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Dropshipping na Amazon: Tudo o que você precisa saber para começar

Por Marina Correa

21 horas atrás
Mulher empreendedora em sua loja de roupas, simbolizando o processo de vender produtos com dropshipping na Amazon, sem precisar de estoque físico.

Dropshipping na Amazon é um modelo de negócio que permite vender sem estoque, com a Amazon cuidando do envio. Descubra como usar esse modelo para alavancar suas vendas na plataforma.

O dropshipping é uma das muitas possibilidades para quem deseja explorar o amplo mercado das vendas online. Mas, nesse caso, com o diferencial de que não existe necessidade de ter os próprios produtos, nem adquirir um estoque é por isso o dropshipping na Amazon vem ganhando muita popularidade.

Afinal, nesse modelo de trabalho o investimento inicial é baixo. Assim, é uma ótima alternativa para quem deseja dar os primeiros passos no e-commerce, mas ao mesmo tempo vem como uma estratégia para quem já está no mercado e quer ampliar as fontes de receita, oferecendo mais possibilidades para seus clientes atuais e ampliando a base de pessoas atendidas.

A Amazon tem a grande vantagem de ser uma marca consolidada no mercado e ter um público fidelizado. Por isso, pode ser uma ótima parceira para quem deseja começar com esse modelo de negócio.

Neste conteúdo, vamos explicar como praticar o dropshipping, o que é exatamente esse modelo de negócio, como ele funciona na Amazon, quais são as vantagens e os desafios, o passo a passo para iniciar, entre outras estratégias para ter sucesso nessa empreitada. Acompanhe!

O que é Dropshipping na Amazon e como ele funciona?

O dropshipping é um modelo de negócio que possibilita criar uma loja virtual sem estoque. O vendedor anuncia seus produtos em uma plataforma, própria ou de marketplace, mas sem ter adquirido essa mercadoria antecipadamente.

Quando um cliente faz uma compra, o vendedor encaminha esse pedido para o fornecedor e a essa empresa fica responsável pelo restante da logística. Ou seja, ela vai embalar e enviar o produto para o cliente final. Assim, a mercadoria nem mesmo passa pelas mãos de quem vendeu.

A Amazon oferece um modelo de negócio similar, mas que traz vantagens adicionais. Trata-se do Fulfillment by Amazon, ou FBA. Nele, a pessoa física ou empresa cria uma conta de vendedor na plataforma, escolhe os itens que serão vendidos, adquire esses produtos com os fornecedores e encaminha para o centro de logística da Amazon.

Quando o cliente desse vendedor faz uma compra, ela é encaminhada para o centro de distribuição, que fica responsável por embalar a mercadoria e fazer a remessa para o endereço da pessoa. Assim, não é preciso se preocupar com as questões logísticas da transação.

Mesmo quem não vende pela plataforma da Amazon pode usar o FBA. Esse modelo oferece diversas vantagens, por exemplo, a entrega rápida disponibilizada pelo Prime Shipping. A equipe do centro de distribuição também gerencia o atendimento ao cliente, fica responsável pelo processo de devolução e ainda envia notificações quando é preciso reabastecer os produtos.

Políticas da Amazon para Dropshipping

Você viu que o modelo de dropshipping tradicional possibilita começar sem ter um estoque, deixando toda a reponsabilidade para o fornecedor/fabricante do produto que está sendo vendido. No dropshipping da Amazon é um pouco diferente.

Os itens que serão vendidos são adquiridos e ficam, armazenados no centro de distribuição da Amazon, que fica responsável por cuidar do restante quando uma venda é feita. Assim, é um sistema de parceria em que o vendedor tem a vantagem e a segurança de contar com uma equipe de especialistas para gerenciar suas vendas.

Da mesma forma como no dropshipping tradicional, a mercadoria não passa pelo vendedor. Ele vai atuar como um intermediário entre o fabricante ou fornecedor e a pessoa interessada naquele item.

Daí a importância de buscar fornecedores de confiança para não acabar prejudicando a própria imagem no mercado. A Amazon conta com vários parceiros para que você possa escolher uma empresa séria para adquirir seus produtos.

Mas existem outras regras que precisam ser seguidas para trabalhar com o dropshipping da Amazon. Por exemplo, a empresa solicita que o vendedor seja o único registrado como responsável pelos produtos, ou seja, o fornecedor ou fabricante não deve aparecer para o cliente final como envolvido nesse processo.

