empreendedores.

Uma modalidade muito atrativa para o cliente e para a empresa, é a do ticket médio, onde é oferecido frete grátis acima de um valor específico de compras e para localidades próximas, onde não vai gerar grande despesa para o e-commerce.

Vale a pena fazer parceria com mais de uma empresa de transporte?

Algumas transportadoras vão cobrar menos que outras. Para o envio por estas empresas, não existe limite de dimensão ou de peso, o quê na maioria das vezes, torna o valor do frete mais barato do que o envio pelos Correios.

As transportadoras calculam seus fretes baseadas em fatores como: distância percorrida, tamanho e peso da embalagem e custos com os gastos para manter sua frota de caminhões em condições de entregas sem atraso. Por exemplo, manter os pneus novos, combustível e lubrificação das peças. 

Não esqueça de avaliar a transportadora, as condições de pagamento, e a experiência dos usuários para ter certeza que além de um valor do frete justo, ela pratique o cuidado e a pontualidade na entrega, pois, isso faz parte dos critérios estabelecidos para um bom atendimento ao cliente.

Enfim, as opções para calcular o frete de envio das mercadorias compradas pelos seus clientes através do seu site, são muitas e você deve escolher a que mais couber na realidade do seu e-commerce.

]Se você ainda não conhece o PAC dos correios, te convidamos a acessar o artigo que preparamos para te ensinar tudo sobre como utilizar a opção mais barata de frete para e-commerces pelos Correios.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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