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Redes Sociais

Como fazer sorteio no Instagram | Um guia prático

Por Marina Correa

4 anos atrás
Sorteio no Instagram

Fazer um sorteio no Instagram pode ser uma estratégia para chamar atenção dos seus clientes e impulsionar as vendas. Neste artigo você vai entender melhor quais são as vantagens de ações como essa para alavancar suas vendas.

Você já deve ter pensado em várias formas de conseguir chamar atenção para seu negócio e alavancar as vendas. 

Se você possui um serviço online deve conhecer o sorteio pelo Instagram, uma ótima maneira não só de interagir com seu público e estreitar laços, como também aumentar a visibilidade da sua loja e claro, ampliar as vendas. 

Acompanhe esse artigo e saiba como fazer sorteio no Instagram. Além disso, entenda quais são os benefícios dessa estratégia. Confira!

Sorteios no Instagram: uma verdade e um mito

É verdade! Sorteios de fato aumentam o número de seguidores, vendas e visibilidade. 

Isso porque ao chamar atenção do público, é comum que esses busquem divulgar a marca, visto que é um comportamento quase cultural na plataforma — se você usa o aplicativo,  talvez já tenha sido marcado em posts parecidos.

É mito! Que os sorteios são fraudes. 

Casos à parte, os sorteios podem ser bastante seguros. Isso se deve ao fato de contarmos com aplicativos que realizam o sorteio de acordo com os nomes selecionados — citaremos logo abaixo alguns apps. 

Outro ponto interessante, é divulgar o ganhador e assim gerar mais confiança entre a loja virtual e os seguidores.

Vantagens e desvantagens de realizar um sorteio no Instagram

Realizar um sorteio no Instagram é uma excelente maneira, como já mencionamos aqui, de aumentar a visibilidade do negócio, interagir com os seguidores e aumentar as vendas.  Uma outra vantagem bastante interessante é o poder de mensurar se essa estratégia deu certo ou precisa modificá-la ou extingui-la. 

Dessa forma é possível dosar o número de curtidas na publicação, a quantidade de novos seguidores, o número de acessos em outros canais da loja virtual e claro, se houve impacto no número de vendas. Faça um antes e depois e avalie.

Uma desvantagem – que depende muito mais de como o sorteio é feito do que da premiação no geral – é a de se um produto da própria loja estiver sendo sorteado, as vendas desse item podem congelar. 

Isso porque as pessoas que participarem do sorteio obviamente esperam ganhar aquele produto, então evitarão comprá-lo. 

Uma ótima solução é o sorteio de prêmios que não estejam no catálogo de produtos mas que ainda faça menção a sua marca. Acima de tudo, seja condizente com o que a sua loja virtual propõe.

Passo a passo para realizar um sorteio no aplicativo

Há duas regras importantes que você precisa seguir para realizar um sorteio:

  • Diretrizes do Instagram — Essas regras mencionam que a plataforma não tem vínculo com o sorteio, que deve conter uma restrição de idade e que não é permitido marcar, nas fotos, pessoas que não estão nelas. Uma nota de rodapé é super válida.
  • Lei 5768/71 — Já a lei de distribuição e sorteios em plataformas digitais prevê que deve-se antes solicitar autorização no Ministério da Fazenda para prestar contas. 

Defina um objetivo com esse sorteio e coloque a mão na massa! Escolha as hashtags, a foto do feed, faça a legenda  e pense em acionar parceiros e amigos para a divulgação.

Banner de oferta da plataforma Bagy

Defina as regras

Nesse ponto você deve pensar no que seus seguidores podem fazer para ajudar no engajamento. Determine algumas regras e evite exagerar para não cansar o seu público. Alguns exemplos:

  • Seguir o perfil oficial da loja — para aumentar seguidores;
  • Assistir e/ou comentar em um conteúdo postado recentemente — para conhecer um novo produto;
  • Seguir outros perfis relacionados — a fim de reforçar uma parceria;
  • Curtir e/ou compartilhar o post do sorteio — gerar ainda mais engajamento;
  • Marcar amigos nos comentários — trazer público de fora;
  • Usar hashtags — para que outras pessoas encontrem o sorteio;
  • Assistir ao Story — mais visibilidade.

Escolha o prêmio

Como mencionamos anteriormente, se o prêmio escolhido for um produto do próprio catálogo, corre-se o risco de que as pessoas não o comprem até o fim do sorteio. 

Uma boa solução para isso é fazer até mesmo um voucher — “acima de R$50,00 em compras ganhe este produto X da nossa loja” ou “concorra a um vale presentes de R$100,00 para usar na nossa loja”.

Prêmios em dinheiro ou que não estão na sua linha de mercadorias podem ser uma excelente maneira de engajar o público sem que as vendas orgânicas da loja virtual fiquem congeladas. Ao determinar o prêmio, foque em escolher algo que esteja relacionada com a sua marca, com o público alvo com com datas comemorativas. Preze pela coerência.

Divulgue o resultado

No dia do sorteio não esqueça de postar quem foi o ganhador. Uma ótima maneira de fazer isso é através de uma live. Outro item interessante é usar aplicativos de sorteio — falaremos em breve, que fazem a escolha de forma totalmente aleatória e que pode trazer confiança aos concorrentes.

Faça uma análise e avalie a estratégia

Por fim, como dissemos anteriormente, avalie qual foi o nível de engajamento e se vale a pena repetir a estratégia. Nesse momento é importante fazer o raio x do perfil da loja e mensurar o número de seguidores novos, de curtidas no post e o de vendas no geral.

Ferramentas para sorteios

Abaixo você poderá ver os principais apps e sites que garantem um sorteio justo, rápido e simples de utilizar.

Sorteador

Disponível online. É muito simples de usar. No Sorteador você escolhe um número ou mais — previamente definidos pelo público, e clique em “sortear agora”. Alguns números serão escolhidos, dentre eles o do seu ganhador.

SorteioGram

Talvez o mais utilizado, o SorteioGram usa os comentários da publicação para definir o ganhador, ou ganhadores. Basta fazer login com o instagram da sua loja virtual e informar o link da URL do post relacionado.

Wishpond

Essa ferramenta é ainda mais específica. Como fazer sorteio no Instagram é muito mais fácil com o Wishpond que garante sorteios mais elaborados e oferece até outras funcionalidades que ajudam no marketing da sua loja.

Deu para entender melhor como fazer sorteio no Instagram? É uma ótima forma de manter o público atual se divertindo com a sua loja, interagindo e criando laços. Também é uma estratégia eficaz para chamar atenção de novos visitantes para conhecer a marca. Seguindo as regras que citamos vai ficar muito fácil chamar atenção do público e aumentar as suas vendas.

Gostou deste conteúdo? Então, agora que você já sabe a importância de estratégia de vendas online no Instagram, confira o nosso conteúdo sobre calendário editorial para Instagram e saiba como fazer o planejamento dos conteúdos que serão publicados no perfil da sua loja virtual.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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