Quem está vendendo deve ser devidamente identificado nos documentos de envio da mercadoria para o cliente. Todas as informações do parceiro precisam ser retiradas para que ele não possa ser identificado. Afinal, no dropshipping da Amazon, os produtos não podem ser enviados com embalagens ou notas fiscais de outras plataformas.

Além de observar essas regras, é essencial conferir o contrato do dropshipping da Amazon para verificar as possíveis atualizações nas regras. Dessa forma, você seguirá da maneira correta todas as políticas da plataforma, o que é fundamental para não infringir nenhuma exigência e dar continuidade ao negócio sem problemas.

Passo a passo para iniciar no Dropshipping na Amazon: três etapas

Chegou a hora da parte prática. Veja como vender dropshipping na Amazon começando com três passos básicos.

Banner de oferta da plataforma Bagy

1. Criação de conta de vendedor

Não tem como fazer dropshipping na Amazon sem abrir uma conta como vendedor. Então, o primeiro passo é acessar a plataforma Amazon Seller Center e optar pelo plano vendedor profissional. Existe uma taxa mensal referente à manutenção da plataforma e à oferta gratuito de todos os recursos necessários para abrir seu negócio.

Preencha o formulário as informações comerciais da sua empresa, como endereço, nome comercial legal e número de identificação fiscal. Em seguida, configura as informações de pagamento adicionando a conta bancária pela qual você vai receber os valores das vendas.

A Amazon verificará suas informações e, se necessário, poderá solicitar mais algum documento ou dado adicional.

2. Seleção de produtos para Dropshipping

Essa é uma etapa importante porque para que o seu novo negócio traga lucros ele precisa oferecer itens interessantes para o público. Você tem dois caminhos principais para seguir.

O primeiro é escolher com qual tipo de público deseja trabalhar para analisar o que vender para ele. O segundo é estudar o mercado para conferir o que está em alta e escolher um nicho com produtos mais rentáveis, maiores chances de vendas, pedidos recorrentes, previsão de crescimento, e assim por diante.

3. Escolha de fornecedores

Agora, é preciso encontrar um bom fornecedor. Prefira empresas com uma boa reputação para entregar não apenas preço, mas qualidade para os seus clientes. Analise o sistema de trabalho desses fornecedores, as condições de pagamento e prazos. Também confira se são confiáveis e terão os produtos à disposição para que você não acabe perdendo vendas pela falta deles.

Vale ressaltar que ao fazer dropshipping na Amazon você encontra uma grande variedade de fornecedores terceirizados para trabalhar. É válido se concentrar neles porque são empresas em que a própria Amazon confia.

É indispensável que exista um bom relacionamento e uma boa comunicação com os fornecedores. Então, veja quais canais são utilizados e o suporte que eles oferecem para seus parceiros, de modo que você possa esclarecer qualquer dúvida ou solucionar problemas com facilidade.

Vantagens e desafios do Dropshipping na Amazon

Como qualquer outro negócio, o dropshipping da Amazon tem as suas vantagens e alguns desafios. Conhecer esses dois lados é essencial para se planejar da melhor forma e garantir o sucesso de vendas. Veja, a seguir, quais são essas vantagens e desafios.

As principais vantagens

Entre as muitas que podem ser listadas, aquelas que se destacam são o baixo custo, a base ampla de clientes e a escalabilidade.

Baixo custo inicial

O dropshipping da Amazon requer um investimento inicial como acontece com outros negócios. A diferença é que esse custo é baixo e as possibilidades de ganho, quando há um bom planejamento são atrativas.

Considere que no dropshipping da Amazon você não precisa se preocupar com aspectos logísticos, então, não terá custos com armazenamento, gestão do estoque e transporte. Ao mesmo tempo, pode vender na própria plataforma da Amazon, sem ter uma loja virtual. Portanto, é possível eliminar mais alguns custos.

Ampla base de clientes

Ao vender pela plataforma da Amazon você terá acesso a todas as pessoas que visitam esse site e fazem compras ali. São milhões de visitantes todos os meses, logo, as chances de fazer vendas são maiores.

Mesmo que você esteja começando agora, terá uma boa vantagem por ter acesso a uma ampla base de clientes. Eles confiam na Amazon e a credibilidade dessa marca estará associada ao seu negócio, o que traz um diferencial e uma vantagem estratégica.

Facilidade para escalar

Outra grande vantagem de fazer dropshipping na Amazon é a possibilidade de escalar o seu negócio de uma forma infinita. Afinal não é preciso se preocupar com o armazenamento dos produtos porque a própria empresa já faz isso para você.

Muitas vezes, é difícil para uma loja crescer em função da necessidade de adquirir muitos itens e manter todos eles estocados em um lugar físico. Mas, como você viu, a Amazon tem o seu próprio centro de distribuição, ou melhor, várias deles posicionados de forma estratégica.

Ou seja, você consegue manter as mercadorias nesses centros e aumentar cada vez mais o seu negócio, atendendo novas regiões. Se quiser, até mesmo expandindo a quantidade de itens que está vendendo ao trabalhar com nichos relacionados, sem a necessidade de mais investimentos em estrutura.

Alguns desafios

O empreendedorismo é naturalmente desafiador, e isso não poderia ser diferente com o dropshipping da Amazon. Confira alguns desafios que poderá enfrentar nesse modelo de negócio.

Controle de qualidade

Como sua empresa não é a fabricante dos produtos, pode ser mais desafiador manter o controle de qualidade daquilo que entrega aos clientes. Por isso, mais uma vez afirmamos a importância de contar com parceiros de confiança para oferecer uma experiência positiva para os clientes.

Concorrência alta

Como o modelo de dropshipping requer um investimento baixo, ele já adquiriu diversos adeptos. Sendo assim, há uma concorrência mais alta, inclusive porque, muitas vezes, pode ser mais difícil flexibilizar os preços, já que isso tende a reduzir a margem de lucro.

Prazos de entrega

No dropshipping tradicional, costuma ser mais difícil gerenciar os prazos de entrega porque isso vai depender do fornecedor. No caso do sistema da Amazon, você só precisa se informar bem sobre a logística da empresa para calcular os prazos para o cliente da maneira correta.

Logística

Considere que a logística não está sob seu controle, mas não significa que você não terá informações sobre isso. A Amazon permite acompanhar tudo que está acontecendo com cada venda. Então, mesmo que o processo não dependa de você, basta procurar os dados para monitorar os pedidos.

Estratégias de marketing e otimização de vendas para o dropshipping na Amazon

Você viu que a concorrência no dropshipping da Amazon é alta. Uma forma de dar destaque para os produtos e aumentar as chances de vendas é a aplicação de técnicas de otimização (SEO) dentro da própria plataforma. Assim, o algoritmo vai favorecer os seus produtos, melhorando o ranqueamento deles.

Para alcançar esse resultado:

  • faça um título bem caprichado e atrativo, que inclua informações importantes para o cliente, como a marca do item;
  • utilize palavras-chave, tanto a principal quanto relacionadas, para aumentar as chances de aparecer nas buscas;
  • aplique bullet points para destacar as características e as vantagens do produto;
  • faça uma boa descrição para apresentar mais detalhes sobre o item;
  • otimize as imagens para que elas sejam fiéis ao produto e coloque descrições também;
  • se possível, inclua vídeos para apresentar o produto e mostrá-lo em uso.

Também é interessante para o marketing que você acrescente provas sociais, relatos de clientes que se beneficiaram com aquele produto. Isso funciona como uma indicação para os clientes indecisos.

É válido pedir para os compradores fazerem reviews dos produtos e darem notas. Essas práticas agregam valor para ele e são uma prova da qualidade do atendimento e do item em si.

Um bom trabalho de pós-venda tende a melhorar a experiência do cliente. Procure investir nele e oferecer um atendimento de qualidade para obter feedbacks positivos e avaliações mais altas, o que poderá atrair novas vendas em função da reputação positiva.

Dropshipping na Amazon Brasil: É legal trabalhar com esse modelo?

O dropshipping na Amazon, assim como aquele praticado com outras empresas parceiras, é um modelo de negócio legítimo. Isso significa que ele pode ser praticado aqui no Brasil sem qualquer tipo de impedimento.

Mas não se esqueça de que existem algumas regras e políticas da Amazon no Brasil que precisam ser seguidas. Já falamos a respeito delas, por exemplo, você ser o único vendedor registrado, sem divulgar qualquer informação para o cliente de fornecedores, fabricantes ou outros envolvidos.

Também não devem ser utilizadas faturas, notas ou embalagens de empresas externas. É fundamental que nos documentos esteja o seu nome como vendedor e as suas informações de contato.

Você precisa ser responsável por aceitar e processar as devoluções. Ainda, é fundamental cumprir o Contrato de Soluções Comerciais, além de sempre observar todas as políticas da Amazon, a fim de seguir essas diretrizes e evitar a suspensão da conta.

Dropshipping na Amazon: É lucrativo?

Na verdade, toda a empresa pode ser lucrativa, desde que ela seja muito bem planejada e gerenciada. O dropshipping da Amazon tem potencial para uma boa rentabilidade se você escolher bem o nicho, os produtos e os fornecedores.

Faz muita diferença estar em um segmento com vendas recorrentes, trabalhar com itens de interesse do público-alvo e que possam proporcionar uma boa margem de lucro. Ou seja, aquelas mercadorias em que é possível colocar um percentual atrativo em cima do valor de compra.

Não se esqueça de considerar a os custos que você terá para começar a trabalhar com dropshipping na Amazon, por exemplo, para manter a conta como vendedor e para fazer a aquisição dos itens que serão encaminhados para o centro de distribuição.

Também são cobradas taxas sobre as vendas. Então, calcule tudo isso na hora de fazer a precificação dos produtos para que você não tenha uma margem de lucro muito baixa.

Outro detalhe é fazer as otimizações dos seus anúncios para que você consiga ter mais destaque na plataforma, a fim de vencer a concorrência. Ao fazer anúncios caprichados, a tendência é atrair a atenção do público por serem atrativos e entregarem bastante informação.

Como implementar o Dropshipping no seu e-commerce

Se você já tem um e-commerce, também pode trabalhar com o dropshipping da Amazon. Nesse caso, fará o mesmo caminho, abrindo a conta de vendedor, preenchendo todos os dados, escolhendo os fornecedores e tudo mais que já explicamos.

Mas também existe a opção de fazer a integração da sua loja virtual com a Amazon. Você pode utilizar plataformas como a Bagy, por exemplo, para fazer essa integração do sistema de dropshipping diretamente no marketplace da Amazon.

Assim, é possível dar continuidade às operações em seu site particular e, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que a Amazon oferece. Mas isso com a vantagem de que com a integração feita pela Bagy você gerencia tudo isso em um só lugar, sem a necessidade de usar várias ferramentas.

Dropshipping na Amazon: Como a Bagy facilita a gestão do seu negócio

A Bagy é uma plataforma completa para você criar a sua loja virtual e começar a fazer vendas pela internet. Ela disponibiliza todas as funcionalidades e recursos necessários para anunciar os seus produtos e fazer a gestão do seu negócio de um jeito simples e eficiente.

Entre essas funcionalidades está o controle de vendas, a gestão de estoque, os relatórios financeiros e, é claro, a integração com marketplaces. Assim, além de ter a sua loja virtual funcionando na Bagy, ainda pode explorar outras possibilidades de receita trabalhando com plataformas externas, inclusive praticando dropshipping na Amazon.

A Bagy é uma solução completa para fazer esse processo de integração e a gestão do seu negócio em um só lugar, com maior controle de tudo que está acontecendo e acesso a dados e informações para otimizar cada vez mais a sua estratégia. Inclusive, contando com ajuda da Inteligência Artificial exclusiva da Bagy.

Ter um sistema completo como esse, que oferece suporte, estabilidade e soluções personalizadas, é fundamental para expandir as operações de uma maneira escalável e segura. Dessa forma, você conseguirá otimizar o seu negócio e explorar diferentes possibilidades para que ele tenha uma presença de mercado cada vez maior.

Com a Bagy você não precisa escolher entre ter uma loja virtual ou fazer dropshipping na Amazon. Como a gestão é integrada, pode explorar essas duas fontes de receita para alcançar ainda mais sucesso com as vendas online, e tudo isso com a vantagem de obter o melhor suporte de todo o Brasil, sem limitação de produtos, vendas ou visitas.

Gostou da ideia? Então, eleve o nível do seu negócio online com a ajuda da Bagy. Acesse o site e conheça todas as funcionalidades e recursos da plataforma.

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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